A Nicarágua é um dos países menos visitado na América Central e, contudo, um daqueles que mais tem para oferecer a todos aqueles que procuram paisagens avassaladoras, vulcões majestosos, ilhas tropicais e exóticas, belas cidades coloniais e muita simpatia e hospitalidade. A Nicarágua é definitivamente um excelente país para se viajar.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
Se vai viajar para a Nicarágua, estes são alguns artigos que lhe podem interessar
- VIAJAR NA NICARÁGUA – Um artigo cheio de dicas práticas para viajar na Nicarágua, nomeadamente regime de entrada na Nicarágua, como chegar à Nicarágua, como se deslocar na Nicarágua, roteiro na Nicarágua, onde dormir na Nicarágua, o que visitar na Nicarágua, onde comer na Nicarágua, condições de segurança na Nicarágua, etc.
- VISITAR LÉON – NICARÁGUA – Este é um artigo cheio de dicas e de lugares que não pode perder quando visitar a magnífica cidade de Léon, na Nicarágua. Com imensas sugestões do que fazer nesta cidade da Nicarágua e nos arredores, nomeadamente praias e vulcões.
- VISITAR GRANADA – NICARÁGUA – Este é um artigo cheio de dicas e de lugares que não pode perder quando visitar a magnífica cidade de Granada, na Nicarágua. Com imensas sugestões do que fazer na cidade de Granada e nos arredores, nomeadamente praias, ilhas, florestas e vulcões na Nicarágua.
- VISITAR A ILHA OMETEPE – Este é um artigo cheio de dicas e de lugares que não pode perder quando visitar a maravilhosa ilha de Ometepe, um paraíso na Nicarágua. Neste artigo tem imensas sugestões do que fazer nesta ilha da Nicarágua, como deslocar-se, o que conhecer, onde comer e dormir e muitas actividades para conhecer este lugar idílico da Nicarágua.
DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR E VIAJAR NA NICARÁGUA
Se está a programar uma viagem para a Nicarágua estas são as dicas práticas que deve saber durante o processo de planeamento, já que lhe permitirão resolver imensos problemas em viagem na Nicarágua.
Qual a melhor altura para visitar a Nicarágua
A Nicarágua tem duas estações bem definidas, a estação seca e a estação das chuvas. A melhor altura para visitar a Nicarágua é na estação seca que vai desde Dezembro a Abril, quando os dias estão soalheiros, com temperaturas a rondar os 26ºC a 28ºC. A estação das chuvas na Nicarágua, entre Maio e Novembro, limita mais as viagens na Nicarágua porque quase todos os dias chove ao final do dia. Contudo, nós viajámos na Nicarágua na estação das chuvas, em Agosto, e não houve grandes limitações. Choveu muitos dias ao final da tarde e a única coisa que realmente foi condicionada foi o pôr-do-sol, que raramente existia. Ainda assim, valeu bem a pena viajar nesta altura na Nicarágua.
Como chegar à Nicarágua
Viajar para a Nicarágua é fácil já que há voos internacionais desde vários países da América e também desde a Europa. É fácil também cruzar fronteiras terrestres na Nicarágua, desde que conheça as fronteiras abertas e os procedimentos de entrada na Nicarágua.
Viajar para a Nicarágua de avião
A melhor forma de chegar à Nicarágua é voar. Se vier da Europa o mais conveniente é viajar para a Nicarágua desde Madrid com a Ibéria pois há voos directos e evita as escalas pelos EUA. Pode encontrar aqui neste site os voos para a Nicarágua aos melhores preços. Experimente várias datas e preços para tentar as melhores opções para chegar à Nicarágua.
DICA EXTRA – Durante a pandemia os voos da União Europeia para os EUA estão cortados ao público em geral. A população do espaço Schengen não podia voar para os EUA (nem para fazer escala) a não ser que estivesse há mais de 15 dias fora da Europa. Isto limita muito os voos para a Nicarágua. Sendo assim, quando marcar o seu voo para a Nicarágua tenha cuidado e não marque com escala nos EUA, caso contrário poderá ser impedido de embarcar para a Nicarágua.
Viajar para a Nicarágua por terra
Pode também entrar e sair da Nicarágua por terra. Foi isso que nós fizemos na Nicarágua. Nós atravessámos desde El Salvador para a Nicarágua, passando pelas Honduras. E depois, na saída, da Nicarágua para a Costa Rica.
Cruzar a fronteira de El Salvador para a Nicarágua
Para atravessar de El Salvador para a Nicarágua há, basicamente, duas possibilidades:
- BARCO PARA A NICARÁGUA – uma das possibilidades é de barco, entre La Union e Potosi, através do Golfo da Fonseca, na Nicarágua. Esta fronteira da Nicarágua está encerrada na prática depois da pandemia porque os barcos deixaram de operar. Os barcos eram operados por uma agência chamada Ruta del Golfo. Veja se já abriu.
- AUTOCARRO PARA A NICARÁGUA – a outra opção, que é a mais usada, é apanhar um autocarro em San Salvador, atravessar as Honduras e chegar à Nicarágua, a Manágua. Esta viagem para a Nicarágua demora cerca de 10 horas. Nós viajámos de autocarro para a Nicarágua mas também se pode fazer de carro próprio. Há duas companhias que fazem este trajecto de autocarro para chegar à Nicarágua, a Ticabus e a Transportes del Sol. Nós viajámos para a Nicarágua na segunda porque a primeira não tinha viagens para o dia em que queríamos. A segunda tinha saídas diárias para a Nicarágua. Comprámos os bilhetes de autocarro na companhia dois dias antes (mas eles nem queriam vender com tão pouca antecedência por causa das formalidades do Covid-19) por 60 USD/pessoa. O autocarro saiu às 8h da manhã de San Salvador e acabou por chegar a Manágua, na Nicarágua, quase à meia-noite. O tempo da viagem depende sempre do tempo que demora a passagem das fronteiras, especialmente de entrada na Nicarágua, onde os oficiais revistam minuciosamente as bagagens. Para atravessar as fronteiras das Honduras e da Nicarágua tivemos que pagar 19 USD/pessoa. Nós demos este dinheiro à menina do autocarro e ela geriu todos os pagamentos ao longo do caminho na Nicarágua.
