Nas Terras Altas da Papua Nova Guiné (PNG), a cultura das tribos das montanhas é totalmente diferente das regiões costeiras ou do rio Sepik. Estávamos em Goroka, e o nosso principal objectivo era conhecer a tribo Asaro e testemunhar uma tradição cultural enigmática e fascinante: os homens lama de Asaro (mudmen).
Em Goroka
Goroka é a capital da província das Terras Altas Orientais (Eastern Highlands), situada a 1600m de altitude e com um clima completamente diferente do rio Sepik e das zonas costeiras, com temperaturas mais amenas. Goroka é dominada pelo seu aeroporto, tendo a cidade crescido à sua volta, sendo o seu centro a norte do aeroporto (pode ir ver-se os aviões a descolar encostado às vedações!). A sede do governo provincial, supermercados, bancos e opções fiáveis de alojamento concentram-se todos nessa área.
Saímos para dar uma volta no mercado e fazer umas compras pois, para controlar o orçamento (já por si esticado na PNG), tentávamos fazer uma refeição ligeira em casa (isto é, no quarto de hotel ou em movimento, conforme o caso) e outra (normalmente o jantar) no restaurante do hotel onde estivéssemos alojados. Em Goroka, a instituição de referência é o Bird of Paradise Hotel, onde se pode alojar num edifício com história, e jantar de frente para a piscina.
A cultura das tribos das Terras Altas
Goroka é actualmente uma cidade em franco crescimento, atraindo cada vez mais pessoas das aldeias em redor e de outras partes do país, sendo o palco de um dos festivais mais badalados da PNG, o Goroka Show, realizado anualmente no mês de Setembro, quando a cidade recebe tribos de todo o pais que vêm aí para mostrar as suas tradições.
Como nós visitámos fora da época dos festivais, quando se pode ver muitas e diferentes tribos no mesmo local, a alternativa era ir às aldeias e testemunhar no próprio local o modo de vida e as manifestações culturais de tradições ancestrais e que, se não fosse o turismo (étnico), estariam quase de certeza condenadas à extinção.
Tem a desvantagem de ser mais caro, pois temos de nos deslocarmos para diferentes sítios, muitas vezes distantes das cidades, mas a vantagem é que é muito mais natural e genuíno visitar as aldeias, conhecer os seus habitantes no local onde vivem e trabalham e assistir a manifestações culturais que fazem muito mais sentido num contexto real e não “fabricado”.
Goroka está rodeada de montanhas e aldeias, em terreno calcário, onde os campos cultivados são dominados pela cultura do café. As tribos são ferozmente territoriais (sendo que as guerras tribais eram assunto do dia-a-dia até aos anos 70 do século passado), e distinguem-se pela língua e costumes, muitas vezes diferentes em aldeias vizinhas. A visita a estas aldeias deve ser organizada com uma agência local, que têm os conhecimentos necessários para facilitar o contacto entre visitantes e os habitantes locais.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Os homens lama de Asaro
A tribo Asaro é originária da província das Terras Altas Orientais (Eastern Highlands), perto da cidade de Goroka. Pode visitar-se as aldeias desta tribo a partir de Goroka, demorando cerca de meia hora de carro a chegar lá. Vários clãs da tribo Asaro reclamam para si o direito à origem da tradição pela qual são mais conhecidos, os homens lama de Asaro, por isso é possível ter contacto com este costume tribal em diferentes aldeias.
Os homens lama de Asaro, como o próprio nome indica, cobrem o corpo de lama, usam garras compridas nas mãos e, na cabeça, colocam uma máscara feita também de lama (dura). Actualmente, há vários grupos de homens lama de Asaro que actuam em diferentes locais da PNG, em muitos festivais. A coreografia normalmente recria a batalha dos Asaro com outra tribo.
A lenda dos homens lama de Asaro
A lenda conta que, quando alguns homens da tribo Asaro fugiam do inimigo, correram para o rio para escapar e, quando saíram ao lusco-fusco, cobertos de lama e com um aspecto terrível, o inimigo assustou-se e fugiu aterrorizado. Este incidente deu origem ao costume de usar este disfarce em batalha para amedrontar o inimigo. Na altura, acreditavam que a lama do rio era venenosa, por isso não cobriram a cara de lama e, em vez disso, construíram máscaras que, depois de secas, podiam ser colocadas na cabeça.
É verdadeiramente impressionante ver um grupo de homens Asaro emergir da floresta, com os corpos brancos, avançando cautelosa e silenciosamente no terreno, com lanças ou arcos e flechas nas mãos, alguns com garras (a imitar os animais), e com máscaras com feições aterradoras, e dentes de porco na boca. De facto, os inimigos dos Asaro deviam acreditar que estavam a defrontar verdadeiros demónios!
Claro que, desde que as guerras tribais entraram em desuso na PNG, a partir dos anos 70 do século passado, os Asaro já não usam esta estratégia em campo de batalha, mas hoje continuam a manter a tradição dos homens-lama, em festivais e em exibições para quem os visita. Ao mesmo tempo que o contacto com o mundo moderno alterou o seu modo de vida, é agora o mesmo mundo a intervir novamente, desta vez pela mão do turismo, e a permitir que esta tradição não se perca e desapareça da memória de todos.
Este artigo foi realizado durante a nossa viagem de Volta ao Mundo em 2019/2020. Dia 147 – A tribo dos HOMENS LAMA de Asaro e Goroka | Papua Nova Guiné (Novembro 2019)
Se vai viajar para a Papua Nova Guiné, estes são alguns artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
- VIAJAR NA PAPUA NOVA GUINÉ – Um artigo em forma de guia de viagem com tudo o que precisa de saber para viajar na Papua Nova Guiné.
- VISITAR PORT MORESBY – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a capital da Papua Nova Guiné, Port Moresby, com condições de segurança.
- VISITAR AS TRIBOS DO MOUNT HAGEN – Tudo o que precisa de saber sobre as tribos nas montanhas à volta de Mount Hagen na Papua Nova Guiné.
- VISITAR A TRIBO DOS HOMENS ESQUELETO – Tudo o que precisa de saber sobre as tribos dos homens esqueletos na Papua Nova Guiné.
- VISITAR AS TRIBOS DOS HOMENS LAMA – Tudo o que precisa de saber sobre as tribos do Homem Lama na zona de Goroka, na Papua Nova Guiné.
- VISITAR MADANG – Tudo sobre a nossa passagem por Madang, uma passagem entre o Sepik e as montanhas de Mount Hagen, na Papua Nova Guiné.
- VISITAR O MÉDIO SEPIK – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a nossa visita ao Médio Sepik, na Papua Nova Guiné.
- VISITAR O ALTO SEPIK – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a nossa visita ao Alto Sepik, na Papua Nova Guiné.
- EXPEDIÇÃO AO RIO SEPIK – Tudo o que precisa de saber sobre a forma como nos preparamos para uma expedição ao rio Sepik desde Vanimo.
- VISTO PARA A PAPUA NOVA GUINÉ – Tudo o que precisa de saber para tirar o visto para a Papua Nova Guiné está neste artigo aqui no nosso blogue.