Observar auroras boreais num acampamento em Tromso

A nossa experiência a observar AURORAS BOREAIS numa Estação Base | Noruega

Na primeira noite em Tromso tínhamos tido muita sorte a observar Auroras Boreais, especialmente porque o tempo estava completamente nublado. No segundo dia, resolvemos fazer uma tour para observar Auroras Boreais num acampamento. A ideia era, em vez de caçar auroras, esperar num acampamento, no meio do gelo e num sítio escuro, até que as auroras boreais se exibissem nos céus do Árctico. Esta opção é adequada quando os prognósticos meteorológicos dão céu limpo. Aí basta esperar que elas apareçam e contemplar o show da natureza que é observar Auroras Boreais.

O início da viagem para observar auroras boreais

Entrámos, às 18h, num dos dois autocarros parados em frente ao Radisson Blu Hotel, junto com dezenas de outros turistas de todo o mundo (mas especialmente norte-americanos e da Europa Central), e rumámos a Breivikeidet, a cerca de uma hora de Tromso. Esta região é um vale glaciar aberto, e portanto, com boa visibilidade para observar Auroras Boreais. Enrico, um italiano de vinte e poucos anos, era o guia. Quando chegámos ao local, dirigimo-nos para uma tenda sami de madeira, onde nos serviram chá, chocolate quente e um bolo norueguês. O céu estava completamente limpo e nós colocámos as câmaras prontas para disparar. Era hora de esperar para observar Auroras Boreais.

Marque aqui a sua estadia no Radisson Blu Hotel em Tromso.

A empresa empresta tripés (algo que para nós era importante porque tínhamos viajado em low cost, apenas com bagagem de mão, e, portanto, não tínhamos conseguido levar) mas nunca há suficientes para todos os turistas, pelo que tivemos que ser rápidos. A empresa também serve refeições, normalmente uma sopa quente ou um estufado de rena, o que é muito bom para aquecer para quando se vai para o ambiente (exterior) gelado.

A nossa experiência a observar AURORAS BOREAIS numa Estação Base | Noruega

À espera de observar auroras boreais

Esperámos para observar Auroras Boreais… e esperámos… Elas teimavam em não aparecer. As horas iam passando, e nada. Três horas depois, juntámo-nos na conversa a um grupo de jovens que se reuniu à volta de uma fogueira no exterior. Palavra puxa palavra, e estávamos a partilhar experiências de viagem incríveis e a rir. O serão foi passando mas nada de observar Auroras Boreais, nem vê-las.

A nossa experiência a observar AURORAS BOREAIS numa Estação Base | Noruega

Começávamos a ficar frustrados. O céu estava completamente limpo. A estrelas povoavam os céus e até a lua se exibia magistralmente num dos lados, iluminando a noite gélida. Passaram seis horas e nada de observar auroras boreais. Estava na hora de regressar.

A nossa experiência a observar AURORAS BOREAIS numa Estação Base | Noruega

Imediatamente antes de entrar no autocarro de regresso a Tromso, uma Aurora Boreal envergonhada apareceu nos céus. Era tão pequena que quase não dava para apreciar. E desapareceu com a mesma velocidade que apareceu. Não se aguentou mais de três minutos. A frustração dos presentes era evidente. A maioria das pessoas ia voar no dia seguinte e não tinha conseguido observar Auroras Boreais. Tinham apostado tudo na única noite de céu limpo em Tromso. A desolação era o sentimento dominante entre os presentes.

A nossa experiência a observar AURORAS BOREAIS numa Estação Base | Noruega

O regresso a casa com uma surpresa

Quando regressávamos, pelo vidro da janela do autocarro, começámos a ver o céu ficar verde. Toquei no Rui. Era incrível. Enrico correu para o microfone e acordou toda a gente. As Auroras Boreais iluminavam completamente o céu. E era mesmo completamente. Era um espectáculo dos deuses e só para os “deuses”. Foram cinco minutos de actividade intensa e magistral. A aurora ocupava o céu todo. Não se via dançar, apenas iluminava o ceú. Limitámo-nos a observar Auroras Boreais sem emitir qualquer som.

A nossa experiência a observar AURORAS BOREAIS numa Estação Base | Noruega

O autocarro circulava por uma autoestrada e não era possível parar. Tivemos de seguir e só conseguimos sair passado alguns minutos. E só o nosso autocarro saiu. O outro seguiu sem parar em direcção a Tromso. As auroras já estavam menos activas mas ainda povoavam os céus. Já não tínhamos tripés mas, saímos a correr do autocarro, eu coloquei a máquina em cima da mochila, o mais estável possível, e o Rui colocou a Go Pro espetada no gelo. Começámos a fotografar sem saber muito bem o que ia sair dali. Mas, naquele momento, não estávamos preocupados com isso. O espectáculo de observar auroras boreais era mesmo irreal. Sentíamo-nos completamente abençoados por aqueles minutos.

A nossa experiência a observar AURORAS BOREAIS numa Estação Base | Noruega

As Auroras Boreais desapareceram ao fim de poucos minutos. Que show! Era hora de regressar. No final, as coisas acabaram por correr bem pois conseguimos observar auroras boreais mas ficámos com a sensação de que a noite deveria estar a começar ali.

