Visitar as ruínas maias de RIO BEC no rescaldo do furacão | México

Visitar as ruínas maias de RIO BEC no rescaldo do furacão "Ernesto" | México
Uma das ruínas maias que sempre esteve prevista no nosso itinerário pela Rota dos Maias era a antiga cidade maia de Calakmul, uma das principais do período clássico, e grande rival de Tikal (Guatemala). Sitio em permanente escavação, tem apenas alguns (poucos, em comparação com os que estão debaixo da selva) edifícios reconstruídos, salientando-se a pirâmide mais alta do México. Além disso, o facto de estar localizada bem no meio da selva, no sul da região de Campeche e a cerca de 50 km da fronteira com a Guatemala, fazia com que a viagem até lá fosse um desafio tão interessante como a própria visita.
 
Visitar as ruínas maias de RIO BEC no rescaldo do furacão "Ernesto" | México
 
De Tulum, apanhamos um autocarro ate Xpujil, passando por Chetumal (mesmo na fronteira com o Belize, e onde voltaríamos no dia seguinte), onde chegamos as duas da manhã. Alojamo-nos numa cabana básica e levantamo-nos às oito da manhã para arranjar um táxi que nos levasse a Calakmul (viagem que levaria ainda cerca de 2 h). Até aqui, tudo bem.
 
Visitar as ruínas maias de RIO BEC no rescaldo do furacão "Ernesto" | México
 
Tínhamos tido notícias, em Tulum, que o furacão “Ernesto” tinha desviado o seu percurso para sul e tinha passado na zona de Chetumal. Isto teria acontecido há 2 dias. Apesar de haver bastante água junto à estrada, e o condutor do táxi nos ter dito que realmente o furacão tinha passado por ali e que era bastante forte (principalmente tendo em conta que esta zona não costuma ser afectada por furacões), não víamos grandes alterações à nossa volta. O percurso pela Highway 186 decorreu sem problemas, e viramos no cruzamento que nos levaria a Calakmul. Quando paramos na entrada do parque (as ruínas situam-se numa reserva de biosfera), caiu-nos na cabeça um balde de água fria: o acesso a Calakmul estava fechado devido à passagem do furacão, e à consequente queda de árvores na estrada. Da entrada do parque ao Museu do sitio arqueológico distam cerca de 20 km, por isso, com a ajuda do nosso motorista, resolvemos arriscar até ao museu e ver o que nos diziam. Durante o percurso, reparamos que já estava a ser limpo por meia dúzia de trabalhadores. Quando chegamos ao museu, veio a confirmação que temíamos: as ruínas estariam fechadas provavelmente durante dois dias de modo que os 40 km entre o museu e as ruínas pudessem ser limpos (por uma equipa de poucos homens). Foi uma tremenda desilusão. Ainda tivemos uma visita guiada ao museu, mas nem nos apetecia ver nada.
 
Visitar as ruínas maias de RIO BEC no rescaldo do furacão "Ernesto" | México
 
Tínhamos de arranjar uma alternativa a voltar a Xpujil de mãos a abanar, depois e tanto esforço e dinheiro gasto (só o táxi seriam 800 pesos mexicanos, à volta de 50 euros!). Felizmente encontrávamo-nos na região do Rio Bec, a mais densamente povoada de ruínas maias em toda a mesoamérica (uma vez que foi aqui que a civilização maia atingiu o seu auge, durante o período clássico), e como “quem não tem cão, caça com gato”, substituímos o grande complexo de Calakmul por 4 sítios diferentes nas redondezas, conhecidos pelas ruínas do Rio Bec. Neste caso, em vez de 1 cão, 4 gatos!
 
