Visitar TEOTIHUACÁN, o lugar onde os homens se tornam deuses | México

Visitar TEOTIHUACÁN, o lugar onde os homens se tornam deuses | México
Diz a lenda (ilustrada no Códice Mendoza, feito após a chegada dos espanhóis para informar a corte espanhola da história e costumes dos aztecas) que, há 700 anos, o Deus do povo Azteca lhes disse que se deveriam instalar onde vissem uma águia num cacto a devorar uma serpente. Cerca de 1325 d.C., esta visão (agora representada na bandeira do México) concretizou-se numa ilha de um lago, num local que se tornaria a cidade de Tenochitlán, mais tarde a moderna Cidade do México. Iniciava-se assim a construção do que viria a ser o grande império azteca, com uma capital que impressionaria os espanhóis quando a viram pela primeira vez em 1519. Mas, há 700 anos, um pouco a norte de Tenochitlán, já existiam as ruínas de uma antiga cidade, cuja memória dos seus habitantes e fundadores já se tinha perdido.
Visitar TEOTIHUACÁN, o lugar onde os homens se tornam deuses | México

O nome que os aztecas lhe deram: Teotihuacán, “o lugar onde os homens se tornam deuses”. Mesmo coberta de terra e vegetação, o plano geral da cidade era ainda visível. Uma enorme avenida estendia-se num eixo norte-sul, ladeada por restos de edifícios que os aztecas acreditavam serem túmulos reais. Mais afastadas, pirâmides de vários tamanhos e formas enchiam o recinto. No extremo norte da avenida, em terreno mais elevado, chegava-se a uma grande praça ladeava por doze pirâmides e, ao fundo, uma enorme pirâmide, por eles chamada Pirâmide da Lua, dominava o horizonte. A leste e a meio da avenida de Teotihuacán, uma ainda maior pirâmide, a pirâmide do Sol, dominava todas as vistas do recinto. Representações de Quetzalcoatl, a Serpente Emplumada, e Tlaloc, o Deus da chuva, abundavam em todos os edifícios.

.
Visitar TEOTIHUACÁN, o lugar onde os homens se tornam deuses | México

O povo azteca considerava esse terreno sagrado e, dada a sua grandeza, acreditavam que esta cidade teria sido construída por gigantes. A realeza azteca fazia peregrinações as ruínas, ao local onde acreditavam que os deuses se tinham sacrificado para por o Sol em movimento.

Visitar TEOTIHUACÁN, o lugar onde os homens se tornam deuses | México
Hoje, passados 700 anos da fundação do império azteca, pouco mais sabemos acerca do povo que erigiu esta cidade de Teotihuacán. Felizmente, os aztecas esconderam dos conquistadores a localização das ruínas, evitando uma possível maior destruição.  Assim, a sua memória perdeu-se no tempo até serem redescobertas  no século XX, quando começaram a ser feitas escavações e estudos arqueológicos.
Visitar TEOTIHUACÁN, o lugar onde os homens se tornam deuses | México

Visitadas actualmente por milhares de turistas diariamente, Teotihuacán continua a ser um local de peregrinações, agora principalmente de movimentos New Age, que aqui se reúnem nos equinócios para aproveitar as energias que o local é suposto fazer convergir. O que se pensa serem apenas 10% da antiga cidade foram escavados e parcialmente reconstruídos. Os estudos efectuados revelam que a cidade de Teotihuacán foi fundada há cerca de 2000 anos, sendo que floresceu entre 250 e 600 d.C. Pensa-se que terá sido a maior cidade do mundo na época, com cerca de 125.000 habitantes e capital de um vasto império que modelou os impérios mais pequenos que se seguiriam no tempo por toda a mesoamérica. Nada se sabe das causas da queda de Teotihuacán. Invasores externos, “inimigos” internos, esgotamento de recursos, colapso social… Resta-nos especular.

