A Nova Zelândia é um destino preferido daqueles que querem viajar, mas também para aqueles que desejam trabalhar durante um curto período de tempo, ou ambos. Há várias opções para o visto da Nova Zelândia para cidadãos portugueses, conforme as intenções do visitante.
A partir de 1 de Outubro de 2019, para cidadãos portugueses que desejam viajar na Nova Zelândia, numa estadia inferior a 3 meses, a opção é o visto “NZeTA” (New Zealand Electronic Travel Authority) como visto da Nova Zelândia.
Foi esta opção que nós escolhemos aquando das nossas visitas à Nova Zelândia, que fizeram parte das nossas Voltas ao Mundo 2019-2020 e 2022-2023.
Veja aqui os relatos da nossa viagem da Volta ao Mundo 2019-2020
TIRAR O VISTO DA NOVA ZELÂNDIA USANDO UMA EMPRESA ONLINE
Pode tirar o visto da Nova Zelândia por conta própria, ou usando uma empresa que fará o serviço por si. Esta segunda opção é um pouco mais cara, mas retirar-lhe-á preocupações e perda de tempo.
Pode recorrer aos serviços da iVisa para o visto da Nova Zelândia.
TIRAR O VISTO DA NOVA ZELÂNDIA POR CONTA PRÓPRIA
A opção mais barata para obter o visto da Nova Zelândia é fazê-lo por conta própria. Deve preencher um formulário e pagar online, na página dos serviços de imigração da Nova Zelândia (no computador), ou utilizando a app “NZeTA” (no telemóvel), sendo a segunda opção um pouco mais barata.
A seguir apresentamos todas as informações que necessita para tirar o visto da Nova Zelândia por conta própria.
1. Visto da Nova Zelândia – NZeTA
Os portadores de passaporte de um país na lista de países e territórios de isenção de visto da Nova Zelândia não precisam solicitar um visto para viajarem na Nova Zelândia, por um curto período, mas devem possuir um NZeTA. É o caso dos cidadãos portugueses.
NOTA: Também é necessário obter um NZeTA se vai passar pelo Aeroporto Internacional de Auckland, em trânsito para outro país, e viaja com passaporte português.
1.1. Antes de viajar para a Nova Zelândia
Se deseja visitar a Nova Zelândia, não se esqueça de que deve:
- possuir um passaporte válido até, pelo menos, 3 meses após a data em que planeia deixar a Nova Zelândia;
- solicitar um NZeTA antes de viajar.
1.2. A quem será negado o visto da Nova Zelândia
Os solicitantes de todos os vistos devem ter bom carácter, não representar um risco à segurança e não ameaçar a reputação internacional da Nova Zelândia, ou seja, pessoas com problemas graves de carácter não podem receber visto ou permissão de entrada, excepto em circunstâncias muito especiais.
Por exemplo, não lhe será concedido visto da Nova Zelândia se já foi condenado por um crime pelo qual foi sentenciado a um período de prisão de 5 anos ou mais, se foi condenado nos últimos 10 anos por um crime pelo qual foi sentenciado a um período de prisão de 12 meses ou mais, ou se já foi deportado de qualquer país.
1.3. O que precisa para obter o NZeTA
Para obter um visto da Nova Zelândia – NZeTA, necessitará de um:
- passaporte válido que usará para viajar para a Nova Zelândia;
- um cartão de crédito ou débito (Visa ou Mastercard);
- um endereço de email.
- uma fotografia sua ou um aparelho que possa tirar uma.
1.4. Quanto custa obter o NZeTA
Solicitar um NZeTA custa 17 NZD através da app no telemóvel, ou 23 NZD se usar o formulário na página online dos Serviços de Emigração da Nova Zelândia. Também deverá pagar uma taxa IVL (International Visitor Conservation and Tourism Levy), que financia a infraestrutura do turismo e ajuda a proteger o ambiente natural, no valor de 35 NZD, que será pago ao mesmo tempo em que solicita seu NZeTA. Assim, o custo total para obter o visto da Nova Zelândia – NZeTA online será 58 NZD (cerca de 33 euros).
