LEÓN – NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade

León, de seu nome completo León Santiago de los Caballeros, foi uma das capitais da Nicarágua, é o centro de uma importante região agrícola e comercial, e símbolo de cultura, política e luta pela liberdade. Hoje León é um dos principais destinos turísticos do país, competindo com Granada pelo título de mais bela cidade da Nicarágua. León é uma cidade cheia de história, bonita e charmosa, com uma arquitectura que é um legado da época colonial, e capital do departamento de León (um dos quinze nos quais a Nicarágua é administrativamente dividida), uma região banhada a oeste pelo Oceano Pacífico e a sudeste pelo lago Manágua, e marcada no interior pela cordilheira vulcânica dos Maríbios.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

Assim, ao visitar León, poderá deliciar-se com a cidade, e explorar as suas ruas, igrejas, cafés, restaurantes, e museus, mas também desfrutar da praia e surf, e ainda explorar alguns dos vulcões mais activos da América Central, tudo isto a poucos quilómetros de León. Por tudo isto, León é um destino a não perder numa viagem pela Nicarágua e uma cidade que ficará na sua memória como uma das mais belas da América Central.

León, antiga capital da Nicarágua

A cidade de León foi fundada nas margens do Lago Manágua em 1524, de frente para o vulcão Momotombo, e foi aí que permaneceu durante quase 100 anos, um período breve mas com uma história atribulada, de tal forma que gradualmente a cidade foi sendo abandonada até que, fruto de um terramoto e uma erupção do vulcão Momotombo, León foi mudada para sua localização actual, ao lado da antiga povoação indígena de Subtiaba.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

León foi a capital da província espanhola, que pertencia à Capitania Geral da Guatemala, e, após a independência em 1821, continuou capital de uma das Províncias Unidas da América Central (juntamente com a Guatemala, Honduras, El Salvador e Costa Rica) e, mais tarde, da República da Nicarágua como país independente. No entanto, a disputa pelo título de capital entre León e a cidade de Granada, rival político e comercial, foi de tal forma acesa que gerou guerras civis e a interferência dos EUA, tendo como resultado final a transferência da capital para Manágua, localizada entre as duas cidades rivais, e terminando a luta intestina que dilacerava o jovem país.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

León, símbolo da Liberdade

O papel de destaque de León não se extinguiu com a transferência da capital para Manágua, permanecendo um centro político e intelectual liberal da Nicarágua, contrastando com o poder conservador de Granada. A Universidade de León foi fundada em 1812, e Rubén Darío, um dos maiores poetas hispano-americanos, viveu e foi educado em León. No século XX, a Nicarágua foi amordaçada pela ditadura, vivendo sucessivamente sob o regime de José Santos Zelaya, a presença militar dos EUA (1912-1933), e o regime de Anastasio Somoza e sua família, que dominaram a Nicarágua de 1936 a 1979, num regime violento e sangrento que atrasou em décadas o desenvolvimento do país.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

Em 1956, Anastasio Somoza foi assassinado por um poeta em León, e a família Somoza nunca esqueceria a ligação de León com o fim do ditador. Quando a ditadura foi finalmente derrubada por uma insurreição liderada pela Frente Sandinista de Libertação Nacional (Frente Sandinista de Liberación Nacional; FSLN), León era um dos centros de apoio aos sandinistas, continuando a assumir um papel de destaque na luta pela liberdade da Nicarágua, tendo sofrido intensos bombardeamentos que afectaram as suas estruturas e vitimaram muitos dos seus habitantes.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

A história atribulada de León e da Nicarágua prosseguiria nos anos 80 do século XX, pois as reformas fundiária, económica e educacional iniciadas pelo regime sandinista, de orientação socialista, eram mal vistas pelos EUA (mais concretamente a administração Reagan), que se envolveram no financiamento (com dinheiro e armas) de um movimento guerrilheiro anti-sandinista, os “Contras” (contra-revolucionários), resultando numa guerra de guerrilha que desestabilizaria o país durante uma década. Ao mesmo tempo, aparecia em cena aquele que se tornaria a principal figura política da Nicarágua da actualidade, o general Daniel Ortega, que se tornaria presidente em 1984.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país
LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

