A península de Le Morne é, provavelmente, a estância balnear mais famosa e bonita das Maurícias, localizada na ponta sul da costa oeste da ilha principal, dominada do alto pelos 556 m do monte Le Morne Brabant. O longo areal de Le Morne é local de alguns dos mais exclusivos resorts das Maurícias, e algumas das mais belas praias do país. Se quiser visitar Le Morne com orçamento mais baixo, mas ficar perto das praias, pode alojar-se na principal localidade da península, La Gaulette.
As praias do lado oeste da península de Le Morne são abrigadas do vento, e são de uma beleza estonteante, com um mar de um azul magnífico, enquanto as praias mais viradas a leste são mais ventosas e locais de peregrinação de praticantes de windsurf e kitesurf. Para vistas espectaculares da península e da lagoa de recife, em todas as suas tonalidades de azul, incluindo o famoso canhão e “cascata” submarina, não deve perder subir ao Le Morne Brabant. Depois de dobrada a península de Le Morne, as praias não acabam, mas a zona é menos explorada turisticamente. Ainda assim, há locais a destacar como Bel Ombre, uma boa base para desfrutar da lagoa de recife e explorar o interior do sul da ilha.
- Para saber mais sobre as praias das ilhas Maurícias para além de Le Morne, não deixe de consultar o nosso artigo “As melhores praias das Maurícias“.
NOTA: Tal como em todas as outras zonas turísticas costeiras das Maurícias, as melhores praias em Le Morne foram “sequestradas” pelos resorts, mas todas as praias das Maurícias são públicas, havendo pontos de acesso a partir dos quais poderá aceder ao areal e depois percorrer a pé e escolher qual a que mais lhe agrada. Em todas as praias de Le Morne é permitido banhar-se e estender a toalha junto à água. Não é permitido usar (ou cruzar) a parte superior do areal pertencente ao respectivo resort e, claro, aceder ao interior destes.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR LE MORNE
Para poder desfrutar da sua viagem às Maurícias e a Le Morne, deve planear a sua visita antecipadamente, nomeadamente como chegar às ilhas Maurícias, onde dormir, e como se deslocar para explorar as melhores praias de Le Morne. Deixamos então aqui algumas dicas práticas para visitar Le Morne nas Maurícias.
Consulte também o nosso artigo com todas as informações sobre viajar nas ilhas Maurícias.
GUIA DE VIAGEM PARA AS ILHAS MAURÍCIAS
Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre viajar nas ilhas Maurícias e Le Morne, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem às ilhas Maurícias. As Maurícias é um país maravilhoso para quem procura praia e natureza, e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor das ilhas Maurícia e Rodrigues. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para viajar nas ilhas Maurícias de forma independente.
PODE COMPRAR O NOSSO GUIA DE VIAGEM DAS ILHAS MAURÍCIAS AQUI
1. Como chegar às ilhas Maurícias
As ilhas Maurícias são servidas por um aeroporto internacional, localizado no sul da ilha principal, do lado oposto à capital, Port Louis, perto da cidade de Mahébourg, na costa oriental.
Reserve aqui o seu voo para as ilhas Maurícias.
Reserve aqui o seu transfer privado do aeroporto das Maurícias para o seu hotel em Le Morne.
2. Como deslocar-se nas ilhas Maurícias e chegar a Le Morne
A melhor forma de explorar as ilhas Maurícias e Le Morne e poder aproveitar melhor o seu tempo de férias é alugar carro. Isto irá permitir-lhe ter a autonomia necessária para poder visitar os lugares que quiser e à hora que quiser.
Reserve aqui o seu carro para visitar as Maurícias.
3. Onde dormir em Le Morne nas Maurícias
Na Península de Le Morne, ficámos alojados no koeuris, uma moradia localizada na principal localidade, La Gaulette, equipada com cozinha e sala de estar, além do quarto e casa de banho. Localizada numa zona residencial tranquila de La Gaulette, ainda que a poucos metros da estrada costeira, terá a companhia de pássaros a chilrear ao pequeno-almoço, que poderá desfrutar no alpendre.