1.5. Quanto tempo demora a obter o NZeTA
Depois de completar o preenchimento do formulário e proceder ao pagamento do visto da Nova Zelândia, receberá um e-mail de confirmação da recepção do pedido. Depois, terá de aguardar até 72 horas para o processamento, embora possa levar menos de 10 minutos. Nessa altura receberá um novo e-mail a confirmar que o visto da Nova Zelândia foi aceite e emitido. O seu passaporte fica associado ao visto da Nova Zelândia de forma electrónica e não será colocada nenhuma etiqueta no seu passaporte.
1.6. Documentos necessários quando for viajar para a Nova Zelândia
O NZeTA não garante, por si só, que possa viajar para, ou entrar na Nova Zelândia. À chegada ao país, os Serviços de Emigração avaliarão a sua pretensão, devendo certificar-se que cumpre todos os outros requisitos para viajar para a Nova Zelândia, nomeadamente levando consigo alguns documentos.
Uns são obrigatórios, a saber:
- passaporte válido (obrigatório);
- NZeTA (obrigatório; no entanto, e uma vez que este está vinculado electronicamente ao seu passaporte, não é necessário imprimir o seu e-mail de confirmação).
Outros são facultativos, mas altamente recomendáveis:
- passagem de avião de volta (para Portugal ou outro destino no qual tenha o direito de entrar);
- boletim de vacinas actualizado;
- seguro de viagem que cubra a estadia na Nova Zelândia;
- evidência que tem fundos suficientes para a sua estadia na Nova Zelândia (é muito pouco provável, mas pode ser-lhe pedido um extracto bancário).
2. Visto VISITOR VISA
Se desejar viajar na Nova Zelândia por um período superior a 3 meses seguidos, deve considerar o “Visitor Visa”, que dá direito a uma estadia de até 9 meses, mas que custa a partir de 211 NZD (cerca de 120€) e com um tempo de processamento que ronda os 30 dias.
3. Visto da Nova Zelândia – WORKING HOLIDAY VISA
Actualmente, existe a possibilidade do visto da Nova Zelândia “Working Holiday” para cidadãos portugueses, entre os 18 e 30 anos de idade, que desejam trabalhar e/ou estudar na Nova Zelândia, até um limite de estadia de 12 meses e com uma quota anual de 50 pessoas. Custa a partir de 420 NZD (cerca de 240 €) e com um tempo de processamento que ronda os 30 dias.
4. Saúde e seguro de viagem para a Nova Zelândia
Agora, mais que nunca, é aconselhável ter um seguro de viagem quando vai para destinos mais longínquos, mais caros e com actividades ao ar livre, como na Nova Zelândia. Deve levar consigo o seu Boletim de Vacinas e deve ter um seguro de viagem para cobrir despesas médicas e hospitalares, se tal for necessário. Deve, claro, adquirir o seguro antes da viagem. Nós usamos a IATI Seguros e recomendamos que faça o seguro IATI Estrela.
Se usar este link, pode fazer o seu seguro IATI com 5% de desconto. Não facilite.
Se vai viajar para a Nova Zelândia, estes são artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
- VISTO DA NOVA ZELÂNDIA – Tudo o que precisa de saber para tirar o visto da Nova Zelândia está neste artigo.
- VISITAR KAIKOURA – Tudo o que precisa de saber para visitar Kaikoura, na ilha do sul da Nova Zelândia, está neste artigo aqui no blogue.
- VISITAR PICTON – Tudo o que precisa de saber para visitar Picton, na Nova Zelândia, nomedamente trilhos, está neste artigo.
- VISITAR WELLIGTON – Tudo o que precisa de saber para visitar a capital da Nova Zelândia, Wellington, está neste nosso artigo aqui no blogue.