Omã é um destino privilegiado para realizar trekking, alguns dos mais belos que já fizemos. Embora não tivessemos muito tempo, conseguimos fazer três treks em Omã que muito recomendamos e que devem ser incluídos numa viagem pelo país.
BALCONY WALK em Jebel Shams (W6)
O percurso W6, conhecido pelo nome “balcony walk”, é um dos treks mais espectaculares que já fizemos no mundo. É um percurso linear, em Jebel Shams, e que tem inicio próximo da aldeia Al Khitaym. O trilho segue pela borda do canyon, até à aldeia abandonada de As Sab (antigamente conhecida como Sab Bani Khamis), embora não a chegue a alcançar.
O trilho é todo efectuado na garganta An Nakhur sendo que não é aconselhável a pessoas que sofram de vertigens, mas, apesar de por vezes exposto a declives quase verticais, o percurso (um antigo trilho de burros) não é difícil de percorrer. O desnível não é muito acentuado (pois segue na encosta da ravina sem descer muito), e não é muito longo (7 km de comprimento, cerca de 4 horas ida e volta). Pode juntar o trilho W6 ao trilho W6a, que começa na aldeia de Wadi Ghul e que demora cerca de 4 horas a percorrer os 6 km de distância entre esta aldeia e o local onde se inicia o W6. O desnível do W6a é de 1 150 m. Para quem tiver tempo, o ideal é juntar estes dois treks em Omã.
O trilho é maravilhoso, e embora a paisagem não seja muito diversificada, a paisagem é de cortar a respiração. Aconselhamos vivamente este percurso para os amantes de natureza e, principalmente, de paisagem de montanha, sendo obrigatório para quem quer explorar um pouco mais o território de Omã. Pode ver mais sobre a nossa experiência aqui.
FICHA TÉCNICA
Caracterização do percurso
W6
🚶 Tipo de percurso: Linear
👉 Início: As Sab (conhecida como Sab Bani Khamis) GPS UTM 520,615E 2564,955N
📏 Distância: 7 km
🕑 Duração: 4 horas
💪 Dificuldade: Reduzida
⚠ Sinalização: Sinalizado com marcas vermelhas e amarelas
🗻 Desnível: 100 m
🚌 Acessibilidade: Não existe transporte público.
W6a
🚶 Tipo de percurso: Linear
👉 Início: Wadi Ghul GPS UTM521,101E 2,560,167N
Fim: As Sab (contacto com o W6)
📏 Distância: 6 km (um sentido)
🕑 Duração: 4 horas (um sentido)
💪 Dificuldade: Média
⚠ Sinalização: Sinalizado com marcas vermelhas e amarelas
🗻 Desnível: 1150 m
🚌 Acessibilidade: Não existe transporte público.
WADI SHAB TREK
Para chegar às piscinas naturais mais belas de Wadi Shab é necessário fazer um percurso pedestre de cerca de uma hora. Pode deixar o carro no parque e depois é necessário apanhar um barco para cruzar o rio. Dali segue-se um trilho que percorre uma garganta rochosa de calcário. O trilho está talhado nas bancadas calcárias e o percurso é maravilhoso. Infelizmente, em muitas das secções há tubos plásticos de água, que conduzem a água para jusante.
O trilho é fácil e não apresenta qualquer dificuldade. Ao longo do percurso passa-se por várias piscinas naturais. Pode desfrutar das que quiser, mas as mais belas, onde se pode nadar por cerca de 15 minutos dentro do canhão, ficam a cerca de uma hora de caminhada, depois de cruzar de barco. As águas têm um tom verde completamente transparente e são maravilhosamente frescas. Este é um dos melhores treks em Omã. Tomar banho num wadi é um dos pontos altos de qualquer viagem a Omã.
FICHA TÉCNICA
Caracterização do percurso
🚶 Tipo de percurso: Linear
👉 Início: GPS 22°50’21.8″N 59°14’43.3″E
📏 Distância: 3 km (só ida)
🕑 Duração: 1 hora (só ida)
💪 Dificuldade: Reduzida
⚠ Sinalização: parcialmente sinalizado com setas vermelhas
🚌 Acessibilidade: Não existe transporte público. Pode no entanto apanhar um autocarro em Mascate, com direcção para Sur, e pedir para sair em Wadi Shab. De Sur pode apanhar um táxi e combinar uma hora para o ir buscar.
MISFAT AL ABRIYYIN em Jebel Shams (W9)
Nas montanhas Jebel Shams há treks fabulosos e este é mais um. É o W9 e começa na aldeia de Misfah ou Misfat. Dedique algum tempo a explorar a aldeia e depois inicie o percurso que segue o canhão fluvial e que tem início no ponto de recolha de água da aldeia. O trilho W9 segue em direcção à aldeia de Balad Sayt (se juntar o trilho W8) ou a Sharaf al Alamayn (se juntar o W10).
Se fizer apenas o trilho W9, o que nós fizemos parcialmente, dedique-lhe um dia completo e comece bem cedo, já que o trilho é linear e tem 9 km (18 km ida e volta). Se tiver vários dias, ou transporte arranjado, siga em direcção ao W8 ou W9 e termine noutra aldeia diferente.