Cruzar a fronteira entre Nicarágua e a Costa Rica
Entre a Costa Rica e a Nicarágua a fronteira mais popular e fácil de atravessar é em Peñas Blancas. Há autocarros desde Manágua, Ribas e Granada que vão até à fronteira na Nicarágua. Se vier de Ometepe, o mais fácil é no porto de San Jorge apanhar logo um táxi até à fronteira da Nicarágua. Foi isso que nós fizemos e pagamos 500 córdobas até à fronteira de Peñas Blancas (cerca de 12€).
Na fronteira da Nicarágua é preciso pagar duas taxas em dólares por isso convém ter notas pequenas para poder fazer estes pagamentos do lado da Nicarágua:
- 1 USD – Taxa fronteiriça na Nicarágua
- 3 USD – Taxa de saída da Nicarágua
Depois há que caminhar cerca de 300 metros para poder entrar na Costa Rica. Do lado da Costa Rica parece nem haver fronteira. Caminhe até encontrar um edifício do lado direito da estrada. Aí terá que entrar por uma rua e depois a porta fica do lado esquerdo dessa rua. Em frente é onde param os autocarros que vão para Libéria. Há autocarros a todas as horas. Para entrar na Costa Rica não é preciso pagar nada.
Procedimentos e cuidados na entrada na Nicarágua
Para entrar na Nicarágua são necessários vários documentos e efectuar vários procedimentos. Não se desencoraje por isso mas aqui vai a lista do que precisa para entrar na Nicarágua:
- Teste PCR negativo à covid-19 até 72 horas de antecedência (não são aceites certificados de vacinação ou recuperação da doença, só teste PCR, na Nicarágua).
- Registo online no site oficial da Nicarágua
- Enviar por email a informação sobre o seu voo, bus, número de passaporte, data de caducidade do passaporte, data de nascimento e resultado de teste Covid-19 para a companhia aérea com quem viaja ou para a companhia de autocarros da Nicarágua. Se viajar de carro ou cruzar sozinho a fronteira da Nicarágua, tem que enviar estes documentos para os seguintes emails: solicitudes@migob.gob.ni, direccionconsular@migob.gob.ni, preyes@migob.gob.ni
- Se tiverem viajado para um país com febre amarela têm que mostrar a vacina da Febre Amarela à entrada na Nicarágua.
Drones na Nicarágua
Os drones são expressamente proibidos na Nicarágua. Se tentar entrar com algum no aeroporto da Nicarágua eles são confiscados. O mesmo acontece nas fronteiras terrestres na Nicarágua. O controle das bagagens na Nicarágua é feito com raio X. É expressamente proibido usar drone na Nicarágua e o seu uso é considerado um acto de espionagem. Não arrisque na Nicarágua. Apostamos que não vai gostar nada das prisões da América Central!
Condições de segurança na Nicarágua
As condições de segurança na Nicarágua, à semelhança da maioria dos países da América Central, não são muito boas, contudo não se desencoraje.
- Manágua, a capital da Nicarágua, é a cidade mais perigosa do país e aí deve ter a sua atenção redobrada. Contudo, a cidade da Nicarágua é relativamente segura durante o dia e basta ter os cuidados redobrados para não ter problemas. Evite andar em bairros mais perigosos e em zonas vazias da capital da Nicarágua. À noite sim, Manágua é uma cidade perigosa. Evite sair à noite e, se o fizer, use o táxi para regressar ao hotel. Na Nicarágua não há Uber.
- Granada é mais segura mas ainda assim deve redobrar a sua atenção especialmente durante a noite e ter cuidados na Nicarágua. As zonas mais turísticas da cidade da Nicarágua estão patrulhadas por polícia fardada e à paisana, por isso, durante o dia, não haverá grande problema. Mais uma vez, à noite, evite andar na rua. Apanhe um táxi.
- A cidade de Léon é muito mais relaxada e segura do que Granada ou Manágua na Nicarágua. Aí nós já andámos à noite na estrada, com cuidados, claro, mas tudo parecia mais ligeiro na Nicarágua.
- A ilha Ometepe é um paraíso de segurança na Nicarágua comparada com o resto da Nicarágua. Como é uma ilha toda a gente se conhece e o turismo é muito importante como fonte de rendimento das populações, por isso é muito improvável que tenha problemas nesta zona da Nicarágua. Contudo, deve tomar precauções normais e não deixar os seus pertences sozinhos nas praias, por exemplo.
DICA EXTRA – Todos os taxistas que usámos na Nicarágua foram apanhados na estrada, de dia ou de noite. Nunca tivemos qualquer problema e foram sempre muito simpáticos e hospitaleiros. Mesmo em Manágua, capital da Nicarágua, quando chegamos ao terminal de bus quase à meia-noite foi um taxista da estrada que apanhámos. Podia ter corrido menos bem mas a verdade é que não correu. Estava com a mulher e foi-nos levar ao hotel, que demorou imenso tempo a encontrar, e foi muito simpático.
Seguro de viagem para a Nicarágua
A IATI tem um seguro que é especial para viagens internacionais e ideal para viajar para a Nicarágua. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar para a Nicarágua. Nós fizemos o seguro IATI Estrela e pagámos cerca de 220€ para os dois para cerca de uma mês de viagem. Outra boa opção é o IATI Mochileiro se for ficar na América Central ou em viagem na Nicarágua mais tempo. Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.
DICA EXTRA – Não facilite, não viaje para a Nicarágua sem seguro de viagem. Os cuidados de saúde públicos na Nicarágua são muito precários e se necessitar de alguma coisa vai ser muito complicado desenrascar-se sem seguro.
Se procura mais informação sobre seguros de viagem veja estes artigos
- SEGURO DE VIAGEM IATI – Toda a informação que precisa para fazer um seguro de viagem da IATI está neste artigo, inclusive link para ter 5% de desconto.