Comparação de tours para observar auroras boreais

Hoje, fazendo um balanço, e conhecendo os dois tipos de tours, pensamos que a probabilidade de observar Auroras Boreais num tour como este é menor do que em movimento. No entanto, estes tours têm muito sucesso em Tromso já que permitem ao visitante estar cómodo e aquecido dentro da tenda, durante toda a noite, e apenas ter que sair quando as auroras aparecem. A desvantagem é que se elas não aparecerem, não há como as ir procurar. Seja como for, conseguir observar Auroras Boreais é mais uma questão de sorte do que de sabedoria. Há muitos factores que interferem na probabilidade de observação das Auroras Boreais e alguns deles não podemos controlar.

Foi por isso que fizemos um artigo para o ajudar a preparar a sua viagem às Auroras Boreais.

A nossa experiência a observar AURORAS BOREAIS numa Estação Base | Noruega

De qualquer das formas, se procura um tour e se encaixa nestas características, esta visita para observar auroras boreais pode ser adequada para si. Se:

  • pretende uma viagem cómoda e aquecida
  • é importante ter comida servida
  • tem pouca mobilidade ou não lhe apetece andar a “caçar” auroras
  • pretende apenas fazer fotografias
  • tem mais noites para tentar ver as auroras
  • quer estar descansado e sem stress
  • o céu vai estar completamente limpo

Então esta viagem é para si!

Pode marcar aqui a sua excursão num acampamento em Tromso para observar Auroras Boreais.

Há outra opção, que acrescenta a oportunidade de andar num trenó de renas e de alimentar as renas.

Pode marcar aqui a sua excursão num acampamento em Tromso, com trenó de renas, para observar Auroras Boreais.

Seguro de viagem para viajar na Europa (cobre Covid-19)

A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta cláusula coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento.  

Pode fazer o seu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.

Se vai fazer uma viagem para observar auroras boreais estes são alguns artigos que lhe podem interessar

  • VISITAR TROMSO – Um artigo cheio de dicas para visitar a capital das Auroras Boreais na Noruega, com tudo o que ver e fazer quando visitar a cidade. Ideal para uma viagem para observar auroras boreais.
  • VER AURORAS BOREAIS – Tudo o que precisa de saber para preparar a sua viagem às auroras boreais ao norte da Europa no Inverno.
  • ROTEIRO EM TROMSO – Roteiro de um dia para visitar os lugares mais importantes na cidade da Noruega. Ideal para uma viagem para observar auroras boreais.
  • RAQUETES DE NEVE EM TROMSO – Um artigo sobre a nossa experiência nos arredores da cidade numa caminhada com raquetes de neve. Ideal para combinar com uma viagem para observar auroras boreais.
  • POVO SÁMI – Um artigo sobre a nossa viagem à Lapónia e a descoberta dos Criadores de Rena da Noruega. Ideal para combinar com uma viagem para observar auroras boreais.
  • VER ORCAS E BALEIAS EM TROMSO – Um artigo sobre a nossa experiência num passeio de barco para ver orcas e baleias nos fiordes da Noruega. Ideal para combinar com uma viagem para observar auroras boreais.
  • AURORAS BOREAIS NUMA ESTAÇÃO – Um artigo sobre a nossa experiência numa viagem às Auroras Boreais numa estação central na Lapónia norueguesa.
  • CAÇAR AURORAS BOREAIS EM MOVIMENTO – Um artigo sobre a nossa experiência numa viagem às auroras boreais sempre em movimento.
  • COMO SE FORMAM AS AURORAS BOREAIS – Um artigo com a explicação científica sobre a formação das Auroras Boreais.
  • VISITAR AS SVALBARD – Um artigo cheio de dicas para visitar as ilhas Svalbard e como visitá-las, com tudo o que ver e fazer no arquipélago da Noruega. Ideal para combinar com uma viagem para observar auroras boreais.
  • MOTA DE NEVE NAS SVALVBARD – O relato da nossa experiência num passeio fantástico de mota de neve no Tempelfjorden nas Svalbard. Ideal para combinar com uma viagem para observar auroras boreais.
  • VISITAR LONGYEARBYN – Um artigo com as nossas dicas para visitar a capital das Svalbard, com tudo o que ver e fazer na cidade. Ideal para combinar com uma viagem para observar auroras boreais.
  • TRENÓ DE CÃES NAS SVALBARD – Um artigo com a partilha da nossa experiência num tour de trenós de cães nas Svalbard. Ideal para combinar com uma viagem para observar auroras boreais.
  • VISITAR O GLACIAR LARS – O nosso artigo sobre o tour que fizemos com trilho e visita à gruta de gelo do glaciar Lars, nas Svalbards, na Noruega. Ideal para combinar com uma viagem para observar auroras boreais.
  • VISITAR A GRUTA DE GELO DO GLACIAR LONGYEAR – Um artigo sobre o tour que fizemos à gruta de gelo do glaciar Longyear, no inverno, nas Svalbard. Ideal para combinar com uma viagem para observar auroras boreais.
  • AS CALOTES POLARES DAS SVALBARD – Um artigo de divulgação científica sobre as calotes polares das ilhas Svalbard na Noruega.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartãoCamera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui..Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

4 Comentários

  1. Imagino como se devem ter sentido frustrados quanto tiveram que partir sem ver as Auroras Boreais! Ainda bem que conseguiram vê-las ainda que tenha sido brevemente e na viagem de regresso, são estes pequenos momentos mágicos que fazem com que as viagens valham tão a pena!

    1. Carla Mota diz: Responder

      É mesmo. Mas há imensas pessoas que voam para Tromso para ver auroras e não conseguem vê-las. Pode ser desolador mesmo.

  2. Que paisagens lindas. Espetacular! Que grande aventura 😉

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.