Chegados a Mongólia, o nosso primeiro destino foi o Parque Nacional do Terelj, a cerca de 70 km de Ulan Battar. Pegamos numa mochila pequena e num saco-cama e fomos para o Parque Nacional do Terelj com uma sul-coreana, a Pac, e uma inglesa, a Sally.
- PREPARAR O TRANSIBERIANO – Tudo o que precisa de saber para começar a preparar uma viagem no comboio transiberiano.
O Parque Nacional do Terelj é uma área de granitos dominada por imponentes formações rochosas graníticas de rara beleza. As vertentes verdejantes lembram as paisagens alpinas, no entanto, por terras mongóis as gers, habitações tradicionais, ponteiam o cenário. As gers são habitações típicas da Mongólia. São tendas circulares construídas com uma estrutura em madeira e cobertas por peles e tecido. Depois são atados fios negros à volta. Por cima existe uma janela que ilumina o espaço. É aqui que vive o povo mongol quando habita as estepes no verão. Foi numa ger que nós ficamos alojados. A nossa ger tem seis camas que circulam uma mesa e um fogão de lenha. O fogão é ligado à noite porque as noites, mesmo no verão, são geladas.
O Parque Nacional do Terelj é magnífico e uma das melhores formas para o conhecer foi o passeio de cavalo que fizemos. O primeiro cavalo não gostou do Rui e mandou-lhe um coice mas depois correu tudo bem. Foi um show!!!
No segundo dia aproveitamos para fazer um pequeno trek pela área e visitamos algumas populações nómadas e um templo.
O melhor da Mongólia é, no entanto, a sua população. As pessoas são muito hospitaleiras, simpáticas e sorridentes. As crianças são o ex-libris! Lindas.
Se vai viajar para a Mongólia, estes são alguns artigos no nosso blogue que te podem interessar
- VIAJAR NA MONGÓLIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar na Mongólia e explorar a vida nómada dos seus habitantes.
- VISITAR O PARQUE NACIONAL DE TERELJ – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o Parque Nacional de Terejl, na Mongólia.
- VISITAR PARQUE NACIONAL DE KUSTHAI – Um artigo com tudo o que precisa de saber sobre como pode visitar Kusthai, na Mongólia.
- VISITAR O DESERTO DO GOBI – Tudo o que precisa de saber para visitar o deserto do Gobi, na Mongólia, está neste artigo.
- VISITAR O PARQUE NACIONAL DO RIO ORKHON – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar este parque nacional na Mongólia está neste artigo.
- BUDISMO NA MONGÓLIA – Um artigo sobre o Budismo da Mongólia, uma vertente do Budismo asiático e muito interessante saber para quem vai viajar para a Mongólia.
- VIAJAR NO TANSMONGOLIANO – Um artigo sobre a viagem de comboio a bordo do Transmongol, o comboio que vem da Rússia e vai em direcção a Pequim.
- VISTO DA MONGÓLIA – Um artigo sobre a forma como tiramos o visto para viajar na Mongólia das duas vezes em que visitamos o país.
- RALLY MONGOL – ULAN BATAR – A crónica da nossa viagem no rally Mongol na capital da Mongólia, Ulan Batar. Como estivemos dois dias na cidade, esta é a outra das crónicas dessa viagem.
- RALLY MONGOL – ATRAVESSANDO O GOBI – A crónica da nossa viagem a bordo do Rally Mongol quando atravessamos o deserto do Gobi, na Mongólia.
- RALLY MONGOL – ATRAVESSAR A MONGÓLIA DE CARRO – A crónica da nossa viagem a bordo do Rally Mongol quando atravessamos o deserto do Gobi até Bayankhongor, na Mongólia.
- RALLY MONGOL – ATRAVESSAR AS ESTEPES DA MONGÓLIA – A crónica da nossa viagem a bordo do Rally Mongol quando atravessamos as estepes da Mongólia de Khovd e Buutsagaan.
- RALLY MONGOL – ATRAVESSAR AS MONTANHAS DO ALTAI – A crónica da nossa viagem a bordo do Rally Mongol quando atravessamos as montanhas do Altai desde a Rússia até à Mongólia.
- PREPARAR O TRANSMONGOL – Um artigo com as nossas dicas e sugestões para preparar o transmongol, desde a Rússia, Mongólia e China.
Olá! Estou a planear uma viagem à Mongólia para este verão e tenho estado a ler as vossas mensagem sobre esse país (que parece maravilhoso), mas fiquei com algumas dúvidas. Será que me podiam esclarecer? Aqui vão elas:
1) Como se deslocaram? O carro foi alugado com/sem motorista?
2) Fizeram tudo de forma independente ou utilizaram uma agência local?
3) Tiveram sempre Ulan Bator como base ou ficaram noutras cidades?
Obrigada antes de mais, e parabéns pelo vosso trabalho 🙂 Leio sempre o que vão escrevendo por aqui.
Olá Catarina,
1)deslocamo-nos numa carrinha alugada com motorista. Arranjamos num hostel em Ulan Batar.
2)Usamos a agência do hostel para ir ao Terelj e para ir para o Gobi. Só andamos sozinhos em Ulan Batar.
3)Fizemos Ulan Batar de base. Depois fomos 2 dias para o Terelj, 1 para o parque dos cavalos e 9 dias para o Gobi.