Flic en Flac, na parte central da costa oeste da ilha, é uma das estâncias balneares mais famosas das Maurícias, e com toda a razão. Detentora de praias belíssimas, com um mar de água azul-turquesa e a península de Le Morne no horizonte, é um dos destinos a não perder nas Maurícias. A faixa de praias de areia branca de coral estende-se para sul, para a localidade vizinha de Wolmar, onde se encontra a maioria dos resorts. Visitar Flic en Flac é obrigatório quando viajar nas Maurícias.
A partir de Flic en Flac, pode caminhar pela praia (e por um curto troço de floresta) até chegar à magnífica baía de Tamarin, com uma tranquila praia pública e espectaculares vistas para o interior da ilha, em particular o Mont du Rempart. É também ponto de partida para tours de observação de (e nadar com) baleias jubarte e cachalotes. Toda a faixa costeira entre Flic en Flac até Tamarin têm os locais mais bonitos para assistir ao pôr do sol nas Maurícias.
- Para saber mais sobre as praias das ilhas Maurícias para além de Flic en Flac, não deixe de consultar o nosso artigo “As melhores praias das Maurícias”.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR FLIC EN FLAC
Para poder desfrutar da sua viagem às Maurícias e a Flic en Flac, deve planear a sua visita antecipadamente, nomeadamente como chegar às ilhas Maurícias, onde dormir, e como se deslocar para explorar as melhores praias de Flic en Flac. Deixamos então aqui algumas dicas práticas para visitar Flic en Flac nas Maurícias.
Consulte também o nosso artigo com todas as informações sobre viajar nas ilhas Maurícias.
GUIA DE VIAGEM PARA AS ILHAS MAURÍCIAS
Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre viajar nas ilhas Maurícias e Flic en Flac, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem às ilhas Maurícias. As Maurícias é um país maravilhoso para quem procura praia e natureza, e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor das ilhas Maurícia e Rodrigues. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para viajar nas ilhas Maurícias e Flic en Flac de forma independente.
PODE COMPRAR O NOSSO GUIA DE VIAGEM DAS ILHAS MAURÍCIAS AQUI
1. Como chegar às ilhas Maurícias
As ilhas Maurícias são servidas por um aeroporto internacional, localizado no sul da ilha principal, do lado oposto à capital, Port Louis, perto da cidade de Mahébourg, na costa oriental.
Reserve aqui o seu voo para as ilhas Maurícias.
Reserve aqui o seu transfer privado do aeroporto das Maurícias para o seu hotel em Flic en Flac.
2. Como deslocar-se nas ilhas Maurícias e chegar a Flic en Flac
A melhor forma de explorar as ilhas Maurícias e Flic en Flac e poder aproveitar melhor o seu tempo de férias é alugar carro. Isto irá permitir-lhe ter a autonomia necessária para poder visitar os lugares que quiser e à hora que quiser.
Reserve aqui o seu carro para visitar as Maurícias.
3. Onde dormir em Flic en Flac nas Maurícias
Em Flic en Flac ficámos alojados na Residence Dream Lodge, numa moradia localizada a cerca de 100 m da praia de Flic en Flac. É uma excelente opção para turismo independente, com cozinha e sala de estar, além do quarto e casa de banho. Está localizado numa zona residencial tranquila de Flic en Flac, sem ruídos durante a noite, podendo deixar o carro estacionado na rua sem preocupações.
A principal vantagem, claro, é que, alojado no centro de Flic en Flac, está a poucos passos da magnífica praia de Flic en Flac, e poderá explorar a pé as belas praias em redor, como Wolmar e Tamarin. Na marginal, encontrará bares e restaurantes, além de comida de rua.
Reserve aqui a sua estadia na Residence Dream Lodge em Flic en Flac.
- Para mais opções de onde dormir em Flic en Flac (e arredores, como Wolmar e Tamarin), em resort ou outros tipos de alojamento, consulte o nosso artigo “Onde ficar nas Maurícias”.
4. Seguro de viagem para visitar as ilhas Maurícias
A IATI tem um seguro que é ideal para viajar para as ilhas Maurícias e Flic en Flac. Todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19 antes de ir para as Maurícias. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, o seguro IATI é, claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar para as ilhas Maurícias.
Faça aqui o seu seguro IATI aqui com 5% de desconto.
5. Dinheiro nas ilhas Maurícias
A moeda nacional nas ilhas Maurícias é rupia das Maurícias (MUR). Na altura da nossa visita às ilhas Maurícias (Setembro 2022), 1 € equivalia aproximadamente a 45 MUR. O sistema de caixas automáticas está relativamente bem implementado, por isso é fácil levantar dinheiro nas ilhas Maurícias, se não numa localidade, noutra a pouca distância, e poderá fazer pagamentos com cartão de débito ou crédito em quase todo o lado.
