Visitar as ruínas de YAXCHILÁN e BONAMPAK – Um “mergulho” na selva tropical | México
Colocado em
Yaxchilán e Bonampak destacam-se de todas as demais ruínas de cidades maias devido a sua relativa inacessibilidade, pois situam-se mergulhadas em selva tropical. Claro está que hoje os dólares (ou pesos!) do turismo conseguem desbravar muito terreno e ultrapassar muitos obstáculos, por isso a maneira mais prática e exequível de alcançar estes lugares é fazendo uma tour de 1 (longo) dia organizada a partir da cidade de Palenque.
1. Visitar Yaxchilán
Yaxchilán situa-se nas margens do rio Usumacinta, no centro da floresta de Lacandón e é só acessível de barco (ou avião). Depois de termos percorrido, durante 3 horas, a Carretera Fronteriza, e de termos ultrapassados os inúmeros topes (lombas em número descontrolado colocadas pelos locais) e um corte de estrada por parte de uma população que reivindicava melhores condições de acesso, chegamos as margens do rio que constitui fronteira local com a Guatemala, e após 40 minutos de barco, chegamos finalmente a Yaxchilán. Construída entre 350 e 800 d.C., ficou conhecida no século VIII, no reino do seu líder mais famoso, “Escudo-Jaguar”, e seu filho, “Pássaro-Jaguar”, e foi abandonada, por razoes desconhecidas, em 810.
O conjunto de ruínas é impressionante, quer pelo seu número e qualidade, quer pela sua “imersão” na selva circundante. É fabuloso (mas custoso!) percorrer os caminhos íngremes em direcção a “Pequena Acrópole” e aos edifícios 39, 40 e 41, com os sons guturais dos macacos uivadores como fundo, e sob o “peso” da enorme humidade e calor que se faz sentir na selva.
A Gran Plaza está situada a poucos metros da margem do rio, e contém várias estelas bem preservadas, que representam os réis da cidade. Subindo uma escada íngreme, chega-se ao edifício 33, o mais bem conservado do conjunto, com metade do seu espigão de tecto ainda intacto.
Mas o edifício mais interessante, na nossa opinião, acaba por ser o chamado “Labirinto”, que serve de entrada a praça. Percorremos alguns dos seus corredores (com a ajuda de um frontal) e tentei imaginar a possível prova de coragem que poderia ter-se desenrolado aqui, na completa escuridão, com um candidato maia. Sabe bem voltar a luz, e dar de caras com a praça e os edifícios alinhados a nossa frente. Da escuridão a luz, assim foi o mundo feito, assim é que o Homem cresce…
De volta ao barco e a carrinha da companhia, percorremos mais alguns quilómetros em direcção as ruínas de Bonampak. Muito mais pequenas, reflectem o facto desta cidade ter vivido no período Clássico na sombra de Yaxchilán, sendo que os monumentos mais impressionantes foram construídos no reinado de um sobrinho de um rei de Yaxchilán. A grande atracção são 3 salas que contêm murais que representam cenas da vida maia clássica, em cores (ainda) vivas. Uma das salas estava fechada para recuperação, e nas outras só podiam entrar grupos de 3 pessoas de cada vez, uma vez que a respiração afecta a qualidade dos murais. Numa das salas, está representada uma cena de guerra e de sacrifícios de prisioneiros, enquanto na outra, pode admirar-se a consagração do filho do último rei de Bonampak, seguro pelo pai e apresentado a um conselho de nobres. Na realidade, o bebé nunca deverá ter sido rei, uma vez que a cidade foi abandonada antes dos murais terem sido acabados.
Estava na altura de regressar a Palenque, e acabar um longo e cansativo dia, mas também cheio de recordações que ficarão no “quadro de honra” desta nossa “Rota dos Maias 2012“.
VISITAR TULUM – Um artigo com a nossa experiência e dicas para visitar Tulum, no México, com a visita às ruínas e à praia.
VISITAR COBA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar as ruínas de Coba no México.
MERGULHAR EM COZUMEL – Um artigo sobre a nossa experiência em fazer mergulho em Cozumel, no México.
VISITAR COZUMEL – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Cozumel, a ilha maravilha no México.
VISITAR ISLA MUJERES – Um dos lugares mais belos para explorar as praias do Iucatão no México. Este é um artigo cheio de dicas para o fazer.
ILHA HOLBOX – Tudo o que precisa de saber para explorar e desfrutar da ilha Holbox no México está aqui.
VISITAR CHICHÉN ITZA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar as ruínas mais importantes do México, património mundial da Humanidade.
VISITAR PALENQUE – Um artigo cheio de dicas para visitar um dos lugares mais extraordinários do México, Palenque e os seus arredores, com tudo o que não pode perder.
VISITAR UXMAL – Um artigo cheio de dicas para visitar as maravilhosas ruínas maias de Uxmal, no México.
VISITAR MÉRIDA – Mérida, no Iucatão, no México, é uma cidade colonial maravilhosa e que vale a pena a visita. Neste artigo encontrará as nossas dicas.
RUÍNAS DE YAXCHILAN E BONAMPAK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar algumas das melhores ruínas do México e mais inacessíveis.
VISITAR OAXACA – um artigo com todas as nossas dicas de lugares a não perder quando visitar Oaxaca, no México.
VISITAR MONTE ALBAN – O nosso artigo cheio de dicas para visitar as ruínas zatopecas em Monte Albán, no México.
VISITAR SAN CRISTOBAL DE LAS CASAS – O nosso artigo sobre a visita a San Cristobal de las Casas, com as dicas de viagem e tudo o que não pode perder no México.
CASCATA HIERVA EL ÁGUA – Um artigo cheio de dicas para visitar o Vale de Tlacolula, perto de Oaxaca, onde se pode visitar imensas maravilhas naturais e arquitectónicas.
VISITAR XOCHICALCO – Um artigo cheio de dicas para visitar as ruínas de Xochicalco desde a Cidade do México.
VISITAR TEOTIHUACAN – Um artigo cheio de dias para visitar as ruínas de Teotihuacan desde a Cidade do México.
VISITAR PUERTO ESCONDIDO – Um artigo cheio de dicas para visitar Puerto Escondido, uma meca do surf no México e uma das praias mais famosas do Pacífico.
VISITAR EL TAJIN – Um artigo cheio de dias para visitar as ruínas de El Tajin desde a Cidade do México.
VISITAR HUASCA DEL CAMPO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar os prismas basálticos de Huasca del Campo, no México.
VISITAR TULA– Um artigo cheio de dias para visitar as ruínas de Tula desde a Cidade do México.
VISITAR A CIDADE DO MÉXICO – Tudo o que precisa de saber para visitar a Cidade do México. Segurança, museus, transportes e a realidade que ninguém lhe conta sobre a cidade.
VISITAR AS CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS – Tudo o que precisa de saber visitar o México e conhecer os lugares mais emblemáticos das civilizações pré-colombianas, como os Maias, Aztecas, Olmecas, Toltecas, etc.
CALENDÁRIO MAIA – Tudo o que precisa de saber sobre o calendário Maia e a profecia Maia do fim do mundo no ano de 2012.
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.