ROTEIRO DE VOLTA AO MUNDO – Pangeia, mundo em escala 1/1

ROTEIRO DE VOLTA AO MUNDO - Projecto Pangeia, mundo em escala 1/1

O ano de 2022 veio cheio de resoluções. A maior delas todas foi voltar a fazer um roteiro de volta ao mundo! Desenhar um roteiro de volta ao mundo nunca é um processo fácil e talvez por isso seja tão bom. O nosso roteiro de volta ao mundo não foi excepção. Sentamo-nos dias no sofá, em frente ao computador e aos mapas, rodeados de livros, atlas, enciclopédias e guias para o construir. O resultado foi o roteiro de volta ao mundo que aqui partilhamos, a nossa Pangeia. Este é o nosso plano A para dar a volta ao mundo. Claro que depois poderá sofrer alterações em função do evoluir da viagem no terreno.

ROTEIRO DE VOLTA AO MUNDO - Projecto Pangeia, mundo em escala 1/1
ROTEIRO DE VOLTA AO MUNDO – Projecto Pangeia, o mundo em escala 1/1

Se procura mais informação sobre seguros de viagem veja estes artigos

Projecto Pangeia, um roteiro de volta ao mundo em escala 1/1

Se a primeira vez que nos lançamos nesta aventura de criar um roteiro de volta ao mundo designamos o nosso projecto por “Descobrir o mundo com o coração“, este ano também batizamos o nosso projecto. Chamamos-lhe PANGEIA. Porquê Pangeia? Pangeia era o nome do supercontinente que existiu no Paleozóico, há 200 a 540 milhões de anos. Pangeia foi também o nome com que batizamos um projecto de vídeo que queríamos ter começado a desenvolver no Pacífico (na primeira viagem) mas que acabamos por não executar. Assim sendo, faria todo o sentido rebatizar a nossa nova viagem e o nosso novo roteiro de volta ao mundo de Pangeia. A nossa viagem pretende conhecer e explorar lugares inóspitos e desconhecidos, culturas e tradições esquecidas. É em busca destes locais, destas pessoas e das suas histórias que vamos partir. E para as perceber verdadeiramente temos que nos aventurar num mapa de escala de 1/1, ou seja, o mundo tal e qual como ele é. Sem reduções ou projecções.

Como o roteiro de volta ao mundo de 2019 – 2020 definiu esta viagem

Dizem que nunca se regressa de uma viagem de volta ao mundo. E a verdade é que possivelmente não. Em 2019 – 2020, tirámos uma licença sem vencimento de um ano para fazer uma viagem de volta ao mundo. Essa viagem tinha um roteiro de volta ao mundo ambicioso, mas que acreditávamos que seria possível cumprir. Esse nosso roteiro de volta ao mundo previa viajar durante 14 meses, começando e acabando em Portugal. Contudo, em Março de 2020, fomos apanhados por uma pandemia quando estávamos na Nova Zelândia.

Tínhamos chegado à Nova Zelândia há 3 dias quando decidimos regressar a Portugal. Ao fim de quase 9 meses de viagem abandonamos o nosso roteiro de volta ao mundo. Houve 5 meses de roteiro de volta ao mundo que ficou por cumprir. Eram os meses que tínhamos dedicado à travessia do Pacífico. Durante muito tempo íamos tentando gerir a frustração. Mas sentíamos que enquanto não voltássemos ao local onde tínhamos desistido, nunca iríamos conseguir ultrapassar aquele momento. Foi por isso que planeámos um novo roteiro de volta ao mundo sabendo que queríamos chegar ao local onde desistimos da viagem no mesmo dia. Esse era o nosso desígnio.

ROTEIRO DE VOLTA AO MUNDO - Projecto Pangeia, mundo em escala 1/1
O dia em que desistimos da Volta ao Mundo de 2019-2020.

Recomeçar o nosso roteiro de volta ao mundo na Nova Zelândia

Nós desistimos da viagem em Picton, na Nova Zelândia, a 17 de Março de 2020. A nossa primeira resolução era chegar à Nova Zelândia, a Picton, três anos depois. Queremos estar ali a 17 de Março de 2023. Foi assim que começamos a construir este nosso novo roteiro de volta ao mundo. Teríamos quase 9 meses de viagem nova para fazer e, depois de alcançar a Nova Zelândia, fazer o roteiro de volta ao mundo que ficou por fazer desde essa altura.

Não faria sentido começar a viagem na Nova Zelândia em Julho porque lá é Inverno (austral) e seria também a época errada para nos dar uma janela de oportunidade de meses para atravessar o Pacífico. Assim sendo, fazia todo o sentido “recomeçar” o roteiro de volta ao mundo em Março na Nova Zelândia.

