Visitar EL TAJÍN, as ruínas pré-colombianas mais intrigantes | México

Visitar EL TAJÍN, as ruínas pré-colombianas mais intrigantes do México | México
Diz a lenda que…
Um menino órfão foi perdido numa montanha. Um dia, um machado mágico conduziu-o à pirâmide dos nichos. Lá, 12 homens velhos adoptaram-no e disseram-lhe para não tocar em nada. O menino não obedeceu e abriu um tronco misterioso que continha todas as roupas que os deuses usavam. Vestiu a roupa que mais gostou – uma, de facto, pertencente ao deus Calimaxtla. Na roupa havia uma espada brilhante que produzia raios e trovões quando desembainhada. Enquanto ele brincava com a espada, rodopiando-a no ar, saltando de uma nuvem para outra, começou a fazer inundar os rios e a destruir as cidades. Completamente enfurecido, o homem velho amarrou-o num arco-íris e atirou-o para o fundo do oceano com a promessa de que só o desatariam para brincar no seu aniversário, 24 de Junho. Esta data coincide com a chegada da estação das chuvas na região.
Visitar EL TAJÍN, as ruínas pré-colombianas mais intrigantes do México | México
Esta é a lenda transmitida através de gerações de Totonacas pela região de Veracruz e está exibida nas paredes da zona arqueológica El Tajín. Foi para visitar as ruínas arqueológicas de El Tajin que nos levantamos cedíssimo, apanhamos um autocarro na estação norte da Cidade do México e fizemos uma viagem de 5 horas para Poza Rica. Aí, apanhamos outro autocarro até à entrada das ruínas. A viagem é cansativa mas vale bem a pena.
Visitar EL TAJÍN, as ruínas pré-colombianas mais intrigantes do México | México

 El Tajin é Património Mundial da Humanidade desde 1992 e corresponde à capital da Civilização de El Tajin. Apesar de não se saber muito sobre esta civilização, as semelhanças entre estas construções e as de Teutihuacan são evidentes, o que leva alguns arqueólogos a pensar que terão feito parte da mesma civilização.

Visitar EL TAJÍN, as ruínas pré-colombianas mais intrigantes do México | México
A zona arqueológica tem evidências de construções que se terão iniciado no século I e terão continuado até ao século XIII. A civilização acabou por desaparecer e a cidade foi abandonada e engolida pela floresta. O geógrafo Alexander Von Humbolt passou por aqui no século XIX e documentou-a.  Mas muito antes já alguns espanhóis tinham feito várias referências e descrições do local.
Visitar EL TAJÍN, as ruínas pré-colombianas mais intrigantes do México | México

 El Tajín tem um centro cerimonial com cerca de um quilómetro quadrado No entanto, as escavações levadas a cabo inicialmente na década de 40 colocaram pouco a descoberto. Na década de 60 voltaram a existir novas escavações e na década de 80 obras de restauro. Estima-se que uma grande parte das ruínas de El Tajín ainda estejam enterradas e preservadas pelas camadas de sedimentos que se espalham por mais de 10 km2.

Visitar EL TAJÍN, as ruínas pré-colombianas mais intrigantes do México | México
Na entrada existe um museu dedicado ao local e aos Voladores, um antigo ritual dos povos Totonaca e Nahua. O museu reúne alguns artefactos recolhidos no local com explicações em inglês e espanhol. Por dia pode-se assistir a duas ou três actuações do ritual dos Voladores na entrada do complexo. Cinco homens vestidos com trajes tradicionais sobem a um poste com cerca de 30 metros de altura. Este poste simboliza a ligação entre o Céu e a Terra. Um dos homens fica no topo tocando tambor e flauta de cana e os restantes atiram-se para baixo, descendo lentamente à medida que as cordas rodam à volta do poste. Cada volador dá treze voltas ao poste antes de chegar ao chão. O conjunto dos quatro homens perfazem 52 voltas, número que representa os anos do calendário maia mesoamericano.
Visitar EL TAJÍN, as ruínas pré-colombianas mais intrigantes do México | México
  
Quando se entra no complexo percebe-se que está repleto de pirâmides. A primeira grande área comum é a Plaza del Arroyo, ladeada por quatro grandes pirâmides que estão orientadas para os quatro  pontos cardeais. Dos edifícios escavados, esta é a área mais antiga do complexo. Aqui tem início o centro cerimonial e religioso de El Tajín. O complexo tem várias pirâmides e palácios. Entre eles existem vários campos de jogo da bola. O campo de jogo da bola sul tem nas paredes laterais seis painéis em baixo-relevo que ilustram os rituais do jogo e guerreiros, incluindo rituais de sacrifícios humanos dos jogadores e uma orgia. Na pirâmide que está ao lado do campo da bola sul existe uma estátua do deus Tajín, o deus dos trovões e dos relâmpagos. É em sua honra que a cidade tem o este nome. A Pirâmide dos Nichos, com 6 níveis e mais de 20 metros de altura, é o edifício mais importante do local. No topo existiu um templo que está praticamente todo destruído. A pirâmide tem 365 nichos distribuídos pelos degraus. Tantos como os dias do ano do calendário solar. Será coincidência? Pensa-se que estes nichos serviriam para colocar oferendas aos deuses.
Visitar EL TAJÍN, as ruínas pré-colombianas mais intrigantes do México | México
O El Tajín Chico corresponde à parte norte do complexo e inclui vários campos de bola e edifícios com baixos-relexos e pinturas impressionantes. A praça e edifício das Colunas é, provavelmente, o mais emblemático. Estas colunas são gigantescas e têm mosaicos com motivos semelhantes aos de Mitla, nas proximidades de Oaxaca. Em direcção à extremidade norte do complexo alcançamos o Grande Xicalcoliuhqui, uma obra de talha entrelaçada que os arqueólogos associam ao deus Quetzalcoatl, o mais célebre deus mexicano e também adorado pelos Maias. A sua forma é a de uma serpente emplumada (mistura de quetzal e de uma cobra-cascavel). No final da visita regressamos a Poza Rica e daí à Cidade do México. Saímos de manhã do hostel eram 5.30h e regressamos às 23 horas. Isto é o que se chama um dia em cheio. Caímos na cama como pedras para dormir apenas algumas horas. O dia seguinte reservar-nos-ia novas conquistas.

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.