MONUMENTO TORTUGUERO 6 – Profecia Maia 2012

Profecia Maia 2012 - MONUMENTO TORTUGUERO 6

“The prophecies are a solemn trust from ancient times. They are the first news of events, and a valuable warning. […]The prophecies of the katun shall be fulfilled!”

Book of Chilam Balam of Tizimin

El Tortuguero é um sítio arqueológico situado na região de Tabasco, no México. Actualmente, não apresenta grande atracção para os turistas (incluindo nós, que não o visitamos!), mas é conhecido essencialmente por ser de lá um dos únicos monumentos em pedra com uma inscrição que refere o fim do 13º baktun. A grande maioria das referências a fins de ciclo em inscrições maias referem-se a fins de Tuns e Katuns (tanto de uma forma retrospectiva como prospectiva) mas os fins de Baktuns são muito raros. Um altar de Naranjo e um tijolo de Comalcalco são as únicas inscrições conhecidas que se referem ao fim de um baktun que se encontrava ainda no futuro aquando da execução da inscrição, mas o mais conhecido e estudado é o famoso monumento 6 de Tortuguero, actualmente no museu Carlos Pellicer, em Villahermosa, capital do estado de Tabasco. Tendo sido alvo de estudo por parte de arqueólogos de todo o mundo (especialmente agora que a data inscrita se aproxima a passos largos), é o painel direito do monumento que concentra as atenções, mais especificamente. Nos últimos anos, a tradução com mais credibilidade foi feita por Sven Gronemeyer e Barbara MacLeod, sendo o estudo destes que nós seguiremos ao longo desta crónica. Na foto acima, vê-se que nesse museu só se encontra parte do painel direito, mas a conjugação de diferentes fotos permitiu o desenho rigoroso do monumento inteiro e do painel direito (respectivamente, abaixo representados).

Profecia Maia 2012 - MONUMENTO TORTUGUERO 6

A dificuldade na tradução de antigas inscrições maias é bem atestada pelo facto da tradução deste pequeno painel não ser ainda hoje consensual, ainda para mais sendo que parte dele está fortemente erodido. Os 2 arqueólogos acima referidos apresentam a seguinte tradução (interpretação?):

Profecia Maia 2012 - MONUMENTO TORTUGUERO 6

Profecia Maia 2012 - MONUMENTO TORTUGUERO 6

“It will be completed the thirteenth Bak’tun

It is 4 Ajaw 3 K’ank’in

it will happen; the witnessing of 

the adornments of B’olon-Yokte’

in the great investiture “

Profecia Maia 2012 - MONUMENTO TORTUGUERO 6

Algo que poderíamos traduzir como:

“Será completado o 13º baktun

Em 4 Ajaw 3 Kankin

acontecerá; o presenciamento

dos adornos de Bolon-Yokte

numa grande investidura.”

O busílis da questão recai, claro, sobre como interpretar esta inscrição. Aparentemente, a inscrição parece referir-se à manifestação, literal ou metafórica, de um deus ou conjunto de deuses aquando do fim deste ciclo. Mas também pode ser a associação de uma dada divindade (e suas características) a uma época histórica específica. Ou pode não ser mais do que uma referência habitual no contexto da sociedade maia pois, tal como alguns estudos revelam, Bolon Yokte é uma divindade muito associada ao final de ciclos e à reencenação dos momentos de criação do Mundo. Ou ainda que, muito simplesmente, no final do baktun seria feita uma edificação comemorativa de um monumento ou edifício em honra daquela divindade.

Profecia Maia 2012 - MONUMENTO TORTUGUERO 6

É neste ponto que a História começa a perder pé e a especulação impera… Gronemeyer e MacLeod acabam o seu artigo escrevendo de uma forma sincera (e científica): “Não compreendemos a religião Maia Clássica suficientemente bem para termos a certeza absoluta acerca do que os maias de Tortuguero profetizaram para o fim do 13º baktun”.

Poderíamos ficar por aqui, mas a referência específica a esta divindade leva-nos a debruçar-nos um pouco mais na sua caracterização. É isso que faremos na nossa próxima, e última, crónica acerca da “Profecia Maia 2012“.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

 Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.