León e a Nicarágua nos dias de hoje

O primeiro mandato de Daniel Ortega foi caracterizado por uma política de reforma agrária, alfabetização, e (re)distribuição de riqueza, ao mesmo tempo que combatia os Contras. Quando o presidente George Bush (pai) assumiu o cargo de presidente dos EUA, em 1989, o financiamento militar directo aos Contras foi suspenso, o que levou ao desarmamento dos rebeldes e ao fim da luta anti-sandinista. No entanto, Ortega foi derrotado por Violeta Barrios de Chamorro nas eleições de 1990, mas nunca desistiria de ser uma figura do cenário político da Nicarágua. Ortega disputou outras duas eleições sem sucesso, em 1996 e 2001, antes de finalmente conseguir ser novamente eleito presidente em 2006. Em 2011, foi reeleito presidente, e novamente em 2016.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

Apesar de, ao longo destes anos, a pobreza ter diminuído e ter havido algum progresso social, a verdade é que o presidente Ortega se tornou cada vez mais autoritário, culminando nos protestos populares de 2018, violentamente reprimidos, e na perseguição política dos seus opositores, intensificando-se esta nas vésperas das eleições presidenciais (Novembro 2021). A Nicarágua continua a ser um país com uma economia débil, muito dependente das remessas de emigrantes, de ajuda externa e do papel crescente do turismo no panorama nacional. O potencial turístico da Nicarágua, em geral, e de León, em particular, é enorme, e a simpatia e alegria de viver da sua população convida a uma estadia. Saibam os seus representantes políticos trabalhar para bem do país, e não no seu proveito próprio, e a Nicarágua poderá tornar-se um dos principais destinos turísticos da América Central, com a cidade de León como um dos seus principais postais.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR LEÓN


Antes de viajar para a Nicarágua, deverá planificar com cuidado a sua viagem, especialmente no que toca ao regime de entrada no país.

Consulte o nosso artigo sobre viajar na Nicarágua, com todas as informações sobre como chegar, quais os procedimentos e requisitos de entrada, seguro de viagem, dinheiro, e como deslocar-se.

Deixamos aqui as nossas dicas práticas para visitar León, nomeadamente quando visitar, como chegar e onde dormir.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

Quando visitar León

O clima de León é um clima tropical, com temperaturas altas ao longo de todo o ano, com médias que podem ultrapassar os 30 ºC nos meses mais quentes. O ano divide-se em duas estações bem marcadas em León, a estação seca (entre Novembro e Abril, também designada por Verão), com pouca precipitação e temperaturas mais altas (sendo os meses mais quentes Março e Abril), e a estação das chuvas (entre Maio e Outubro, também designada por Inverno), com muita precipitação e temperaturas não tão altas (sendo Setembro e Outubro os meses mais chuvosos). A melhor altura para visitar León será então entre Dezembro e Março, mas é possível visitar León durante todo o ano (nós visitámos León em Agosto, ocorrendo precipitação normalmente ao fim da tarde).

A Virgen de la Merced foi declarada patrona de León em 1912, mas a sua história na cidade remonta a León Viejo, em 1528. As Fiestas Patronales de León decorrem a 23 e 24 de Setembro, com a noite das velas e uma enorme procissão. Outra grande festa em León é a celebração da Imaculada Concepção da Virgem Maria, também conhecida por “Griteria” (com origem em León, mas que agora se celebra por toda a Nicarágua), que decorre a 7 e 8 de Dezembro, com altares em todas as casas de León e gritos de celebração em honra da Virgem Maria (o tradicional é saudar com o grito de “Quem causa tanta alegria?”, com a resposta “A concepção de Maria!”).

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

Como chegar a León na Nicarágua

León fica a poucos quilómetros da costa oeste (Pacífico) da Nicarágua, a cerca de 100 km a noroeste de Manágua, a capital da Nicarágua, servida por um aeroporto internacional, e a pouco mais de 100 km da fronteira com as Honduras.

