A ilha Ometepe é, para nós, o lugar mais mágico e maravilhoso da Nicarágua. E não é só para nós… Os povos indígenas consideravam a ilha Ometepe um lugar sagrado, a “Terra Prometida” e, actualmente, são muitos os viajantes que se sentem atraídos pela tranquilidade e beleza da ilha Ometepe e pela autenticidade das suas gentes. Um verdadeiro paraíso natural, a ilha Ometepe é um local privilegiado para percursos pedestres, ou de bicicleta, caiaque ou ainda a cavalo, tendo sido eleita como reserva de biosfera da UNESCO em 2010, protegendo a ilha Ometepe de um turismo invasivo e de grande impacto. As praias de areia negra da ilha Ometepe são óptimas para nadar e os pores-do-sol são maravilhosos. Tudo isto se conjuga para que a ilha Ometepe seja um destino especial, numa Nicarágua que, já por si, é um destino singular na América Central.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
Se vai viajar para a Nicarágua, estes são alguns artigos que lhe podem interessar
- VIAJAR NA NICARÁGUA – Um artigo cheio de dicas práticas para viajar na Nicarágua, nomeadamente regime de entrada na Nicarágua, como chegar à Nicarágua, como se deslocar na Nicarágua, roteiro na Nicarágua, onde dormir na Nicarágua, o que visitar na Nicarágua, onde comer na Nicarágua, condições de segurança na Nicarágua, etc, incluindo a ilha Ometepe.
- VISITAR LÉON – NICARÁGUA – Este é um artigo cheio de dicas e de lugares que não pode perder quando visitar a magnífica cidade de Léon, na Nicarágua. Com imensas sugestões do que fazer nesta cidade da Nicarágua e nos arredores, nomeadamente praias e vulcões. Ideal para combinar com a ilha Ometepe.
- VISITAR GRANADA – NICARÁGUA – Este é um artigo cheio de dicas e de lugares que não pode perder quando visitar a magnífica cidade de Granada, na Nicarágua. Com imensas sugestões do que fazer na cidade de Granada e nos arredores, nomeadamente praias, ilhas, florestas e vulcões na Nicarágua. Ideal para combinar com a ilha Ometepe.
- VISITAR A ILHA OMETEPE – Este é um artigo cheio de dicas e de lugares que não pode perder quando visitar a maravilhosa ilha de Ometepe, um paraíso na Nicarágua. Neste artigo tem imensas sugestões do que fazer nesta ilha da Nicarágua, como deslocar-se, o que conhecer, onde comer e dormir e muitas actividades para conhecer a ilha Ometepe, este lugar idílico.
A geografia da ilha Ometepe
A ilha Ometepe é de origem vulcânica, e é composta por dois vulcões, o Maderas, já extinto, e o Concepción, ainda activo, sendo que as duas partes da ilha são ligadas por um istmo. A ilha Ometepe localiza-se no lago Nicarágua (ou lago Cocibolca), o maior lago da América Central e o segundo maior da América Latina, apenas atrás do lago Titicaca. Apesar de ser a maior ilha do mundo dentro de um lago, a ilha Ometepe tem apenas 276 km², sendo facilmente explorável de mota e com um ambiente calmo e tranquilo. A população é muito simpática e acolhedora na ilha Ometepe e distribui-se principalmente ao longo da costa, em pequenas localidades.
A metade ocidental (noroeste) da ilha Ometepe é constituída pelo vulcão Concepción, com 1610 m de altitude e um cone perfeitamente simétrico, fruto de erupções que se estendem até aos dias de hoje, tendo a última erupção, com emissão de cinzas, ocorrido em 2010. À volta do Concepción encontram-se as duas principais localidades da ilha Ometepe, Moyogalpa, onde se encontra o porto de ferry, e Altagracia, a maior localidade da ilha Ometepe. A metade oriental (sudeste) da ilha Ometepe é constituída pelo vulcão Maderas, com 1394 m de altitude e com um lago na sua cratera. As encostas verdejantes e férteis da ilha Ometepe estão cultivadas com plantações de café e tabaco. À volta do Maderas, as localidades da ilha Ometepe são mais pequenas e o ambiente é ainda mais tranquilo e rural. As duas metades da ilha Ometepe são ligadas por um istmo, onde se encontra a localidade de Santo Domingo e a Playa San Fernando.
