VISITAR MARRAQUEXE – Que ver e fazer na cidade de Marrocos

VISITAR MARRAQUEXE - Que ver e fazer na cidade de Marrocos

Visitar Marraquexe é descobrir aquela que é, provavelmente, a cidade mais interessante de Marrocos, conhecida como a “pérola do sul” e uma das antigas cidades imperiais do país (juntamente com Fez, Rabat e Meknès). Cheia de atracções arquitectónicas, culturais e históricas, Marraquexe é uma visita obrigatória em Marrocos, a cidade que mais transparece a alma desse país. Se só tiver oportunidade de visitar uma cidade em Marrocos, essa deverá ser Marraquexe.

CONTEÚDOS DO ARTIGO

Marraquexe, a pérola do sul de Marrocos

Fundada em 1070 pelos Almorávidas, Marraquexe permaneceu um centro político, económico e cultural durante um longo período e a sua influência foi sentida em todo o mundo muçulmano ocidental, do norte de África ao al-Andalus. Testemunhos dessa época dourada são monumentos impressionantes que ainda hoje fascinam aqueles que os visitam, sendo que a medina de Marraquexe foi classificada como Património Mundial pela UNESCO em 1985. Grandes atracções de Marraquexe incluem a Mesquita Kutubiya, as portas monumentais, a Madraça Ben Youssef, os Tuúmulos Saadianos, e ainda a Praça Jemaa el-Fna, uma verdadeira montra ao ar livre da cultura árabe e marroquina, e considerada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2008.

VISITAR MARRAQUEXE - medina

Para além disso, Marraquexe é uma excelente base para explorar o sul de Marrocos (mas também o norte) e o deserto do Saara, podendo a partir dali visitar cidades como Fez, Casablanca e Essaouira, e deslumbrar-se com as dunas de Erg Chebbi, junto à cidade de Merzouga. Por tudo isto, visitar Marraquexe é algo a não perder em qualquer viagem por Marrocos.

VISITAR MARRAQUEXE - erg chebbi

Um pouco de história de Marraquexe

Marraquexe foi fundada em 1070 por Abu Bakr ibn Omar da dinastia dos Almorávidas, e serviu como capital almorávida até cair nas mãos dos almóadas em 1147. Durante essa época, foi capital de um império que ocupava o correspondente aos territórios actuais da Mauritânia, Saara Ocidental, Marrocos e metade sul da Península Ibérica (o chamado reino de “al-Andalus”), tendo os almorávidas sido cruciais a suster a reconquista cristã da Península Ibérica, mas nunca se assumindo como um califado, preferindo prestar vassalagem ao Califado Abássida de Bagdade.

VISITAR MARRAQUEXE - mausoléu

Após a independência de Marrocos, Marraquexe tornou-se uma meca de hippies nos anos 60 e 70, impulsionada pela visita de celebridades da música como os Beatles, e a partir dos anos 90 assumiu-se como o centro turístico de Marrocos, posição que mantém até aos nossos dias, apesar dos altos e baixos do mercado do turismo mundial, a reboque de acontecimentos como a Crise Financeira de 2008, a Primavera Árabe e a Pandemia de Covid-19. Hoje, Marraquexe continua a ser a cidade onde se tem sente mais a história e alma de Marrocos e, talvez por isso, seja um dos destinos turísticos mais populares de todo o continente africano.

VISITAR MARRAQUEXE - madraça ben youssef

GUIA DE VIAGEM DE MARROCOS

GUIA DE VIAGEM DE MARROCOS - Viajar entre Viagens
GUIA DE VIAGEM DE MARROCOS – Viajar entre Viagens

Se procura um Guia de viagem de Marrocos em pdf, prático e sintético, sobre viajar em Marrocos este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem a Marrocos. Marrocos é um país maravilhoso para viajar, quer seja em viagem longa como em várias viagens curtas, e vai encontrar aqui todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor deste país. Um Guia de viagem de Marrocos com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para visitar Marraquexe e viajar em Marrocos de forma independente e em segurança.

PODE COMPRAR AQUI O NOSSO GUIA DE VIAGEM DE MARROCOS


DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR MARRAQUEXE


Aqui ficam algumas dicas práticas para o ajudar na planificação da viagem e no terreno quando visitar Marraquexe.

