Visitar Blue Bay é sinónimo de desfrutar de uma das zonas balneares mais famosas das Maurícias, na ponta sul da costa oriental da ilha, com algumas das mais belas praias das Maurícias. A bela praia de Blue Bay é óptima para banhos e é o ponto de partida para explorar o Blue Bay Marine Park, os seus corais e os seus peixes coloridos. A partir de Blue Bay, é possível explorar todo o sul da ilha de carro, tanto a parte costeira, até Le Morne, como o interior, por exemplo o Black River Gorges National Park.
- Para todas as dicas para explorar o interior sul da ilha, não deixe de consultar o nosso artigo “Viajar nas Maurícias”.
Pointe d’Esny fica alguns quilómetros a norte de Blue Bay, e tem uma das mais bonitas praias das Maurícias, com um mar de cor hipnotizante. É dali também que se parte em excursões guiadas à reserva natural da ilha Île aux Aigrettes.
- Para saber mais sobre as praias das ilhas Maurícias para além de Blue Bay, não deixe de consultar o nosso artigo “As melhores praias das Maurícias”.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR BLUE BAY
Para poder desfrutar da sua viagem às Maurícias e a Blue Bay, deve planear a sua visita antecipadamente, nomeadamente como chegar às ilhas Maurícias, onde dormir, e como se deslocar para explorar as melhores praias de Blue Bay. Deixamos então aqui algumas dicas práticas para visitar Blue Bay nas Maurícias.
Consulte também o nosso artigo com todas as informações sobre viajar nas ilhas Maurícias.
GUIA DE VIAGEM PARA AS ILHAS MAURÍCIAS
Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre viajar nas ilhas Maurícias e Blue Bay, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem às ilhas Maurícias. As Maurícias é um país maravilhoso para quem procura praia e natureza, e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor das ilhas Maurícia e Blue Bay. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para viajar nas ilhas Maurícias e Blue Bay de forma independente.
PODE COMPRAR O NOSSO GUIA DE VIAGEM DAS ILHAS MAURÍCIAS AQUI
1. Como chegar às ilhas Maurícias
As ilhas Maurícias são servidas por um aeroporto internacional, localizado no sul da ilha principal, do lado oposto à capital, Port Louis, perto da cidade de Mahébourg, na costa oriental.
Reserve aqui o seu voo para as ilhas Maurícias.
Reserve aqui o seu transfer privado do aeroporto das Maurícias para o seu hotel.
2. Como deslocar-se nas ilhas Maurícias e chegar a Blue Bay
A melhor forma de explorar as ilhas Maurícias e poder aproveitar melhor o seu tempo de férias é alugar carro. Isto irá permitir-lhe ter a autonomia necessária para poder visitar os lugares que quiser e à hora que quiser.
Reserve aqui o seu carro para visitar as Maurícias.
3. Onde dormir em Blue Bay nas Maurícias
Em Blue Bay, nós ficámos alojados no Talamba Blue, a dois passos da praia de Blue Bay. O hotel tem uma bela piscina, mas com a magnífica praia fica a cerca de 20 m da porta das traseiras do hotel (acesso pela piscina), a prioridade para banhos é mesmo o mar. Ainda assim, a piscina é lugar privilegiado para descansar e relaxar. Nós ficámos num studio logo à entrada, confortável, com cozinha e sala de estar, mas sem vistas. No entanto, a maior parte dos quartos são virados para a piscina e os do primeiro andar com vista para o mar.
O Talamba Blue é também uma excelente opção prática para quem está a começar ou a acabar (como foi o nosso caso) a sua viagem pelas Maurícias, localizado perto do aeroporto e orientado para turismo independente, com um excelente pequeno almoço e a possibilidade de alugar carro a preços competitivos.
Reserve aqui a sua estadia no Talamba Blue.
- Para mais opções de onde dormir em em Blue Bay (e arredores, como Pointe d’Esny), em resort ou outros tipos de alojamento, consulte o nosso artigo “Onde ficar nas Maurícias”.
4. Seguro de viagem para visitar as ilhas Maurícias
A IATI tem um seguro que é ideal para viajar para as ilhas Maurícias. Todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19 antes de ir para as Maurícias. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, o seguro IATI é, claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar para as ilhas Maurícias.
Faça aqui o seu seguro IATI aqui com 5% de desconto.