A magia e história da ilha Ometepe
A ilha Ometepe tem também um património arqueológico e cultural que atrai os estudiosos e interessados pela história da Nicarágua indígena. Com ocupação humana desde pelo menos desde 2000 a.C., a ilha Ometepe tem centenas de petróglifos, ou gravuras rupestres, sinais da importância religiosa e social que a ilha tinha para os povos indígenas. Com o aparecimento dos espanhóis, vieram também os piratas, que subiam o rio San Juan até ao lago Nicarágua na ilha Ometepe. A ocupação da ilha pelos espanhóis, e a violência e saques dos piratas, fizeram com que as populações fugissem ou se refugiassem noutros lugares e, assim, as tradições ligadas à ilha Ometepe ter-se-ão perdido no tempo. Hoje a magia da ilha Ometepe continua, no entanto, tão viva como no passado, e é isso que atrai aqueles que a visitam e a tornam um destino memorável na Nicarágua.
Consulte este nosso artigo para descobrir outra ilha mágica, a ilha Taquile, no lago Titicaca.
DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR A ILHA OMETEPE NA NICARÁGUA
Antes de viajar para a ilha Ometepe e a Nicarágua, deverá planificar com cuidado a sua viagem, especialmente no que toca ao regime de entrada no país.
Deixamos aqui as nossas dicas práticas para visitar a ilha de Ometepe, nomeadamente quando visitar, como chegar e onde dormir.
Quando visitar a ilha Ometepe na Nicarágua
O clima da ilha Ometepe é um clima tropical, com temperaturas altas ao longo de todo o ano, com médias de temperatura máxima que podem ultrapassar os 30ºC nos meses mais quentes. O ano divide-se em duas estações bem marcadas na ilha Ometepe, a estação seca (entre Novembro e Abril, também designada por Verão), com pouca precipitação e temperaturas mais altas (sendo os meses mais quentes Abril e Maio), e a estação das chuvas (entre Maio e Outubro, também designada por Inverno), com muita precipitação e temperaturas não tão altas (sendo Setembro e Outubro os meses mais chuvosos). A melhor altura para visitar a ilha Ometepe será então entre Dezembro e Março, mas é possível visitar Ometepe durante todo o ano. Nós visitámos a ilha Ometepe em Agosto, e tivemos alguns dias com bastante precipitação e nebulosidade.
As Fiestas Patronales na ilha Ometepe, ou seja, as festas populares, ocorrem em Julho em Moyogalpa e em Novembro em Altagracia. Em Moyogalpa, na ilha Ometepe, a festa em honra de Santa Ana, entre 23 e 26 de Julho, inclui uma procissão à Punta Jesus Maria. Em Altagracia, na ilha Ometepe, entre 12 e 18 de Novembro acontecem as festas de San Diego de Alcalá, uma das mais antigas da Nicarágua.
Como chegar à ilha Ometepe na Nicarágua
Nas margens do lago Nicarágua, a cidade mais próxima da ilha de Ometepe (que fica a cerca de 8 km da costa) é Rivas, que fica a 70 km de Granada e a 100 km de Manágua, a capital da Nicarágua, servida por um aeroporto internacional.
Pode encontrar aqui voos para a Nicarágua aos melhores preços.
Pode também chegar por ar à ilha Ometepe, já que esta tem um aeroporto com ligação a Manágua, mas a melhor opção é por terra e água. Pode chegar a Rivas facilmente a partir de Granada ou de Manágua, sendo que a viagem de Granada demora cerca de uma hora e de Manágua cerca de duas horas. Em Ribas, apanhe um táxi ou um autocarro para San Jorge, o porto onde se apanha o ferry para a ilha Ometepe. Ali, há barcos lancha e barcos ferries, que saem em diferentes horários de e para a ilha Ometepe. O barco demora cerca de uma hora e meia.
Pode consultar aqui os horários de transporte de e para a ilha Ometepe.