Pode encontrar aqui voos para a Nicarágua aos melhores preços.

Pode chegar a León facilmente a partir de Manágua, de autocarro ou minivan, que saem do terminal UCA. A viagem demora cerca de duas horas.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

Seguro de viagem para a Nicarágua

A IATI tem seguros com cobertura mundial e ideais para viajar em países como a Nicarágua. Os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Quando viajámos para León e a Nicarágua, fizemos o seguro IATI Estrela, com cobertura em caso de contágio por COVID-19, exames médicos, transporte sanitário, assistência médica, hospitalização, quarentena obrigatória e repatriação (com cobertura opcional de cancelamento em caso de resultado positivo para COVID-19 em Portugal, do próprio segurado, pais ou filhos, se isto impede iniciar a viagem na data prevista).

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

Onde dormir em León na Nicarágua

León é uma cidade com muitas opções para alojamento de qualidade, e em várias gamas de preço. Nós ficámos alojados no The Spot Hostel León, um hostel pertíssimo da praça principal de León. A localização era quase imbatível, assim como a hospitalidade. O nosso quarto duplo no Spot Hostel León, com casa de banho, era simples, mas confortável. O pequeno almoço era delicioso e foi um dos pontos altos da nossa estadia em León. Podíamos escolher entre o menu tradicional, com o inevitável gallo pinto, e o de panquecas com banana, acompanhados de delicioso chá frio.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

Outras excelentes opções de alojamento em León são:

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR LEÓN NA NICARÁGUA


León é uma cidade com imensas atracções que o manterá ocupado durante dias. Sugerimos que dedique, pelo menos, dois dias à cidade de León, e outros dois dias para explorar os arredores de León ou para fazer actividades.

Há quem prefira visitar Léon a partir de Manágua. Não achamos que seja boa opção porque Léon é uma cidade encantadora e com muito para descobrir. Contudo, se essa for a sua opção, queremos que saiba que a partir de Manágua dá para fazer muita coisa em Léon:

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

1. Explorar o centro histórico de León

Fruto do seu passado colonial, e apesar da destruição provocada pelos diversos conflitos e desastres naturais que a assolaram, León conserva de forma extraordinária a sua identidade cultural e o seu carácter arquitectónico. Passear pelo centro histórico de León é um deleite para os sentidos e deixará a sua marca indelével em todos aqueles que viajam pela Nicarágua e visitam León.

Marque aqui a o seu lugar numa City Tour Colonial pela cidade de León. É uma óptima forma de conhecer a história e arquitectura de León.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país
LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

2. Deambular pelo Parque Central em León

O Parque Central é a principal praça da cidade de León, e também a mais bonita. É dominada pela Catedral de León, mas no seu redor encontram-se outros edifícios importantes como o do Município de León e o Museu da Revolução. Passear pelo Parque Central, em León, ou sentar-se à mesa de um restaurante ou num banco, e observar as pessoas e o seu movimento, é uma das experiências a não perder quando visitar León.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país
LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

3. Visitar a Catedral de León

Também conhecida como Basílica de la Asunción, a Catedral de León é o edifício mais imponente da cidade, dominando do alto o centro histórico de León. É a maior catedral da América Central, imponente sobre o Parque Central e atraindo todos os olhares. No seu interior, encontram-se algumas obras de arte, e os túmulos de vários poetas nicaraguenses, incluindo Rubén Darío.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país
LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

4. Subir ao telhado da Catedral de León

Uma das coisas que não pode perder quando visitar León é subir ao telhado da catedral. Compre o bilhete num canto da catedral, virado para a Plaza del Mercado, e entre no canto diametralmente oposto. Lá em cima, desfrutará (se o tempo o permitir) de vistas fabulosas sobre a cidade de León e os vulcões nas suas proximidades.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país
LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

Para além disso, a própria arquitectura do telhado da catedral de León é digno da visita, sendo as cúpulas e o intenso branco elementos que fazem do telhado uma das atracções da cidade. Está a tornar-se um “instagram spot” em León e existem alguns guias persistentes que teimam em avisar as pessoas que não se pode subir às cúpulas.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país
LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

