VER AURORAS BOREAIS – Os melhores lugares

VER AURORAS BOREAIS - Os melhores lugares

Ver auroras boreais é um espectáculo que fascina o homem moderno da mesma forma que fascinou os nossos antepassados. Desde tempos imemoriais que as auroras boreais constituem um espectáculo natural que alimenta o temor e a imaginação da Humanidade, inspirando a literatura, mitologia e religião. Hoje, apesar de termos, graças ao estudo da Física e Química, uma compreensão bastante aprofundada do que são e como se formam as auroras boreais, estas continuam a nos deslumbrar da mesma forma que no passado. O turismo global permite hoje que se possa ver auroras boreais com alguma facilidade, mesmo para aqueles que, no passado, nunca teriam essa hipótese (por exemplo, os portugueses a viver em Portugal!), e que agora o podem fazer apenas com uma pequena viagem. Neste post vamos falar então sobre quais são os melhores lugares para ver auroras boreais.

VER AURORAS BOREAIS - Os melhores lugares

O que são as auroras boreais

Não vamos entrar aqui em pormenores acerca da explicação mais aprofundada do fenómeno mas, de uma forma simplificada, as auroras boreais resultam da luz emitida por partículas na parte superior da atmosfera terrestre, levadas a isso por choques com partículas que chegam do sol a altas velocidades (o chamado “vento solar”). A cor vermelha das auroras boreais é devida ao oxigénio (mas apenas a altitudes elevadas) mas verde é a cor mais habitual nas auroras boreais (também porque o olho humano é mais sensível ao verde) devido ao oxigénio a altitudes mais baixas (ainda assim a mais de 100 km de altitude). O azul e violeta são devidas ao azoto, a baixas altitudes (abaixo de 100 km) e, ocasionalmente, pode observar-se tons amarelos e cor-de-rosa, que resultam da mistura das cores vermelha e verde (ou azul), quando a actividade solar é alta.

VER AURORAS BOREAIS - Os melhores lugares

Onde se pode ver auroras boreais

Uma vez que as auroras boreais resultam da interacção entre o vento solar e a atmosfera terrestre, a sua intensidade depende assim essencialmente de três factores, a actividade solar (que não é constante, tem altos e baixos), as condições atmosféricas (que determinam a visibilidade) e a latitude do lugar. Um dia com alta actividade solar pode mesmo assim não ser um bom dia, muito simplesmente se o céu estiver nublado, impedindo a visualização das auroras (uma vez que estas acontecem a altitudes de cerca de 120 a 200 km). E, claro, devida à luz do sol que se sobrepõe a tudo o resto, só se pode ver auroras boreais de noite!

Quanto à latitude, a interacção do vento solar com as partículas da atmosfera é mais forte onde o campo magnético da Terra é mais intenso, ou seja, nas zonas juntos aos pólos magnéticos da Terra. A região da Terra onde se pode ver auroras boreais é designada por oval auroral, com centro nos pólos magnéticos terrestres e as sua posição e dimensão dependem da actividade geomagnética, medida por um índice que vai desde 0 (actividade mínima) até 9 (actividade máxima).

VER AURORAS BOREAIS - Os melhores lugares
VER AURORAS BOREAIS - Os melhores lugares

Fonte: https://www.spaceweatherlive.com/en/auroral-activity/auroral-oval.html

Quando a actividade é alta, a oval cresce para latitudes mais baixas, sendo que, em casos excepcionais, se pode ver auroras boreais no território francês e até no norte de Espanha e Portugal (lembro-me da minha avó contar que tinha visto uma aurora boreal quando era pequena…). No entanto, em condições normais, a oval estende-se entre os 65 e 75 graus de latitude, fazendo do Árctico, em particular da região em redor e um pouco acima do Círculo Polar Árctico (linha a 66°33’N). Ou seja, as melhores regiões e países para se ver auroras boreais são o norte da Noruega, Finlândia, Suécia, Canadá, Rússia, e ainda a Islândia, Gronelândia (Dinamarca), Alasca (EUA), e Svalbard (Noruega).

NOTA: Temos falado das auroras boreais, mas também existem as auroras austrais (no hemisfério sul). No entanto, estas são menos fotografadas simplesmente porque a região onde se pode ver auroras austrais, em torno da Antárctida, não tem população humana permanente.


OS MELHORES LUGARES PARA VER AURORAS BOREAIS


Apesar de toda a região do Árctico ser privilegiada para se ver auroras boreais, só vamos incluir nas nossas sugestões lugares em que já tenhamos estado. Em alguns casos, estivemos nestes lugares numa altura do ano que não era a mais indicada (muito a norte, no Verão, as noites são muito curtas), mas são, ainda assim, dos melhores lugares para ver auroras boreais. Fica então aqui a nossa lista dos melhores lugares para ver auroras boreais.

