VISITAR KAIKOURA e observar vida selvagem na Nova Zelândia

VISITAR KAIKOURA, a capital de observação de baleias da Nova Zelândia

Visitar Kaikoura é descobrir no norte da ilha sul da Nova Zelândia aquela que é apelidada de “capital” da observação de baleias do país. Mas Kaikoura não exibe só baleias… Fruto de características especiais em termos de correntes marítimas e fundo marinho, a região à volta da Península de Kaikoura é o sítio ideal na Nova Zelândia para se observar golfinhos, lobos-marinhos, pinguins e pássaros, espécies que visitam a região sazonalmente ou a fazem habitat permanente.

VISITAR KAIKOURA, a capital de observação de baleias da Nova Zelândia

Kaikoura tinha povoações maoris muito antes dos europeus chegarem à costa da Nova Zelândia, mas destes se estabelecerem tudo se alterou. A cidade prosperou como estação baleeira nos séculos XIX e XX e, após finda a caça às baleias, a pequena vila reinventou-se a partir dos anos 80 como destino turístico privilegiado na observação de vida selvagem. Hoje visitar Kaikoura é algo obrigatório numa viagem pela Ilha Sul da Nova Zelândia.

VISITAR KAIKOURA, a capital de observação de baleias da Nova Zelândia

Visitar Kaikoura

Kaikoura foi a nossa primeira paragem na Nova Zelândia em 2020, naquela que seria apenas a primeira de muitas num longo périplo pelo país, e abarcando tanto a Ilha Sul, como a Ilha Norte. No nosso itinerário estava previsto voltarmos a Kaikoura depois de termos feito um circuito na ilha Sul e por isso acabámos por deixar de fazer algumas coisas com a ideia que teríamos outra oportunidade. No entanto, poucos dias depois tudo se alterou quando a pandemia do Covid-19 atingiu a Europa e o Mundo em força e nos obrigou a pôr a nossa volta ao mundo em pausa e a regressarmos a Portugal.

Leia o artigo sobre a nossa história de viagem em tempos de Covid-19.

Kaikoura voltou a ser uma paragem na nossa segunda volta ao mundo 2022-2023, por duas vezes, dado termos feito um circuito à volta da Ilha Sul da Nova Zelândia (como inicialmente planeado), começando em Christchurch e acabando em Picton, para depois rumar à Ilha Norte da Nova Zelândia. Acabámos por fazer as actividades que tínhamos programado fazer em Kaikoura e que fazem dela a capital da observação de baleias, lobos-marinhos e golfinhos da Nova Zelândia.

VISITAR KAIKOURA, a capital de observação de baleias da Nova Zelândia

Se vai viajar para a Ilha Sul da Nova Zelândia, estes são os artigos que não deve perder:

