Viajando com os TOLTECAS no México (de 800 d.C. a 1200 d.C.)

Viajando com os TOLTECAS no México (de 800 d.C. a 1200 d.C.)

Os Toltecas foram uma das civilizações pré-colombianas que habitaram os territórios que actualmente pertencem ao México. Desde o seu estabelecimento no planalto central mexicano, em 850 d.C., a sua expansão foi bastante rápida. Escolheram Tula, na região de Hidalgo, para capital do seu império e a partir daí iniciaram uma política de povoamento. A capital rapidamente se tornou num dos maiores centros urbanos da América Central e a expansão da cultura tolteca começou a fazer-se sentir um pouco por toda a Mesoamérica, influenciando Maias e Aztecas.

Como qualquer império, existia o desejo de alargar os seus limites territoriais fazendo com que os militares ocupassem um papel essencial na sociedade. O seu papel era tão importante que, numa sociedade com uma organização semelhante à das castas indianas, os militares apareciam no topo. Na casta inferior estavam os trabalhadores agrícolas e artesãos. A casta superior, para além dos militares, incluía também os sacerdotes, os governantes e seus funcionários. As conquistas eram alegremente festejadas e faziam-se tributos aos povoados vencidos. No entanto, todos aqueles que praticassem um culto ao calendário e ao tempo também integravam na casta superior. Esta valorização do poder militar levou a que os Toltecas expandissem o seu império numa área bastante vasta, só mais tarde superada pelos Aztecas.

Viajando com os TOLTECAS no México (de 800 d.C. a 1200 d.C.)

O império Tolteca era fortemente ligado à Terra e baseava a sua economia na agricultura e produção de artesanato, o que lhe permitiu manter contactos comerciais com os outros povos. A introdução da metalurgia e dos primeiros registos e crónicas histórias ficam a dever-se a este povo que relatou as conquistas heróicas dos seus guerreiros em várias estelas e colunas lapidadas com jaguares, águias, serpentes, etc.

Mas, até os grandes impérios acabam por cair. Em 1184, vários grupos nómadas saquearam, arrasaram e incendiaram Tula. A capital Tolteca ficou completamente destruída e entrou em decadência. Maus anos agrícolas levaram a episódios de fome e a um crescente descontentamento na sociedade, que terminaria com uma série de conflitos políticos entre vários grupos. Um destes grupos eram os Chichimecas, um povo bárbaro que viria a dar origem ao império Azteca. Estes conflitos acabariam por ditar o fim do império Tolteca.

Hoje existem duas ruínas arqueológicas toltecas no México, Tula e El Cerrito. As ruínas de Tula Xicocotitlan são o que resta da antiga capital tolteca e situam-se no estado de Hidalgo, a cerca de 70km da Cidade do México. El Cerrito situa-se no estado de Querétaro e corresponderá a um antigo local de culto.

Principais locais Toltecas:

Tula

– El Cerrito

.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

 Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.