Mas uma coisa este roteiro de volta ao mundo tem em comum com o anterior. Quase todos os lugares que vamos visitar são ILHAS!

ROTEIRO DE VOLTA AO MUNDO - Projecto Pangeia, mundo em escala 1/1

9 meses de roteiro de volta ao mundo

Os primeiros 9 meses do nosso roteiro de volta ao mundo vão ser completamente diferentes dos planos da primeira viagem. Vai ser tudo novo neste roteiro de volta ao mundo. Muitos dos países que vamos visitar ainda não conhecemos. Outros já conhecemos mas são lugares onde queremos muito voltar. A ideia foi montar uma viagem diferente, ajustando os nossos gostos pessoais à melhor época do ano para visitar e ao desejo de visitar ou revisitar determinados destinos. Dividimos assim a viagem em cinco partes neste roteiro de volta ao mundo:

  • Mar Mediterrâneo
  • África e Índico
  • Ásia
  • Oceânia
  • Pacífico
ROTEIRO DE VOLTA AO MUNDO - Projecto Pangeia, mundo em escala 1/1

ROTEIRO DE VOLTA AO MUNDO – PANGEIA


As ilhas do Mar Mediterrâneo

O início do nosso roteiro de volta ao mundo vai ser um pouco atípico. Vamos para Itália fazer uma série de ilhas italianas. O nosso objectivo: ver vulcões! O nosso roteiro de volta ao mundo vai começar pela ilha Sicília, onde vamos visitar o vulcão Etna, mas depois vamos prosseguir para as ilhas Eólias onde vamos visitar os vulcões das ilhas Stromboli, Lipari e Volcano, alguns dos vulcões mais estudados do mundo. Da Sicília vamos apanhar um barco para Nápoles, onde iremos visitar o vulcão Vesúvio e também a ilha de Capri.

A nossa aventura no Mediterrâneo ainda nos vai levar para as ilhas Cíclades na Grécia mas apenas no mês de Outubro, entre as Maurícias e a Etiópia, para relaxar nas ilhas do mar Mediterrâneo.

A opção de ir a Itália em Julho foi uma decisão de última hora e um acrescento ao roteiro inicial. Tínhamos pensado começar apenas no fim de Julho e marcámos voo desde Lisboa para África. Mas como conseguimos sair 10 dias mais cedo, resolvemos acrescentar estas ilhas ao nosso roteiro de volta ao mundo, pelo que vamos ter de viajar para Itália e depois regressar a Lisboa para apanhar o avião em direção a África para passar para a segunda zona que vamos explorar.

ROTEIRO DE VOLTA AO MUNDO - Projecto Pangeia, mundo em escala 1/1

Esta na hora de regressar a África

De Lisboa vamos rumar a Madagáscar, a nossa primeira ilha no continente africano neste roteiro de volta ao mundo. Madagáscar era um desejo antigo. Nunca lá fomos por falta de tempo mas agora chegou a hora. Vamos passar um mês no país explorando a ilha principal mas também algumas ilhas ao largo que pertencem a Madagáscar. Depois vamos aproveitar a proximidade geográfica para visitar duas ilhas do Índico neste roteiro de volta ao mundo.

O destino seguinte no roteiro de volta ao mundo será a ilha Reunião, uma ilha vulcânica que pertence à França. A Ilha Reunião tem das paisagens mais virgens do planeta Terra, nomeadamente na área do vulcão do Piton de la Fournaise, um dos vulcões mais activos do mundo. Na ilha Reunião optamos por alugar carro para explorar a ilha já que os transportes públicos não vão aos locais que pretendemos. Vamos fazer imensos trilhos e ascensões pelos vulcões e montanhas da ilha. Procuramos ali essencialmente natureza em estado puro neste roteiro de volta ao mundo.

Seguiremos depois no roteiro de volta ao mundo para as ilhas Maurícias. Esta será a oportunidade de voltar às praias e explorar a cultura local. Vamos optar por conhecer a ilha de transportes públicos, ao ritmo local, interagindo com a população e a sua cultura.

Segue-se depois a Etiópia, a parte mais exigente da viagem e do roteiro de volta ao mundo. Vamos viajar durante dois meses na Etiópia, de norte a sul, em busca de paisagens naturais incríveis, muitas de origem vulcânica, de lugares históricos avassaladores e de culturas e tribos fabulosas. Uma parte desta aventura ainda está em standby porque queríamos muito ir ao norte da Etiópia mas a região do Tingray está em guerra civil. Com dois meses de viagem na Etiópia vamos ter tempo para reajustar a nossa aventura. Este é um dos meus destinos de sonho e chegou a hora de não adiar mais o sonho.