5. Admirar a Igreja de la Recolección em León

A Igreja de la Recolección é, simplesmente, a igreja mais bonita de León. E não é um título sem concorrência! Data de 1786, e exibe uma fachada em tom de amarelo intenso que deixa qualquer um de boca aberta e olhos no céu. O seu interior trabalhado também merece uma visita.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país
LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

6. Visitar a Igreja de La Merced em León

A Igreja de La Merced é uma das igrejas mais antigas e importantes de León, datando do século XVIII, embora o culto à Virgen de la Merced, patrona de León, remonta às origens da cidade de León Viejo, no início do século XVI. A torre sineira está fora da linha da fachada e é de data posterior. É da Igreja de La Merced que sai a figura da Virgem para uma das maiores procissões de León, a 24 de Setembro.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

7. Visitar a Igreja de San Francisco em León

A Igreja de San Francisco data de 1639 e é uma das mais antigas de León. Ao seu lado encontrava-se o Convento de San Francisco, que após a eliminação das ordens religiosas, em 1835, foi usado para os mais diferentes fins, tendo sido demolido em 1972. Foi no entanto reconstruído, obedecendo à traça original, albergando agora o Hotel El Convento Leon Nicaragua. Em frente à igreja encontra-se uma bela escultura, “Paz, hermano lobo”, de uma artista mexicana, inspirada no poema “Los Motivos del Lobo” de Ruben Darío, cujo texto está gravado na base da escultura.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

8. Visitar a Igreja El Calvário em León

Embora não se conheça a data exacta da construção da Igreja El Calvario, em León, sabe-se que data do início do século XVIII. A fachada, em estilo neoclássico, é simétrica com duas torres, e exibe cores muito vivas, sendo uma das igrejas mais bonitas de León. No seu interior, existe uma representação da crucificação de Cristo, acompanhado dos dois ladrões, um de cada lado.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país
LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

9. Reflectir na Galeria dos Heróis e Mártires da Revolução (1ª Av NO) em León

A 23 de Julho de 1981, a cidade de León foi simbolicamente declarada “Primeira Capital da Revolução” pelo Conselho de Estado da República da Nicarágua, recordando o seu papel nas causas progressistas. Local de nascimento e educação de revolucionários, que lutaram pela liberdade, dando muitas vezes em troca a sua vida, desde estudantes até combatentes, a cidade de León levantou-se em armas até que, a 20 de Junho de 1979, se tornou a primeira cidade libertada da Nicarágua. Nesta galeria de imagens, poderá conhecer a história e face de muitos dos lutadores pela liberdade nicaraguense, muitos deles naturais de León.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país
LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

10. Visitar o Museo de La Revolución em León

Nós não tivemos oportunidade de visitar este museu em León mas recomendamos. O papel de León na luta dos Sandinistas contra o regime ditatorial de Somoza e sua família é o motivo central do museu e visitá-lo é uma excelente forma de ficar a conhecer melhor a história de León e daquele período tão importante na história da Nicarágua.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

11. Admirar a Igreja de San Juan Apóstol

A Igreja de San Juan Apóstol tem as suas origens num antigo bairro indígena de León. A igreja original foi construída em 1625-1650 e reconstruída no século XVIII. A sua última reconstituição decorreu em meados do século XIX, e daí resultou a torre-campanário de base quadrada, integrada e alinhada com a fachada principal do seu lado sul.

12. Admirar as ruínas de San Sebastian

A Igreja de San Sebastian foi construída em 1742 num local que tinha uma importância espiritual para os indígenas, e acabou por ser quase totalmente destruída durante o bombardeamento de León em 1979. Diz-se que o local ainda hoje é usado pelos habitantes indígenas de León em cerimónias de adoração do sol aquando dos solstícios. É um local especial, que exala uma aura mística.