Visitar as ruínas maias de RIO BEC no rescaldo do furacão "Ernesto" | México

As ruínas maias de RIO BEC

Voltamos para trás, e logo ao lado do cruzamento com a Hwy 186, visitamos as ruínas de Balamkú. Descobertas apenas em 1990 (!), tem um conjunto bem interessante de pirâmides escondidas entre as árvores. Os trabalhos de limpeza do local estavam em curso e éramos dos poucos visitantes por lá. Não sei se foi por interiormente desejarmos preencher o “vazio” da visita não cumprida a Calakmul, mas a verdade é que apreciamos muito este pequeno complexo de ruínas. E, na realidade, vimos aqui algo que certamente ficará como um dos pontos altos arquitectónicos na nossa rota pelas ruínas maias: um espectacular friso de estuque com 17 m de comprimento, no interior de uma pirâmide (isto é, fazendo parte de uma fase anterior desse edifício) a que se tem acesso por uma porta que o guarda nos abriu. Retratando a visão do cosmos maia, com os seus três mundos, estão representadas figuras humanas, pássaros, jaguares, serpentes e sapos (seres anfíbios que navegam entre a terra e o inframundo). E tudo com alguma das cor original… Lindo!
 
Visitar as ruínas maias de RIO BEC no rescaldo do furacão "Ernesto" | México
 
Seguimos para as ruínas de Chicanná, cujo nome quer dizer “casa das mandíbulas da serpente”. Um pequeno complexo, a 11 km de Xpujil, tem como principal atracção a estrutura II, com uma fachada que é uma enorme boca de serpente, com um elaborado mosaico de pedra à volta, representando o Deus Itzamná,  o Deus da criação e da terra. Outro edifício que se distingue é a estrutura XX, que reproduz o desenho da estrutura II, mas que tem dois andares e máscaras de Chac, o Deus da chuva.
 
Visitar as ruínas maias de RIO BEC no rescaldo do furacão "Ernesto" | México
 
Seguimos depois para as ruínas de Bécan, a apenas 8 km de Xpujil. Rodeadas por um fosso (de onde vem o nome das ruínas, mas agora quase sem água) de mais de 2 km de comprimento, é o maior complexo dos locais do Rio Bec. Logo na entrada, situa-se uma passagem fechada em forma de arco, que nos leva à estrutura VIII, um edifício com colunas em cima, que suportariam um telhado. Logo ao lado está a praça central, com o edifício mais alto do complexo (estrutura IX), de onde se tem vistas fabulosas da estrutura VIII e da paisagem circundante.
 
Visitar as ruínas maias de RIO BEC no rescaldo do furacão "Ernesto" | México
 
No lado sul da estrutura X, encontrámos uma fabulosa máscara, fechada e visível apenas por um vidro.
 
Visitar as ruínas maias de RIO BEC no rescaldo do furacão "Ernesto" | México
 
Existe ainda uma praça oeste, onde se situam vários edifícios baixos e um campo de jogo de bola.
 
Visitar as ruínas maias de RIO BEC no rescaldo do furacão "Ernesto" | México
 
A praça sudeste é rodeada pelas estruturas I a IV, com um altar circular a este da praça.
 
Visitar as ruínas maias de RIO BEC no rescaldo do furacão "Ernesto" | México
 
Embalados pela visita a este belo complexo, seguimos para as últimas ruínas do Rio Bec deste périplo, as ruínas de Xpujil, mesmo à entrada da cidade. São as mais pequenas de todas, mas encontra-se lá um edifício com uma das características mais marcantes da arquitectura de Rio Bec, com as suas 3 torres pontiagudas (normalmente apenas duas) no seu topo. Estas torres são falsas pirâmides-templos, uma vez que os degraus são demasiado íngremes para se poderem subir e as construções parecem não ter divisões, desconhecendo-se a sua função.
 
Visitar as ruínas maias de RIO BEC no rescaldo do furacão "Ernesto" | México
 
No final, sentimo-nos de certa forma reconfortados da desilusão que tínhamos sentido de manha, pois visitamos 4 interessantes e pouco conhecidas ruínas no Rio Bec, sendo que cada uma delas enriqueceu de forma singular a nossa “Rota dos Maias 2012“.
 
Visitar as ruínas maias de RIO BEC no rescaldo do furacão "Ernesto" | México
 
Dirigimo-nos então ao nosso pouso da noite passada, onde recolhemos as mochilas, para depois irmos para a paragem de autocarro, esperar pelo transporte que nos levaria até Chetumal, onde no dia seguinte iniciaríamos uma nova etapa na nossa viagem, entrando no território do Belize.