5. Dinheiro nas ilhas Maurícias
A moeda nacional nas ilhas Maurícias é rupia das Maurícias (MUR). Na altura da nossa visita às ilhas Maurícias (Setembro 2022), 1 € equivalia aproximadamente a 45 MUR. O sistema de caixas automáticas está relativamente bem implementado, por isso é fácil levantar dinheiro nas ilhas Maurícias, se não numa localidade, noutra a pouca distância, e poderá fazer pagamentos com cartão de débito ou crédito em quase todo o lado.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR BLUE BAY
Na região de Blue Bay, não há só praias e mar relaxante, há também actividades a não perder. Para ter uma ideia do que pode aproveitar em Blue Bay, deixamos aqui as nossas sugestões sobre o que ver e fazer quando visitar Blue Bay nas ilhas Maurícias.
1. Visitar Blue Bay
Visitar Blue é algo que não deve perder quando viajar nas Maurícias. Blue Bay é uma baía espectacular, com uma reserva marinha, praias de areia branca, recife de coral, e resorts de luxo. Mas Blue Bay é mais do que isso. Nas redondezas pode conhecer outras praias, visitar ilhas privadas ou ilhas que são reservas naturais e ainda explorar o interior do sul da ilha principal das Maurícias.
2. Fazer praia em Blue Bay
Quando visitar Blue Bay, claro, a praia e o mar são os cartões de visita da região. Num espaço muito limitado terá várias ao seu dispor. A norte e a sul de Blue Bay Marine Park, encontrará algumas das melhores prais das Maurícias.
2.1. Praia de Blue Bay
A praia de Blue Bay é uma bela praia situada na baía homónima e tem uma areal que não é muito grande mas que permite, principalmente na parte mais a norte da praia, nadar tranquilamente. Na parte sul da praia de Blue Bay encontra-se o pequeno porto de onde saem os tours de barco para o Blue Bay Marine Park. Junto à praia de Blue Bay encontra-se o Talamba Blue, onde ficámos alojados.
2.2. Fazer praia no Blue Bay Marine Park
O Blue Bay Marine Park começa logo à saída da praia de Blue Bay, depois de se dobrar uma ponta onde fica a guarda costeira. Nessa área, onde o mar tem duas grandes reentrâncias em terra, à qual se pode aceder de barco ou indo à volta de carro, encontra-se o Shandrani Beachcomber Resort & Spa, ocupando por inteiro uma pequena península. É um resort “family-friendly” e tem uma bela praia que pode frequentar mesmo não sendo hóspede.
2.3. Fazer praia a sul do Blue Bay Marine Park
A sul da pequena península, estende-se uma longa praia junto da qual se situa o resort de luxo Anantara Iko Mauritius Resort & Villas. No extremo desta, fica a praia pública de La Cambuse, à qual se pode aceder de carro, dando uma volta pela estrada do aeroporto.
2.4. Fazer praia a norte de Blue Bay
A norte de Blue Bay, a costa é percorrida pela Coastal Road e uma longa sucessão de hotéis e villas, por exemplo o Astroea Beach Hotel.
2.5. Praia de Pointe d’Esny
Um pouco mais a norte, chegará a uma das melhores praias das Maurícias, a praia de Pointe d’Esny, onde se encontram o Paradise Beach by Horizon Holidays e o Blue Nest by Horizon Holidays. No prolongamento da praia para norte, onde se situa o Clube Náutico, terá um areal e mar maravilhosos só para si, com a Île aux Aigrettes ao largo.
3. Visitar o Blue Bay Marine Park
Criado como parque nacional em 1997, e elevado a reserva marinha em 2000, o Blue Bay Marine Park é a grande atracção na região de Blue Bay. Pode desfrutar das suas águas na praia de Blue Bay, mas o ideal é lançar-se ao mar e fazer actividades no parque.
3.1. Fazer um passeio de barco no Blue Bay Marine Park
Para observar a natureza e habitat que o Blue Bay Marine Park exibe, nada melhor do que um passeio de barco, de onde poderá observar, por exemplo usando um barco com fundo de vidro, os corais (alguns mortos e danificados, outros ainda vivos) e as espécies que ali vivem.
Marque aqui a sua tour em Blue Bay com barco com fundo de vidro.
3.2. Fazer snorkel no Blue Bay Marine Park
Uma das actividades a não perder no Blue Bay Marine Park é fazer snorkel e observar os diferentes tipos de corais ali existentes, assim como nadar com as várias espécies de peixes que povoam os corais.