Como deslocar-se na ilha Ometepe
Quando chegar ao porto de Moyogalpa pode alojar-se lá ou deslocar-se de van, táxi ou mota alugada até outro local da ilha Ometepe. A bicicleta é uma maneira divertida para fazer alguns percursos na ilha Ometepe, sendo que é possível alugar uma bicicleta em Moyogalpa, Altagracia, Playa Santo Domingo e em muitos alojamentos, mas o tamanho da ilha e a quase ausência de transportes públicos fazem com que a melhor opção para se deslocar na ilha Ometepe seja alugar carro ou, de preferência, mota. Se preferir o carro, alugue fora da ilha e leve o carro no ferry, mas na ilha Ometepe poderá alugar mota em vários lugares. Nós optámos por alugar em Moyogalpa, mesmo ao lado do cais do ferry. O aluguer de motas na ilha Ometepe rondava os 15 dólares por 24 horas. A estrada entre Moyogalpa e Altagracia, com uma extensão até Santa Cruz, é asfaltada. Todas as outras partes da estrada que circunda a ilha são em terra batida.
Seguro de viagem para a Nicarágua
A IATI tem seguros com cobertura mundial e ideais para viajar em países como a Nicarágua. Os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Quando viajámos para León e a Nicarágua, fizemos o seguro IATI Estrela, com cobertura em caso de contágio por COVID-19, exames médicos, transporte sanitário, assistência médica, hospitalização, quarentena obrigatória e repatriação (com cobertura opcional de cancelamento em caso de resultado positivo para COVID-19 em Portugal, do próprio segurado, pais ou filhos, se isto impede iniciar a viagem na data prevista).
Onde dormir na ilha Ometepe
O melhor local para ficar alojado na ilha Ometepe depende do tempo que irá permanecer na ilha. Para quem vai só por uma noite o ideal é ficar mesmo nas localidades maiores da ilha, Moyogalpa e Altagracia, na metade de Concepción da ilha Ometepe, já que é mais rápido e eficaz para alugar mota, refeições, restaurantes, supermercados, e entrada e saída da ilha. Contudo, se vai ficar mais do que uma noite, que é o que nós recomendamos, vale mesmo a pena procurar um lugar mais bonito e mágico nesta ilha da Nicarágua. Nós preferimos a metade de Maderas da ilha Ometepe, e optámos por ficar perto da localidade de Balgue, mas no meio da floresta, naquele que é um dos alojamentos mais carismáticos da ilha Ometepe e o melhor local onde ficámos na nossa viagem na Nicarágua, o Selvista Guesthouses.
O Selvista Guesthouses é um alojamento ecológico com cabanas, adaptadas para casais, famílias ou viajantes individuais, integradas na floresta, e possibilitando uma experiência de imersão no contexto natural. Há cabanas completamente abertas, só com mosquiteiros, e que permitem ver e ouvir a floresta de dia e de noite. As casas de banho são maravilhosas e abertas para o quarto. Há cabanas com vista sobre o vulcão e o lago, com camas de rede para relaxar. Cada cabana tem o nome de um fruto e depois de lhe atribuído o nome da cabana recebe o código de acesso para entrar na sua cápsula de felicidade. Marque com antecedência porque esgota rapidamente. O pequeno almoço está incluído na tarifa do hotel e é feito com produtos locais e de forma tradicional, servido num local comum também na floresta.
Se já não tiver vaga no Selvista ou se preferir ficar noutro local, outras excelentes opções de alojamento na ilha de Ometepe são:
- Hostal Casa Moreno – Boa opção na cidade de Moyogalpa
- Hospedaje Central – Excelente opção na cidade de Moyogalpa
- Xalli Beach Hotel – Boa opção na praia de Santo Domingo
- Hotel La Omaja – Boa opção em Mérida
- El Zopilote – O hostel mais popular de Ometepe em Balgue
- Cabañas El Paraíso – Um boa opção em San José del Sur, perto de Charco Verde
- Totoco Eco-lodge – Outra boa opção em Balgue
Voar drone na ilha Ometepe
Os drones são expressamente proibidos na Nicarágua, e por isso não é recomendável levar drone para a ilha Ometepe. As bagagens passarão em máquinas de raio-X à entrada na Nicarágua e, se um drone for identificado, ele será confiscado e poderão haver outras consequências legais. Veja o vídeo sobre a nossa aventura do drone na Nicarágua.
