Visitar as ruínas de COBA | Uma ruína maia escondida na selva do México
Colocado em
Coba é um sitio arqueológico localizado a cerca de 50 km de Tulum, mas foi de Playa del Carmen que apanhamos um autocarro que, passando por Tulum, nos deixou nas ruínas. Foram as primeiras que visitamos com chuva e, infelizmente, não seriam as últimas! No trajecto entre Tulum e Coba, a chuva caia abundantemente e temíamos que não teríamos sorte com o tempo, o que se veio a confirmar. Quando chegamos, tivemos de proteger as mochilas e vestir os impermeáveis, ainda antes de comprar os bilhetes e deixar as mochilas arrumadas. Com o tempo assim, não se absorve o ambiente nem se goza a visita da mesma forma, mas não tínhamos alternativa senão fazê-lo nesse dia.
Coba desenvolveu-se entre 300 e 1000 d.C. (com uma ocupação assim muito anterior a vizinha Tulum) e situava-se no centro de uma rede de estradas maias (sacbeob), em linha recta e pavimentadas em calcário, que ligavam localidades e lugares de peregrinação. Pensa-se que mais de 40 dessas estradas passariam por Coba, sendo o sitio arqueológico onde se encontraram mais evidencias destas.
Hoje, a tradição mantém-se e continua a ter de se percorrer estradas para chegar a Coba, uma vez que da bilheteira ao grupo principal de edifícios distam 2,5 km, que podem ser percorridos a pé, de bicicleta ou de bicicleta-táxi. Escolhemos a primeira opção, mesmo sob a ameaça constante de chuva, que agora tinha parado. O caminho estava encharcado e transpirávamos ainda mais do que o habitual, debaixo dos impermeáveis.
A grande atracção deste grupo é a pirâmide de Nohoch Mul, a mais alta da península do Iucatão (embora a de Calakmul dispute este prémio), com 42 m de altura. Subindo com cautela (pois o piso estava escorregadio), atingimos o cimo e desfrutamos de uma vista espectacular da selva circundante. Foi pena o tempo, mas a estação das chuvas é mesmo assim, e a copa das árvores envolta em neblina também faz parte da mística da selva.
Curiosamente, a arquitectura dos edifícios e o grande número de estelas aqui encontrado revelam mais semelhanças com as ruínas da Guatemala e Belize (mais a sul) do que com as da península, o que levou alguns arqueólogos a especular que Coba e Tikal fizeram uma aliança por casamento de famílias reais. As estelas em exposição encontram-se, no entanto, muito deterioradas, sendo quase impossível discernir o que está representado (pelo menos para um olho não treinado).
De regresso à estrada, passamos por um campo de jogo de bola, com uma reconstrução bem evidente. Junto à entrada, encontra-se o grupo Coba, onde se distingue o Templo de las Iglesias, uma enorme pirâmide parcialmente escavada, com acesso vedado. Estas estruturas, semi-escavadas, têm sempre um encanto que as outras, reconstruídas e limpas, não têm. Quando olhamos para elas, viaja-se no tempo com mais facilidade, pois estaremos a ver algo parecido com aquilo que os primeiro arqueólogos a chegar aqui terão visto.
Regressamos à entrada, fomos buscar as mochilas e esperamos pelo autocarro que nos levaria até Tulum, junto a uma grande lagoa que terá sido a principal fonte de água da cidade maia. Pois apesar de chover muito nesta altura do ano, os maias sabiam que não duraria muito e que era preciso aproveitá-la e guardá-la para tempos mais secos. Para nós, já chegava de chuva por um dia e esperávamos por tempo mais propicio. O que não sabíamos era que o furacão “Ernesto” estava a caminho…
VISITAR TULUM – Um artigo com a nossa experiência e dicas para visitar Tulum, no México, com a visita às ruínas e à praia.
VISITAR COBA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar as ruínas de Coba no México.
MERGULHAR EM COZUMEL – Um artigo sobre a nossa experiência em fazer mergulho em Cozumel, no México.
VISITAR COZUMEL – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Cozumel, a ilha maravilha no México.
VISITAR ISLA MUJERES – Um dos lugares mais belos para explorar as praias do Iucatão no México. Este é um artigo cheio de dicas para o fazer.
ILHA HOLBOX – Tudo o que precisa de saber para explorar e desfrutar da ilha Holbox no México está aqui.
VISITAR CHICHÉN ITZA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar as ruínas mais importantes do México, património mundial da Humanidade.
VISITAR PALENQUE – Um artigo cheio de dicas para visitar um dos lugares mais extraordinários do México, Palenque e os seus arredores, com tudo o que não pode perder.
VISITAR UXMAL – Um artigo cheio de dicas para visitar as maravilhosas ruínas maias de Uxmal, no México.
VISITAR MÉRIDA – Mérida, no Iucatão, no México, é uma cidade colonial maravilhosa e que vale a pena a visita. Neste artigo encontrará as nossas dicas.
RUÍNAS DE YAXCHILAN E BONAMPAK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar algumas das melhores ruínas do México e mais inacessíveis.
VISITAR OAXACA – um artigo com todas as nossas dicas de lugares a não perder quando visitar Oaxaca, no México.
VISITAR MONTE ALBAN – O nosso artigo cheio de dicas para visitar as ruínas zatopecas em Monte Albán, no México.
VISITAR SAN CRISTOBAL DE LAS CASAS – O nosso artigo sobre a visita a San Cristobal de las Casas, com as dicas de viagem e tudo o que não pode perder no México.
CASCATA HIERVA EL ÁGUA – Um artigo cheio de dicas para visitar o Vale de Tlacolula, perto de Oaxaca, onde se pode visitar imensas maravilhas naturais e arquitectónicas.
VISITAR XOCHICALCO – Um artigo cheio de dicas para visitar as ruínas de Xochicalco desde a Cidade do México.
VISITAR TEOTIHUACAN – Um artigo cheio de dias para visitar as ruínas de Teotihuacan desde a Cidade do México.
VISITAR PUERTO ESCONDIDO – Um artigo cheio de dicas para visitar Puerto Escondido, uma meca do surf no México e uma das praias mais famosas do Pacífico.
VISITAR EL TAJIN – Um artigo cheio de dias para visitar as ruínas de El Tajin desde a Cidade do México.
VISITAR HUASCA DEL CAMPO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar os prismas basálticos de Huasca del Campo, no México.
VISITAR TULA– Um artigo cheio de dias para visitar as ruínas de Tula desde a Cidade do México.
VISITAR A CIDADE DO MÉXICO – Tudo o que precisa de saber para visitar a Cidade do México. Segurança, museus, transportes e a realidade que ninguém lhe conta sobre a cidade.
VISITAR AS CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS – Tudo o que precisa de saber visitar o México e conhecer os lugares mais emblemáticos das civilizações pré-colombianas, como os Maias, Aztecas, Olmecas, Toltecas, etc.
CALENDÁRIO MAIA – Tudo o que precisa de saber sobre o calendário Maia e a profecia Maia do fim do mundo no ano de 2012.
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.