Visitar as ruínas de YAXCHILÁN e BONAMPAK – Um “mergulho” na selva tropical | México

Visitar as ruínas de YAXCHILÁN e BONAMPAK - Um "mergulho" na selva tropical | México
Yaxchilán e Bonampak destacam-se de todas as demais ruínas de cidades maias devido a sua relativa inacessibilidade, pois situam-se mergulhadas em selva tropical. Claro está que hoje os dólares (ou pesos!) do turismo conseguem desbravar muito terreno e ultrapassar muitos obstáculos, por isso a maneira mais prática e exequível de alcançar estes lugares é fazendo uma tour de 1 (longo) dia organizada a partir da cidade de Palenque.
Visitar as ruínas de YAXCHILÁN e BONAMPAK - Um "mergulho" na selva tropical | México

1. Visitar Yaxchilán

Yaxchilán situa-se nas margens do rio Usumacinta, no centro da floresta de Lacandón e é só acessível de barco (ou avião). Depois de termos percorrido, durante 3 horas, a Carretera Fronteriza, e de termos ultrapassados os inúmeros topes (lombas em número descontrolado colocadas pelos locais) e um corte de estrada por parte de uma população que reivindicava melhores condições de acesso, chegamos as margens do rio que constitui fronteira local com a Guatemala, e após 40 minutos de barco, chegamos finalmente a Yaxchilán.  Construída entre 350 e 800 d.C., ficou conhecida no século VIII, no reino do seu líder mais famoso, “Escudo-Jaguar”, e seu filho, “Pássaro-Jaguar”, e foi abandonada, por razoes desconhecidas, em 810.
Visitar as ruínas de YAXCHILÁN e BONAMPAK - Um "mergulho" na selva tropical | México
O conjunto de ruínas é impressionante, quer pelo seu número e qualidade, quer pela sua “imersão” na selva circundante. É fabuloso (mas custoso!) percorrer os caminhos íngremes em direcção a “Pequena Acrópole” e aos edifícios 39, 40 e 41, com os sons guturais dos macacos uivadores como fundo, e sob o “peso” da enorme humidade  e calor que se faz sentir na selva.
Visitar as ruínas de YAXCHILÁN e BONAMPAK - Um "mergulho" na selva tropical | México
A Gran Plaza está situada a poucos metros da margem do rio, e contém várias estelas bem preservadas, que representam os réis da cidade. Subindo uma escada íngreme, chega-se ao edifício 33, o mais bem conservado do conjunto, com metade do seu espigão de tecto ainda intacto.
Visitar as ruínas de YAXCHILÁN e BONAMPAK - Um "mergulho" na selva tropical | México
Mas o edifício mais interessante, na nossa opinião, acaba por ser o chamado “Labirinto”, que serve de entrada a praça. Percorremos alguns dos seus corredores (com a ajuda de um frontal) e tentei imaginar a possível prova de coragem que poderia ter-se desenrolado aqui, na completa escuridão, com um candidato maia. Sabe bem voltar a luz, e dar de caras com a praça e os edifícios alinhados a nossa frente. Da escuridão a luz, assim foi o mundo feito, assim é que o Homem cresce…
Visitar as ruínas de YAXCHILÁN e BONAMPAK - Um "mergulho" na selva tropical | México

2. Visitar Bonampak

De volta ao barco e a carrinha da companhia, percorremos mais alguns quilómetros em direcção as ruínas de Bonampak. Muito mais pequenas, reflectem o facto desta cidade ter vivido no período Clássico na sombra de Yaxchilán, sendo que os monumentos mais impressionantes foram construídos no reinado de um sobrinho de um rei de Yaxchilán. A grande atracção são 3 salas que contêm murais que representam cenas da vida maia clássica, em cores (ainda) vivas. Uma das salas estava fechada para recuperação, e nas outras só podiam entrar grupos de 3 pessoas de cada vez, uma vez que a respiração afecta a qualidade dos murais. Numa das salas, está representada uma cena de guerra e de sacrifícios de prisioneiros, enquanto na outra, pode admirar-se a consagração do filho do último rei de Bonampak, seguro pelo pai e apresentado a um conselho de nobres. Na realidade, o bebé nunca deverá ter sido rei, uma vez que a cidade foi abandonada antes dos murais terem sido acabados.
Visitar as ruínas de YAXCHILÁN e BONAMPAK - Um "mergulho" na selva tropical | México
Estava na altura de regressar a Palenque, e acabar um longo e cansativo dia, mas também cheio de recordações que ficarão no “quadro de honra” desta nossa “Rota dos Maias 2012“.
Visitar as ruínas de YAXCHILÁN e BONAMPAK - Um "mergulho" na selva tropical | México