Koeuris é uma opção mais orientada para turismo independente, ou para quem viaja em família, e a partir de lá poderá explorar (a poucos minutos de distância de carro) as partes mais exclusivas de Le Morne e aceder a algumas das mais belas praias das Maurícias.
Reserve aqui a sua estadia no Koeuris em La Gaulette.
- Para mais opções de onde dormir em La Gaulette e na península de Le Morne (e arredores, como Bel Ombre), em resort ou outros tipos de alojamento, consulte o nosso artigo “Onde ficar nas Maurícias”.
4. Seguro de viagem para visitar as ilhas Maurícias
A IATI tem um seguro que é ideal para viajar para as ilhas Maurícias e Le Morne. Todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19 antes de ir para as Maurícias. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, o seguro IATI é, claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar para as ilhas Maurícias e Le Morne.
Faça aqui o seu seguro IATI aqui com 5% de desconto.
5. Dinheiro nas ilhas Maurícias
A moeda nacional nas ilhas Maurícias é rupia das Maurícias (MUR). Na altura da nossa visita às ilhas Maurícias (Setembro 2022), 1 € equivalia aproximadamente a 45 MUR. O sistema de caixas automáticas está relativamente bem implementado, por isso é fácil levantar dinheiro nas ilhas Maurícias, se não numa localidade, noutra a pouca distância, e poderá fazer pagamentos com cartão de débito ou crédito em quase todo o lado.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR LE MORNE
Na península de Le Morne há várias praias e zonas que são excelentes para relaxar, e há actividades a não perder. Para ter uma ideia do que pode aproveitar em Le Morne, deixamos aqui as nossas sugestões sobre o que ver e fazer quando visitar Le Morne nas ilhas Maurícias.
1. Visitar Le Morne
Le Morne é uma visita obrigatória quando viajar nas Maurícias. A extraordinária geografia da península, a extravagância das suas praias e opulência dos resorts, a beleza estonteante da lagoa, e a simplicidade das localidades, tudo se conjuga para criar um lugar único que não deixa ninguém indiferente, por mais viajado que seja.
2. Fazer praia na Península de Le Morne
Fazer praia e relaxar no mar de Le Morne é, claro, a principal actividade a qual deverá dedicar a sua atenção quando visitar Le Morne. A costa oeste da península, ao longo da língua que constitui a península, é onde se encontram as melhores praias, mas também as mais turísticas.
2.1. Praia pública de Le Morne
A praia pública de Le Morne é, sem dúvida, uma das mais bonitas das Maurícias. A única diferença relativamente às suas vizinhas em frente aos resorts e que é ladeada de pinheiros, e não palmeiras. Pode aceder ao areal por ali e depois percorrer a pé a costa da península.
2.2. A norte da praia pública de Le Morne
A norte da praia pública de Le Morne, fica uma zona exclusiva de dois grandes resorts de topo, o Paradis Beachcomber Golf Resort & Spa e o Dinarobin Beachcomber Golf Resort & Spa, mas à qual pode aceder para fazer praia. É uma zona maravilhosa e sossegada, com um mar tranquilo e belíssimo.
2.3. A sul da praia pública de Le Morne
A sul da praia pública de Le Morne, a praia estende-se até ao canto que depois vira para leste e onde começa a zona mais ventosa. Mas até lá, as praias são fenomenais, o mar fabuloso, e os resorts fantásticos. As vistas para o monte Le Morne Brabant como pano de fundo são de babar. Os dois primeiros alojamentos quem segue para sul são resorts de luxo, e dos mais exclusivos das Maurícias, o LUX* Le Morne Resort e o JW Marriott Mauritius Resort. Se puder, é aqui que deverá ficar em Le Morne.
Mais a sul, e mais perto da ponta da península, ficam dois resorts do mesmo grupo, de preço mais acessível, mas ainda assim com uma localização espectacular e com praias fenomenais, o Riu Le Morne – All Inclusive – Adults Only e o Riu Creole -All Inclusive. É também um lugar especial para ficar em Le Morne.
3. Fazer kite surf no sul de Le Morne
Se for um entusiasta de kitesurf, Le Morne é um dos spots mais famosos do mundo para a prática deste desporto. O lado oeste da península está protegido do vento, mas mal se cruza a ponta, o vento é rei, e é ali que se concentram os praticantes de kitesurf e também algumas escolas. Se nunca experimentou, pode ficar a assistir, ou então começar uma nova actividade!
