Jebel Akhdar, localmente conhecido pela designação Al Jabal Al Akhdar faz parte da cadeia montanhosa de Al Hajar, que percorre o norte de Omã, na direcção nordeste-sudoeste, com um comprimento de cerca de 300 km, separando a planície costeira do planalto desértico.
São montanhas muito secas e rochosas, mas a verdade é que Jebel Akhdar significa “Montanha Verde”, o que se justifica pelo facto de que a altitude mais elevada implica temperaturas mais baixas e uma precipitação que, apesar de baixa, é muito maior do que a média do país e suficiente para permitir o crescimento de arbustos e árvores e até o desenvolvimento de algumas culturas.
Do ponto de vista turístico, Jebel Akhdar engloba algumas das paisagens mais espectaculares de Omã, por isso atrai visitantes estrangeiros e nacionais, que procuram o ar mais fresco da montanha e a beleza natural. O ponto mais alto das montanhas de Al Hajar é Jebel Shams, a “Montanha do Sol”, que ronda os 3000 m de altitude, mas falaremos desta zona num post posterior.
Nós visitámos Jebel Akhdar em dois dias, após termos explorado os wadis junto à costa, e a zona desértica de Wahiba Sands. De manhã cedo, partimos de Wahiba Sands, e foi uma longa viagem com o Farhad, da Arabica Orient Tours, até chegarmos à nossa primeira paragem, a belíssima aldeia de Birkat Al Mauz, na antiga estrada que liga Mascate a Nizwa (agora substituída por uma auto-estrada).
A aldeia está mergulhada num oásis de palmeiras, sendo possível subir a uma pequeno promontório, onde se encontram algumas antenas de telecomunicação, e de onde se tem uma vista fabulosa sobre a aldeia.
Existem dois ou três núcleos habitacionais mais antigos, com casas feitas de adobe, que espreitam por entre o palmeiral, mas a maior parte das pessoas abandonou as casas antigas para viver em casas mais modernas e confortáveis.
Dali, seguimos pela estrada de montanha que serpenteia em direcção a Jebel Akhdar. Depois de passarmos pelo hotel homónimo, no topo do planalto de Saiq (cujo nome deriva de uma das aldeias da zona), chegámos à zona mais alta do planalto, e de onde as vistas dos vales encaixados são mais impressionantes. Visitámos o chamado Diana’s viewpoint, que, como o nome indica, também foi visitado pela “Princesa do Povo”, e de onde se tem um panorama geral, incluindo uma série de aldeias que parecem penduradas nas encostas. Aliás, é possível fazer um percurso pedestre (W18b), começando em Al Aqur, passando por Al Ayn, Ash Shirayjah, e terminando em Saiq, com a duração de duas horas (num só sentido), e um desnível de apenas 100 m. No entanto, infelizmente, não tivemos tempo de o fazer. Fica para uma próxima oportunidade!
Dali seguimos, de jipe, até um vale adjacente, Wadi Bani Habib, com uma pequena aldeia abandonada e muito pitoresca, onde demos um pequeno passeio a pé, e aproveitámos para comer qualquer coisa.
Naqueles dias, aproveitávamos o pequeno-almoço nos alojamentos onde ficávamos, para trazer snacks para o almoço e lanche. Assim, poupávamos dinheiro e tempo, permitindo-nos ter refeições volantes.
Curiosamente, desde 2011, Jebel Akhdar constitui o final da etapa-rainha da Volta a Bicicleta de Omã, na qual, este ano, o ciclista português Rui Costa acabou em segundo lugar. No entanto, a estrada na zona de Jebel Akhdar não liga para o outro lado das montanhas e a única opção é voltar para trás, descendo de volta em direcção a Birkat Al Mauz.
No regresso, já não voltámos a passar por Birkat Al Mauz, pois, descida a montanha, virámos em direcção a Nizwa, onde ficaríamos essa noite, e onde nos esperava o Al Diyar Hotel com uma grande vantagem e uma grande desvantagem: ficava a alguns quilómetros do centro da cidade, não permitindo uma deslocação a pé até à zona do souq (que exploraríamos noutro dia), mas, em compensação, tinha uma óptima piscina, na qual demos um mergulho que nos soube pela vida naquele calor quase insuportável de Omã, pois, apesar do calor do Verão omanita ainda estar no início, já se verificavam temperaturas a rondar os 40 0C! A comida do restaurante do hotel também era saborosa e bastante em conta, logo ficámos por ali durante a noite. No dia seguinte, iríamos novamente regressar às montanhas, desta vez à zona de Jebel Shams.
Se vai viajar para Omã, estes são alguns artigos no nosso blogue que lhe pode interessar
- VIAJAR EM OMÃ – Vai viajar em Omã? Aqui encontra tudo o que precisa: roteiro, dicas, quando ir, como chegar, como se deslocar, vistos e lugares imperdíveis no país.
- ROTEIRO PARA VIAJAR EM OMÃ – Viajámos em Omã durante 10 dias e é o roteiro dessa nossa viagem que partilhamos aqui.
- VISITAR MUSCATE – Tudo o que precisa de saber para visitar a capital de Omã, Muscate, está neste artigo, cheio de dicas de viagem e com o melhor do património português ainda na cidade.
- VISITAR WAHIBA SANDS O DESERTO DE OMÃ – Tudo o que precisa de saber para visitar o deserto de Omã, em Wahiba Sands, está neste artigo.
- OS MELHORES TRILHOS EM OMÃ – Estes foram os trilhos que fizemos em Omã e que consideramos serem os melhores trilhos que pode fazer para aproveitar o país.
- VISITAR DHOFAR – OMÃ – Este é um artigo cheio de dicas sobre os lugares que pode visitar na região de Dhofar, no sul de Omã, e que deve incluir no seu roteiro de viagem.
- VISITAR O DESERTO DE EMPTY QUARTER – Tudo o que precisa de saber para visitar o deserto de Empty Quarter, em Omã, o deserto partilhado com a Árábia Saudita e um grande mar de areia.
- VISITAR A ESTRADA PARA O IÉMEN – Tudo o que precisa de saber para visitar a estrada que vai de Omã para o Iémen e as suas belas e magníficas praias.
- VISITAR MISFAH EM JEBEL SHAMS – Tudo o que precisa de saber para visitar a aldeia de Misfah, em Omã, está neste artigo cheio de dicas sobre o que visitar.
- VISITAR JEBEL SHAMS – Tudo o que precisa de saber para visitar as montanhas e aldeias maravilhosas de Jebel Shams, em Omã, está neste artigo.
- VISITAR SALALAH – Tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Salalah, em Omã, está neste artigo cheio de dicas sobre o que visitar.
- VISITAR AS MONTANHAS DE JEBEL AKHDAR – Tudo o que precisa de saber para visitar as montanhas e aldeias maravilhosas de Jebel Akhdar, em Omã, está neste artigo.
- TRAVESSIA POR PELAS MONTANHAS DE WADI BANI AWF – A nossa experiência cruzando Omã desde Al Hamra e Rustak, passando por Haff e Wadi Bani Awf, em Omã.
- VISITAR AL HAMRA – OMÃ – Tudo o que precisa de saber para visitar a aldeia de Al Hamra, em Omã, está neste artigo cheio de dicas sobre o que visitar.
Mt bom!
Parabens
Obrigada, Miguel. 😀