1. Como chegar a Marraquexe

1.1. Viajar de avião para Marraquexe

A forma mais rápida e eficiente de chegar a Marrocos e a Marraquexe é voar. Marraquexe é uma cidade grande e é servida por um aeroporto internacional. Há voos directos para Marraquexe a partir de Lisboa, com a TAP, e a partir do Porto, com a Ryan Air.

Compre aqui o seu voo para Marraquexe aos melhores preços.

VISITAR MARRAQUEXE

1.2. Onde deixar o carro quando visitar Marraquexe

Para visitar Marraquexe deixámos o carro estacionado no parque do aeroporto do Porto. Pode fazê-lo em qualquer aeroporto. Reservado online e com antecedência, fica mais barato.

Reserve aqui o seu lugar de estacionamento num parque de aeroporto para quando visitar Marraquexe

1.3. Como chegar do aeroporto ao centro de Marraquexe

A forma mais económica de se deslocar entre o aeroporto de Marraquexe e o centro da cidade é de autocarro. No entanto, pode também usar os táxis, já que não são caros e a distância é relativamente curta (cerca de 15 min). Outra opção, ainda mais confortável (evita negociações com taxistas logo no dia da chegada), é usar um transfer particular previamente comprado.

Reserve aqui o seu transfer particular do aeroporto para o seu hotel em Marraquexe

VISITAR MARRAQUEXE

2. Como deslocar-se quando visitar Marraquexe

A cidade de Marraquexe pode e deve ser explorada a pé, já que o seu centro histórico e medina são bastante compactos, podendo usar-se táxis para se deslocar para lugares um pouco mais afastados do centro. No entanto, se quiser explorar Marrocos de forma autónoma, é indispensável ter um carro alugado.

Alugue aqui carro aos melhores preços para explorar Marrocos e visitar Marraquexe.

3. Onde ficar em Marraquexe

Nós ficámos alojados em Marraquexe bem no centro da medina, a parte mais antiga e tradicional da cidade. Mas há outras zonas também indicadas para ficar em Marraquexe, como a Kasbah e o palmeiral. No nosso Guia de Viagem de Marrocos, abordamos a questão da melhor zona e dos tipos de alojamento em Marraquexe, e apresentamos as nossas sugestões dos melhores lugares. Para uma versão mais resumida, mas ainda assim com muitas sugestões para onde ficar em Marraquexe, consulte o nosso artigo.

  • Consulte o nosso artigo com opções para onde ficar em Marraquexe, com as melhores zonas e alojamentos.
VISITAR MARRAQUEXE - riad

4. Seguro de viagem para visitar Marraquexe

A IATI tem um seguro que é especial para viagens para fora da Europa e ideal para visitar Marraquexe, cobrindo actividades na Natureza. Sugerimos a modalidade Estrela ou Mochileiros. Para além disso, todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta do certificado da apólice. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para visitar Marraquexe.  

Faça aqui o seu seguro IATI com 5% de desconto para visitar Marraquexe.

5. Internet em viagem

Quando visitar Marraquexe, o acesso à Internet em qualquer lugar, sem estar dependente da rede de wi-fi dos hotéis e restaurantes, é algo que pode ser muito útil. Como Marraquexe é fora do espaço da UE, o seu tarifário nacional não funciona. Em alternativa, poderá assim optar por usar um cartão de dados de Internet em Marraquexe, em particular um eSIM, um cartão SIM virtual global, que funciona usando redes de comunicações locais com as quais tem parceria. O eSIM tem também a vantagem de que não é necessário substituir o seu cartão no telemóvel, pois não é um cartão físico. Neste momento, o melhor cartão eSIM do mercado é o da Airalo.

Compre aqui o seu cartão eSIM da Airalo para usar em Marraquexe.


O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR MARRAQUEXE


Apesar de Marraquexe ser uma cidade grande (é a quarta maior cidade de Marrocos, com cerca de 800 mil habitantes), o seu centro histórico (ou seja, a medina) é bastante compacto, sendo possível explorar as suas principais atracções em dois dias.