13. Experimentar os prazeres da carne no Restaurante Carnivoro Bar & Grill

León exibe um panorama gastronómico invejável, desde os estabelecimentos locais, mais populares entre os habitantes, e os restaurantes mais orientados para o mercado dos turistas estrangeiros. Tanto uns como outros são excelentes opções para uma bela refeição com vista para as ruas e movimento de León. Se for fã de carne, o Restaurante Carnivoro Bar & Grill tem da carne mais saborosa e melhor confeccionada que encontrará em León e na Nicarágua. E a limonada é de chorar por mais!

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

O QUE VER E FAZER A PARTIR DE LEÓN


1. Explorar os espectaculares vulcões da Cordilheira dos Maríbios

A cordilheira do Maríbios é uma cordilheira vulcânica que corre, quase em linha recta, na direcção NO-SE, desde o Golfo da Fonseca, delimitado por El Salvador, Honduras e Nicarágua, até ao lago de Manágua, endo que León fica ligeiramente a sul da cordilheira. A sucessão dos seus picos inclui vários do pontos mais altos da Nicarágua, como os vulcões San Cristóbal (1745 m, o mais alto da Nicarágua), Las Pilas (1088 m), Telica (1060 m), Cerro Negro (728 m), e Momotombo (1258 m). Sentir a majestade desta paisagem é uma das experiências a não perder quando visitar León.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

2. Assistir ao nascer-do-sol na cratera do vulcão Telica

O vulcão Telica é um dos vulcões mais activos actualmente na Nicarágua. A sua enorme cratera está permanentemente cheia de vapores e gases sulfurosos, e o cheiro a enxofre é intenso (ocorrendo uma explosão que libertou uma nuvem de cinza a 250 m de altura em Setembro 2021). Se o vulcão assim o permitir, duas das coisas mais fantásticas que pode fazer a partir de Léon é assistir ao nascer ou pôr-do-sol no topo do vulcão Telica. Ambos momentos são mágicos naquela paisagem de outro mundo e deve ser organizado com uma agência local, que inclui o transporte (por uma “estrada” só para veículo todo-o-terreno e condutores experimentados) até um abrigo na encosta do vulcão, seguida de uma caminhada de 1-2h até à borda da cratera.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país
LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

Nós fizemos o nascer-do-sol, que foi maravilhoso! Mas acreditamos que o pôr-do-sol também o seja. Porém, como viajámos na época das chuvas, ao fim do dia estava quase sempre a chover, por isso apostámos mesmo no nascer-do-sol. E foi pura magia!

Marque aqui a sua excursão organizada ao vulcão Telica no crepúsculo, a partir de León o seu tour.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país
LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

3. Subir ao cume do Cerro Negro, o vulcão mais jovem da América Central

O Cerro Negro é o vulcão mais “jovem” da América Central, sendo que “nasceu” apenas em 1850. A sua última erupção foi em 1999, e actualmente (Setembro 2021) encontra-se adormecido. O Cerro Negro deve o seu nome ao facto de constituir uma paisagem negra, completamente desprovida de vida. No entanto, no interior da sua cratera é possível observar diferentes tonalidades de minerais expelidos pelo vulcão.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país
LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

Subir ao Cerro Negro é uma das actividades mais espectaculares que pode fazer a partir de León. Há uma estrada até ao sopé do vulcão e depois a caminhada dura cerca de 1 hora. Do cimo, tem-se uma vista fantástica da região circundante, incluindo escoadas lávicas recentes, cujo negro contrasta com o verde das florestas tropicais.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país
LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

4. Descer a encosta íngreme do Cerro Torre em Volcano Boarding

Subir o vulcão Cerro Negro é maravilhoso, mas esta não é a única actividade que pode fazer neste gigante negro adormecido. Uma das experiências mais populares a partir de León é a excursão que combina uma subida à borda da cratera do Cerro Negro com… uma descida pela vertente inclinada do vulcão… numa prancha de sandboard!

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

Tudo é organizado por uma agência local, que fornece, para além da prancha, um macacão, luvas, óculos de protecção e um lenço (para proteger das poeiras). Esta é uma das aventuras que deve mesmo fazer parte da sua viagem na Nicarágua.

Marque aqui a sua excursão ao vulcão Cerro Negro, com subida a pé e descida em prancha de sandboard, que pode atingir 70 quilómetros por hora!