 VEJA AQUI ONDE SE ALOJAR NA RIVIERA MAIA

Marque aqui os seus passeios e compre aqui os seus bilhetes para Yaxchilán

Se vais viajar para o México estes são alguns artigos que te podem interessar

  • RUÍNAS DO MÉXICO – Um artigo com as melhores ruínas pré-colombianas do México, nomeadamente maias, astecas, olmecas, etc.
  • ROTEIRO PELA ROTA DOS MAIAS – O roteiro da nossa viagem pelo México, Belize, Guatemala e Honduras.
  • VISITAR TULUM – Um artigo com a nossa experiência e dicas para visitar Tulum, no México, com a visita às ruínas e à praia.
  • VISITAR COBA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar as ruínas de Coba no México.
  • MERGULHAR EM COZUMEL – Um artigo sobre a nossa experiência em fazer mergulho em Cozumel, no México.
  • VISITAR COZUMEL – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Cozumel, a ilha maravilha no México.
  • VISITAR ISLA MUJERES – Um dos lugares mais belos para explorar as praias do Iucatão no México. Este é um artigo cheio de dicas para o fazer.
  • ILHA HOLBOX – Tudo o que precisa de saber para explorar e desfrutar da ilha Holbox no México está aqui.
  • VISITAR CHICHÉN ITZA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar as ruínas mais importantes do México, património mundial da Humanidade.
  • VISITAR PALENQUE – Um artigo cheio de dicas para visitar um dos lugares mais extraordinários do México, Palenque e os seus arredores, com tudo o que não pode perder.
  • VISITAR UXMAL – Um artigo cheio de dicas para visitar as maravilhosas ruínas maias de Uxmal, no México.
  • VISITAR MÉRIDA – Mérida, no Iucatão, no México, é uma cidade colonial maravilhosa e que vale a pena a visita. Neste artigo encontrará as nossas dicas.
  • RUÍNAS DE YAXCHILAN E BONAMPAK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar algumas das melhores ruínas do México e mais inacessíveis.
  • VISITAR OAXACA – um artigo com todas as nossas dicas de lugares a não perder quando visitar Oaxaca, no México.
  • VISITAR MONTE ALBAN – O nosso artigo cheio de dicas para visitar as ruínas zatopecas em Monte Albán, no México.
  • VISITAR SAN CRISTOBAL DE LAS CASAS – O nosso artigo sobre a visita a San Cristobal de las Casas, com as dicas de viagem e tudo o que não pode perder no México.
  • CASCATA HIERVA EL ÁGUA – Um artigo cheio de dicas para visitar o Vale de Tlacolula, perto de Oaxaca, onde se pode visitar imensas maravilhas naturais e arquitectónicas.
  • VISITAR XOCHICALCO – Um artigo cheio de dicas para visitar as ruínas de Xochicalco desde a Cidade do México.
  • VISITAR TEOTIHUACAN – Um artigo cheio de dias para visitar as ruínas de Teotihuacan desde a Cidade do México.
  • VISITAR PUERTO ESCONDIDO – Um artigo cheio de dicas para visitar Puerto Escondido, uma meca do surf no México e uma das praias mais famosas do Pacífico.
  • VISITAR EL TAJIN – Um artigo cheio de dias para visitar as ruínas de El Tajin desde a Cidade do México.
  • VISITAR HUASCA DEL CAMPO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar os prismas basálticos de Huasca del Campo, no México.
  • VISITAR TULA – Um artigo cheio de dias para visitar as ruínas de Tula desde a Cidade do México.
  • VISITAR A CIDADE DO MÉXICO – Tudo o que precisa de saber para visitar a Cidade do México. Segurança, museus, transportes e a realidade que ninguém lhe conta sobre a cidade.
  • VISITAR AS CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS – Tudo o que precisa de saber visitar o México e conhecer os lugares mais emblemáticos das civilizações pré-colombianas, como os Maias, Aztecas, Olmecas, Toltecas, etc.
  • CALENDÁRIO MAIA – Tudo o que precisa de saber sobre o calendário Maia e a profecia Maia do fim do mundo no ano de 2012.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartãoCamera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui..Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.