As viagens já feitas mostram muito do que somos, mas as que queremos fazer mostram outro tanto. Há muito que temos listas de desejos – BUCKET LIST de Viagem – tanto tempo que as listas já foram feitas, refeitas, riscadas, acrescentadas e reformuladas vezes sem conta. A lista de prioridades foi-se alterando, especialmente em função da situação política dos países mas também da nossa capacidade económica e do tempo disponível. Já deixamos países para trás que eram prioridade máxima, para abraçar outros projectos e paixões mais recentes, acreditando que todas seriam possíveis de fazer, mais dia menos dia.
É por isso que hoje é dia de refazer a nossa BUCKET LIST de Viagem e voltar a estabelecer prioridades.
Dizem que as viagens são os viajantes, já o dizia Fernando Pessoa, e é verdade. Cada viagem é o espelho de cada um de nós. Cada um de nós espelha nas viagens que faz aquilo que é e, como tal, faz viagens que lhe dão prazer, que o complementam e, em último caso, que o transformam naquilo que é. Infelizmente viajar não é sinónimo de cultura. Conheço imensa gente que não viaja que é infinitamente mais culta do que eu e, por oposição, conheço muita gente que viaja que tem défices culturais graves. Mas a verdade é que a Viagem pode, e deve, ser uma forma de aprendizagem. Como tal, o que nos motiva quando viajamos é aprender e, paralelamente, partilhar. A partilha enquadra-se dentro de uma temática de “ensino”, como o processo ensino-aprendizagem, tão conhecido pelos docentes. Nós aprendemos imenso em viagem mas também procuramos nas nossas viagens encontrar aquilo que já sabemos, fruto da nossa formação académica (no nosso caso na área da Geografia e da Física). Sendo assim, sempre fez parte das nossas viagens o acto de partilhar conhecimento.
Mesmo quando há 10 anos construímos este blogue já éramos assim e isso sempre nos distinguiu. Um dos primeiros artigos que aqui escrevemos foi sobre o Alfabeto Grego e a Física, um artigo escrito aquando da nossa viagem à Grécia. No mesmo ano, 2010, escrevíamos sobre a Geomorfologia de Marrocos, para que se percebesse o que se vê na paisagem marroquina quando se viaja pelo país. Muitos outros artigos se seguiram a esses, sobre temas tão dispares como Agricultura de Oásis em Marrocos, Agricultura Itinerante de Queimada no Senegal, a Geomorfologia da Capadócia, a Física de Neils Bohr em Copenhaga, ou seguindo os passos de Einstein em Zurique, etc. Havia tantos exemplos que, felizmente, podíamos partilhar aqui, sendo os mais recentes, os minutos da Física e da Geografia que partilhámos nas redes sociais.
Sendo assim, reformulamos a nossa mais recente BUCKET LIST de Viagem e decidimos partilhá-la. A verdade é que viajando a dois não temos uma BUCKET LIST de Viagem mas sim… DUAS! Como somos pessoas diferentes queremos ver e fazer coisas diferentes. As nossas viagens normalmente resultam da combinação das duas, tentando assim, agradar aos dois. Mas, a verdade é que muitas vezes apenas um decide e, quando isso acontece, tentamos sempre que seja de forma alternada. E a verdade é que funciona super bem connosco. Porque isso faz com que o outro aprenda mais ainda e que visite coisas que, provavelmente nunca visitaria. E isso é MUITO BOM!
Depois de tanta conversa, aqui ficam as nossas BUCKET LIST de Viagem!
BUCKET LIST DE VIAGEM – Carla Mota
- Viajar no AFEGANISTÃO
- Explorar o IÉMEN e a ilha de Socotra
- Viajar na ETIÓPIA desde a depressão de Danakili até ao Vale do Omo
- Explorar o PAQUISTÃO
- Viajar nos ESTADOS NORDESTE ÍNDIA em busca de tribos perdidas e desconhecidas
- Conhecer a cultura popular do BURKINA FASO
- Visitar e aprender na ILHA DA PÁSCOA
- Conhecer os vulcões, tribos e tradições de VANUATU
- Explora a ilha de MADAGÁSCAR
- Viajar no MALI em busca da cultura e da tradição
- Explorar as paisagens naturais e glaciares do ALASKA
- Conhecer os povos das MONTANHAS ALTAI NO INVERNO
- Subir o KILIMANJARO, a montanha mais alta de África
- FAZER ÁFRICA A PÉ
- CRUZAR O DESERTO DE CAMELO DE MERZUGA A TIMBUKTU
- Explorar a MAURITÂNIA
- Conhecer os CRIADORES DE RENAS NA MONGÓLIA
BUCKET LIST DE VIAGEM – Rui Pinto
- Fazer a ROTA VICENTINA novamente mas agora em autonomia de Sagres a Sines.
- Fazer a viagem de comboio de BERLIM A MOSCOVO
- Fazer os EUA de carro de Costa a Costa
- Visitar a capital dos URSOS POLARES em Churchill no Canadá
- Visitar MECA e MEDINA na Arábia Saudita
- Visitar o BUTÃO
- Visitar a COREIA DO NORTE
- Fazer trilhos nas MONTANHAS PAMIR
- Visitar o Vulcão Nyiragongo no VIRUNGA NATIONAL PARK
- Visitar TRISTÃO DA CUNHA
- Ir à ILHA ASCENSÃO
- Fazer os vulcões da SICÍLIA
- Relaxar na POLINÉSIA FRANCESA
BUCKET LIST DE VIAGEM DOS DOIS
Mas há lugares que estão no topo da BUCKET LIST de Viagem dos dois. E esses lugares são:
- ANTÁRCTIDA
- Desbravar a PENÍNSULA DE KAMTCHATKA, na Rússia
- Fazer o trekking do CAMPO BASE DO EVEREST
- Fazer o TREKKING DO K2
- Explorar as ilhas do HAWAI
- Subir a um VULCÃO EM ACTIVIDADE
- Explorar as CULTURAS DO PACÍFICO
- Fazer trekking na ILHA REUNIÃO
Felizmente a nossa BUCKET LIST de Viagem está sempre a diminuir e aquela que um dia esteve num papel com duas folhas é cada vez mais pequena.
Se procura mais informação sobre seguros de viagem veja estes artigos
- SEGURO DE VIAGEM IATI – Toda a informação que precisa para fazer um seguro de viagem da IATI está neste artigo, inclusive link para ter 5% de desconto.
- SEGURO DE VIAGEM COM COBERTURA COVID 19 – Tudo o que precisa de saber para viajar com seguro que tenha cobertura Covid e inclusive cancelamento.
- UM SEGURO DE VIAGEM PARA TODO O ANO – Sabia que pode fazer um seguro de viagem que dá para todas as viagens que fizer nesse ano? Pois tudo o que precisa de saber está aqui.
- SEGUROS DE VIAGEM – IATI ou WORLDNOMADS? – Uma comparação entre os dois seguros de viagem mais populares em Portugal
- SEGURO DE VIAGEM PARA VOLTA AO MUNDO – Tudo o que precisa de saber para escolher um seguro de viagem para uma Volta ao Mundo.