1. Explorar a medina de Marraquexe

Deambular por uma medina (parte antiga das cidades do mundo muçulmano; a palavra quer dizer “cidade”) é uma aventura por si só mas a de Marraquexe “abusa” porque é gigantesca, apinhada de gente e cheia de movimento e som. A medina de Marraquexe continua a ser o centro da cidade, rodeada por 19 km de muralhas. Um verdadeiro labirinto de ruas e ruelas sinuosas, becos sem saída, casas tradicionais, mesquitas, mausoléus, restaurantes, hotéis em casas tradicionais (riads), especiarias, comerciantes, bebedores de chá, motas que passam a alta velocidade (sem bater em ninguém), tudo constitui um ataque aos sentidos e uma experiência verdadeiramente a não perder e que será inesquecível.

VISITAR MARRAQUEXE - medina

Sendo assim, se quiser embrenhar-se na cultura de Marraquexe e Marrocos, terá de se perder na medina de Marrakech, admirar os seus coloridos mercados, negociar preços e fazer compras. Não é necessário um plano ou mapa; terá mesmo (e será quase inevitável) perder-se literalmente e percorrer a medina ao sabor do movimento das pessoas.

VISITAR MARRAQUEXE - medina

2. Fazer uma caminhada guiada na medina de Marraquexe

Em complemento da exploração por conta própria da medina de Marraquexe, pode também juntar-se a uma excursão guiada a pé particular ou em grupo, de forma a ter uma visão mais ampla da cultura marroquina e da vida quotidiana de Marraquexe.

Marque aqui a sua caminhada guiada (3h) pelos souks da medina de Marraquexe.

VISITAR MARRAQUEXE - medina

3. Percorrer a Praça Jemaa el-Fna em Marraquexe durante o dia

A alma da medina de Marraquexe é a praça Jemaa el-Fna, uma praça gigantesca onde a vida não pára independentemente da hora do dia ou da noite. Fazendo jus ao seu nome (que quer dizer “área de congregação”), esta praça é onde se encontram todos os habitantes e visitantes de Marraquexe, em alguma altura do seu dia ou da sua visita. É incontornável!

VISITAR MARRAQUEXE - jemaa el-fna

O seu valor cultural foi reconhecido pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade e, para além de ser a maior atracção de Marraquexe, consideramos que a Praça Jemaa el-Fna é uma das experiências top de todo o continente africano (embora tenha mais a ver com a cultura árabe do que africana…). Durante o dia, a praça de enche-se de artistas de teatro, dança e música, vendedores de frutos secos, curandeiros, encantadores de serpentes e mulheres berberes que fazem tatuagens em henna. Perca-se neste movimento e deixe-se otcar pela alma de Marraquexe e de Marrocos.

VISITAR MARRAQUEXE - jemaa el-fna

4. Percorrer a Praça Jemaa el-Fna em Marraquexe durante a noite

À noite, a praça Jemaa el-Fna transforma-se, muda de cara mas o movimento mantém-se e o ambiente é igualmente especial. A praça enche-se de barraquinhas de comida, umas mais simples e pequenas, servindo, por exemplo, caracóis (que são divinais!), outras a servir sumos de fruta maravilhosos, enquanto que outras são maiores, verdadeiros restaurantes a servir pratos de comida rápida ou mais tradicionais. Quando visitar Marraquexe, é absolutamente imperdível jantar, pelo menos uma vez, na praça Jemaa el-Fna (ou, pelo menos, comer a entrada!).

VISITAR MARRAQUEXE - jemaa el-fna

5. Fazer uma tour gastronómica de rua nocturna em Marraquexe

Em complemento da sua exploração nocturna por conta própria da praça Jemaa el-Fna, pode também experimentar os sabores de Marraquexe num passeio guiado a pé à noite pelos movimentados mercados e frenéticas barraquinhas. Descubra os sabores da culinária marroquina enquanto explora a medina com um guia especializado, experimentando pratos típicos como tangia e kofte, mas também saladas, doces e bebidas refrescantes.

Marque aqui a sua tour gastronómica de rua nocturna (2 a 3 h) em Marraquexe.