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

5. Subir ao vulcão El Hoyo

O vulcão El Hoyo é na realidade um complexo vulcânico (juntamente com o vulcão Las Pilas), próximo do Cerro Negro, com vários cones e estruturas vulcânicas. A sua última erupção foi em 1954 e desde então encontra-se adormecido. É possível subir ao bordo da cratera principal, começando no acesso ao Cerro Negro. É uma subida longa e difícil, dada a inclinação do terreno, podendo durar entre 3 a 5 horas. Antes de chegar ao topo, irá passar perto de uma enorme cavidade de abatimento (sinkhole), com cerca de 100 m de diâmetro, também chamada de “falsa cratera”. Do topo, terá vistas fabulosas sobre o Lago de Manágua, o vulcão Momotombo, a Laguna de Asososca e o Cerro Asososca.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

6. Descer à Laguna de Asososca e banhar-se nas suas águas

A bela Laguna de Asososca é uma lagoa formada numa cratera de um antigo vulcão e está localizada a pouco ais de 2 km do Lago de Manágua (ou Xolotlán), o segundo maior da Nicarágua. Do topo do vulcão El Hoyo, pode descer até à Laguna de Asososca, numa descida longa de 3 horas. Nas Agências locais, há actividades de dois dias em El Hoyo e Asososca, que incluem uma noite em tenda. Na lagoa, poderá ir a banhos.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

7. Desfrutar das margens do Lago de Manágua

Quando visitar Léon, não deixe passar a oportunidade de desfrutar de uma das mais belas paisagens da Nicarágua, as margens do lago Xolotlán (ou lago Manágua), desde Puerto Momotombo. As margens do lago são maravilhosas e as comunidades de pescadores são ainda tradicionais. Dali as vistas sobre o vulcão Momotombo e a ilha Momotombito são de cortar a respiração. Aproveite para desfrutar do lago e até almoçar com aquelas vistas num dos restaurantes locais da Nicarágua.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

8. Admirar de longe o vulcão Momotombo, ou aventurar-se no seu cume

O vulcão Momotombo é uma visão imprescindível quando se visita León. A sua figura imponente e bela, formando um cone quase perfeito, e o seu cume sempre fumegante, formam uma das imagens mais belas da Nicarágua. Pode admirá-lo das margens do lago Manágua, ou desde as ruínas de León Viejo.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

NOTA: É possível subir o vulcão Momotombo na Nicarágua. A ascensão demora entre 5 e 8 horas, dependendo da condição e ritmo da pessoa e deve ser organizada por uma agência local em León. Nós acabamos por não fazer, embora estivesse nos nossos planos iniciais. O acesso ao cume pode não estar aberto, dependendo da actividade do vulcão na altura.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

9. Conhecer a história da Conquista Espanhola na Nicarágua no museu de Leon Viejo

Ao visitar León, não pode deixar de aprender algo sobre a história da conquista espanhola da América Central e, em particular, da Nicarágua. Um dos melhores locais para o fazer é durante uma visita ao museu das ruínas de León Viejo, a primeira cidade de León, a 30 km da actual cidade. A visita ao pequeno museu é guiada por uma guia local e é muito interessante porque cada objecto e exposição está cheio de histórias incríveis para contar, desde o primeiro contacto europeu com a Nicarágua, na quarta viagem de Cristóvão Colombo, passando pela fundação da cidade de León e a conquista do que é hoje a Nicarágua.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

10. Visitar as ruínas de Leon Viejo

Uma das coisas que não deve perder quando visitar León é explorar as ruínas da antiga León, conhecida por León Viejo, património mundial da UNESCO, fundada em 1524 por Francisco Hernández de Córdoba. O recinto é enorme, pois coincide com a planta da cidade, em torno da praça principal da povoação indígena e tornada em Plaza de Armas, mas poucas estruturas estão a descoberto, estimando-se que apenas 25 % de León Viejo esteja a descoberto. As estruturasque se destacam são a da Catedral, a Igreja de la Merced e a Fundição, onde o ouro roubado pelos espanhóis ou extraído pelos escravos era fundido para ser enviado para Espanha.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país
LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país
LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