  • GUIA DE VIAGEM DA NOVA ZELÂNDIA – Este é um guia de viagem para viajar na Nova Zelândia, na Ilha Sul e na Ilha Norte, num roteiro com percurso para 40 dias. Está cheio de dicas práticas, lugares a visitar, transportes, onde dormir, comer e actividades a fazer. Ideal para planear visitar Kaikoura.
  • VIAJAR NA NOVA ZELÂNDIA – Um artigo com dicas práticas para preparar a sua viagem na Nova Zelândia. Ideal para planear visitar Kaikoura.
  • VISTO DA NOVA ZELÂNDIA – Tudo o que precisa de saber para tirar o visto da Nova Zelândia está neste artigo.
  • ILHA SUL DA NOVA ZELÂNDIA – Os melhores lugares e experiências a não perder na ilha mais selvagem da Nova Zelândia.
  • MELHORES PASSEIOS DE HELICÓPTERO NA NOVA ZELÂNDIA – Os melhores passeios de helicóptero e voos cénicos para se deslumbrar com a Nova Zelândia a partir do ar.
  • VISITAR CHRISTCHURCH – Um artigo com todas as dicas para visitar Christchurch, uma das principais cidades da Nova Zelândia. Ideal para combinar com visitar Kaikoura.
  • VISITAR KAIKOURA – Um artigo com todas as dicas para visitar Kaikoura e descobrir a sua vida selvagem.
  • VISITAR PICTON – Um artigo com todas as dicas para visitar Picton e conhecer os Marlborough Sounds. Ideal para combinar com visitar Kaikoura.
  • VISITAR O PARQUE NACIONAL ABEL TASMAN – Um artigo com todas as dicas para visitar o Parque Nacional Abel Tasman e descobrir as suas praias e enseadas. Ideal para combinar com visitar Kaikoura.
  • VISITAR GREYMOUTH – Um artigo com todas as dicas para visitar Greymouth e descobrir o Parque Nacional Paparoa e Hokitika. Ideal para combinar com visitar Kaikoura.
  • VISITAR FRANZ JOSEF – Um artigo com todas as dicas para visitar Franz Josef e descobrir os glaciares e montanhas do Parque Nacional Westland Tai Poutini. Ideal para combinar com visitar Kaikoura.
  • VISITAR FOX GLACIER – Um artigo com todas as dicas para visitar Fox Glacier e descobrir os glaciares e montanhas do Parque Nacional Westland Tai Poutini. Ideal para combinar com visitar Kaikoura.
  • VISITAR WANAKA – Um artigo com todas as dicas para visitar Wanaka e descobrir a maravilhosa região dos lagos e montanhas do Parque Nacional Mt Aspiring. Ideal para combinar com visitar Kaikoura.
  • VISITAR QUEENSTOWN – Um artigo com todas as dicas para visitar Queenstown e descobrir as maravilhas naturais do Lago Wakatipu e de Glenorchy. Ideal para combinar com visitar Kaikoura.
  • VISITAR MILFORD SOUND E TE ANAU – Um artigo com todas as dicas para visitar Milford Sound e Te Anau e descobrir as maravilhas naturais do Parque Nacional Fiordland. Ideal para combinar com visitar Kaikoura.
  • VISITAR MOUNT COOK – Um artigo com todas as dicas para visitar Mount Cook e descobrir os encantos da mais alta montanha e do mais belo parque nacional da Nova Zelândia. Ideal para combinar com visitar Kaikoura.
  • VISITAR O LAGO TEKAPO – Um artigo com todas as dicas para visitar o lago Tekapo, um dos mais belos da Nova Zelândia. Ideal para combinar com visitar Kaikoura.
  • VISITAR AS CATLINS E INVERCARGILL – Um artigo com todas as dicas para visitar as Catlins e Invercargill e descobrir as maravilhas da Southland da Nova Zelândia. Ideal para combinar com visitar Kaikoura.
  • VISITAR DUNEDIN – Um artigo com todas as dicas para visitar Dunedin e descobrir a Península de Otago e os seus pinguins. Ideal para combinar com visitar Kaikoura.

GUIA DE VIAGEM DA NOVA ZELÂNDIA

Guia de viagem da Nova Zelândia
Guia de viagem da Nova Zelândia

Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre visitar a Nova Zelândia, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem. A Nova Zelândia é um país maravilhoso para quem procura praia, sol e mar de água azul-turquesa, mas também observação de vida selvagem, cultura maori, comida e divertimento, e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor da Nova Zelândia. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para visitar Kaikoura e viajar na Nova Zelândia de forma independente.

PODE COMPRAR O NOSSO GUIA DE VIAGEM DA NOVA ZELÂNDIA AQUI


DICAS PARA VISITAR KAIKOURA


Deixamos aqui algumas dicas para quando visitar Kaikoura, nomeadamente quando visitar, como chegar, como usar o dinheiro, e como fazer o necessário seguro de viagem. Nós aconselhamos que tenha, pelo menos, dois dias completos para visitar Kaikoura e desfrutar de toda a vida selvagem que ela tem para oferecer.

VISITAR KAIKOURA, a capital de observação de baleias da Nova Zelândia

1. Quando visitar Kaikoura

A região norte da ilha do Sul tem um clima bastante mais ameno e soalheiro do que o resto da Nova Zelândia, sendo que nos meses mais quentes de Janeiro e Fevereiro pode contar com temperaturas máximas que ultrapassam os vinte graus. Esta é a época alta e mais concorrida na região, mas pode visitar Kaikoura com temperaturas máximas amenas entre Novembro e Abril, embora Março e Abril já sejam meses com mais chuva e probabilidade de dias nublados.

VISITAR KAIKOURA, a capital de observação de baleias da Nova Zelândia

2. Como chegar a Kaikoura

A maior cidade perto de Kaikoura é Christchurch, que tem um aeroporto internacional, com ligações a Austrália, Singapura, Hong Kong e China.

Pode pesquisar e comprar aqui o seu voo para Christchurch.

