Os dias e meses do CALENDÁRIO MAIA – representação e significado

Os dias e meses do CALENDÁRIO MAIA - representação e significado

“Could there come a time when the magic drawing of the days should cease?The sacred Long Count shall be kept in order by magic enduring to the end!”

Book of Chilam Balam of Tizimin

Os dias e meses do CALENDÁRIO MAIA – representação e significado

Como vimos na nossa crónica O calendário Maia, a civilização Maia tinha um calendário “anual” de 260 dias, chamado tzolkin, que se baseava num ciclo de 20 dias (cada um com o seu nome), repetido 13 vezes.

A hierarquia das unidades usadas era a seguinte: o nome maia para dia era kin e 20 dias era conhecido como um uinal; 18 uinals fazem um tun; 20 tun são conhecidos como katun e 20 katun fazem um baktun.

Na figura abaixo apresentamos os hieróglifos e respectivos nomes dos 20 dias do uinal do calendário maia.

Os dias e meses do CALENDÁRIO MAIA - representação e significado

O tzolkin era usado para determinar o momento de eventos religiosos e cerimoniais, assim como para divinação mas, sendo observadores cuidadosos dos céus, os maias tinham também um calendário solar, chamado Haab’, composto de 18 meses (cada um com o seu nome e hieróglifo) de 20 dias, com 5 dias sem nome no final do calendário (que se acreditavam serem perigosos), totalizando os já esperados 365 dias.

Na figura abaixo, estão representados os hieróglifos e respectivos nomes dos 18 uinals.

Os dias e meses do CALENDÁRIO MAIA - representação e significado

A combinação de uma data Haab’ com uma data tzolkin permitia distinguir uma série de 18.980 dias, equivalente a cerca de 52 anos solares, ou seja, cerca de uma vida humana. Para poderem datar acontecimentos que se estendiam mais no tempo, foi criado um terceiro calendário de contagem longa, do qual já falamos na nossa crónica já citada.

Para além da sua dimensão prática, associada à sucessão das diferentes épocas anuais e respectivas tarefas agrícolas e religiosas, o calendário maia tinha inegavelmente uma dimensão mística, associada ao interior do Homem e ao seu desenvolvimento e relacionamento com o Cosmos. A lista ordenada dos vinte dias maias constitui uma súmula do sistema de crenças religiosas daquele povo, no que concerne à evolução do espírito do homem, desde a sua encarnação até à sua reintegração na essência divina. O número 20 é o número sagrado que simboliza o Homem pela soma do número dos dedos das mãos e pés, e em maia se dizia kal, que significa coisas fechada, completa. É quase seguro que esta série constituía algo semelhante a uma oração, ensinada ao povo para ser repetida de geração em geração, mas cujo significado mais íntimo era apenas acessível aos iniciados nos Mistérios.

A raiz de cada um dos nomes perde-se na noite dos tempos, mas quase todos eles exprimem uma acção que, de forma sintética, é uma exteriorização fonética do hieróglifo correspondente. Abaixo, apresentamos uma tabela que resume a raiz do nome de cada um dos dias e respectivo significado.

Nome do dia

Raiz directa

Significado

ImixImSeio, matriz, origem
IkIkEspírito
AkbalAaktalSer fresco, verde, recente
KanKan; kantalEstar de maneira oportuna, matura
ChicchanChchic ChaanTomar o que se tem visto
CimiCimilMorrer
ManikMan, manzahPassar, trespassar
LamatLamtalSubmergir-se em coisa mole e espessa
MulucMul MulchahalRecolher-se; fazer um monte de uma coisa
OcOc; ocolEntrar; penetrar
ChuenChúhArder sem chama
EbEbEscada
BenBeentahProceder pouco a pouco
HixHixLixar, polir
MenMenObrar, construir
CibCibVela, candeia, incenso
CabanHabanDesfazer a fogueira, consumir o que ardeu
EznabEdzahAssentar uma base
CauacCá uacTirar, pela segunda vez, uma coisa metida dentro de outra
AhauAhau

Deus

Bibliografia: Maud W. Makemson, “The Maya calendar

 Antonio Mediz Bolio, “Libro de Chilam Balam de Chumayel

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.