O prédio também era conhecido como Casa de los Lamentos, pois as paredes de tijolos não eram grossas o suficiente para silenciar os gritos dos índios que eram marcados com ferro quente no seu interior, antes de serem vendidos como escravos. No meio da praça, encontra-se um monumento à luta indígena contra a ocupação e a escravatura, sendo que León foi um exemplo de brutalidade no tratamento dos indígenas e de uma impiedosa eliminação da elite indígena.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

Fruto da sua história de violência, inclusive contra elementos da igreja que defendiam os direitos indígenas, a cidade de León começou a ser vista como alvo de uma maldição, e esta intensificou-se quando, em 1610, um terramoto a destruiu quase totalmente, sendo que León foi abandonada poucos dia depois. As suas ruínas permaneceriam sepultadas por camadas de cinza vulcânica até 1960, quando as ruínas de León Viejo começaram a ser descobertas por arqueólogos.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

Não perca também as vistas maravilhosas sobre o lago Manágua e o vulcão Momotombo a partir do antigo recinto da fortaleza de León Viejo.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

11. Desfrutar da Praia de Las Penitas

León fica a apenas cerca de 15 km do mar e há várias opções para desfrutar do Oceano Pacífico quando visitar León. Aproveite para relaxar na praia mais próxima de León, a praia de Las Peñitas, que fica a aproximadamente 20 minutos de táxi ou 45 minutos de autocarro.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

A praia de Las Peñitas quase não é visível da estrada tal é a densidade de cafés, restaurantes e pequenos hotéis construídos na primeira linha do mar, por isso é necessário entrar por um restaurante para aceder à praia. Nós entramos pela Playa Roca e foi nesse bar que estivemos na praia e a experimentar umas bebidas frescas.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

12. Tomar um banho, ou fazer surf, no Oceano Pacífico

Não somos adeptos do surf, mas a ondulação do mar é excelente para uns bons mergulhos, para aqueles que têm à vontade na água e sabem nadar bem, e, para aqueles que se sentem menos seguros na água, podem sempre desfrutar da zona pós-rebentação.

LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

Se vai visitar León, na Nicarágua, e quer conhecer outros países da América Central, estes são os artigos que temos no nosso blogue que o podem ajudar ou inspirar:

  • VIAJAR EM CUBA, Um artigo cheio de dicas práticas para viajar em Cuba, nomeadamente regime de entrada no país, como chegar, como se deslocar, roteiro, onde dormir, o que visitar, onde comer, condições de segurança, etc.
  • PRAIAS DE CUBA, um artigo ideal se quiser escolher a melhor praia e hotel de Cuba para si.
  • VIAJAR EM EL SALVADOR – Um artigo cheio de dicas práticas para viajar em El Salvador, nomeadamente regime de entrada no país, como chegar, como se deslocar, roteiro, onde dormir, o que visitar, onde comer, condições de segurança, etc.
  • VIAJAR NA COSTA RICA Um artigo cheio de dicas práticas para viajar na Costa Rica, nomeadamente regime de entrada no país, como chegar, como se deslocar, roteiro, onde dormir, o que visitar, onde comer, condições de segurança, etc.
  • Na ROTA DOS MAIAS, uma descrição do roteiro da nossa viagem pela América Central em 2012, em que percorremos o México, Belize, guatemala e Honduras.
  • Lugares obrigatório e maravilhosos a VISITAR NA GUATEMALA, um resumo daquilo que pode encontrar no nosso blogue sobre a Guatemala.
  • VIAJAR NO MÉXICO, o artigo ideal se quer saber quais as ruínas maias que não pode perder no México.
  • VIAJAR NO BELIZE, um artigo sobre o Belize, país pouco conhecido na América Central, mas cheio de magníficas surpresas para quem o visita.
LEÓN - NICARÁGUA | O que ver e fazer quando visitar a cidade mais bela do país

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

DSLR Camera free icon  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão TRANSFERWISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão. . Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.