De Christchurch, pode chegar a Kaikoura de diferentes formas. Tem a hipótese de usar transportes colectivos, mas a melhor forma de visitar Kaikoura é de forma independente, em veículo próprio, pois isso irá proporcionar-lhe a autonomia necessária para poder explorar região e desfrutar de tudo o que ela tem para lhe oferecer.

VISITAR KAIKOURA, a capital de observação de baleias da Nova Zelândia

Tem a opção de alugar um carro ligeiro ou um SUV, e dormir em hostels, hotéis ou ainda parques de campismo (por exemplo, em bungalows ou quartos).

Pesquise aqui o aluguer de carro aos melhores preços para viajar na Nova Zelândia.

VISITAR KAIKOURA, a capital de observação de baleias da Nova Zelândia

Outra opção é alugar uma campervan ou autocaravana e poder ficar a dormir em parques de campismo ou até em locais de free camping (se o veículo for “self contained, isto é, tiver casa de banho ou sanita química).

Pesquise aqui o aluguer de campervans na Nova Zelândia.

VISITAR KAIKOURA, a capital de observação de baleias da Nova Zelândia

3. Como usar dinheiro quando visitar Kaikoura

A moeda nacional da Nova Zelândia é o dólar neozelandês. Pode fazer levantamentos e pagamentos com cartões de crédito e de débito, aceites em todo o lado. O ideal para evitar taxas bancárias excessivas é fazer como nós, e usar o cartão Wise

Se ainda não tem o seu cartão Wise pode pedi-lo aqui.

VISITAR KAIKOURA, a capital de observação de baleias da Nova Zelândia

4. Fazer seguro de viagem para visitar Kaikoura

Viajar na Nova Zelândia não exige seguro de viagem mas é aconselhável fazê-lo principalmente porque vai deslocar-se e fazer actividades na natureza. Nós recomendamos o seguro de viagem da IATI, aquele que usámos na nossa viagem.

Compre aqui o seu seguro de viagem IATI e se usar este link terá 5% de desconto.

VISITAR KAIKOURA, a capital de observação de baleias da Nova Zelândia

5. Onde dormir quando visitar Kaikoura

Nós ficámos alojados no Dusky Lodge and Backpackers, uma óptima opção, no centro da cidade e com quartos confortáveis. Tem duas enormes cozinhas e uma piscina. É um hostel muito concorrido na cidade.

VISITAR KAIKOURA, a capital de observação de baleias da Nova Zelândia
VISITAR KAIKOURA, a capital de observação de baleias da Nova Zelândia

O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR KAIKOURA


Aconselhamos a ficar em Kaikoura pelo menos dois dias, para ter tempo de dar uma volta a pé pela península e ver os lobos-marinhos, e fazer uma actividade de observação de baleias e outra de golfinhos. Ficam aqui as nossas sugestões sobre o que ver e fazer quando visitar Kaikoura.

VISITAR KAIKOURA, a capital de observação de baleias da Nova Zelândia

1. Fazer uma tour de observação de baleias quando visitar Kaikoura

Kaikoura é conhecida pela sua população residente de cachalotes, que pode ser vista durante todo o ano. As orcas (baleias assassinas) podem ser vistas de Dezembro a Março, e as baleias jubarte em Junho e Julho. Fazer uma excursão de observação de baleias é algo que não deve perder quando visitar Kaikoura.

Reserve aqui o seu lugar num cruzeiro de observação de baleias em Kaikoura.

VISITAR KAIKOURA, a capital de observação de baleias da Nova Zelândia

2. Percorrer a pé a Kaikoura Peninsula Walkway

Pode aceder a este passeio na Península de Kaikoura pela ponta de Point Kean ou pela South Bay, ou seja, pode fazer o percurso em ambos os sentidos à volta da Península, mas será sempre uma caminhada espectacular.

VISITAR KAIKOURA, a capital de observação de baleias da Nova Zelândia

As grandes atracções da caminhada são as colónias de lobos-marinhos ao longo da costa e as vistas para a cidade, se subir ao topo da colina. No total, esteja preparado para cerca de 4 horas de caminhada. No entanto, também pode fazer só um troço e voltar para trás, em vez de fazer o circuito completo, como nós fizemos.

3. Ver lobos-marinhos em Point Kean quando visitar Kaikoura

Mesmo que não faça a caminhada da Kaikoura Peninsula Walkway toda, é obrigatório que faça o troço da costa norte até chegar a Point Kean. Aí começará a percorrer um trilho junto às rochas e dará de caras com colónias de lobos-marinhos.