Visitar TEOTIHUACÁN, o lugar onde os homens se tornam deuses | México
Hoje, passados 700 anos, quem visita a Teotihuacán continua a ter uma sensação de assombro, tal e qual os aztecas. Impressionam o engenho humano, a grandeza da obra, a beleza do conjunto. Pode passar-se horas percorrendo a pé o recinto e parece nunca ser suficiente. Teotihuacán é uma das grandes obras do passado cujos vestígios sobreviveram até aos nossos dias. A par das pirâmides do Egipto, é um testemunho que viajou séculos para chegar até nós e que devemos saber escutar. Cada um sente-o e compreende-o a sua maneira, mas o que é importante é que aprendamos com os nossos antepassados e não deixemos que se perca a memória do bom e mau que o Homem é capaz de fazer.
Visitar TEOTIHUACÁN, o lugar onde os homens se tornam deuses | México

Marque aqui os seus passeios e compre aqui os seus bilhetes para Teotihuacán

Se vais viajar para o México estes são alguns artigos que te podem interessar

  • RUÍNAS DO MÉXICO – Um artigo com as melhores ruínas pré-colombianas do México, nomeadamente maias, astecas, olmecas, etc.
  • ROTEIRO PELA ROTA DOS MAIAS – O roteiro da nossa viagem pelo México, Belize, Guatemala e Honduras.
  • VISITAR TULUM – Um artigo com a nossa experiência e dicas para visitar Tulum, no México, com a visita às ruínas e à praia.
  • VISITAR COBA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar as ruínas de Coba no México.
  • MERGULHAR EM COZUMEL – Um artigo sobre a nossa experiência em fazer mergulho em Cozumel, no México.
  • VISITAR COZUMEL – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Cozumel, a ilha maravilha no México.
  • VISITAR ISLA MUJERES – Um dos lugares mais belos para explorar as praias do Iucatão no México. Este é um artigo cheio de dicas para o fazer.
  • ILHA HOLBOX – Tudo o que precisa de saber para explorar e desfrutar da ilha Holbox no México está aqui.
  • VISITAR CHICHÉN ITZA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar as ruínas mais importantes do México, património mundial da Humanidade.
  • VISITAR PALENQUE – Um artigo cheio de dicas para visitar um dos lugares mais extraordinários do México, Palenque e os seus arredores, com tudo o que não pode perder.
  • VISITAR UXMAL – Um artigo cheio de dicas para visitar as maravilhosas ruínas maias de Uxmal, no México.
  • VISITAR MÉRIDA – Mérida, no Iucatão, no México, é uma cidade colonial maravilhosa e que vale a pena a visita. Neste artigo encontrará as nossas dicas.
  • RUÍNAS DE YAXCHILAN E BONAMPAK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar algumas das melhores ruínas do México e mais inacessíveis.
  • VISITAR OAXACA – um artigo com todas as nossas dicas de lugares a não perder quando visitar Oaxaca, no México.
  • VISITAR MONTE ALBAN – O nosso artigo cheio de dicas para visitar as ruínas zatopecas em Monte Albán, no México.
  • VISITAR SAN CRISTOBAL DE LAS CASAS – O nosso artigo sobre a visita a San Cristobal de las Casas, com as dicas de viagem e tudo o que não pode perder no México.
  • CASCATA HIERVA EL ÁGUA – Um artigo cheio de dicas para visitar o Vale de Tlacolula, perto de Oaxaca, onde se pode visitar imensas maravilhas naturais e arquitectónicas.
  • VISITAR XOCHICALCO – Um artigo cheio de dicas para visitar as ruínas de Xochicalco desde a Cidade do México.
  • VISITAR TEOTIHUACAN – Um artigo cheio de dias para visitar as ruínas de Teotihuacan desde a Cidade do México.
  • VISITAR PUERTO ESCONDIDO – Um artigo cheio de dicas para visitar Puerto Escondido, uma meca do surf no México e uma das praias mais famosas do Pacífico.
  • VISITAR EL TAJIN – Um artigo cheio de dias para visitar as ruínas de El Tajin desde a Cidade do México.
  • VISITAR HUASCA DEL CAMPO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar os prismas basálticos de Huasca del Campo, no México.
  • VISITAR TULA – Um artigo cheio de dias para visitar as ruínas de Tula desde a Cidade do México.
  • VISITAR A CIDADE DO MÉXICO – Tudo o que precisa de saber para visitar a Cidade do México. Segurança, museus, transportes e a realidade que ninguém lhe conta sobre a cidade.
  • VISITAR AS CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS – Tudo o que precisa de saber visitar o México e conhecer os lugares mais emblemáticos das civilizações pré-colombianas, como os Maias, Aztecas, Olmecas, Toltecas, etc.
  • CALENDÁRIO MAIA – Tudo o que precisa de saber sobre o calendário Maia e a profecia Maia do fim do mundo no ano de 2012.

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartãoCamera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui..Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.