 VEJA AQUI ONDE SE ALOJAR NA RIVIERA MAIA

 

Se vais viajar para o México estes são alguns artigos que te podem interessar

  • RUÍNAS DO MÉXICO – Um artigo com as melhores ruínas pré-colombianas do México, nomeadamente maias, astecas, olmecas, etc.
  • ROTEIRO PELA ROTA DOS MAIAS – O roteiro da nossa viagem pelo México, Belize, Guatemala e Honduras.
  • VISITAR TULUM – Um artigo com a nossa experiência e dicas para visitar Tulum, no México, com a visita às ruínas e à praia.
  • VISITAR COBA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar as ruínas de Coba no México.
  • MERGULHAR EM COZUMEL – Um artigo sobre a nossa experiência em fazer mergulho em Cozumel, no México.
  • VISITAR COZUMEL – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Cozumel, a ilha maravilha no México.
  • VISITAR ISLA MUJERES – Um dos lugares mais belos para explorar as praias do Iucatão no México. Este é um artigo cheio de dicas para o fazer.
  • ILHA HOLBOX – Tudo o que precisa de saber para explorar e desfrutar da ilha Holbox no México está aqui.
  • VISITAR CHICHÉN ITZA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar as ruínas mais importantes do México, património mundial da Humanidade.
  • VISITAR PALENQUE – Um artigo cheio de dicas para visitar um dos lugares mais extraordinários do México, Palenque e os seus arredores, com tudo o que não pode perder.
  • VISITAR UXMAL – Um artigo cheio de dicas para visitar as maravilhosas ruínas maias de Uxmal, no México.
  • VISITAR MÉRIDA – Mérida, no Iucatão, no México, é uma cidade colonial maravilhosa e que vale a pena a visita. Neste artigo encontrará as nossas dicas.
  • RUÍNAS DE YAXCHILAN E BONAMPAK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar algumas das melhores ruínas do México e mais inacessíveis.
  • VISITAR OAXACA – um artigo com todas as nossas dicas de lugares a não perder quando visitar Oaxaca, no México.
  • VISITAR MONTE ALBAN – O nosso artigo cheio de dicas para visitar as ruínas zatopecas em Monte Albán, no México.
  • VISITAR SAN CRISTOBAL DE LAS CASAS – O nosso artigo sobre a visita a San Cristobal de las Casas, com as dicas de viagem e tudo o que não pode perder no México.
  • CASCATA HIERVA EL ÁGUA – Um artigo cheio de dicas para visitar o Vale de Tlacolula, perto de Oaxaca, onde se pode visitar imensas maravilhas naturais e arquitectónicas.
  • VISITAR XOCHICALCO – Um artigo cheio de dicas para visitar as ruínas de Xochicalco desde a Cidade do México.
  • VISITAR TEOTIHUACAN – Um artigo cheio de dias para visitar as ruínas de Teotihuacan desde a Cidade do México.
  • VISITAR PUERTO ESCONDIDO – Um artigo cheio de dicas para visitar Puerto Escondido, uma meca do surf no México e uma das praias mais famosas do Pacífico.
  • VISITAR EL TAJIN – Um artigo cheio de dias para visitar as ruínas de El Tajin desde a Cidade do México.
  • VISITAR HUASCA DEL CAMPO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar os prismas basálticos de Huasca del Campo, no México.
  • VISITAR TULA – Um artigo cheio de dias para visitar as ruínas de Tula desde a Cidade do México.
  • VISITAR A CIDADE DO MÉXICO – Tudo o que precisa de saber para visitar a Cidade do México. Segurança, museus, transportes e a realidade que ninguém lhe conta sobre a cidade.
  • VISITAR AS CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS – Tudo o que precisa de saber visitar o México e conhecer os lugares mais emblemáticos das civilizações pré-colombianas, como os Maias, Aztecas, Olmecas, Toltecas, etc.
  • CALENDÁRIO MAIA – Tudo o que precisa de saber sobre o calendário Maia e a profecia Maia do fim do mundo no ano de 2012.

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.