VISITAR KAIKOURA, a capital de observação de baleias da Nova Zelândia

Estes são frequentemente confundidos com focas, mas na realidade são uma espécie diferente, pertencentes a uma superfamília de mamíferos aquáticos, que inclui as focas, leões-marinhos e morsas, sendo o seu nome completo lobo-marinho-da-nova-zelândia (Arctocephalus forsteri).

ATENÇÃO: Por uma questão de segurança e de sustentabilidade, mantenha uma distância mínima de 10 m em relação aos animais e nunca se coloque entre eles e o mar (eles podem sentir-se encurralados e atacar).

VISITAR KAIKOURA, a capital de observação de baleias da Nova Zelândia
VISITAR KAIKOURA, a capital de observação de baleias da Nova Zelândia

4. Observar baleias do ar quando visitar Kaikoura

Uma actividade complementar ao cruzeiro de observação de baleias é fazer um voo de avioneta para observar os cetáceos de uma perspectiva única. Nós adiámos uma vez, mas à segunda foi de vez e adorámos fazer o voo de observação de baleias em Kaikoura.

Marque aqui o seu lugar num voo de avioneta, de uma hora e meia, para observação de baleias em Kaikoura.

A avioneta fez a aproximação a dois cachalotes e fez várias voltas para as pessoas de ambos os lados terem uma boa perspectiva destes magníficos animais. Uma actividade a não perder quando visitar Kaikoura.

5. Nadar com golfinhos quando visitar Kaikoura

Nadar com golfinhos é uma das experiências mais incríveis que pode ter quando visitar Kaikoura. Kaikoura é o melhor sítio da Nova Zelândia para o fazer e a actividade é feita com regras e sustentabilidade, sendo que não há uma aproximação agressiva aos golfinhos, sendo eles que vêem ter connosco. Também há a possibilidade de observar apenas do barco, mas não é tão divertido!

A água em Kaikoura é fria, mesmo no Verão, mas entrará na água com um fato térmico grosso. De resto, só tem de fazer algum tipo de barulho com a garganta pois os golfinhos são atraídos pelo som. Se rodopiarmos sobre nós próprios, os golfinhos acompanham-nos! E se tivermos sorte eles começam a saltar fora de água. Uma actividade a não perder quando visitar Kaikoura.

Marque aqui a sua excursão para nadar com golfinhos (Dolphin Encounter Cruise) em Kaikoura.

6. Ver lobos-marinhos e golfinhos em caiaque quando visitar Kaikoura

Se quiser ver de perto e da água lobos-marinhos e possivelmente golfinhos, há outra opção em Kaikoura que é fazer um passeio de caiaque de meio-dia na baía da cidade.

Marque aqui o seu passeio de caiaque de meio-dia, na baía de Kaikoura, com observação de lobos-marinhos.

VISITAR KAIKOURA, a capital de observação de baleias da Nova Zelândia

7. Admirar as vistas de Kaikoura Lookout

Uma das actividades obrigatórias ao visitar Kaikoura é ir até ao Kaikoura Lookout, no cimo da península, de onde terá vistas fabulosas sobre a cidade e a sua baía, assim como sobre a South Bay.

VISITAR KAIKOURA, a capital de observação de baleias da Nova Zelândia

O lookout pode ser acedido a pé por um trilho que sai da Torquay St, ou de carro seguindo pela Scarborough St.

VISITAR KAIKOURA, a capital de observação de baleias da Nova Zelândia

8. Experimentar o lagostim quando visitar Kaikoura

Kaikoura também é conhecida na Nova Zelândia como o melhor sítio para comer lagostim (aliás, o seu nome em maori quer dizer isso mesmo!). Não deixe de experimentar esta especialidade local, num dos muitos restaurantes da cidade, sendo o Strawberry Tree o mais característico.

VISITAR KAIKOURA, a capital de observação de baleias da Nova Zelândia

Outra opção é visitar uma das roulottes que se podem encontrar na estrada que liga Kaikoura a Point Kean. Para além do lagostim, experimentámos um misto de seafood e estava tudo delicioso!

9. Ir à praia quando visitar Kaikoura

A praia de Kaikoura não é a principal atracção da cidade, mas a sua belíssima baía alberga uma praia muito bonita e que atrai os locais em dias de mais calor. Junte-se aos “kiwis” e faça praia na Nova Zelândia!