O QUE VER E FAZER NA ILHA OMETEPE
Para desfrutar da ilha Ometepe, na Nicarágua, nós recomendamos um mínimo de três dias completos na ilha. Dois dias serão para explorar as duas metades da ilha de mota e um dia para subir um dos vulcões, o vulcão Maderas ou o Vulcão Concepción, ou então para relaxar numa praia. Deixamos aqui as nossas sugestões para o que ver e fazer na ilha Ometepe.
Não é a melhor opção, mas se tiver pouco tempo, pode visitar a ilha Ometepe em excursão organizada a partir da cidade de Granada. Marque aqui o seu lugar numa excursão de um dia à ilha Ometepe a partir de Granada.
VISITAR A METADE ORIENTAL DA ILHA OMETEPE – VULCÃO MADERAS
A metade oriental da ilha Ometepe, do vulcão Maderas, é a menos desenvolvida da ilha. Nas encostas do vulcão Maderas cresce floresta das nuvens, dando um tom verdejante a esta parte da ilha.
1. Subir o vulcão Maderas na ilha Ometepe
O vulcão Maderas é mais baixo do que o vulcão Concepción, mas não é por isso que deixa de ser uma actividade exigente. A subida e descida ao cume demora cerca de 6 a 8 horas e deve ser feita com um guia de uma agência local. Mesmo na época seca é de esperar um trilho escorregadio. Do cume, poderá desfrutar de vistas fabulosas do vulcão Concepción e do lago na cratera do vulcão Maderas. Nós acabamos por não subir nenhum dos dois porque como fomos na época das chuvas eles estavam sempre com um «capacete» de nuvens e nós achamos que íamos apanhar mau tempo. Se fosse agora, teríamos subido na mesma.
2. Explorar a ilha Ometepe de mota
Em Ometepe, faça como os habitantes e desloque-se de mota. Para além de ser uma aventura, permite-lhe-á ter a autonomia necessária para visitar alguns locais pouco acessíveis da ilha e não depender dos transportes públicos pouco frequentes e fiáveis.
3. Dormir numa cabana no meio da floresta da ilha Ometepe
Nós preferimos a metade de Maderas da ilha Ometepe, pois é ainda mais genuína e tranquila. Para se ter uma experiência de floresta tropical nas encostas do vulcão, não deixe de ficar alojado no Selvista Guesthouses, um dos alojamentos mais carismáticos da ilha Ometepe.
4. Fazer um passeio de caiaque no rio Istían
O rio Istían é uma das atracções da ilha Ometepe. Na realidade, não é um rio, mas sim uma área lacustre e de mangal no istmo que une os dois vulcões da ilha Ometepe. Essa zona é maravilhosa, especialmente da parte da tarde e ao final do dia. Nós fizemos um passeio de caiaque partindo de Caballito del Mar e adorámos.
Durante o passeio é possível observar a fauna da zona, nomeadamente várias espécies de aves, e também o modo de vida dos habitantes locais, que usam a zona de mangal para pescar.
5. Ver o pôr-do-sol em Caballito del Mar
O melhor pôr-do-sol na ilha Ometepe é a partir da metade Maderas, com vista para o vulcão Concepción. Um dos lugares de eleição é em Cabellito del Mar, perto da localidade de Mérida.
6. Jantar no Caballito’s Mar Ometepe
Após o nosso passeio de caiaque, jantámos no Caballito’s Mar Ometepe, um restaurante mesmo à beira da água, onde pudemos desfrutar de um maravilhoso peixe grelhado (acabado de pescar) e de sumos de fruta fantásticos.
7. Visitar a Cascata de San Ramon
A Cascata de San Ramon é a principal cascata da ilha Ometepe, com 50 metros de altura e 10 metros de largura, na época chuvosa. Nós não tivemos tempo de a visitar, uma vez que o acesso ao parque de estacionamento estava interdito a veículos não 4×4, devido à chuva. Assim teríamos de percorrer a pé os cerca de 4km desde a Estação Biológica até à cascata.