- SEGURO DE VIAGEM COM COBERTURA COVID 19 – Tudo o que precisa de saber para viajar com seguro que tenha cobertura Covid e inclusive cancelamento.
- UM SEGURO DE VIAGEM PARA TODO O ANO – Sabia que pode fazer um seguro de viagem que dá para todas as viagens que fizer nesse ano? Pois tudo o que precisa de saber está aqui.
- SEGUROS DE VIAGEM – IATI ou WORLDNOMADS? – Uma comparação entre os dois seguros de viagem mais populares em Portugal
- SEGURO DE VIAGEM PARA VOLTA AO MUNDO – Tudo o que precisa de saber para escolher um seguro de viagem para uma Volta ao Mundo.
Como deslocar-se na Nicarágua
Na Nicarágua o melhor é deslocar-se de autocarro. Os autocarros públicos na Nicarágua são seguros e muito baratos. Tenha só cuidado com a sua bagagem na Nicarágua e sente-se perto dela para não a perder de vista (cuidado básico para quem viaja na América Central). Pode fazer várias viagens na Nicarágua também de van, são carrinhas mais pequenas, que levam cerca de 10 pessoas e por isso mais rápidas. São boas opções em Léon, Granada e Manágua, na Nicarágua. Na ilha Ometepe, o ideal é alugar mota para explorar a ilha da Nicarágua. Alugar carro não é muito popular na Nicarágua porque há muita polícia corrupta mas se quiser fazê-lo use este link. Para chegar à ilha Ometepe tem que atravessar de ferry ou de lancha. Sobre cada uma das viagens em particular vamos partilhar as informações na parte do roteiro a viajar na Nicarágua.
Onde dormir na Nicarágua
Na Nicarágua pode alojar-se em hotéis de classe superior, desde cadeias internacionais, até hostels ou cabanas. O preço dos alojamentos são razoáveis e uma cama num dormitório ronda os 8€, um quarto duplo num hotel standard os 30€ e num hotel melhor os 60€-80€. Se procura hotéis de topo na Nicarágua também existem mas não são muitos. Nós marcamos sempre os nossos alojamentos na Nicarágua com antecedência no booking.com. Geralmente temos alguns cuidados na escolha dos alojamentos. Estes são os cuidados que temos na Nicarágua:
- escolhemos sempre alojamentos com cancelamento gratuito na Nicarágua
- privilegiamos os alojamentos na Nicarágua localizados no centro das cidades históricas
- nas praias da Nicarágua gostamos de alojar-nos também no centro mas, se possível, em frente ao mar
- escolhemos sempre quartos duplos com casas de banho privadas na Nicarágua
- privilegiamos hostels ou hotéis com piscinas porque o mar na Nicarágua não é do melhor para ir a banhos
- gostamos de quartos duplos em hostels porque estes têm tudo o que um viajante necessita, inclusive tours na Nicarágua
- quando marcamos um alojamento só para uma noite temos em conta a localização dele em relação à estação de autocarro/comboio onde vamos chegar e/ou partir na Nicarágua
Quantos dias preciso para visitar a Nicarágua
Para visitar a Nicarágua precisa do número de dias que quiser, essa é a verdade. Nós estivemos quase duas semanas na Nicarágua e fizemos apenas a zona oeste da Nicarágua. Não tivemos tempo de explorar a parte oriental e as ilhas das Caraíbas da Nicarágua. Terá que ficar para uma próxima oportunidade na Nicarágua. Contudo, se quiser percorrer o país todo, o ideal é ter cerca de três a quatro semanas na Nicarágua. Pode também atravessar a Nicarágua, como muitos viajantes fazem, conhecendo apenas Léon, Granada e Ometepe e aí necessitará apenas de uma semana na Nicarágua. Sendo assim, o número de dias que necessita para visitar a Nicarágua dependerá obviamente do tempo que tem disponível. Nós aconselhamos um mínimo de 10 dias para visitar e viajar na Nicarágua.
Quanto custa uma viagem na Nicarágua
Viajar na Nicarágua é económico. A Nicarágua tem um custo de vida mais baixo do que Portugal. Os tours e passeios turísticos na Nicarágua são as coisas mais caras que vai encontrar. Para ter uma ideia, há alguns preços na Nicarágua que podem servir de indicador:
- garrafa de água na Nicarágua – 0.40€
- refeição na rua na Nicarágua – 2€/pessoa
- refeição num restaurante – 12€/pessoa
- quarto duplo num hotel na Nicarágua – 30€/noite
- autocarro para 200 km na Nicarágua – 7€/pessoa
- táxi na cidade – 2€
- tour para meio dia na Nicarágua – 40€/pessoa
ROTEIRO PARA VIAJAR 15 DIAS NA NICARÁGUA
O que vamos partilhar aqui foi o roteiro que fizemos na Nicarágua. Nós fizemos esta viagem na Nicarágua em cerca de duas semanas mas pode adaptar e fazer mais rápido ou até mais lentamente.
DIA 1 – Chegar à Nicarágua e visitar Manágua
Aproveite o primeiro dia na Nicarágua para ajustar o jet-lag (acredite que vai precisar) se chegar por avião! Se se sentir com energia pode explorar a cidade da Nicarágua. Se não se sentir, acrescente aqui mais um dia ao seu roteiro na Nicarágua. Quando chegar a Manágua, na Nicarágua, há determinadas coisas que podem ser interessantes fazer:
- comprar um SIM card para usar telemóvel e internet por dados na Nicarágua. Nós compramos um cartão da Vodafone num centro comercial em Manágua. Custou 300 córdobas (cerca de 7€) e tinha 10 Gb de internet.
- levantar dinheiro na Nicarágua na moeda local, córdobas. Apesar de haver dólares em circulação, a maioria dos lugares da Nicarágua não usam dólares no dia à dia (ou então inflacionam os preços). Para levantar dinheiro pode usar o cartão Wise e evitar o pagamento das taxas de levantamento. Lembre-se o dólar na Nicarágua é moeda de turista.
