No caminho dos Teutihuacanos (de 200 d.C. a 800 d.C.) | As civilizações pré-colombianas do México

No caminho dos Teutihuacanos (de 200 d.C. a 800 d.C.) | As civilizações pré-colombianas do México

Os Teutihuacanos foram uma das principais civilizações do período clássico do México. Embora tenham aparecido no início do ano 200 a.C., foi entre 300 e 600 d.C. que esta civilização floresceu. A erupção do vulcão Xitle provocou fortes migrações da população que se começaram a juntar em torno da actual povoação da Teutihuacan.

Tal como as civilizações pré-colombianas que a antecederam, a sua economia baseava-se na agricultura, nomeadamente na produção de catos, milho, etc., no artesanato e no comércio. A população utilizava técnicas de irrigação com canais e construíam socalcos nas montanhas, o que lhes permitia agricultar áreas mais acidentadas. Os teutihuacanos utilizavam a obsidiana proveniente das minas próximas para fazerem facas, pontas de setas, navalhas e outros utensílios de uso diário como cerâmica. Com consequência, apareciam as trocas comerciais com vários povos da Mesoamérica.

A sua capital, Teutuhuacan, uma cidade sagrada, significa “o lugar em que os homens se fazem deuses”. Localizada a cerca de 50 km da Cidade do México, correspondeu ao centro nevrálgico desta civilização, abundando alguns edifícios monumentais como a Pirâmide do Sol e da Lua, construídas de rocha e cobertas por estuque com murais decorados e pintados. Para além das majestosas pirâmides existiam palácios, templos, mercados, etc. A sua população alcançou os 200 mil habitantes distribuídos por cerca de 20km2.

A civilização Teutihuacana era um estado teocrático, onde os sacerdotes eram os chefes de estado pois acreditava-se que o estado era de proveniência divina. No entanto, também os militares tinham um papel determinante na sociedade. A base da religião era politeísta, destacando-se alguns deuses como Tlaloc, o deus da chuva e da fertilidade, Quetzalcoatl, o deus criador da civilização (representado por uma serpente emplumada) ou o Huehueteotl, o deus do fogo (representado por um ancião).

O monólito de Chalchiuhtlicue, a deusa da água, é uma escultura que adorna uma das pirâmides de Teutihuacan e que representa as manifestações artísticas desta civilização. No entanto, é na cerâmica que a arte se manifesta de forma mais expressiva, com pinturas geométricas, cenas naturalistas e representações religiosas.

O desporto tinha um papel importante na sociedade. O Tlachtli, ou jogo da bola, consistia num desafio entre duas equipas de sete jogadores cujo objectivo era passar com a bola por um anel de pedra cravado na parede.

Por volta de 750 d.C., a cidade de Teutihuacan foi saqueada e destruída, possivelmente por um grupo de rebeldes que integravam populações rurais, guerreiros do norte e habitantes dos lugares conquistados. Esta destruição ditaria o fim desta civilização e da maior cidade pré-colombiana da Mesoamérica e, o início do domínio Tolteca.

Principais locais Teutihuacanos:

Teutihuacan

.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

 Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.