8. Dar a volta ao vulcão Maderas de mota
A metade da ilha Ometepe do vulcão Maderas tem uma estrada que circunda a costa e que é muito interessante fazer. A estrada é de terra batida, por isso é necessário conduzir com algum cuidado, mas a recompensa é ter acesso a uma parte da ilha Ometepe ainda mais intocada pelos visitantes, e onde o ritmo de vida é o mesmo das últimas dezenas ou centenas de anos.
9. Jantar na Pizzaria Mediterranea
Se, mesmo na ilha Ometepe, não consegue passar sem uma bela pizza italiana, o lugar a procurar é a Pizzeria Mediterranea, entre Balgue e Santa Cruz, com a melhor pizza e pastas da ilha Ometepe, confeccionadas por um chef italiano. Nós optámos pela pizza 3 formaggi e o gnochi gorgonzola. Nota: Está aberta apenas ao fim de semana.
10. Visitar Punta Gorda na ilha Ometepe
Punta Gorda fica no extremo norte da metade da ilha Ometepe do vulcão Maderas e é uma excelente zona para admirar as águas do lago Nicarágua.
11. Ver o pôr-do-sol em Playa Mangos
Playa Mangos é outro local de onde se tem vistas priveligiadas sobre o lago Nicarágua e o vulcão Concepción. Ali, o pôr-do-sol é maravilhoso, e pode apreciar tudo sentado num baloiço com uma bebida na mão.
12. Jantar no restaurante Playa Mangos
Depois de um pôr-do-sol maravilhoso, um dos mais bonitos que vimos no mundo, jantámos no Playa Mangos, um restaurante à beira da água, onde experimentámos uns deliciosos bifes de frango e de vaca.
VISITAR A METADE ORIENTAL DA ILHA OMETEPE – VULCÃO CONCEPCIÓN
A metade ocidental da ilha Ometepe, do vulcão Concepción, é a mais desenvolvida da ilha, mas ainda assim muito tranquila. É ligada ao vulcão Maderas por um istmo. Apesar de as encostas do vulcão Concepción serem florestadas, a partir de uma certa altitude passam a ser completamente despidas de vegetação, dado o vulcanismo ainda activo do Concepción.
1. Descansar na praia de Santo Domingo
O istmo que liga as duas metades da ilha Ometepe é uma zona muito bonita da ilha. Um dos melhores lugares para relaxar um pouco e admirar as águas do lago Nicarágua é a praia de Santo Domingo.
2. Nadar em Ojo de Agua na ilha Ometepe
Perto de Santo Domingo, existe uma bela piscina de água termal chamada Ojo de Agua. É um excelente local para relaxar, dentro ou fora de água, e para nadar um pouco.
3. Contemplar as vistas no Mirador Los Volcanes
O Mirador los Volcanes é uma paragem obrigatória no istmo que liga as duas metades da ilha Ometepe. Dali, terá vistas fabulosas sobre os dois vulcões que compõem a ilha Ometepe, Maderas e Concepción, e sobre o lago Nicarágua.
4. Subir o Vulcão Concepción na ilha Ometepe
O vulcão Concepción é mais alto do que o vulcão Maderas, por isso o esforço é ainda maior. A subida e descida ao cume demora cerca de 8 a 10 horas e, na época chuvosa, é provável que vá encontrar nebulosidade. Nesta altura, a subida é feita quase toda de noite para se chegar ao cume de manhã cedo, de modo a assistir-se ao nascer do sol.
5. Visitar a Reserva Ecológica de Charco Verde
A Reserva Ecológica de Charco Verde localiza-se em torno da laguna de Charco Verde, uma lagoa de origem vulcânica, na parte sul da metade oriental da ilha Ometepe. Em torno da lagoa existe um trilho muito bonito que passa por floresta tropical seca. O ingresso na reserva dá também direito a visitar um borboletário e é um lugar maravilhoso para contemplar a biodiversidade da ilha.