Onde dormir em Manágua na Nicarágua
Em Manágua, a capital da Nicarágua, é conveniente escolher um bom local para se alojar, especialmente no que toca à localização. Há bairros mais complicados na cidade, ligados a marginalidade e criminalidade e por isso veja bem onde se vai alojar. Essa foi a nossa principal preocupação na escolha do alojamento em Manágua na Nicarágua. Depois queríamos também um alojamento razoável na Nicarágua já que os alojamentos mais baratos nas grandes cidades da América Central podem ter episódios de roubos nos quartos. Veja isso nos comentários quando marcar o seu alojamento na Nicarágua. Assim, depois de muito pesquisar, resolvemos alojar-nos no Hotel Casa Colonial Boutique, um boutique hotel histórico, edificado numa casa colonial e muito bonito. A cama e o quarto eram maravilhosos, espaçosos e com um bom pequeno-almoço e wc. Mas o melhor de tudo era a localização, numa área perfeitamente segura da cidade na Nicarágua. A zona do Metrocentro e a Zona Rosa são os melhores locais da cidade no que toca à segurança na Nicarágua. O que deve evitar na cidade são Ruben Dário, San Domingo, 9 Julio, San Judas, Altagracia, Loma Linda e El Recreo. Evite os locais onde tem estações de autocarro e mercados pois nesses hostels e hotéis os roubos são frequentes. Se não tiver vaga no hotel onde ficamos, outros que recomendamos na cidade de Manágua são:
- Hotel Posada Don Pantaleon
- Elements Hotel Boutique
- Hotel Colibri
- Hotel Los Robles
- Hilton Princess Managua (gama superior)
- Managua Backpackers Inn (hostel)
O que visitar em Manágua na Nicarágua
A cidade de Manágua não é uma cidade da Nicarágua especialmente bonita, aliás, tem poucos locais de interesse mas os maiores estão concentrados naquilo que é conhecido na cidade como “zona monumental”. Sendo assim, quando chegar a Manágua, na Nicarágua, aproveite para visitar:
- Malecón de Manágua
- Paseo Xolotlan (é o parque de diversões e convívio com uma espécie de “Portugal dos Pequeninos” e um avião)
- Monumento a Simon Bolivar
- Teatro Nacional Rubén Darío
- Plaza de la Revolución da Nicarágua
- Monumento Ruben Dario
- Catedral de Santiago Apóstol (a Catedral Velha de Manágua)
- Palácio Nacional (hoje Museu Nacional)
- Parque Central da Nicarágua
- Plaza de la Paz, Vida y Esperanza
- Porto Salvador Allende
Manágua também é um bom ponto de partida para fazer várias tours na Nicarágua que cobrem os principais locais da Nicarágua. Estas são algumas das tours que pode fazer desde Manágua, na Nicarágua:
- Tour para fazer sandboarding no vulcão Cerro Negro desde Manágua (também é possível fazer desde Granada).
- Tour privado a San Juan del Sur desde Manágua (também é possível desde Granada).
- Pode fazer um tour privado desde Manágua até ao vulcão Masaya (também é possível desde Granada). Pode marcar aqui.
- Tour de 3 dias pelo melhor da Nicarágua em Granada, Masaya e Léon, desde Manágua.
- Também pode chegar ao vulcão Mombacho desde Manágua, num tour privado.
- Pode marcar aqui um tour desde Manágua para conhecer a cidade de Léon.
- Pode marcar aqui uma tour de um dia desde Manágua para visitar Granada, incluindo um passeio de barco em Las Isletas.
DIA 2 – Visitar Léon na Nicarágua
Neste dia na Nicarágua desloque-se de Manágua para Léon e aproveite para visitar a cidade colonial de Léon. Apanhe um transporte para Léon. Léon é uma das mais belas cidades da Nicarágua e é muito fácil lá chegar.
Como viajar de Manágua para Léon
- Apanhe um táxi em Manágua até ao Terminal de UCA (em frente à Universidade Centro Americana) e aí apanhe uma van para Léon na Nicarágua. Um táxi dentro de Manágua custa cerca de 100 córdobas (2.3€). Tenha cuidado porque nesta zona há muitos carteiristas.
- Apanhe uma van para Léon. As vans levam cerca de 10 a 15 pessoas e estão sempre a sair. Não deve esperar mais de 15 minutos a qualquer hora do dia. Cada lugar na van custa 70 córdobas (cerca de 1.6€). Nós pagámos 3 lugares para poder levar as nossas mochilas ao nosso lado. A viagem demora cerca de 1h30 entre Manágua e Léon, na Nicarágua.
- A van chega ao terminal de bus de Léon. Um táxi do terminal de Léon para o centro da cidade custa entre 60 e 80 córdobas, dependendo da sua capacidade de negociação na Nicarágua.
Onde dormir em Léon na Nicarágua
Em Léon há lugares maravilhosos para se alojar, acredite. Até os hostels são fantásticos. Nós ficámos alojados no The Spot Hostel León, um hostel a 100 metros da praça principal da cidade da Nicarágua. A localização era quase imbatível, assim como a hospitalidade. É um hostel simples com uma família muito simpática na Nicarágua. Nós ficamos num quarto duplo com casa de banho, um pequeno almoço delicioso (o melhor que comemos na Nicarágua, com panquecas de banana e chá frio todas as manhãs) e pagámos 59€ para três noites, o que dá cerca de 19€/noite para duas pessoas.
- Mas esta cidade da Nicarágua está cheia de outras boas opções. A nossa escolha teria recaído sobre o Hotel El Convento Leon Nicaragua mas era um bocado caro para nós. É o melhor hotel da cidade, numa casa colonial e com todo o requinte e carisma que se pretende num local como este na Nicarágua.
- Um dos lugares mais populares em Léon é o ViaVia Leon, um hotel que alia preço e qualidade na Nicarágua, muito bem localizado, e que alberga a principal agência de tours e passeios da cidade. Sendo assim é uma excelente opção para quem procura alguma comodidade na Nicarágua.
- Para quem procura outros hotéis de gama média há o Hotel la Perla Leon e a Casa de Los Berrios, também muito bons e bem localizados na Nicarágua.