VISITAR MARRAQUEXE - jemaa el-fna

6. Apreciar a praça Jemaa el-Fna do alto

Algo que não deve perder quando visitar a praça Jemaa el-Fna é observá-la também de longe, ou melhor, do alto. Há vários restaurantes e cafés à volta da praça, de onde é possível observar o movimento da praça com distanciamento e mais calma. É um exercício fascinante de observação da vida quotidiana e do carácter único cultural desta praça de Marraquexe.

VISITAR MARRAQUEXE - jemaa el-fna

7. Admirar a Mesquita Kutubiya em Marraquexe

Ao lado da praça Jemaa el-Fna, o minarete da Mesquita Kutubiya parece vigiar o espaço do alto dos seus quase 80 m de altura. A Mesquita Kutubiya (Koutoubia em francês) é a maior mesquita de Marraquexe, e a mais importante em termos históricos, e o seu nome deriva da palavra árabe “kutubiyyin”, que significa “livreiros”, uma vez que eram muitos os vendedores de livros que trabalhavam nas ruas na base da mesquita.

VISITAR MARRAQUEXE - kutubiya

8. Ter uma aula de culinária marroquina em Marraquexe

Se gostar de pôr as mãos na massa, e quer descobrir como se fazem as iguarias que se podem provar nas ruas e mercados de Marraquexe, então deverá inscrever-se numa aula de culinária marroquina, numa riad, precedida de uma visita ao mercado para comprar ingredientes frescos.

Marque aqui a sua aula de culinária marroquina (3,5 h) em Marraquexe.

VISITAR MARRAQUEXE - medina

9. Almoçar e jantar nos melhores restaurantes de Marraquexe

Durante os dias que estivemos em Marraquexe experimentamos vários restaurantes, uns com vistas panorâmicas, outros sem, mas a maioria tinha comida deliciosa. Todas as dicas sobre restaurantes e comida em Marraquexe são exclusivas do nosso Guia de Viagem de Marrocos.

VISITAR MARRAQUEXE - restaurante

10. Deslumbrar-se com a Madraça Ben Youssef em Marraquexe

A Madraça Ben Youssef é talvez o edifício mais eloquente de Marraquexe na expressão da arte e arquitectura tradicionais marroquinas, um verdadeiro tesouro arquitectónico situado na parte norte da medina de Marraquexe, e que nos faz regressar a uma época em que os governantes islâmicos eram patronos das artes e ciências.

VISITAR MARRAQUEXE - madraça ben youssef

Mandada erigir pelo sultão Abdullah Al-Ghaleb Assaadi em 1565, esta madraça (escola islâmica) permaneceu durante quatro séculos um bastião do estudo e conhecimento de diversas disciplinas, religiosas mas também filosofia, medicina e matemática.

Marque aqui a sua visita guiada (3 h) à Madraça Ben Youssef, Jardim Secreto e Souk Semmarine, em Marraquexe

VISITAR MARRAQUEXE - madraça ben youssef

11. Visitar a Koubba almorávida

A Koubba almorávida é o único exemplo que sobreviveu da arquitectura almorávida em Marraquexe. Foi provavelmente construída em 1125 e pertenceria à antiga mesquita almorávida, sendo um pavilhão usado para abluções rituais antes da oração, um tipo de estrutura para fornecer água perto de uma mesquita que é encontrada em mesquitas posteriores em Marraquexe.

VISITAR MARRAQUEXE - koubba

12. Visitar o Jardim Secreto em Marraquexe

As origens do Le Jardin Secret remontam à segunda metade do século XVI, quando o sultão saadiano Moulay ‘Abd-Allah iniciou a urbanização do que hoje é o distrito de Mouassine. No entanto, o palácio que ficava nos terrenos do Le Jardin Secret foi destruído no final do século XVII, após o declínio da dinastia Saadiana. Em meados do século XIX, o kaid al-Hajj Abd-Allah U-Bihi tomou posse do terreno, onde, respeitando o traçado do complexo da era Saadiana, foi construído um novo palácio.

Marque aqui a sua visita guiada (3 h) à Madraça Ben Youssef, Jardim Secreto e Souk Semmarine, em Marraquexe

13. Visitar o Museu de Marraquexe

O Museu de Marraquexe está instalado num palácio construído no início do século XX por um vizir (ministro) do sultão Moulay Abdelaziz, sendo posteriormente tomado pela família de Pasha Thami El Glaoui, o governante autocrático do sul de Marrocos sob o domínio francês. Depois de Marrocos ter ganho a sua independência (1956), o palácio foi confiscado pelo Estado e em 1965 foi convertido numa escola para meninas.