Encomende aqui o seu cartão Wise e deixe de pagar comissões em levantamentos no estrangeiro.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR FLIC EN FLAC
Em redor de Flic en Flac, há várias praias e zonas que são excelentes para relaxar, e há actividades a não perder. Para ter uma ideia do que pode aproveitar na região de Flic en Flac, deixamos aqui as nossas sugestões sobre o que ver e fazer quando visitar Flic en Flac nas ilhas Maurícias.
1. Visitar Flic en Flac
Flic en Flac deriva o seu nome do holandês “Fried Landt Flaak”, que quer dizer terra plana e livre. E Flic en Flac é isso mesmo, uma extensão de terra plana de paraíso, banhada por uma lagoa de mar protegida pelo recife exterior. A vila de Flic en Flac, apesar de ter bastantes infraestruturas para visitantes, como bares, restaurantes e hotéis, retém um ambiente tranquilo, fazendo desta uma boa base para desfrutar da extensa faixa costeira da região.
2. Percorrer a pé a Coastal Road em Flic en Flac
Passear pelas ruas interiores de Flic en Flac é interessante para captar o ritmo do quotidiano das Maurícias, mas a grande atracção de Fic en Flac é o mar e as praias. Percorrer a pé a marginal de Flic en Flac, a chamada Coastal Road, é uma actividade a não perder quando visitar Flic en Flac.
3. Fazer praia em Flic en Flac
A praia de Flic en Flac é uma das melhores das Maurícias, com um mar tranquilo azul-turquesa, areia branca de coral finíssima, com o monte Brabant e a península de Le Morne no horizonte, e abrigada do vento de leste.
A zona de banhos é relativamente curta, dado o movimento de barcos e caiaques, assim como a presença de corais, mas é suficiente para relaxar e nadar. Pode aceder ao areal na praia pública de Flic en Flac, uma das mais longas das Maurícias, mesmo em frente ao centro da vila.
4. Fazer um passeio pelas praias entre Flic en Flac e Tamarin
A partir de Flic en Flac, pode percorrer o areal para sul, e irá passar por uma sucessão de alguns dos melhores resorts das Maurícias, que se estendem de frente para o mar entre Flic en Flac e Tamarin, passando por Wolmar. O areal é espectacular e só tem de escolher qual o sítio que mais gosta.
NOTA: Tal como em todas as outras zonas turísticas costeiras das Maurícias, as melhores praias em Flic en Flac foram “sequestradas” pelos resorts, mas todas as praias das Maurícias são públicas, havendo pontos de acesso a partir dos quais poderá aceder ao areal e depois percorrer a pé e escolher qual a que mais lhe agrada. Em todas as praias é permitido banhar-se e estender a toalha junto à água. Não é permitido usar (ou cruzar) a parte superior do areal pertencente ao respectivo resort e, claro, aceder ao interior destes.
4.1. Fazer praia em Wolmar
Em particular, os resorts La Pirogue A Sun Resort, Sugar Beach A Sun Resort, Sofitel L’Imperial Resort and Spa, e o Hilton Mauritius Resort & Spa, estão localizados na parte da praia virada a oeste e mais protegida do vento de leste que se faz sentir muitas vezes. Esta é a melhor zona para fazer praia em Flic en Flac (embora na realidade este trecho de praia já pertença à localidade vizinha de Wolmar).
4.2. Fazer praia a sul de Flic en Flac e Wolmar
Caminhando ainda mais para sul, os resorts Sands Suites Resort & Spa e Maradiva Villas Resort and Spa têm vistas fabulosas para a baía de Tamarin, mas as praias estão já mais expostas ao vento. O mar é, no entanto, também tranquilo, graças a uns mini-paredões.
4.3. Fazer praia em Tamarin
Ao chegar ao fim do areal, encontrará uma zona de mangais e terá de fazer um breve percurso pela floresta se quiser chegar à baía e praia de Tamarin. Nesta
5. Jantar e ver um espectáculo no Twin Gardens
Quando visitar Flic en Flac, não deixe de assistir a um espectáculo de música e dança “sega”, um estilo criado pelos escravos para comemorar a vida e esquecer as amarguras da escravatura. Sega é uma dança cheia de sensualidade, à qual pode assistir, por exemplo, no restaurante “Twin Gardens”, nas noites de Sexta-Feira, enquanto saboreia um jantar de buffet.