- Para quem procura hostels, o Poco a Poco Hostel também é uma boa opção nesta cidade da Nicarágua.
O que visitar a cidade de Léon na Nicarágua
A cidade de Léon é uma cidade colonial maravilhosa e cheia de locais incríveis e lindos para conhecer na Nicarágua. Para nós é a cidade colonial mais bonita da Nicarágua e uma das mais belas da América Central. Para não perder nada na cidade da Nicarágua, inclusive os melhores locais para comer e explorar, veja este nosso artigo.
- VISITAR LÉON – NICARÁGUA – Este é um artigo cheio de dicas e de lugares que não pode perder quando visitar a magnífica cidade de Léon, na Nicarágua. Com imensas sugestões do que fazer na cidade e nos arredores, nomeadamente praias e vulcões.
- Se pretender fazer um tour guiado pela cidade colonial de Léon, na Nicarágua, não perca este tour.
DIA 3 – Visitar o Vulcão Telica e subir e descer o vulcão Cerro Negro de Sandboard
Duas das coisas mais fantásticas que pode fazer em Léon é ver o nascer ou pôr do sol no vulcão Telica e fazer sandboard no vulcão Cerro Negro na Nicarágua. E pode combinar e fazer tudo num dia. Nós fizemos o nascer do sol, que foi maravilhoso! Mas acreditamos que o pôr-do-sol também o seja. Porém, como viajámos na época das chuvas, ao fim do dia estava quase sempre a chover, por isso apostámos mesmo no nascer do sol. E foi pura magia!
Da parte da tarde, ou ainda da parte da manhã, aproveite para fazer outra das maravilhas da Nicarágua. Subir ao vulcão Cerro Negro, completamente negro da lava da última erupção, com escoadas que descem da cratera até às florestas lá em baixo. Subir o vulcão é maravilhoso mas descer de sandboard também o é! Esta é uma das aventuras que deve mesmo fazer parte da sua viagem na Nicarágua.
DICA EXTRA – Nós neste dia resolvemos fazer quatro vulcões da Nicarágua juntos. O chamado Volcano Challenge. Não aconselhamos porque da parte da tarde os dois últimos vulcões são muito puxados e não há tempo para apreciar a montanha e o contexto. Não vale mesmo a pena. O total dos quatro vulcões são quase 30 km e cerca de 2 mil metros de desnível. Só aconselhamos a quem gosta mesmo de desafios físicos.
DIA 4 – Visitar o vulcão Momotombo e visitar Léon Viejo
No terceiro dia em Léon aproveite para conhecer uma das mais belas paisagens da Nicarágua, as margens do lago Xolotlán (ou lago Manágua) desde Puerto Momotombo. As margens do lago são maravilhosas e as comunidades de pescadores são ainda tradicionais. Dali as vistas sobre o vulcão Momotombo e a ilha Momotombito são de cortar a respiração. Aproveite para desfrutar do lago e até almoçar com aquelas vistas num dos restaurantes locais da Nicarágua.
Da parte da tarde não perca uma visita a Léon Viejo e às ruínas e museu da cidade. A visita é guiada por uma guia local e é muito interessante porque cada lugar está cheio de histórias incríveis para contar. Não perca as vistas maravilhosas sobre o lago e o vulcão do antigo recinto da fortaleza da cidade velha.
DICA EXTRA – É possível subir o vulcão Momotombo na Nicarágua. A ascensão demora entre 5 e 8 horas, dependendo da condição e ritmo da pessoa. Nós acabamos por não fazer, embora estivesse nos nossos planos iniciais, porque no dia anterior tínhamos ficado extremamente cansados.
DIA 5 – Visitar o Vulcão El Hoyo e a laguna de Asososca
Neste dia na Nicarágua aproveite para fazer um trilho que o leva ao vulcão Las Pillas, ao Vulcão El Hoyo (e à sua falsa cratera), passando pelo Cerro de Asososca e terminando na Laguna Asososca, também conhecida como El Tigre. Nesta última poderá ir a banhos. Este trilho são cerca de 15 km. Do início do trilho até ao vulcão El Hoyo são cerca de 3 horas de caminhada e depois do vulcão até à laguna mais 3 horas. Estes tempos não contam com o tempo de ascensão ao vulcão El Hoyo. É, portanto, uma actividade para um dia inteiro. Faça este trilho com uma agência local da Nicarágua pois ele não está marcado nos mapas nem nas apps.
DIA 6 – Visitar las Peñitas e relaxar na praia
No último dia em Léon aproveite para ir relaxar até à praia mais próxima da cidade, a praia de Las Peñitas, que fica a cerca de 20 km, aproximadamente 20 minutos de táxi ou 45 minutos de autocarro. Os autocarros para Las Peñitas saem do terminal de bus e são bastante baratos. Custam cêntimos. Um táxi, ida e volta, esperando por si na praia, custa 700 córdobas, aproximadamente 16€.
A praia de Las Peñitas quase não é visível da estrada tal a densidade de cafés, restaurantes e hotéis contruídos na primeira linha do mar por isso vai ter que entrar por um restaurante para aceder à praia. Nós entramos pela Playa Roca e foi nesse bar que estivemos na praia e a almoçar. Gostámos bastante.
DIA 7 – Visitar Granada na Nicarágua
Ao sétimo dia na Nicarágua está na hora de mudar de local e partir para outro destino, desta vez Granada. Terá que passar por Manágua já que devido à pandemia deixou de haver transporte directo desde Léon para Granada, contudo, não tem nada que saber.
Como viajar de Léon para Granada
- Apanhe um táxi até ao terminal de bus de Léon. Um táxi desde o centro até ao terminal não custará mas do que 80 córdobas (1.8€).
- Apanhe um van de Léon para Manágua. As vans estão sempre a sair e não deve esperar mais de 15 minutos. Cada lugar na van custa 70 córdobas (cerca de 1.6€). Mais uma vez, nós pagámos 3 lugares para poder levar as nossas mochilas ao nosso lado. A viagem demora cerca de 1h30 entre Léon e Manágua.
