VISITAR TULUM, a fortaleza maia junto ao mar | México

VISITAR TULUM, uma fortaleza maia junto ao mar (e uma bela praia) | México
Os Maias não se limitaram a construir impérios em terra, mas também exploraram as águas turquesas do mar que banha estas terras. Com base na navegação com a costa à vista, exploraram e estabeleceram rotas comerciais e cerimoniais que iam desde Isla Mujeres e Cozumel, até ao que é hoje a costa do Belize e Guatemala.
“En las paredes de los viejos templos del Mayab, en las ciudades muertas, hay estampada, muchas veces, una mano de sangre. Si nunca la has visto, el agua fria del espanto te banara el cuerpo cuando la veas. Y si ya la conoces, nunca dejaras de detenerte delante de ella, callado e meditando. Roja es la mano de hombre pintada sobre la pared, lo mismo sobre el estuco fino que sobre la piedra pulida, a lo alto de um brazo levantado por un hombre de pie. […] Muchas manos hay de estas que marcan con sus signos rojos los desiertos templos antiguos, a lo largo y a lo alto de las paredes de piedra silenciosa. En las salas huecas y oscuras no hay nada que hable sino esas manos, que parecen vivas y que hablan sin voz. Tu las oyes, pero no las entiendes. Alli aparecieron, hace varias veces mil anos, y se mostraron de repente y hablaron a los que las podian compreender. […] En los tiempos que llego Mani, que quiere decir que “todo paso”, este fue su signo y su anuncio. Cuando lo vieron aparecer, los hombres huyeron de las ciudades santas e las despoblaron. Entonces fue cuando desaparecieron las cabezas de ciertas estatuas de los dioses que ya no debian de ser vistas. Entonces fue cuando los secretos de la blanca sabiduria se ocultaron en los pozos profundos, y cuando en todas partes se tapiaron las puertas del santuario antigo. Entonces fue cuando todo paso! […] Hijos de los hijos del Mayab, hijos de los hijos ciegos e sordos de la gran sabiduria, vosotros, los que habeis de venir en el dia que se acerca, nacereis con ojos para ver y oidos para oir y con luz dentro de vosotros para compreender. Vosotros, que habreis vuelto de lo hondo del tiempo a pisar la tierra sagrada del Mayab, oireis todos sus enigmas y los explicareis al mundo. Entre tanto, no nos queda sino estar callados y palidecer.”
“La tierra del faisan y del venado”
Antonio Mediz Bolio
VISITAR TULUM, uma fortaleza maia junto ao mar (e uma bela praia) | México
.
VISITAR TULUM, uma fortaleza maia junto ao mar (e uma bela praia) | México
Uma das cidades costeiras maias foi Tulum (nome moderno que deriva do maia, que significa muralha, mas a cidade chamar-se-ia Zama, alvorada), com ocupação durante o período pós-clássico, a partir do século XIII, estando ainda em actividade aquando da chegada dos espanhóis.
VISITAR TULUM, uma fortaleza maia junto ao mar (e uma bela praia) | México
Quando, em 1518, a expedição de Juan de Grijalva (antecessora da de Cortes) passou ao largo, a cidade muralhada, com as suas torres de vigia e edifícios pintados de vermelho, azul e amarelo, impressionou os marinheiros. Mas nem a muralha de 5 m de espessura pode impedir a conquista espanhola que se seguiria, e a cidade acabaria por ser abandonada cerca de 75 anos depois.
VISITAR TULUM, uma fortaleza maia junto ao mar (e uma bela praia) | México
Hoje, e precisamente por uma brecha na muralha de Tulum que entramos nas ruínas da cidade, onde existe um percurso delineado para os turistas, que nos leva as principais atracções do recinto. Apesar do conjunto das ruínas ser interessante, a verdade é que o principal motivo que traz os turistas aqui é a sua localização, mesmo sobre as escarpas que descem até ao mar.
VISITAR TULUM, uma fortaleza maia junto ao mar (e uma bela praia) | México
A vista dos 2 principais edifícios, o Templo del Dios del Viento e o El Castillo, um para o outro, é simplesmente espectacular. De tal forma que são capa do guia da Lonely Planet e contracapa do guia da American Express! Só que o sol e a cor da água que nos pudemos ver não foram exactamente os dessas fotos… Culpa do “Ernesto“! Mas Tulum é um sitio muito especial, com ou sem nuvens, com ou sem vento…
VISITAR TULUM, uma fortaleza maia junto ao mar (e uma bela praia) | México
No entanto, mais uma vez, o acesso aos principais edifícios de Tulum está vedado aos turistas, o que faz com que não se desfrute ao máximo do local. Por exemplo, não se pode admirar de perto uma enigmática figura, já sem cabeça, que aparece esculpida em nichos por cima da entrada de vários edifícios, incluindo El Castillo. De cabeça para baixo (a cair ou a descer?), e chamado o Deus Descendente (em inglês, “The Diving God“), mas desconhece-se de que divindade (ou homem?) seria uma representação.
VISITAR TULUM, uma fortaleza maia junto ao mar (e uma bela praia) | México
Talvez uma premonição dos tempos que estavam para vir, da destruição pendente, do abandono e fim e da cidade… Quem sabe? Resta-nos calar e meditar…

 VEJA AQUI ONDE SE ALOJAR NA RIVIERA MAIA

<h3><span style=”color: #000000;”><strong>Marque aqui os seus passeios e compre aqui os seus bilhetes</strong></span></h3>
<div data-gyg-partner-id=”HRGDQC9″ data-gyg-number-of-items=”6″ data-gyg-currency=”EUR” data-gyg-locale-code=”pt-PT” data-gyg-id=”code-example” data-gyg-q=”tulum” data-gyg-widget=”activites” data-gyg-href=”https://widget.getyourguide.com/HRGDQC9/activities.frame”></div>
<script async defer src=”https://widget.getyourguide.com/v2/widget.js”></script>

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Resultado de imagem para dinheiro icon Use o cartão REVOLUT para levantar dinheiro em viagem. Se usar este link, não terá custo com o envio do cartão, poupando assim 5,99€.   Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.