Ao encontro das CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS – Uma viagem pela América Central

Ao encontro das CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS - Uma viagem pela América Central

Quando Cristóvão Colombo atracou no continente americano encontrou três grandes culturas, espalhadas por uma vastíssima região que se estendia do México ao Chile: os Astecas, os Incas e os Maias. No entanto, muitas outras já tinham povoado essas terras mas não sobreviveram para testemunhar a chegada do Homem Branco. As civilizações que se desenvolveram na América antes da chegada dos espanhóis são as designadas civilizações pré-colombianas.

Na Mesoamérica, área ocupada pelo México, Belize, Guatemala, Honduras, Salvador e Costa Rica, existiram várias civilizações pré-colombianas, algumas das quais só conhecidas por escavações e pesquisas arqueológicas:

Olmecas (1500 a.C a 200 d.C.)Na Mesoamérica, área ocupada pelo México, Belize, Guatemala, Honduras, Salvador e Costa Rica, existiram várias civilizações pré-colombianas, algumas das quais só conhecidas por escavações e pesquisas arqueológicas:

Zapotecas (600 a.C a 800 d.C.)

Teutihuacanos (200 a.C. a 800 d.C.)

Civilização de El Tajín (250 d.C. a 900 d.C.)

Maias (300 a.C. a 1521 d.C.)

Toltecas (800 d.C. a 1200 d.C.)

Mixtecas (1000 d.C. a 1521 d.C)

Astecas (1200 d.C. a 1521 d.C.)

Cronologia das civilizações pré-colombianas na Mesoamérica

Na América do Sul, área ocupada pelo Chile, Argentina, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia, existiram outras civilizações pré-colombianas:

– Incas

– Moches

– Tiuhuanacos

– Chibchas

– Cañaris

Tivemos oportunidade de explorar os testemunhos destas civilizações sul-americanas na nossa viagem de 2008 pela América do Sul.

Com o fim das civilizações pré-colombianas da Mesoamérica, a população foi sofrendo processos de aculturação crescente, as raças e etnias foram-se misturando e apenas as comunidades mais isoladas conseguiram manter a cultura, as tradições e práticas religiosas mais próximas da sua forma original.

Serpente emplumada

A sociedade mudou. Os hábitos e culturas europeias entraram na Mesoamérica e rapidamente se espalharam. No entanto, passados 500 anos, ainda há povos descendentes das grandes civilizações pré-colombianas que conseguiram preservar a sua cultura e língua, ainda que de forma substancialmente diferente da forma original. Os Espanhóis só conheceram os Maias e os Astecas, na Mesoamérica, e os Incas, na América do Sul. No entanto, o seu encontro foi tão nefasto para as civilizações pré-colombianas que elas em poucos anos praticamente desapareceram, os seus registos escritos destruídos (por serem considerados hereges) e os seus edifícios saqueados. São muito poucos os registos escritos que datam desta altura. Sobraram dois livros Maias e alguns relatos históricos da época, que muitos ainda permanecem secretos.

Preparação de alimentos à base de milho.

Este ano, a nossa viagem vai levar-nos pelos trilhos das civilizações pré-colombianas da Mesoamérica. Vamos explorar os testemunhos que sobreviveram à colonização espanhola. Vamos procurar os tesouros guardados nos museus, as estátuas escondidas nas florestas, as ruínas espalhadas pelo território, as cidades perdidas na selva e os povos que preservaram a sua cultura. Nós vamos ao encontro das civilizações pré-colombianas da Mesoamérica. Os europeus trouxeram com eles, para o Velho Continente, o ouro, as pedras preciosas e as riquezas. Entre elas chegaria o milho e o chocolate!

.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

 Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.