Al Hamra, também conhecida como Hamra Al Abryeen, é uma das mais antigas vilas de Omã e a mais antiga na região montanhosa de Jebel Shams. É, por isso, uma visita obrigatória para quem explora a região e está interessado em ver como é que as populações viviam nesta região do globo desde há centenas de anos.
Como é comum em Omã, a vila está dividida num núcleo antigo e numa parte moderna. O antigo núcleo habitacional está agora quase completamente despido de população, que habita agora a parte moderna da vila, mas exibe ainda um conjunto notável de edifícios construídos de forma tradicional, isto é, com tijolo feito de adobe, e com telhados de palha e lama, suportados com vigas de troncos de palmeira. Os edifícios, ainda que na sua maioria abandonados, ainda mantêm um estado notável de conservação, apenas com algumas excepções, claramente em estado de ruína.
Visitámos Al Hamra quando descemos as montanhas, vindos da aldeia de Misfah. Demos um passeio com o Fahad, da Arabica Orient Tours, na parte antiga da vila, apreciando a ainda intacta traça dos edifícios, construídos da mesma forma há centenas de anos, e, ao que lemos, num estilo partilhado pelo país vizinho, o Iémen. As habitações atingem dois ou três andares, algumas até quatro, com múltiplas janelas e divisões.
Ao visitar a Bait Al Sifah, pudemos explorar e conhecer melhor o interior de uma destas casas, e também o modo de vida tradicional das pessoas que nelas viviam. Esse magnífico museu não é mais do que uma casa familiar que foi preservada de forma a mostrar aos visitantes tudo aquilo que não se consegue ver de fora.
Fomos recebidos por dois jovens que falavam inglês, sendo que um deles pertencia à família dona da casa. Eram engenheiros mecânicos de formação, mas com a descida do preço do petróleo, o mercado de trabalho em Omã ressentia-se. Sendo assim, por agora ajudavam à divulgação da cultura omanita.
Fomos convidados a sentarmo-nos numa sala cheia de fotografias históricas, quer da família da casa, quer do Sultão Qaboos, actual monarca de Omã, e depois de uma chávena de chá e/ou café, e de umas deliciosas tâmaras, iniciamos a volta pelas diferentes divisões da casa.
Um homem e duas mulheres mais idosos acompanharam-nos e mostravam-nos os objectos e para que serviam. Na cozinha, pudemos assistir a uma demonstração de três actividades fundamentais em Omã: o tostar dos grãos de café, a cozedura do pão e a extracção de um óleo parecido com azeite.
Os anciãos não falavam inglês e só podíamos trocar sorriso e falar por gestos. No entanto, os jovens iam servindo de intérpretes e acabou por ser uma visita extremamente informativa, que acrescentou qualidade e conhecimento à nossa visita à vila de Al Hamra. A história, quando ainda é história viva, é sempre muito mais marcante.
Se vai viajar para Omã, estes são alguns artigos no nosso blogue que lhe pode interessar
- VIAJAR EM OMÃ – Vai viajar em Omã? Aqui encontra tudo o que precisa: roteiro, dicas, quando ir, como chegar, como se deslocar, vistos e lugares imperdíveis no país.
- ROTEIRO PARA VIAJAR EM OMÃ – Viajámos em Omã durante 10 dias e é o roteiro dessa nossa viagem que partilhamos aqui.
- VISITAR MUSCATE – Tudo o que precisa de saber para visitar a capital de Omã, Muscate, está neste artigo, cheio de dicas de viagem e com o melhor do património português ainda na cidade.
- VISITAR WAHIBA SANDS O DESERTO DE OMÃ – Tudo o que precisa de saber para visitar o deserto de Omã, em Wahiba Sands, está neste artigo.
- OS MELHORES TRILHOS EM OMÃ – Estes foram os trilhos que fizemos em Omã e que consideramos serem os melhores trilhos que pode fazer para aproveitar o país.
- VISITAR DHOFAR – OMÃ – Este é um artigo cheio de dicas sobre os lugares que pode visitar na região de Dhofar, no sul de Omã, e que deve incluir no seu roteiro de viagem.
- VISITAR O DESERTO DE EMPTY QUARTER – Tudo o que precisa de saber para visitar o deserto de Empty Quarter, em Omã, o deserto partilhado com a Árábia Saudita e um grande mar de areia.
- VISITAR A ESTRADA PARA O IÉMEN – Tudo o que precisa de saber para visitar a estrada que vai de Omã para o Iémen e as suas belas e magníficas praias.
- VISITAR MISFAH EM JEBEL SHAMS – Tudo o que precisa de saber para visitar a aldeia de Misfah, em Omã, está neste artigo cheio de dicas sobre o que visitar.
- VISITAR JEBEL SHAMS – Tudo o que precisa de saber para visitar as montanhas e aldeias maravilhosas de Jebel Shams, em Omã, está neste artigo.
- VISITAR SALALAH – Tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Salalah, em Omã, está neste artigo cheio de dicas sobre o que visitar.
- VISITAR AS MONTANHAS DE JEBEL AKHDAR – Tudo o que precisa de saber para visitar as montanhas e aldeias maravilhosas de Jebel Akhdar, em Omã, está neste artigo.
- TRAVESSIA POR PELAS MONTANHAS DE WADI BANI AWF – A nossa experiência cruzando Omã desde Al Hamra e Rustak, passando por Haff e Wadi Bani Awf, em Omã.
- VISITAR AL HAMRA – OMÃ – Tudo o que precisa de saber para visitar a aldeia de Al Hamra, em Omã, está neste artigo cheio de dicas sobre o que visitar.
A cada texto vosso, vou ficando cada vez mais curioso com Omã. A viagem já está marcada!
Beijinhos e até breve (e, já agora, parabéns pelo prémio da momondo)
Obrigado! Quando é que vais?
E parabéns também pelo prémio da momondo! 😉
Gostei muito de ler este artigo. Interessante!
Adorei as fotos.
Obrigada. Ana. bjinhos 😀