6. Ver o pôr-do-sol na praia de Tamarin
A praia de Tamarin é um dos melhores lugares das Maurícias para ver o pôr-do-sol. Não se esqueça que, nas Maurícias, à semelhança de Madagáscar, o grande espectáculo do pôr-do-sol não acaba com o “desaparecimento” do sol, mas começa verdadeiramente aí, pois na próxima meia hora as cores do céu mudam gradualmente entre tons de laranja, rosa e roxo.
7. Visitar as salinas de Tamarin
As salinas de Tamarin são salinas em funcionamento, localizadas mesmo acima da praia pública. Embora não seja possível visitar por dentro, é muito interessante observar de fora as salinas e os trabalhadores a recolher e carregar o sal.
8. Comer pizza na Casa Pizza
Em Tamarin, se quiser comer barato e matar saudades de uma boa pizza, vá comer ou levantar em take-away uma pizza (ou duas!) à Casa Pizza, muito perto da praia pública de Tamarin.
9. Fazer praia em La Preneuse
La Preneuse é uma excelente praia pública em Tamarin, localizada mais a sul da praia de Tamarin. Pouco frequentada por turistas, é popular entre os locais, especialmente ao fim de semana. Para além do mar e areal, La Preneuse tem como atracções a torre defensiva mais bem preservada das Maurícias, construída pelos ingleses no século XIX, assim como alguns canhões.
10. Fazer observação de baleias e golfinhos em Flic en Flac ou Tamarin
Uma das actividades a não perder quando visitar Flic en Flac é fazer obervação de baleias e golfinhos. As baleias jubarte estão presentes na região entre Julho e Setembro e é um verdadeiro espectáculo observar as mães e crias juntas, talcomo como já o tínhamos feito em Madagáscar, na ilha Sainte Marie e na Île aux Nattes. Quanto aos golfinhos, é até possível nadar com eles, se as condições forem as melhores!
Reserve aqui o seu dia de natação com golfinhos e observação de baleias em lancha nas Maurícias.
11. Nadar com baleias jubarte
Nadar com baleias jubarte é uma das actividades mais fantásticas que poderá fazer quando visitar as ilhas Maurícias. À semelhança do que já tínhamos feito na ilha da Reunião, em Saint-Gilles-les-Bains, pudemos estar muito perto destes gigantes maravilhosos e só podemos recomendar que o faça.
Nós fizemos o nosso tour a partir de Tamarin, e a equipa que nos acompanhou foi excelente, tentando de tudo para nos colocar o mais perto possível das baleias (o que é muitas vezes difícil). Como as baleias preferem as águas mais baixas, não é necessário ir muito longe da costa, e no nosso caso fomos bem sucedidos ao largo da península de Le Morne.
Fomos à água várias vezes e quase sempre estivemos cara com cara (literalmente!) com baleias mães que repousam e ensinam as suas crias, e as crias que se alimentam e crescem todos os dias, até partirem para as águas frias dos mares do sul. Uma experiência incrível e a não perder quando visitar Flic en Flac e Tamarin.
- Para saber mais sobre como marcar esta actividade, consulte o nosso guia de viagem das Maurícias.
Se vai viajar nas Maurícias, estes são os nossos artigos que não pode perder
- GUIA DE VIAGEM DAS ILHAS MAURÍCIAS – Um guia de viagem super completo, em português, sobre as ilhas Maurícias, com informação prática e específica para quem pretende visitar as ilhas e aproveitar tudo o que de melhor elas têm para oferecer.
- VIAJAR NAS MAURÍCIAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar nas Maurícias de forma independente e aproveitar ao máximo a sua viagem.
- AS MELHORES PRAIAS DAS MAURÍCIAS – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para conhecer as melhores praias das ilhas Maurícias.
- ONDE FICAR NAS MAURÍCIAS – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para escolher as melhores zonas para ficar nas ilhas Maurícias.
- BELLE MARE – Maurícias – O que ver e fazer na costa oriental – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar Belle Mare e algumas das melhores praias das ilhas Maurícias.
- BLUE BAY – Maurícias – O que ver e fazer na costa oriental – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar Blue Bay e algumas das melhores praias das ilhas Maurícias.
- FLIC EN FLAC – Maurícias – O que ver e fazer na costa ocidental – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar Flic en Flac e algumas das melhores praias das ilhas Maurícias.
- LE MORNE – Maurícias – O que ver e fazer na costa ocidental – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar Le Morne e algumas das melhores praias das ilhas Maurícias.
- ILHA RODRIGUES – Visitar a ilha intocada das Maurícias – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar a ilha Rodrigues e algumas das melhores praias das ilhas Maurícias.