VISITAR MARRAQUEXE - museu

Após um período de abandono, o palácio foi cuidadosamente renovado pela Fundação Omar Benjelloun e convertido num museu em 1997. Além da sua arquitectura notável, onde se destaca o belíssimo pátio interior, a colecção do museu conta com muitas obras de arte, incluindo arte contemporânea, assim como armas e peças de cerâmica.

VISITAR MARRAQUEXE - museu

14. Visitar a Maison de la Photographie

A Maison de la Photographie em Marraquexe é um projecto privado criado por Hamid Mergani e Patrick Manac’h, inaugurado em 2009. Ali, mostra-se a extraordinária diversidade de Marrocos, vista pelos olhos de fotógrafos, anónimos ou famosos, dos primórdios da fotografia ao período moderno, ou seja no período de 1879 a 1960.

VISITAR MARRAQUEXE - maison de la photographie

15. Visitar o Jardin Majorelle

O Jardin Majorelle é uma das atracções turísticas mais visitadas de Marraquexe, um jardim botânico (inspirado nos jardins islâmicos), que alberga cerca de 3000 espécies botânicas, fundado pelo pintor francês Jacques Majorelle em 1931 (e aberto ao público em 1947). O jardim tornou-se mais conhecido quando foi comprado (e recuperado) pelos estilistas Yves Saint Laurent e Pierre Bergé em 1980, sendo que, após a morte de Yves Saint Laurent em 2008, as suas cinzas foram ali espalhadas.

VISITAR MARRAQUEXE - jardin majorelle

Actualmente pertence à Fundação Pierre Bergé – Yves Saint Laurent e pode passear pelo exótico jardim, admirar uma villa cubista, e visitar um memorial e museu dedicado a Yves Saint Laurent e ainda o Museu Pierre Bergé das Artes Berberes.

Reserve aqui o seu ingresso nos Jardins Majorelle, Museu Yves Saint Laurent e Museu Pierre Bergé, em Marraquexe

VISITAR MARRAQUEXE - jardin majorelle

16. Experimentar os banhos turcos em Marraquexe

Uma experiência que não deve perder quando visitar Marraquexe é ir aos banhos turcos e desfrutar dos benefícios purificadores de um banho de vapor numa sauna, um banho com esfoliação com sabão preto e eucalipto, seguido de uma massagem de corpo inteiro com óleos aromáticos. Relaxe num ambiente sereno e sairá do hammam como novo!

Marque aqui a sua experiência de hammam em Marraquexe, com esfoliação e massagem.

VISITAR MARRAQUEXE - banhos turcos

17. Explorar a Kasbah de Marraquexe

A Kasbah de Marraquexe corresponde à cidadela (kasbah) e complexo do palácio real da cidade, fundada pelos almóadas no final do século XII, com a maior parte da construção realizada pelo califa Yaqub al-Mansur. Deste período datam a Mesquita Kasbah, a mesquita congregacional original da cidadela (ainda hoje activa mas apenas acessível a muçulmanos) e o antigo portão principal da cidadela, Bab Agnaou.

VISITAR MARRAQUEXE - badi

18. Admirar a Porta Bab Agnaou

Bab Agnaou é um dos portões mais conhecidos de Marraquexe, tendo sido mandada construir pelo califa almóada Yaqub al-Mansur, por volta de 1190. A função do portão era essencialmente decorativa, dada a sua localização já dentro das muralhas da cidade. Ainda hoje, apesar da degradação dos elementos decorativos, fruto de alguns restauros e da poluição do ar em Marraquexe, este portão impressiona pelo seu conjunto e pelos detalhes da sua decoração do arenito com motivos florais e inscrições em árabe.

VISITAR MARRAQUEXE - bab agnaou

19. Admirar a Mesquita Kasbah

A Mesquita Kasbah, também conhecida como Mesquita Moulay al-Yazid, é uma mesquita histórica em Marraquexe, mandada construir pelo governante almóada Yaqub al-Mansur em 1185–1190, como parte do recém-criado distrito imperial da Kasbah (cidadela), que seria a residência do califa almóada e sede do governo. Apesar das extensos restauros e reconstruções ao longo dos séculos, a sua arquitectura é ainda bela e impressionante, destacando-se o seu minarete e a fachada ocidental, cujas arcadas estão ocupadas por lojas, tal como há séculos.