O trilho é pedregoso pois segue um antigo caminho de burros, ainda hoje utilizado pelos pastores e agricultores. Pelo percurso passa-se por belos campos agrícolas e palmeiras, assim como antigas torres de vigia. É mais um belo treks em Omã. Pode ver mais sobre a nossa experiência aqui.
FICHA TÉCNICA
Caracterização do percurso
🚶 Tipo de percurso: Linear
👉 Início: GPS UTM 531,818E 2,559,046N
📏 Distância: 9 km (só ida)
🕑 Duração: 5-6 horas (só ida)
💪 Dificuldade: Média
⚠ Sinalização: parcialmente sinalizado com marcas vermelhas e amarelas.
🗻 Desnível: 1 050 m
🚌 Acessibilidade: Não existe transporte público.
DICAS PARA OS TREKS EM OMÃ
🍸🍴 🏨 Onde Dormir
Para fazer estes treks em Omã usámos como base a cidade de Nizwa que foi o mais adequado para os treks de Jebel Shams. Ficámos alojados no Hotel Al Dyar que se mostrou uma opção bastante adequada.
Para o trek de Misfah, há um pequeno alojamento em Misfah, o Misfah Old House. A poucos quilómetros, existem outras opções, como o hotel The View ou, em Al Hamra, a guesthouse Al Hoota ou a Al Hamra Guesthouse
Para o trek do Balcony Walk há dois hotéis super bem localizados, o Sama Heights Resort e o Jebel Shams Resort.
Para o trek de Wadi Shab pode alojar-se em qualquer hotel em Mascate (pode ver neste link) ou Sur (pode ver neste link), ou então, no Wadi Shab Resort, bem próximo do local onde começa o trek.
SEGURO DE VIAGEM EM OMÃ
Viajar em Omã não exige seguro de viagem. No entanto é aconselhável que o faça uma vez que Omã não faz parte da União Europeia e o Cartão Europeu de Saúde não funciona ali. Faça o seu seguro de viagem na IATI com 5% de desconto usando este link.
DESFRUTE DOS MELHORES TREKS EM OMÃ!
Se procura dicas para viajar em Omã veja este nosso artigo.
Se vai viajar para Omã, estes são alguns artigos no nosso blogue que lhe pode interessar
- VIAJAR EM OMÃ – Vai viajar em Omã? Aqui encontra tudo o que precisa: roteiro, dicas, quando ir, como chegar, como se deslocar, vistos e lugares imperdíveis no país.
- ROTEIRO PARA VIAJAR EM OMÃ – Viajámos em Omã durante 10 dias e é o roteiro dessa nossa viagem que partilhamos aqui.
- VISITAR MUSCATE – Tudo o que precisa de saber para visitar a capital de Omã, Muscate, está neste artigo, cheio de dicas de viagem e com o melhor do património português ainda na cidade.
- VISITAR WAHIBA SANDS O DESERTO DE OMÃ – Tudo o que precisa de saber para visitar o deserto de Omã, em Wahiba Sands, está neste artigo.
- OS MELHORES TRILHOS EM OMÃ – Estes foram os trilhos que fizemos em Omã e que consideramos serem os melhores trilhos que pode fazer para aproveitar o país.
- VISITAR DHOFAR – OMÃ – Este é um artigo cheio de dicas sobre os lugares que pode visitar na região de Dhofar, no sul de Omã, e que deve incluir no seu roteiro de viagem.
- VISITAR O DESERTO DE EMPTY QUARTER – Tudo o que precisa de saber para visitar o deserto de Empty Quarter, em Omã, o deserto partilhado com a Árábia Saudita e um grande mar de areia.
- VISITAR A ESTRADA PARA O IÉMEN – Tudo o que precisa de saber para visitar a estrada que vai de Omã para o Iémen e as suas belas e magníficas praias.
- VISITAR MISFAH EM JEBEL SHAMS – Tudo o que precisa de saber para visitar a aldeia de Misfah, em Omã, está neste artigo cheio de dicas sobre o que visitar.
- VISITAR JEBEL SHAMS – Tudo o que precisa de saber para visitar as montanhas e aldeias maravilhosas de Jebel Shams, em Omã, está neste artigo.
- VISITAR SALALAH – Tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Salalah, em Omã, está neste artigo cheio de dicas sobre o que visitar.
- VISITAR AS MONTANHAS DE JEBEL AKHDAR – Tudo o que precisa de saber para visitar as montanhas e aldeias maravilhosas de Jebel Akhdar, em Omã, está neste artigo.
- TRAVESSIA POR PELAS MONTANHAS DE WADI BANI AWF – A nossa experiência cruzando Omã desde Al Hamra e Rustak, passando por Haff e Wadi Bani Awf, em Omã.
- VISITAR AL HAMRA – OMÃ – Tudo o que precisa de saber para visitar a aldeia de Al Hamra, em Omã, está neste artigo cheio de dicas sobre o que visitar.