- A van chega ao terminal da UCA (em frente à Universidade Centro Americana) em Manágua. Tenha cuidado porque nesta zona de Manágua há muitos carteiristas. Aí basta mudar de autocarro. A van ou bus para Granada sai a 100 metros de distância do local onde pára a de Léon. Pergunte ao seu motorista quando chegar.
- As vans ou micro buses para Granada saem com frequência e custam 100 córdobas por pessoa. Mais uma vez pagámos 3 lugares para poder levar as mochilas ao nosso lado. A viagem demora cerca de 1h30.
- As vans e os micro buses para Granada param no parque Central, no centro de Granada. Este é o melhor local para sair pois é aí que estão os melhores hotéis e hostels da cidade.
Onde dormir em Granada na Nicarágua
Em Granada, na Nicarágua, nós alojamo-nos no hostel mais popular da cidade e o centro de encontro dos viajantes, o Oasis Hostel. O hostel é muito fixe, grande e com bom ambiente mas os quartos são muito básicos e pouco cómodos. Para nós isso não foi problema porque só íamos lá dormir. O hostel tem piscina e é fácil marcar tours lá. O nosso quarto tinham wc e pequeno-almoço incluído, e custou-nos 63€ para três noites, o que faz 21€/noite para duas pessoas.
- No entanto, se procura outros hostels, alguns até com mais glamour, tem o Selina Granada, imbatível na localização, ou o Hostel De Boca en Boca.
- Se procura mais glamour, os melhores hotéis da cidade são o Hotel Plaza Colon (imbatível na localização e no requinte colonial), o Hotel Patio del Malinche e o Hotel Real La Merced.
- Se procura um hotel com boa relação preço qualidade de gama média, a Casa del Agua, o El Arca de Noe, o Hotel con Corazón e o Hotel La Gran Francia.
O que visitar na cidade de Granada na Nicarágua
A cidade de Granada, na Nicarágua, é uma cidade colonial linda e cheia de segredos para descobrir, dentro e nos arredores. Para não perder nada na cidade, inclusive os melhores locais para comer e explorar, desde vulcões e ilhas, veja este nosso artigo.
- VISITAR GRANADA – NICARÁGUA – Este é um artigo cheio de dicas e de lugares que não pode perder quando visitar a magnífica cidade de Granada, na Nicarágua. Com imensas sugestões do que fazer na cidade de Granada e nos arredores, nomeadamente praias, ilhas, florestas e vulcões.
- Se quiser fazer um passeio em Granada, na Nicarágua, com charrete de cavalos incluído, pelos lugares mais icónicos da cidade colonial, marque aqui.
- Se achar que não tem tempo de visitar a ilha Ometepe saiba que pode visitar em tour desde Granada. Pode marcar aqui.
DIA 8 – Visitar a Floresta das Nuvens no vulcão Mombacho e a laguna de Apoyo na Nicarágua
Bem pertinho de Granada fica um dos vulcões mas imponentes da Nicarágua, o vulcão Mombacho. Chegar ao vulcão não é difícil porque os autocarros que vão para Ribas podem parar mesmo no corte (peça ao motorista). Mas depois há que subir o vulcão. Se não tiver carro não se preocupe. Pode pagar um lugar num jipe até ao cume. Os carros pessoais também podem passar do parque de estacionamento mas, a não ser que leve várias pessoas, o preço é quase o mesmo. Nós pagámos 44 dólares pelo transporte para o cume no jipe e pelos bilhetes para duas pessoas. Terá que pagar para entrar no parque do vulcão Mombacho. Depois de pagar, segue no jipe e no topo pode escolher fazer vários trilhos. O trilho da Caldeira é o mais popular e foi esse que nós fizemos.
- Pode marcar o seu tour ao vulcão Mombacho, desde Gramada na Nicarágua, aqui. Vai adorar.
- Também pode chegar ao vulcão Mombacho desde Manágua, num tour privado.
O trilho permite ter vistas fantásticas sobre Las Isletas e o lago Nicarágua mas infelizmente as nuvens estiveram sempre presentes e não nos permitiram contemplar as vistas. Há um trilho dos pumas, que entra mais dentro da reserva mas tem que ser feito com guia e exige mais tempo.
Depois do vulcão aproveite para ir passar o resto do dia à Laguna de Apoyo. O acesso à lagoa vulcânica tem que ser feito através de um hotel ou restaurante. Escolha um onde possa almoçar e usufrua da tarde na lagoa. Nós optámos pelo Paradiso Hostel e pagámos 175 córdobas por pessoa para aceder à praia. O restaurante tem boa comida e bebida a preços justos.
No final do dia na Nicarágua, se estiver bom, não perca o pôr-do-sol em Catarina, com vistas maravilhosas sobre a caldeira vulcânica onde está a laguna de Apoyo. Nós não tivemos sorte com o tempo. Pode fazer este dia em tour, de autocarro ou contractar um táxi. Um táxi para um dia completo a visitar os arredores de Granada, de manhã à noite, custa entre 80 e 100 dólares.
DIA 9 – Visitar Las Isletas e o vulcão Masaya na Nicarágua
Este é mais um dia maravilhoso na Nicarágua. Aproveite a manhã para visitar Las Isletas, na Nicarágua. A melhor forma é mesmo em tour porque fica mais barato mas pode também arranjar um barco só para si. Nós fizemos em tour. O tour anda durante duas horas pelas ilhas na margem do lago Nicarágua e depois pára, cerca de meia hora ou uma hora (depende da vontade do grupo) num hotel/restaurante local com piscina e com bar para poder beber uma bebida e dar um mergulho no lago ou na piscina. A viagem é lindíssima e com sorte tem vistas fabulosas sobre o vulcão Mombacho.
- Pode marcar um tour em Granada para fazer o passeio de barco de Las Isletas e ainda desfrutar de um mercado de arte e um passeio pelas lavas vulcânicas.
- Se pretender só o passeio de barco por Las Isletas custa cerca de 25 dólares por pessoa e pode marcar aqui.
- Se pretender fazer kayak em Las Isletas, que deve ser maravilhoso, pode marcar aqui.