VISITAR MARRAQUEXE - kasbah

20. Visitar os Túmulos Saadianos

Os Túmulos Saadianos são uma necrópole real histórica em Marraquexe que data da época da dinastia Saadiana e, em particular, do reinado de Ahmad al-Mansur (1578-1603), embora já existisse antes e continuasse a ser usada também depois. O complexo inclui dois mausoléus principais e mais de cem lápides nos jardins em redor, umas marcadas com epitáfios de mármore ornamentados, outras marcadas simplesmente com azulejos multicoloridos.

Marque aqui a sua visita guiada (3h) aos Túmulos Saadianos, Palácio Badi e Palácio Bahia (preço dos ingressos não incluído), em Marraquexe.

VISITAR MARRAQUEXE - tumulos saadianos

21. Visitar o Palácio Badi em Marraquexe

O Palácio Badi (ou El Badi, “o Incomparável”, um dos 99 nomes de Alá no Islão) fazia parte de um complexo palaciano saadiano que ocupava o distrito de Kasbah, em Marraquexe. Foi mandado construir pelo sultão Ahmad al-Mansur, da dinastia Saadiana, após a sua ascensão em 1578. A sua construção e decoração envolveu materiais importados de vários países, desde Itália ao Mali, e seria utilizado para recepções, concebido para mostrar a riqueza e o poder do Sultão.

Marque aqui a sua visita guiada (3h) aos Túmulos Saadianos, Palácio Badi e Palácio Bahia (preço dos ingressos não incluído), em Marraquexe.

VISITAR MARRAQUEXE - badi

22. Visitar o Palácio Bahia em Marraquexe

O Palácio Bahia, que significa brilho em árabe, é um dos locais históricos mais bem preservados em Marraquexe, a que não é alheio o facto de ser relativamente recente, construído entre 1866 e 1867 para uso pessoal do grão-vizir do sultão, tendo sido depois ocupado pelo seu filho, que conseguiu subir ao poder. Os jardins exuberantes e os mais de cem quartos decorados em estilo marroquino, com estuque esculpido e madeira de cedro, são os pontos altos desta visita em Marraquexe, destacando-se o quarto da esposa principal do sultão.

VISITAR MARRAQUEXE - bahia

Ocupado posteriormente pelos governantes coloniais franceses, o palácio Bahia atrai hoje muitos visitantes em Marraquexe que se deleitam com a beleza do palácio e as histórias amorosas e de intriga política.

Marque aqui a sua visita guiada (3h) aos Túmulos Saadianos, Palácio Badi e Palácio Bahia (preço dos ingressos não incluído), em Marraquexe.

VISITAR MARRAQUEXE - bahia

23. Percorrer o bairro judaico de Marraquexe

Após a Reconquista Cristã da Península Ibérica e a expulsão dos judeus em 1492, os judeus sefarditas começaram a chegar em grande número a Marrocos, onde tinham protecção e tolerância religiosa, estabelecendo-se principalmente nas cidades e misturando-se com a população judaica local. O bairro judaico (mellah) de Marraquexe foi então criado e, durante os séculos XVI e XVII, foi uma das principais zonas comerciais da cidade, sendo um bairro murado, com as portas fechadas à noite.

VISITAR MARRAQUEXE

24. Visitar o Palmeiral de Marraquexe

O palmeiral de Marraquexe (conhecido em francês como Palmeraie) é um oásis de palmeiras com cerca de 140 km2 de extensão e mais de 100.000 árvores (a maioria palmeiras, mas também oliveiras e árvores de fruto), situado no limite norte de Marraquexe. Se não ficar ali alojado, a melhor forma de explorar o palmeiral é numa excursão organizada, onde pode conhecer o palmeiral mas também as aldeias locais e a cultura do deserto. Tem a opção de fazer o passeio pelo Palmeiral de Marraquexe em quadriciclo.