Vamos aproveitar o facto de estar na Etiópia para ir ao Djibouti, um país que está logo ali ao lado e que vai merecer a nossa visita. A maioria de nós não sabe muito sobre o Djibouti e é isso que queremos descobrir e divulgar neste roteiro de volta ao mundo.

ROTEIRO DE VOLTA AO MUNDO - Projecto Pangeia, mundo em escala 1/1

Do Índico à Ásia

Depois de explorar um bocadinho o continente africano vamos em direcção à Ásia para explorar outra ilha. Vamos para o Sri Lanka. Vamos passar um mês nesta ilha maravilhosa e é ali que vamos passar o Natal e a Passagem de Ano. Vai ser épico este roteiro de volta ao mundo!

Depois desta aventura vamos passar uns dias às Maldivas! Já estivemos nas Maldivas mas decidimos que estando no Sri Lanka era uma boa oportunidade para ir passar uma semana nas Maldivas sem fazer nada e colocar as carnes de molho! Vamos aproveitar para tirar uma semana de férias neste roteiro de volta ao mundo para descansar e relaxar (e também pôr o trabalho em dia num “escritório” com vista para o mar).

O destino seguinte no roteiro de volta ao mundo será o Myanmar. O país está aberto desde Maio de 2022, depois de tempos muito conturbados. Vamos explorar o Myanmar também durante um mês completo, embarcando em busca de lugares extraordinários e da história da presença portuguesa na antiga Birmânia.

ROTEIRO DE VOLTA AO MUNDO - Projecto Pangeia, mundo em escala 1/1

A Oceânia é o continente seguinte no roteiro de volta ao mundo

Neste roteiro de volta ao mundo iremos depois em direcção à Austrália, a ilha continente. Este será um dos países que vamos repetir na nossa viagem de volta à mundo. Em 2019 e 2020, a Austrália foi o nosso destino para passar o Natal e a passagem de ano. Desta vez, em vez de dois meses, vamos passar apenas um mês na Austrália, explorando a costa Ocidental, desde Esperança até Darwin. Vamos fazer uma roadtrip em van ou de carro (ainda não decidimos) e isso tem-nos deixado muito entusiasmados.

De seguida vamos seguir o nosso roteiro de volta ao mundo para a Nova Zelândia, onde contamos chegar a 15 de Março, permitindo-nos chegar a Picton a 17 de Março. Vamos passar quase dois meses na Nova Zelândia, explorando a ilha Norte e a ilha Sul.

ROTEIRO DE VOLTA AO MUNDO - Projecto Pangeia, mundo em escala 1/1

Atravessar o Pacífico no roteiro de volta ao mundo

O final do mês de Maio vai-nos levar até ao Pacífico. Temos 4 a 5 meses para atravessar o Pacífico em busca das ilhas mais remotas e das mais badaladas também. Neste roteiro de volta ao mundo, vamos voar entre as grandes ilhas mas vamos viajar de barco entre as ilhas mais próximas. Nesta viagem pelas ilhas do Pacífico vamos explorar as seguintes ilhas:

  • Vanuatu
  • Ilhas Salomão
  • Kiribati
  • Tuvalu
  • Fiji
  • Ilhas Cook
  • Samoa
  • Tonga
  • Polinésia Francesa
  • Ilha da Páscoa
ROTEIRO DE VOLTA AO MUNDO - Projecto Pangeia, mundo em escala 1/1

O roteiro da volta ao mundo está traçado! Pangeia é o seu nome. Vamos viajar e navegar de ilha em ilha, em busca de um mundo novo, um mundo a descobrir. Em meados de Julho saímos para este roteiro da volta ao mundo. A contagem decrescente já começou! Encontramo-nos pelo mundo!

ROTEIRO DE VOLTA AO MUNDO - Projecto Pangeia, mundo em escala 1/1

Se quiser saber mais sobre nós estes artigos podem-lhe interessar

Viagem de Volta ao Mundo - Viajar entre Viagens
Viagem de Volta ao Mundo – Viajar entre Viagens

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

4 Comentários

  1. Rute diz: Responder

    Obrigada por este email .
    Adorei o vosso plano de volta ao mundo , desejo mesmo que o vejam cumprido e eu também quero ver .
    Tenho uma grande admiração pelo vosso trabalho .
    Uma boa viagem
    Um grande beijinho
    Rute Coelho

    1. Carla Mota diz: Responder

      Muito obrigada, Rute. Vamos ver onde nos leva esta volta ao mundo.

  2. Excelente trabalho feito, um artigo muito completo e esclarecedor para quem pretenda viajar para esses locais.
    Parabéns pelo trabalho àrduo em fazer este post.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.