Da parte da tarde aproveita e vá até a um dos lugares mais belos da Nicarágua, o vulcão Masaya. Vá da parte da tarde a aproveite para fazer os trilhos que lá existem e ver o centro de interpretação e museu, que é muito bom e informativo. Porém vá preparado para ficar até à noite, já que é nessa altura que se vê o lago de lava laranja na caldeira do vulcão. Esta experiência é mesmo mágica e única, já que há muitos poucos locais do mundo onde pode testemunhar tal fenómeno.
Pode visitar o vulcão Masaya, na Nicarágua, em tour ou de forma independente. Nós tentámos ir uma das vezes em tour mas devido ao mau tempo foi cancelado. Optámos depois por ir de táxi desde Granada. Pagámos 30 dólares pelo táxi com tempo de espera até à noite. Para entrar no parque do vulcão Masaya cada pessoa paga 10 dólares. É tão bom que nós fomos lá duas vezes!
- Se quiser fazer um tour ao vulcão Masaya desde Manágua ou Granada, mais cómodo, com tudo tratado, pode marcar aqui. Este tour permite visitar o centro de interpretação, o museu e o vulcão até à noite.
- Se quiser combinar o tour do vulcão Masaya com o mercado de arte e as aldeias brancas, este tour é para si.
DIA 10 – Viajar de Granada para San Juan del Sur e dar um mergulho no oceano Pacífico
Granada fica à mesma distância de San Juan del Sur, um paraíso para surf, ou da ilha Ometepe, por isso pode optar por ir a um ou a outro primeiro. Nós, na realidade, optámos por ir de Granada à Ilha Ometepe, passando apenas por San Juan del Sur, já que íamos a caminho da Costa Rica e não tínhamos tempo para dormir na praia. Como não fazemos surf, optámos por ficar mais tempo na ilha Ometepe e conhecer San Juan del Sur só de passagem.
Aproveite o dia em San Juan del Sur, na Nicarágua, para conhecer as praias das redondezas, dar um mergulho no Pacífico e comer uma lagosta maravilhosa no restaurante El Buen Gusto, mesmo em frente ao mar.
Como viajar de Granada para San Juan del Sur
Viajar de Granada para San Juan del Sur de transportes públicos é fácil, basta para isso seguir os seguintes passos:
- Dirija-se ao terminal de autocarros para Ribas que fica em Granada. Fica neste local marcado no Google Maps.
- Aí apanhe um autocarro para Ribas. O autocarro custa cerca de 100 córdobas e demora cerca de uma hora.
- Em Ribas, apanhe um autocarro para San Juan del Sur. O autocarro custa 15 córdobas e demora cerca de 20 minutos.
- O autocarro que vem de Ribas pára mesmo no centro de San Juan del Sur.
Onde dormir em San Juan del Sur na Nicarágua
Nós não dormimos em San Juan del Sur mas há alguns hotéis e hostels que gostaríamos de ter experimentado (caso tivessemos dormido lá). São eles:
- Selina Maderas
- Estrella Beachfront Hotel
- The Beach House Nicaragua
- Hostal Los Chamos
- Hotel Alcazar
- Hacienda & Ecolodge Morgan’s Rock
DIA 11 – Viajar de San Juan del Sur para ilha Ometepe na Nicarágua
Se faz surf ou gosta mesmo de desfrutar da praia pode adicionar mais dias a este roteiro na Nicarágua, caso contrário, siga no dia seguinte para a ilha Ometepe, definitivamente um dos pontos altos de qualquer viagem à Nicarágua. Aproveite o dia que chega a Ometepe para conhecer Moyogalpa e o modo de vida tradicional desta ilha da Nicarágua.
Como viajar de San Juan del Sur para a ilha Ometepe
Para chegar de San Juan del Sur (ou de Granada) à ilha Ometepe há que chegar a Ribas. Uma vez lá, siga os seguintes passos:
- Em Ribas, na Nicarágua, apanhe um táxi ou um autocarro para San Jorge, o porto onde se apanha o barco. Não há muitos autocarros de Ribas para San Jorge por isso o táxi pode ser uma boa opção. Outra opção também pode ser apanhar um táxi directo de San Juan del Sur até ao porto. Foi isso que nós fizemos e pagámos 350 córdobas pelo táxi.
- Em San Jorge, na Nicarágua, tem que comprar o bilhete de barco para Ometepe. Há barcos lancha e barcos ferries, que saem em diferentes horários. O barco custa 50 córdobas por pessoa e demora cerca de uma hora e meia. Pode ver nas fotografias abaixo os horários dos ferries e da lancha. Pode consultar a informação no site aqui. Tenha cuidado que ao domingo há menos barcos disponíveis.
- Quando chegar ao porto de Moyogalpa pode alojar-se lá ou deslocar-se de van, táxi ou mota alugada até outro local desta ilha da Nicarágua.
Onde dormir na ilha Ometepe na Nicarágua
Na ilha de Ometepe, na Nicarágua, demoramos algum tempo a descobrir qual o melhor lugar para ficar alojado na ilha. Para quem vai só por uma noite o ideal é ficar mesmo na cidade maior da ilha, Moyogalpa, já que é mais rápido e eficaz para alugar mota, refeições, restaurantes, supermercados, entrada e saída da ilha, etc. Contudo, se vai ficar mais do que uma noite vale mesmo a pena procurar um lugar mais bonito e mágico nesta ilha da Nicarágua. Nós optámos por ficar em Balgue e super recomendamos. É um lugar super tranquilo, com alguns restaurantes e muita magia na Nicarágua. Altagracia também é boa opção pois corresponde à parte da praia de Santo Domingo que une os dois vulcões da ilha. Mérida é mais distante e não é tão cómodo e prático para explorar esta ilha da Nicarágua.