VISITAR KAIKOURA, a capital de observação de baleias da Nova Zelândia

10. Viajar no Coastal Pacific Train

Se tiver dias extra na região, e se for amante de comboios, não deixe de fazer uma das viagens de comboio mais bonitas do mundo, o Coastal Pacific, que liga Christchurch a Picton, passando por Kaikoura, num percurso de cerca de 5 horas, e que parte todos os dias entre a Primavera e o Outono.

VISITAR KAIKOURA, a capital de observação de baleias da Nova Zelândia

11. Visitar o War Memorial Garden em Kaikoura

Uma das características que os neozelandeses partilham com os seus vizinhos australianos é o prestarem homenagem, e não esquecerem, aqueles que combateram e perderam a vida na Primeira (e Segunda) Guerra Mundial. Kaikoura tem um jardim que é um memorial da Grande Guerra, mas que é enfeitado com ossos gigantescos de baleia.

VISITAR KAIKOURA, a capital de observação de baleias da Nova Zelândia

12. Experimentar os fish & chips mais famosos de Kaikoura

O “fish and chips” é um prato nacional na Nova Zelândia, mas com uma qualidade muito superior ao que é, normalmente, praticado no Reino Unido. Quando visitar Kaikoura, o sítio mais popular para experimentar este prato típico é o Coopers Catch.

VISITAR KAIKOURA, a capital de observação de baleias da Nova Zelândia

13. Experimentar um bom bife neozelandês quando visitar Kaikoura

A carne neozelandesa pode não ser tão famosa quanto a sua congénere australiana, mas é sempre um deleite (para aqueles que apreciam) experimentar a carne de um gado que é criado num país com muito espaço e muito pasto para os animais. Em Kaikoura, fomos ao The Whaler Bar & Restaurant experimentar o bife e recomendamos.

VISITAR KAIKOURA, a capital de observação de baleias da Nova Zelândia

14. Fazer surf quando visitar Kaikoura

Embora as actividades preferidas em Kaikoura passem mais pela observação da vida selvagem, trekking ou pela pesca, a verdade é que Kaikoura é também um bom sítio para fazer surf na Nova Zelândia, sendo que existem algumas escolas de surf onde se pode tirar um curso ou pagar uma aula.

VISITAR KAIKOURA, a capital de observação de baleias da Nova Zelândia

Este artigo foi realizado durante a nossa viagem de Volta ao Mundo em 2019/2020. DIA 249 – VISITAR KAIKOURA, a capital de observação de baleias da Nova Zelândia (Mar 2020)

Se também vai viajar para a Ilha Norte da Nova Zelândia, estes são os artigos que não deve perder:

  • ILHA NORTE DA NOVA ZELÂNDIA – Os melhores lugares e experiências a não perder na ilha mais “maori” da Nova Zelândia.
  • VISITAR WELLIGTON – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Wellington, a capital da Nova Zelândia. Ideal para combinar com visitar Kaikoura.
  • VISITAR O PARQUE NACIONAL MONTE TARANAKI – Um artigo com todas as dicas para visitar o Parque Nacional Monte Taranaki e descobrir a beleza de um dos vulcões mais imponentes do hemisfério sul. Ideal para combinar com visitar Kaikoura.
  • VISITAR AS GRUTAS DE WAITOMO – Um artigo com todas as dicas para visitar as grutas de Waitomo e descobrir um “céu estrelado” de larvas luminescentes. Ideal para combinar com visitar Kaikoura.
  • VISITAR O LAGO TAUPO – Um artigo com todas as dicas para visitar o Lago Taupo e descobrir uma das regiões vulcânicas mais activas da Nova Zelândia. Ideal para combinar com visitar Kaikoura.
  • VISITAR ROTORUA – Um artigo com todas as dicas para visitar Rotorua e explorar uma das regiões vulcânicas mais activas da Nova Zelândia. Ideal para combinar com visitar Kaikoura.
  • VISITAR O PARQUE NACIONAL TONGORIRO – Um artigo com todas as dicas para visitar o Parque Nacional Tongoriro e descobrir algumas das mais magníficas paisagens da Nova Zelândia. Ideal para combinar com visitar Kaikoura.
  • VISITAR AUCKLAND – Um artigo com todas as dicas para visitar Auckland e descobrir a maior cidade da Nova Zelândia. Ideal para combinar com visitar Kaikoura.

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartãoCamera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui..Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.