6. Deslumbrar-se com a praia Bancón
O trilho na lagoa Charco Verde leva à Playa Bancón, uma praia com vistas fabulosas para o vulcão Maderas e o ilhéu El Quiste. Ali poderá descansar e admirar as vistas lentamente.
7. Contemplar as vistas da Punta Jesus Maria na ilha Ometepe
A Punta Jesus Maria é um dos lugares mais bonitos da ilha Ometepe e constitui o extremo ocidental da ilha. Ali, poderá caminha numa longa língua de areia e admirar as vistas espectavulares sobre os dois vulcões, Maderas e Concepción. Cuidado: não deve nadar ali pois as correntes são perigosas.
8. Explorar a vila de Moyogalpa
A vila de Moyogalpa é uma das maiores da ilha Ometepe, e é um bom local para ter acesso à «civilização». É também um bom lugar para testemunhar o ritmo da ilha e para conhecer pessoas.
O QUE VISITAR PERTO DA ILHA OMETEPE
A costa ocidental da Nicarágua está muito perto do lago Nicarágua, por isso poderá visitar as praias do Pacífico ou as cidades de Granada e León antes ou depois de visitar a ilha Ometepe.
1. Visitar San Juan del sur
San Juan del Sur é uma das praias mais bonitas da costa do Pacífico da Nicarágua. Em Rivas, apanhe um autocarro para San Juan del Sur, demorando cerca de 20 minutos. Pode também apanhar um táxi directo do porto de São Jorge até San Juan del Sur. Uma vez lá, relaxe, tome uma bebida e experimente uma lagosta com vista para a praia.
2. Visitar Granada
Granada é uma das cidades mais importantes da Nicarágua e um tesouro patrimonial e histórico. Quando visitar a ilha Ometepe, não deixe de explorar os tesouros de Granada.
Consulte o nosso artigo com todas as dicas para visitar Granada.
3. Visitar Léon
León é um dos principais destinos turísticos da Nicarágua, competindo com Granada pelo título de mais bela cidade do país. León é uma cidade cheia de história, bonita e charmosa, com uma arquitectura que é um legado da época colonial, e fica perto de alguns dos mais belos e activos vulcões da Nicarágua.
Consulte o nosso artigo com todas as dicas para visitar León.
4. Viajar para a Costa Rica
Na nossa viagem pela Nicarágua, da ilha Ometepe seguimos para a Costa Rica. Do porto de San Jorge apanhamos um táxi por 700 córdobas até à fronteira. A viagem demorou cerca de meia hora. A partir dali, entrará num dos poucos países do mundo que fazem da conservação ambiental e animal um dos seus principais objectivos.
Consulte o nosso artigo com todas as dicas práticas para viajar na Costa Rica.
Se vai visitar a ilha Ometepe, na Nicarágua, e quer conhecer outros países da América Central, estes são os artigos que temos no nosso blogue que o podem ajudar ou inspirar:
- VIAJAR EM CUBA, Um artigo cheio de dicas práticas para viajar em Cuba, nomeadamente regime de entrada no país, como chegar, como se deslocar, roteiro, onde dormir, o que visitar, onde comer, condições de segurança, etc.
- PRAIAS DE CUBA, um artigo ideal se quiser escolher a melhor praia e hotel de Cuba para si.
- VIAJAR EM EL SALVADOR – Um artigo cheio de dicas práticas para viajar em El Salvador, nomeadamente regime de entrada no país, como chegar, como se deslocar, roteiro, onde dormir, o que visitar, onde comer, condições de segurança, etc.
- Na ROTA DOS MAIAS, uma descrição do roteiro da nossa viagem pela América Central em 2012, em que percorremos o México, Belize, guatemala e Honduras.
- Lugares obrigatório e maravilhosos a VISITAR NA GUATEMALA, um resumo daquilo que pode encontrar no nosso blogue sobre a Guatemala.
- VIAJAR NO MÉXICO, o artigo ideal se quer saber quais as ruínas maias que não pode perder no México.
- VIAJAR NO BELIZE, um artigo sobre o Belize, país pouco conhecido na América Central, mas cheio de magníficas surpresas para quem o visita.