Depois de muito pesquisar optámos por nos alojar naquele que achamos que era o alojamento mais carismático da ilha e o melhor local onde ficámos na nossa viagem na Nicarágua e na América Central, o Selvista Guesthouses. O Selvista é um alojamento ecológico na Nicarágua com várias cabanas, adaptadas para casais, famílias ou viajantes individuais. As cabanas são completamente integradas na floresta e a experiência é avassaladora. Há cabanas completamente abertas só com mosquiteiros e que permitem ver e ouvir a floresta de dia e de noite. As casas de banho são maravilhosas e abertas para o quarto. Há cabanas com vista sobre os vulcões e o lago, com camas de rede para relaxar, salas, etc.
O pequeno almoço está incluído na tarifa do hotel e é feito com produtos locais e de forma tradicional, servido num local comum também na floresta. Nós adorámos o Selvista Guesthouses e super recomendamos já que foi um dos pontos altos da nossa viagem na América Central. Cada cabana tem o nome de um fruto e depois de lhe atribuído o nome da cabana recebe o código de acesso para entrar na sua cápsula de felicidade. Marque com antecedência porque esgota rapidamente.
Se já não tiver vaga no Selvista ou preferir ficar noutro local, estes são alguns alojamentos que lhe podem interessar:
- Hostal Casa Moreno – Boa opção na cidade de Moyogalpa
- Hospedaje Central – Excelente opção na cidade de Moyogalpa
- Xalli Beach Hotel – Boa opção na praia de Santo Domingo
- Hotel La Omaja – Boa opção em Mérida
- El Zopilote – O hostel mais popular de Ometepe em Balgue
- Cabañas El Paraíso – Um boa opção em San José del Sur, perto de Charco Verde
- Totoco Eco-lodge – Outra boa opção em Balgue
DIA 12 – Visitar a ilha Ometepe de mota
A melhor forma de explorar Ometepe é alugando mota. O aluguer de motas na ilha ronda os 15 dólares por cada 24 horas. Para preparar a sua viagem na ilha Ometepe, na Nicarágua, veja este nosso artigo no blogue. Termine o dia com um maravilhoso pôr-do-sol em Playa Mangos.
- VISITAR A ILHA OMETEPE – Este é um artigo cheio de dicas e de lugares que não pode perder quando visitar a maravilhosa ilha de Ometepe, um paraíso na Nicarágua. Neste artigo tem imensas sugestões do que fazer na ilha, como deslocar-se, o que conhecer, onde comer e dormir e muitas actividades para conhecer este lugar idílico.
DIA 13 – Subir a um vulcão na ilha Ometepe na Nicarágua
O ideal para desfrutar da ilha Ometepe, na Nicarágua, é ter três dias completos na ilha. Dois para a explorar de mota e um para subir um dos vulcões, o vulcão Maderas ou o Vulcão Conception. O vulcão Conception é mais alto e por isso o esforço é maior. Demora cerca de 8 a 10 horas a ascensão. O vulcão Maderas é mais baixo e por isso mais acessível. Demora cerca de 6 a 8 horas a ascensão. O vulcão Maderas dizem que é mais bonito porque na cratera tem um lago. Já o Conception só tem a cratera. Nós acabamos por não subir nenhum dos dois porque como fomos na época das chuvas eles estavam sempre com um capacete de nuvens e nós achamos que íamos apanhar mau tempo. Se fosse agora, teríamos subido na mesma.
DIA 14 – Desfrutar da ilha de Ometepe de kayak
A ilha Ometepe, na Nicarágua, é maravilhosa mas não pode sair de lá sem a explorar de kayak, especialmente na parte daquilo que eles chamam rio Istían. Na realidade não é um rio, é uma área lacustre e de mangal no istmo que une os dois vulcões da ilha de Ometepe. Esta zona é maravilhosa, especialmente da parte da tarde e ao final do dia. Nós fizemos o kayak em Caballitos del Mar e adorámos. Foi maravilhoso!
DIA 15 – Regressar a Manágua ou viajar para a Costa Rica
Depois de explorar os locais mais belos da Nicarágua pode optar por regressar a Manágua e apanhar um voo de volta. Há autocarros de San Jorge (do porto) directos para Manágua (se apanhar o ferry das 6h da manhã em Ometepe). Outra opção é continuar viagem da Nicarágua para a Costa Rica. Nós optámos por continuar viagem da Nicarágua para a Costa Rica e, de San Jorge apanhamos um táxi por 700 córdobas até à fronteira. A viagem demorou cerca de meia hora.
Se vai viajar para a América Central estes são alguns dos artigos que lhe poderão interessar
- VISITAR EL SALVADOR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e viajar em El Salvador, com dicas e roteiro para explorar o melhor do país, com base na nossa experiência. Poderás encontrar neste artigo lugares a visitar, locais onde dormir, informações sobre transportes, cruzamento de fronteiras, segurança, condições de entrada no país, etc. Este país é fantástico para combinar com uma viagem à Nicarágua.
- VIAJAR NA NICARÁGUA – Um artigo cheio de dicas práticas para viajar na Nicarágua, nomeadamente regime de entrada no país, como chegar, como se deslocar, roteiro, onde dormir, o que visitar, onde comer, condições de segurança, etc.
- VIAJAR NA COSTA RICA – Um artigo cheio de dicas práticas para viajar na Costa Rica, nomeadamente regime de entrada no país, como chegar, como se deslocar, roteiro, onde dormir, o que visitar, onde comer, condições de segurança, etc. Este país é fantástico para combinar com uma viagem à Nicarágua.
- VIAJAR EM CUBA – Um artigo cheio de dicas práticas para viajar em Cuba, nomeadamente regime de entrada no país, como chegar, como se deslocar, roteiro, onde dormir, o que visitar, onde comer, condições de segurança, etc.
- VISITAR O MÉXICO – O artigo ideal se quer saber quais as ruínas maias que não pode perder no México.
- VIAJAR NA GUATEMALA – Lugares obrigatório e maravilhosos a visitar na Guatemala, um resumo daquilo que pode encontrar no nosso blogue. Este país é fantástico para combinar com uma viagem à Nicarágua.
- VIAJAR NO BELIZE – Para compreender o país onde vai viajar, um artigo sobre o Belize, país pouco conhecido na América Central, mas cheio de magníficas surpresas para quem o visita.