4. Fazer um passeio de barco na lagoa de Le Morne
Uma forma diferente e obrigatória de desfrutar das vistas da costa de Le Morne é fazer um passeio de barco pela lagoa, com vista sobre as praias e resorts mais famosos.
4.1. Nadar com tartarugas e raias em Le Morne
Para além da vistas sobre a costa, no passeio de barco na lagoa de Le Morne pode desfrutar da presença de tartarugas e raias. As raias são sossegadas, estando normalmente entre o coral no fundo, mas as tartarugas são mais fugidias, nadando a alta velocidade se acharem que estão a ser incomodadas. Mas é sempre um privilégio partilhar o habitat selvagem destes maravilhosos animais.
4.2. Fazer snorkel no Cristal Rock em Le Morne
No passeio de barco pela lagoa, pode também fazer snorkel noutro ponto mais a norte, o chamado Cristal Rock, que é um rochedo que constitui um pequeno ilhéu no meio da lagoa e que, na maré baixa, fica elevado em relação à água.
5. Visitar a ilha Île aux Benitiers em Le Morne
Englobado no passeio na lagoa de Le Morne, ou num passeio dedicado só a isso, não pode deixar passar a oportunidade de visitar a ilha que está em frente a La Gaulette, a Île aux Benitiers. É uma ilha desabitada mas que, durante o dia, é povoada por comerciantes que vendem os seus produtos em barracas junto à água (e, em alguns casos, em cima da água, sobre pranchas!). Pode passear pela praia da ilha, experimentar um sumo natural, fazer compras ou nadar com vista para Le Morne.
Marque aqui o seu cruzeiro privado de dia inteiro à Île aux Benitiers.
A Île aux Benitiers também é um lugar popular para as tours na lagoa de Le Morne fazerem uma pausa de almoço, sendo que normalmente é preparada uma refeição de peixe e carne grelhada.
6. Ver o pôr-do-sol numa praia de Le Morne
Escolha a sua praia preferida em Le Morne, estenda a sua toalha ao fim da tarde e espere por um dos pores-do-sol mais bonitos das Maurícias. Se estiver alojado num dos resorts, com uma bebida na mão, ainda é melhor.
7. Visitar o monumento à escravatura nas Maurícias
A península de Le Morne tem uma história intimamente relacionada com a escravatura, sendo local de refúgio de escravos fugitivos, que se escondiam nas grutas e no topo de penhascos. A lenda diz que, quando a escravatura foi abolida, foi enviado um grupo de homens à região para dar a notícia, mas os fugitivos, pensando que estavam a ser perseguidos, preferiram atira-se dos penhascos para o mar em vez de regressarem à escravatura.
Hoje, a paisagem cultural de Le Morne é reconhecida como património mundial da UNESCO, sendo um símbolo da luta contra a escravatura e pela liberdade e autodeterminação dos povos. Oriundos da costa oriental de África continental e da ilha de Madagáscar, os escravos constituem muito do pano de fundo cultural das Maurícias, e junto ao monte Le Morne Brabant é possível visitar um monumento com esculturas que homenageiam esses homens e mulheres, vindos de diversas partes do mundo, que lutaram pela sua liberdade numa terra longínqua. Como está escrito num poema: “There were hundreds of them, but my people the maroons chose the kiss of death over the chains of slavery.”.
8. Subir o monte Le Morne Brabant
Subir o monte Le Morne Brabant (cujo nome deriva do nome de um navio holandês que ali naufragou em 1783) é uma das actividades a não perder quando visitar Le Morne. O monte eleva-se a 556 m de altitude a partir do nível do mar, com falésias quase verticais para todos os lados excepto para leste, que é por onde se sobe. As vistas sobre a lagoa de recife e as suas múltiplas tonalidades de azul, verde e amarelo, a costa e as pequenas ilhas, são fantásticas. Pode deixar o carro num parque ao lado da entrada para o trilho, onde tem de fazer um registo (o acesso só é possível entre as 7.00h e as 14.00h).
Marque aqui a sua caminhada e escalada guiada ao nascer do sol em Le Morne Brabant.
