No encalço dos Zapotecas (600 a.C. a 800 d.C.) | As civilizações pré-colombianas do México

No encalço dos Zapotecas (600 a.C. a 800 d.C.) | As civilizações pré-colombianas do México

De onde vieram os Zapotecas? Como viviam? Nasceram dos jaguares, como acreditavam, ou das árvores e rochas? Serão na realidade os descendentes da natureza?

Os zapotecas eram uma civilização que se desenvolveu no sul do México, desde o istmo de Tehuantepec até Acapulco, especialmente na região de Oaxaca. Os seus nativos povoariam estas regiões já há 2500 anos, no entanto, os registos arqueológicos mais antigos e fiáveis datam de 800 a.C. Terão sido contemporâneos dos Maias, dos Astecas e dos Teotihuacanos.

Tal como as outras civilizações do seu tempo, eram sedentários e viviam essencialmente da agricultura. Para garantirem bons anos agrícolas e grandes colheitas praticavam o culto ao sol, à chuva, à Terra e ao milho. As culturas agrícolas eram tão importantes que os aldeões entregavam milho, perus, mel e feijão como tributo.

A sua capital localizar-se-ia no lugar onde hoje se situa Monte Albán, uma cidade que servia de sede da civilização Zapoteca. Nesta cidade existiriam variadíssimos edifícios sagrados e civis, estádios, túmulos e mercados. A cidade foi construída em várias plataformas escalonadas como pirâmides de diferentes alturas. Alguns historiadores acreditam que a cidade possa aqui existir há mais de 2000 anos.

A sua crença na Natureza é uma das características que mais os destaca. Adoravam deuses como Cocijo, o deus da Chuva, representado pelo símbolo da fertilidade e pelos símbolos da terra-jaguar e do céu-serpente. Ao que parece, os sacrifícios humanos que lhes prestavam era um importante ritual religioso. Adoravam os seus antepassados e, tal como outras religiões tribais, prestavam culto aos mortos. Os tecelões e oleiros eram famosos pelas suas ornamentadas urnas funerárias e vasilhas de barro colocadas sobre os túmulos.

Tal como os Maias, também os Zapotecas desenvolveram um sistema de escrita baseado em hieróglifos e outros símbolos gravados em pedra, pintados nos tecidos, edifícios e túmulos. Possuíam várias línguas, muitas delas, cerca de 15, continuam a ser faladas pelas serranias do centro do México. Dos registos escritos que chegaram aos nossos dias destacam-se os códices mixteco-zapotecas, documentos de escrita hieroglífica sobre pele de veado e profusamente coloridos, que permitiram aos arqueólogos conhecer a vida e os costumes da região. Também os Zapotecas desenvolveram um calendário que terá sido a base dos calendários Maias e Astecas.


No encalço dos Zapotecas (600 a.C. a 800 d.C.) | As civilizações pré-colombianas do México

PRINCIPAIS LOCAIS ZAPOTECAS NO MÉXICO: A civilização Zapoteca começou a perder o seu esplendor entre 700 e 1200 d.C, quando os Mixtecas, vindos do norte, ocuparam Monte Albán e Mitla. Apesar dos Mixtecas terem sido os principais responsáveis pelo seu declínio, os seus povos viriam a unir-se para impedir o avanço dos Astecas e das suas rotas comerciais no século XV. Mas nem isso, nem a aliança que fizeram com os astecas aquando da chegada dos espanhóis viria a impedir o seu fim. A civilização desapareceu mas o seu povo continua a povoar o México. Os zapotecas dividem-se, actualmente, em dois grupos, um nas serranias de Oaxaca, outro no sul do Istmo de Tehuantepec. A maioria converteu-se ao catolicismo mas alguns ainda efectuam práticas ancestrais, como o enterro dos mortos com dinheiro.

No encalço dos Zapotecas (600 a.C. a 800 d.C.) | As civilizações pré-colombianas do México

Monte Albán – Capital e sede da civilização.  

Mitla – Um dos maiores centros religiosos.

Lambityeco – Povoado zapoteca.

Dainzu – Povoado zapoteca.

Yagul – Povoado fortificado.

San José Mogote – Maior e mais importante povoado da região de Oaxaca.

Zaachila – Povoado zapoteca.

.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

 Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.