1. Tromso na Noruega

O norte da Noruega é um dos melhores locais do mundo para ver auroras boreais, pois mesmo com índices de actividade baixos, tem-se boas hipóteses de as testemunhar, sendo que ver auroras boreais em Tromso atrai visitantes de todo o mundo. Localizada um pouco acima dos 69°N de latitude, Tromso é mesmo considerada a “capital” mundial para se ver aurora boreais.

VER AURORAS BOREAIS - Os melhores lugares

Em Tronso há duas modalidades de excursões para ver auroras boreais, uma em movimento, outra num local específico. Na primeira, anda-se numa van ou mini-autocarro “à caça de auroras boreais”, ou seja, em busca dos melhores lugares para ver auroras boreais.

Marque aqui a sua excursão em movimento para ver auroras boreais em Tromso.

VER AURORAS BOREAIS - Os melhores lugares

Na segunda opção, mais confortável, vai-se para um acampamento, onde se pode ter uma refeição quente e estar à volta de uma fogueira, e se espera para ver auroras boreais.

Pode marcar aqui a sua excursão num acampamento em Tromso para observar Auroras Boreais.

VER AURORAS BOREAIS - Os melhores lugares

Há outra opção, que acrescenta a oportunidade de andar num trenó de renas e de alimentar as renas.

Pode marcar aqui a sua excursão num acampamento em Tromso, com trenó de renas, para observar Auroras Boreais.

VER AURORAS BOREAIS - Os melhores lugares

2. Longyearbyen em Svalbard na Noruega

O arquipélago de Svalbard, cuja ilha principal se chama Spitsbergen, pertence à Noruega e a sua capital, a cidade de Longyearbyen, é a cidade (permanentemente habitada) mais a norte do globo, situando-se um pouco acima dos 78ºN de latitude! Devido à sua posição tão a norte (a pouco mais de 1000 km do Pólo Norte!), no Verão há dia ininterrupto durante quase 3 meses, e no Inverno há quase 3 meses de noite eterna! Longyearbyen tem assim óptimas condições para ver auroras boreais.

VER AURORAS BOREAIS - Os melhores lugares

3. Reykjavik na Islândia

Reykjavik é a magnífica capital da Islândia e a capital mais setentrional do mundo, um pouco acima dos 64°N de latitude. O extremo norte da ilha da Islândia fica já acima do Círculo Polar Árctico, logo todo este país tem uma posição privilegiada para ver auroras boreais. A capital em si tem bastante poluição visual (as luzes da cidade), mas as excursões não precisam de se afastar muito da cidade para ter condições óptimas para ver auroras boreais.

Marque aqui uma excursão para ver Auroras Boreais a partir de Reykjavik.

VER AURORAS BOREAIS - Os melhores lugares

4. Ver auroras boreais em Kiruna na Suécia

A Lapónia é uma região no norte da Escandinávia, que abrange território de quatro países, Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia, e que corresponde à região onde habita o povo sámi. Para se chegar à Lapónia sueca, pode voar-se ou ir de comboio, a partir de Estocolmo. A cidade de Kiruna é a cidade mais a norte da Suécia, já acima do Círculo Polar Árctico, e é dos melhores lugares para ver auroras boreais na Lapónia Sueca.

Marque aqui a sua excursão em mota de neve para ver auroras boreais em Kiruna.

VER AURORAS BOREAIS - Os melhores lugares

5. Ver auroras boreais em Abisko na Suécia

O Parque Nacional de Abisko, a cerca de 90 km de Kiruna, é provavelmente o melhor lugar para ver auroras boreais na Lapónia sueca, especialmente as localidades de Abisko e Björkliden. Pode fazê-lo numa estação de observação, aquecida e com comida e serviços, ou pode simplesmente lançar-se à estrada, numa excursão em movimento.

Marque aqui a sua excursão para ver auroras boreais no Parque Nacional Abisko.

VER AURORAS BOREAIS - Os melhores lugares

6. Ver auroras boreais em Ilulissat na Gronelândia

A Gronelândia é um dos territórios mais inóspitos do planeta Terra, coberto quase inteiramente por calotes de gelo, mas onde ainda assim existem cidades e aldeias, principalmente na orla costeira do sul. Mas a Gronelândia é um dos poucos locais onde Homem e a Natureza vivem em perfeita harmonia. Ilulissat é a terceira maior localidade da Gronelândia (com pouco mais de 4.000 habitantes) e localizada bem acima do Círculo Polar Árctico, a 69°N de latitude. Apesar de ser conhecida como a capital mundial dos icebergues, à deriva nos fiordes, que vão-se libertando da massa continental de gelo, Ilulissat também é um dos melhores lugares para ver auroras boreais, embora seja o menos acessível desta lista e nós tenhamos estado lá durante o Verão.

VER AURORAS BOREAIS - Os melhores lugares

Seguro de viagem

A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa. Se fizer apenas o seguro simples, o cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto, por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. Sendo assim, este é claramente o melhor seguro do mercado neste momento.  

Pode fazer o seu seguro IATI aqui com 5% de desconto.

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.