Prismas basálticos de HUASCA DEL CAMPO, em Hidalgo | México

HUASCA DEL CAMPO - Em busca dos prismas basálticos de Hidalgo | México
Quando Alexander Von Humboldt, em 1803, encontrou a paisagem vulcânica de Prismas basálticos na fazenda de Santa Maria Regla não queria acreditar no que os seus olhos viam. Para eternizar esta maravilha puxou do seu bloco de notas e, com um lápis, desenhou-a.
Os prismas basálticos de Hidalgo, perto da povoação de Huasca de Ocampo, são um exemplo extraordinário de formações vulcânicas de pormenor. Aqui, a expressividade da natureza vulcânica é avassaladora. Os prismas ocupam o “Barranco de Alcholoya”, um canhão fluvial ladeado por colunas poligonais de basalto, que formam as vertentes pelas quais escorrem as águas da albufeira artificial de Santo António. O efeito são quatro quedas de água. Uma das quedas tem cerca de 40 metros de altura.
Os prismas basálticos apresentam uma forma predominantemente hexagonal disposta em colunas designadas por disjunção prismática. Embora estes prismas apresentem frequentemente 6 lados, podem apresentar entre três ou doze, dependendo da velocidade do arrefecimento. Face à grande concentração de prismas basálticos e à sua dimensão estima-se que o arrefecimento da lava terá sido bastante lento, criando estas formas devido à contracção das fracturas e descontinuidades.
HUASCA DEL CAMPO - Em busca dos prismas basálticos de Hidalgo | México
A exploração do lugar é fácil e acessível. É necessário pagar entrada (50 pesos mexicanos) e depois basta explorar o local utilizando os acessos criados por escadas, trilhos e pontes suspensas.
HUASCA DEL CAMPO - Em busca dos prismas basálticos de Hidalgo | México

Há vários lugares no mundo onde se pode observar este fenómeno. O primeiro que nós vimos foi na Calçada dos Gigantes, na Irlanda do Norte, no Reino Unido. É provavelmente o mais conhecido mas será o mais espectacular?

HUASCA DEL CAMPO - Em busca dos prismas basálticos de Hidalgo | México

 Os Prismas Basálticos de Hidalgo são fenomenais. Para aqui chegar tivemos que apanhar um autocarro no Terminal Norte, na Cidade do México, até Pachuca. Depois apanhamos um combi que nos levou ao centro de Pachuca, já que o terminal fica a 20 minutos da cidade. No centro, apanhamos um “camione” até Huasca del Ocampo, a cerca de 40 minutos. Mas a jornada nao terminaria ai. Em Huasca del Ocampo, uma bonita aldeia mexicana, apanhamos um táxi para fazer os restantes 15 km até aos prismas. E eis que tínhamos chegado a uma das 13 Maravilhas do México. Segundo o senhor que nos recebeu somos os primeiros portugueses a visitar os Prismas Basálticos! E esta hein? Para regressar basta fazer o percurso contrário. Parece difícil mas nao é. Saímos da cidade do México as 8h da manha e regressamos as 18 h da tarde.

HUASCA DEL CAMPO - Em busca dos prismas basálticos de Hidalgo | México
De seguida deixo-vos uma lista dos lugares com prismas basálticos. Não tencionamos conhece-los todos, mas ambicionamos conhecer muitos.
HUASCA DEL CAMPO - Em busca dos prismas basálticos de Hidalgo | México
HUASCA DEL CAMPO - Em busca dos prismas basálticos de Hidalgo | México

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

 Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.