9. Ver o pôr-do-sol em La Gaulette
La Gaulette é, provavelmente, o melhor lugar para se assistir ao pôr-do-sol na península de Le Morne, de frente para a ilha Île aux Benitiers, e com o monte Le Morne Brabant ao fundo. Só tem de escolher o seu lugar ao sol, ao longo dos pequenos portos de La Gaulette, sendo necessário meter pelas ruelas que separam as habitações de frente para o mar. Ali não há praias de areia branca nem resorts, mas a vista ao pôr-do-sol é arrebatadora.
10. Ir à praia La Prairie
Dobrando a península de Le Morne em direcção à costa sul, irá percorrer uma bela estrada costeira e encontrará uma sucessão de atracções e lugares maravilhosos. O primeiro é a praia de La Prairie, uma das mais belas da região, mas muito pouco frequentada. Os bancos de areia, a água transparente e o monte Le Morne Brabant ao fundo fazem um conjunto perfeito e é o lugar para desfrutar de uma praia quase deserta em Le Morne.
11. Fazer um voo sobre a lagoa de recife de Le Morne
Nós tivemos vista sobre a lagoa de recife de Le Morne no topo do monte Le Morne Brabant, mas a vista aérea ainda deve ser mais grandiosa. Há voos (em hidroavião) sobre a lagoa de recife de Le Morne que partem da praia de La Prairie. Infelizmente, nós não tivemos a disponibilidade de o fazer (não havia lugares disponíveis nos aviões, de um só lugar, nos dias em que podíamos), mas a vista aérea deve valer cada cêntimo investido. Reserve com antecedência no local.
12. Admirar as vistas do miradouro Maconde
A estrada costeira do sul entre a seguir na zona do estuário da Riviere du Cap e, depois de se dar a volta à baía, encontra-se o miradouro Maconde, cujo nome se pensa derivar de uma tribo de escravos vindos de Moçambique que ali se refugiou. Localizado no topo de um rochedo ao qual se acede por alguns lanços de escadas, oferece vistas privilegiadas sobre a lagoa e a costa de Le Morne.
13. Visitar Baie du Cap
Baie du Cap é uma pequena aldeia de pescadores situada no estuário da Riviere du Cap. É um lugar óptimo para sentir de perto o quotidiano das Maurícias longe dos complexos turísticos. Tem também uma bela praia.
14. Ir à praia Bel Ombre
Localizada na costa sul, menos desenvolvida e mais selvagem, Bel Ombre está entre o mar e as montanhas. De frente para a lagoa de recife, a bela praia atrai os amantes do mar e areia, mas Bel Ombre é também uma boa base para explorar as atracções do interior da ilha principal das Maurícias.
- Para todas as dicas para explorar o interior sul da ilha principal das Maurícias, consulte o nosso artigo “Viajar nas Maurícias”.
Se vai viajar nas Maurícias, estes são os nossos artigos que não pode perder
- GUIA DE VIAGEM DAS ILHAS MAURÍCIAS – Um guia de viagem super completo, em português, sobre as ilhas Maurícias, com informação prática e específica para quem pretende visitar as ilhas e aproveitar tudo o que de melhor elas têm para oferecer.
- VIAJAR NAS MAURÍCIAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar nas Maurícias de forma independente e aproveitar ao máximo a sua viagem.
- AS MELHORES PRAIAS DAS MAURÍCIAS – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para conhecer as melhores praias das ilhas Maurícias.
- ONDE FICAR NAS MAURÍCIAS – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para escolher as melhores zonas para ficar nas ilhas Maurícias.
- VISITAR BELLE MARE – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar Belle Mare e algumas das melhores praias das ilhas Maurícias.
- VISITAR BLUE BAY – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar Blue Bay e algumas das melhores praias das ilhas Maurícias.
- VISITAR FLIC EN FLAC – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar Flic en Flac e algumas das melhores praias das ilhas Maurícias.
- VISITAR LE MORNE – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar Le Morne e algumas das melhores praias das ilhas Maurícias.
- VISITAR ILHA RODRIGUES – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar a ilha Rodrigues e algumas das melhores praias das ilhas Maurícias.