Reserve aqui o seu passeio de camelo (2h) ao pôr-do-sol no Palmeiral de Marraquexe

25. Divertir-se e refrescar-se no Parque Aquático Oasiria

É verdade, Marrocos é mesmo quente, principalmente nos meses de Verão. E Marraquexe não foge à regra! Por isso, não é de estranhar que uma das atracções mais visitadas da cidade seja um parque aquático, o Oasiria Water Park, com várias piscinas (uma delas a maior piscina de ondas da África), um rio para tubing, jardins e restaurantes. Se tiver tempo, é um óptimo programa para miúdos e graúdos em Marraquexe.

Reserve aqui o seu o seu ingresso sem fila no Parque Aquático Oasiria em Marraquexe

26. Fazer um passeio de balão a partir de Marraquexe

Quando visitar Marraquexe, e se tiver oportunidade, não deve deixar passar a oportunidade de fazer um passeio de balão. Do alto, poderá deslumbrar-se com a paisagem da Cordilheira do Atlas, a cidade de Marraquexe em tons ocre e as aldeias empoleiradas da região.

Marque aqui o seu passeio de balão (entre 45 min e 1h) ao nascer do sol, a partir de Marraquexe

VISITAR MARRAQUEXE

Se vai viajar para Marraquexe consulte os nossos artigos sobre Marrocos

  • VIAJAR EM MARROCOS – Um roteiro para 15 dias a viajar em Marrocos, no norte do país, de Tanger a Fez, permitindo descobrir o melhor do país, com dicas de alojamento, transporte, locais a visitar, etc.
  • VISITAR FEZ – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Fez, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer quando viajar em Marrocos. Ideal para combinar com visitar Marraquexe.
  • VISITAR CHEFCHAOUEN – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar a cidade, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer. Ideal para combinar com visitar Marraquexe.
  • VISITAR MARRAQUEXE – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Marraquexe, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
  • ONDE FICAR EM MARRAQUEXE – Todas as dicas sobre as melhores zonas e alojamentos para ficar a dormir em Marraquexe.
  • EXCURSÕES DESDE MARRAQUEXE – Um artigo cheio de dicas de tudo o que pode visitar em Marrocos a partir da cidade de Marraquexe.
  • VISITAR O ERG CHEBBI – Um artigo para o ajudar a preparar a sua viagem de exploração do deserto de Marrocos em Erg Chebbi. Ideal para combinar com visitar Marraquexe.
  • VISITAR MEKNES – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Meknes, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer. Ideal para combinar com visitar Marraquexe.
  • MEDINA DE FEZ – Um artigo sobre os segredos escondidos na Medina de Fez em Marrocos.
  • VISITAR CASABLANCA – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Casablanca, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer. Ideal para combinar com visitar Marraquexe.
  • VISITAR VOLUBILIS – Volubilis são as mais bem preservadas ruínas romanas de Marrocos e aqui contamos-lhe tudo para poder visitar o local. Ideal para combinar com visitar Marraquexe.
  • VISITAR TANGER – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Tanger, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer. Ideal para combinar com visitar Marraquexe.
  • RIADS EM MARROCOS – Um artigo onde partilhamos as melhores riads que conhecemos em Marrocos, inclusive em Marraquexe.
  • DICAS PARA VISITAR MARROCOS – Um artigo cheio de dicas e curiosidades para conhecer antes de viajar para Marrocos.
  • COMIDA EM MARROCOS – Um artigo com dicas sobre o que comer e a comida nas cidades de Marrocos.
  • GEOGRAFIA DE MARROCOS – Um artigo para conhecer a geomorfologia e geografia de Marrocos.
  • ROTA DOS KASHBAHS EM MARROCOS – Um artigo com a Rota dos Kashbahs no sul de Marrocos, desde Marrakech.
  • SUBIR O TOUBKAL – Um artigo onde partilhamos a nossa experiência a subir a montanha mais alta do norte de África, o Toubkal em Marrocos.
  • AGRICULTURA DE OÁSIS – Um artigo sobre a Agricultura de oásis em Marrocos, uma agricultura tradicional no norte de África.
  • CURTUMES DE FEZ – Um artigo sobre o espetacular local em Fez, os curtumes de Fez, em Marrocos.

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.