VIAJAR NA MONGÓLIA | Viver com famílias nómadas na Mongólia

VIAJAR NA MONGÓLIA | Viver com famílias nómadas na Mongólia

A nossa visita à Mongólia ficará, para sempre, marcada pelas experiências que partilhamos com a população local, nomeadamente com as famílias nómadas. Mais do que tudo, a Mongólia é as suas gentes. O povo caloroso, hospitaleiro e simpático é a alma deste país. De tudo o que vivenciei foi, sem sombra de dúvida, a vida com as famílias nómadas que mais me marcou.

  • PREPARAR O TRANSIBERIANO – Tudo o que precisa de saber para começar a preparar uma viagem no comboio transiberiano.

NOMADISMO NA MONGÓLIA | Viver com famílias nómadas na Mongólia

A Mongólia é surpreendente. É um país culturalmente perfeito para os viajantes, já que supera, claramente, qualquer expectativa. As populações brincam connosco, riem e tentam conversar (embora em mongol). Ficamos hospedados com várias famílias nómadas durante a nossa viagem, umas criadoras de cabras e ovelhas, outras criadoras de camelos, outras de cavalos. Todas elas, no entanto, com um denominador comum: um sorriso hospitaleiro.

NOMADISMO NA MONGÓLIA | Viver com famílias nómadas na Mongólia

A vida aqui não é fácil. O dia-à-dia no deserto do Gobi é surpreendente. Habituamo-nos a lavar com o mínimo de água possível, tal como as famílias nómadas. A água por estas terras é um bem muito precioso. Aqui a vida tem outro significado. Outro ritmo. Outra importância.

NOMADISMO NA MONGÓLIA | Viver com famílias nómadas na Mongólia

As nossas necessidades são feitas em buracos no chão ou, simplesmente, temos que caminhar até deixarem de nos ver. Embrenhamo-nos no deserto, na estepe ou… no nada!

VIAJAR NA MONGÓLIA | Viver com famílias nómadas na Mongólia

  VIAJAR NA MONGÓLIA | Viver com famílias nómadas na Mongólia

  VIAJAR NA MONGÓLIA | Viver com famílias nómadas na Mongólia

As noites são passadas em gers, pequenas tendas circulares cobertas por peles de animais e com um forno no centro. Atrás da ger existe um pedaço de pano com leite de camelo colhado. Escorre para fazer o queijo. Está atado a um ferro num atrelado enferrujado. É assim a vida no deserto do Gobi.

VIAJAR NA MONGÓLIA | Viver com famílias nómadas na Mongólia

VIAJAR NA MONGÓLIA | Viver com famílias nómadas na Mongólia

Quando anoitece, as crias dos camelos começam a chorar. Chamam as suas mães que começam aparecer do meio do nada. No escuro da noite, as camelas começam a chegar, umas atrás das outras. São gigantescas. A matriarca da família saí com um balde na mão e começa a ordenhar as camelas. Umas depois das outras, enquanto estas vão alimentando as crias. Para evitar que as crias bebam o leite todo, os filhos da família ficam a tomar conta das camelas e não as deixam aproximar cedo demais. O sol deu lugar a uma noite maravilhosa. Aproveito para jogar frisby com uma menina pequena. Ao mesmo tempo aprendo mongol… que experiência maravilhosa!

VIAJAR NA MONGÓLIA | Viver com famílias nómadas na Mongólia

De manhã, o céu está completamente limpo e sol começa a aparecer no horizonte. Os camelos já saíram para procurar alimento no deserto. À minha volta uma imensidão de deserto. É a tranquilidade total, com tudo o que de bom e de mau isso pode significar. Estas famílias nómadas estão isoladas do mundo. Vivem longe de tudo e de todos. Será por isso que a vida parece tão simples e óbvia?

VIAJAR NA MONGÓLIA | Viver com famílias nómadas na Mongólia

Nunca vou esquecer este ritmo de vida. Nunca vou esquecer estes dias, esta vida, esta gente e, acima de tudo, a simplicidade de tudo. Privar com estas famílias nómadas foi um privilégio.

VIAJAR NA MONGÓLIA | Viver com famílias nómadas na Mongólia

Compreender a TRANSUMÂNCIA na Mongólia

A transumância consiste na domesticação, criação e reprodução de animais recorrendo a técnicas onde se utiliza os pastoreios ao ar livre. Esta forma de vida, remonta aos tempos mais primitivos, aquando da domesticação dos animais.

Compreender a TRANSUMÂNCIA na Mongólia

Na Mongólia, a transumância continua a ser um dos modos de vida da população local. Crianças e adultos montam grandes cavalos e orientam manadas enormes de gado bovino ou ovino e caprino. Deslocam-se nas estepes mongóis ao sabor do vento e percorrem vastas distâncias procurando as melhores pastagens. Quando o alimento escasseia deslocam as aldeias a procura de áreas mais férteis. Isto é a transumância.

Compreender a TRANSUMÂNCIA na Mongólia

Este modo de vida ancestral, transumância, perdura nos tempos e consiste numa das principais características da população deste país. Aqui, os mongóis são, predominantemente, nómadas e assim irão continuar durante muito tempo. Nos próximos nove dias iremos embarcar numa viagem pelo centro e sul da Mongólia. Vamos de jipe com um alemão e dois mongóis. Será com certeza uma experiência magnifica. Estaremos sem contacto com o mundo exterior mas traremos muitas novidades deste paraíso onde o homem ainda pouco marcou a paisagem. Afinal de contas, estamos no país com menor densidade populacional do mundo (3hab/km2). Esta viagem pela Mongólia, embora demasiado curta para nosso gosto (pouco mais de duas semanas), foi uma autêntica descoberta.

  • Faça também o seu seguro e se usar este link terá 5% de desconto.

Se vai viajar para a Mongólia, estes são alguns artigos no nosso blogue que te podem interessar

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

2 Comentários

  1. David Rodrigues diz: Responder

    Bom dia.

    Em primeiro lugar congratular-vos pelo excelente blog que têm embora provoque muito inveja da boa 🙂

    Vou passar pela Mongólia, infelizmente apenas por três noites no máximo, mas gostaria de ter a oportunidade de passar uma noite num ger de uma família nómada, o mais autêntico possível.
    Podem dar alguma indicação quanto a marcações deste tipo de experiências?

    Obrigado e continuação de boas aventuras!
    David Rodrigues

    1. Carla Mota diz: Responder

      O melhor é ir para o Terelj. É o mais próximo.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.