• Palestina
  • Seguindo os Passos de Jesus na Nazaré e em Belém – Anunciação e Natividade | Palestina

IMGP9691

“O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David, e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salvé, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» Ao ouvir estas palavras, […]

• Israel
  • Onde dormir na Terra Santa – Dicas de Viagem | Israel e Palestina

IMGP9439

A Terra Santa! Cristo dormiu por aqui… Maomé e Moisés também. E nós? TAMBÉM!!! Não podemos rivalizar com os locais onde deuses e profetas descansaram e também não temos a pretensão de que os locais onde dormimos se tornem lugares de peregrinação religiosa mas… quem sabe terá algum interesse!!! Depois de percorrer os cerca de […]

• Palestina
  • Reflectindo sobre a situação da Palestina (em visita a um campo de refugiados em Belém) | Palestina

IMGP9564

Nos dias em que estivemos em Belém, na Cisjordânia, Palestina, visitamos o campo de refugiados de Dheisheh, na estrada que vai de Belém para Hebron. Ainda estivemos indecisos se o deveríamos ou não fazer mas mão queríamos ir embora sem ver esta realidade. Ainda bem que o fizemos. Fomos recebidos por um rapaz novo que […]

• Israel
  • O Monte do Templo, um paraíso no meio da cidade antiga de Jerusálem | Israel e Palestina

O Monte do Templo, de nome árabe Haram esh-Sharif, significa santuário nobre e é precisamente isso que os muçulmanos vêem neste local. Esta área dentro da Cidade Antiga de Jerusalém é o terceiro local mais sagrado para os muçulmanos, ja que alberga a Mesquita do Domo da Rocha, o sítio do Templo de Salomão (e […]

• Seguindo os Passos de Jesus em Jerusalém | Israel

IMGP9511

“Estando já próximo da descida do monte das Oliveiras, começou a multidão dos discípulos a louvar alegremente a Deus, em alta voz, por todos os milagres que tinham visto, dizendo: «Bendito seja o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no Céu e glória nas Alturas!» Alguns fariseus disseram-lhe, do meio da multidão: «Mestre, […]

• Testemunhando a dura realidade de Hebron | Palestina

A cidade de Hebron localiza-se no coração da Cisjordânia e é um dos locais mais “quentes” do conflito Israelo-palestiniano. Resolvemos visitar Hebron a partir de Belém. Depois de visitarmos um campo de refugiados apanhamos uma sherut e em menos de uma hora chegamos a um dos maiores palcos deste conflito. Pelo caminho para Hebron percorremos […]

• Em visita a Ramallah, uma capital não reconhecida pelo mundo | Palestina

A nossa primeira incursão na Cisjordânia… Estávamos um pouco ansiosos em saber como correria, como seria do outro lado do Muro. Fomos num autocarro local, de manha cedo, e depressa nos aproximamos do posto de controlo. No sentido em que íamos, não houve problemas nenhuns, passamos sem parar. A zona fronteiriça tinha um aspecto urbano […]

• Egipto
  • By any means… em viagem pelo Médio Oriente

Depois de ver alguns documentários do Charley Boorman lembrei-me que esta nossa viagem poderia ter o mesmo nome que a série televisiva criada pelo companheiro de Ewan Macgregor – By any means! Neste nosso périplo pelo Médio Oriente experimentamos um conjunto de meios de transporte, alguns mais convencionais outros menos, mas todos eles foram ímpares […]

• Viajar ao Médio Oriente | Uma reflexão sobre a segurança em viagem

Quando surgiu a ideia de fazer uma viagem pelo Médio Oriente confesso que me senti um pouco apreensiva. O Rui lançou esta ideia e eu inicialmente pensei “Não… o que vou eu fazer para o Médio Oriente?”. No entanto, ao mesmo tempo, um bichinho dentro de mim começava a dizer “Por acaso… não é mal […]

• Egipto
  • Roteiro de viagem no Médio Oriente | Egipto, Jordânia, Síria, Israel e Palestina

IMGP8469

Estamos a poucas horas de sair de Portugal rumo ao nosso destino no Médio Oriente. Depois de uns dias completamente loucos (tal como já estamos habituados), temos tudo pronto para mais uma aventura no Médio Oriente. Mochilas prontas, documentos necessários… acho que não escapa nada! Vamos voar amanhã para Madrid e, depois de comemorar a […]