Marque aqui a sua excursão de snorkel de meio dia no Blue Bay Marine Park com almoço crioulo
3.3. Visitar a ilha Île des Deux Cocos no Blue Bay Marine Park
A Île des Deux Cocos fica no extremo sul da baía de Blue Bay e é uma ilha maravilhosa, rodeada de corais. Mas é uma ilha privada, com gestão do grupo LUX. Pode ficar lá alojado, ou então fazer uma tour de um dia a partir de qualquer resort LUX nas Maurícias, como LUX* Grand Baie Resort & Residences e LUX* Grand Gaube Resort & Villas, ambos no norte da ilha, ou então a partir do LUX* Le Morne Resort.
4. Visitar a Île aux Aigrettes
A Île aux Aigrettes, a norte de Blue Bay, foi declarada reserva natural em 1965, e a partir de meados dos anos 80 tem sido gerida pela Mauritius Wildlife Foundation, no sentido de restaurar a floresta perdida e reintroduzir espécies raras. Hoje, visitar a Île aux Aigrettes é viajar atrás no tempo e observar como seria a costa das Maurícias há 400 anos, e é algo obrigatório quando visitar Blue Bay.
4.1. A tour para a Île aux Aigrettes
A tour para a Île aux Aigrettes parte de Pointe Jerome e os bilhetes são lá comprados. Na curta viagem de barco, poderá apreciar a beleza da lagoa de recife e passará ao largo de um dos resorts mais conceituados da região, o Preskil Island Resort. Quando desembarcar na ilha, terá como guia um ranger da fundação que o levará numa caminhada de 1 hora e meia pela ilha.
4.2. A fauna e flora na ÎLe aux Aigrettes
NaÎle aux Aigrettes, as espécies exóticas (isto é, “estrangeiras”), como ratos e gatos foram eliminados e foram reintroduzidas espécies nativas de pássaros (como o pombo rosa), répteis (como a lagartixa de Guenther), plantas e tartarugas.
No caso das tartarugas, a Île aux Aigrettes é o único local das Maurícias onde as tartarugas gigantes de Aldabra vivem em estado selvagem, num total de 26 espécimes. Há também na ilha uma “creche” de pequenas tartarugas, onde as mais jovens são protegidas até aos cinco anos de idade para depois serem libertadas. Ali também se pode observar exemplares de morcegos da fruta das Maurícias.
O impacto da chegada do Homem às ilhas Maurícias (e a Blue Bay) não se restringiu às tartarugas. Foram várias as espécies que se extinguiram (desconhece-se o número) mas a mais famosa é o Dodo, um pássaro de grande porte que não voava, e cujo único habitat conhecido é as Maurícias. O Dodo só punha um ovo por ano e desapareceu face ao impacto da introdução na ilha de cães e gatos que comiam os seus ovos. Na tour pela Île aux Aigrettes em Blue Bay pode ver-se uma estátua deste pássaro desaparecido.
Se vai viajar nas Maurícias, estes são os nossos artigos que não pode perder
- GUIA DE VIAGEM DAS ILHAS MAURÍCIAS – Um guia de viagem super completo, em português, sobre as ilhas Maurícias, com informação prática e específica para quem pretende visitar as ilhas e aproveitar tudo o que de melhor elas têm para oferecer. Ideal para preparar a visita a Blue Bay.
- VIAJAR NAS MAURÍCIAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar nas Maurícias de forma independente e aproveitar ao máximo a sua viagem. Ideal para preparar a visita a Blue Bay.
- AS MELHORES PRAIAS DAS MAURÍCIAS – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para conhecer as melhores praias das ilhas Maurícias.
- ONDE FICAR NAS MAURÍCIAS – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para escolher as melhores zonas para ficar nas ilhas Maurícias.
- VISITAR BELLE MARE – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar Belle Mare e algumas das melhores praias das ilhas Maurícias. Ideal para combinar com a visita a Blue Bay.
- VISITAR BLUE BAY – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar Blue Bay e algumas das melhores praias das ilhas Maurícias.
- VISITAR FLIC EN FLAC – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar Flic en Flac e algumas das melhores praias das ilhas Maurícias.
- VISITAR LE MORNE – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar Le Morne e algumas das melhores praias das ilhas Maurícias.
- VISITAR ILHA RODRIGUES – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar a ilha Rodrigues e algumas das melhores praias das ilhas Maurícias.