TOUBKAL – MARROCOS | Subir ao cume do norte de África

TOUBKAL - MARROCOS | Subir ao cume do norte de África

Na nossa viagem por Marrocos, decidimos tentar subir ao cume da montanha mais alta do norte de África: o Toubkal. A cordilheira do Atlas e a mais extensa e mais alta da África do norte, e o seu pico, o Toubkal, atinge 4167 m. Depois de conhecer as cidades imperiais, o deserto do Sahara, a rota dos Kasbahs, as profundas gargantas, teríamos que culminar a nossa aventura com esta ascensão do Toubkal.

TOUBKAL - MARROCOS | Subir ao cume do norte de África

É difícil a ascensão ao Toubkal

À partida, o Toubkal não exige grande técnica na subida (pelo menos nos meses de Verão), no entanto, no Inverno, quando o Toubkal está coberto de neve, este cume tem alguma dificuldade e exige muito mais do que destreza física e boa forma. Exige que saiba usar crampons e tenha bom equipamento para o Toubkal.

TOUBKAL - MARROCOS | Subir ao cume do norte de África

SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR EM MARROCOS (cobre Covid-19 e teste positivo)

Marrocos não faz parte integrante da União Europeia, sendo assim, é altamente recomendável fazer seguro de viagem para viajar em Marrocos, já que o Cartão Europeu de Saúde não funciona. Nós fizemos o seguro de viagem da IATI ESTRELA, pelo qual pagamos 57€, para os dois, para 14 dias. Faça também o seu seguro com 5% de desconto usando este link.

A IATI tem um seguro que é especial para viagens nesta altura e ideal para viajar em Marrocos e fazer o Toubkal. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos, testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar em Marrocos e para fazer o Toubkal.  Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS para viajar para Marrocos aqui com 5% de desconto.

TOUBKAL - MARROCOS | Subir ao cume do norte de África

Como chegar ao Toubkal e a Imlil

Viajámos de Marrakech para Imlil, uma aldeia na base da montanha do Toubkal de onde se tem que começar o trilho de ascensão ao Toubkal. Foi em Imlil onde contratámos um guia de montanha (Omar), uma mula (que não sabemos o nome!) e um cozinheiro (Ibrahim). Dai fizemos um trekking de seis horas até ao refúgio onde dormimos no Toubkal.

Da aldeia de Imlil ao refúgio de montanha do Toubkal

Imlil situa-se a 1740 m e o refúgio do Toubkal a 3200 m. Esta parte do trilho do Toubkal é importante porque permite ao organismo humano aclimatar. Estávamos com alguma ansiedade já que, durante esta viagem, não fizemos nada em montanha e por isso o mal de altitude poderia vir a ser um problema no Toubkal.

TOUBKAL - MARROCOS | Subir ao cume do norte de África
TOUBKAL - MARROCOS | Subir ao cume do norte de África

A ascensão ao cume do Toubkal

No refúgio do Toubkal passámos a noite e começámos a ascensão ao cume do Toubkal às 6h da manhã. No refúgio já havia bastante neve mas nunca pensamos encontrar o trilho do Toubkal praticamente todo coberto. As três primeiras horas foram bastante duras porque havia enormes quantidades de neve e gelo, com inclinações vertiginosas no Toubkal.

TOUBKAL - MARROCOS | Subir ao cume do norte de África

Ali os crampons foram mais do que essenciais. Foi um grande esforço. Eu estava cheia de dores e muitas vezes pensei que não ia conseguir subir o Toubkal. O percurso para o Toubkal estava muito difícil e eu enterrava-me muitas vezes. Só pensava mais um passo. Só mais um… e lá fui em direcção ao Toubkal!

TOUBKAL - MARROCOS | Subir ao cume do norte de África

O trilho do Toubkal estava bem marcado porque havia vários alpinistas na montanha, mas está longe de ser fácil no Inverno. Ao fim de três horas tínhamos subido até ao final da linha de gelo e prosseguimos por mais de meia hora até ao cume do Toubkal. Pelo caminho ainda tivemos que parar algumas vezes. Um chocolate, um golo de água! Quando o organismo pede há que responder!

TOUBKAL - MARROCOS | Subir ao cume do norte de África

Lá em cima, o triângulo que marca o cume do monte Toubkal! Só me apetecia gritar. E gritei, gritei! A subida do Toubkal tinha sido muito dura. Estava muito sol no Toubkal, o que foi óptimo porque dali as vistas são fabulosas. Nada mais alto (até onde a vista pode alcançar). Uma laranja no cume… uhmm, que maravilha! Parecia um piquenique no topo do mundo, neste caso no Toubkal

TOUBKAL - MARROCOS | Subir ao cume do norte de África

Descer do Toubkal

Depois, há que descer do Toubkal. Aí foi outro problema. No percurso de rocha no Toubkal, as rochas soltas fazem-nos tropeçar mas com atenção e concentração não há problema. Quando chegámos à neve, ganhámos confiança e quase corríamos com os crampons no Toubkal. Mas depois de descer um pouco, já eram quase 11.30h e o sol derretia a neve. Começámos a enterrar-nos muito no Toubkal e a necessitar de grande esforço para conseguir prosseguir.

TOUBKAL - MARROCOS | Subir ao cume do norte de África
TOUBKAL - MARROCOS | Subir ao cume do norte de África

Era meio dia quando chegámos ao refúgio do Toubkal. Descansámos um pouco, até porque foram quase quatro horas para cima e duas para baixo no Toubkal, seis horas no total. O Ibrahim tinha-nos arranjado um Tajine fantástico e nos devoramos tudo. Mas… o pior foi depois!

TOUBKAL - MARROCOS | Subir ao cume do norte de África
TOUBKAL - MARROCOS | Subir ao cume do norte de África

Havia que descer do Toubkal para Imlil. Mais quatro horas de trekking no trilho do Toubkal! Isto foi extremamente cansativo e desgastante. As pernas ja não respondiam. Os joelhos acusavam esforço e a concentração também não ajudava. Foi a muito custo que alcançámos a povoação de Imlil.

Valeu a pena subir o Toubal

Para trás deixamos paisagens montanhosas belíssimas e mais um cume, o Toubkal. Este foi um dia EXTREMAMENTE desgastante. Subimos dos 3200 m até aos 4167 m e depois descemos daí até aos 1740 m, onde apanhámos um táxi para Marrakech. Caminhámos 10 horas seguidas sem parar! Mas sim, valeu bem a pena subir o Toubkal!

TOUBKAL - MARROCOS | Subir ao cume do norte de África

Tínhamos saído no dia anterior da nossa riad em Marrakech e dissemos a Francesca, nossa host em Marrakech, que íamos até as montanhas, no dia seguinte chegámos e ela perguntou «Were in the montains did you go?» quando lhe respondemos «To the summit of Toubkal» ela ficou incrédula!

A nossa experiência com o guia de montanha no Toubkal

Queríamos escalar o Toubkal, cume mais alto do Norte de África, com 4167 m de altitude e como não tínhamos experiência em Marrocos nem no terreno contratamos um guia para o Toubkal. O Toubkal no Inverno é tarefa só possível para alpinistas profissionais; no Verão é acessível a qualquer pessoa com boa preparação física; na Primavera (com ainda alguma neve na montanha) o Toubkal é acessível a alpinistas amadores… Como nós! Foi por isso que contratámos um guia no Toubkal e aconselhamos também a fazê-lo. O nosso guia do Toubkal era um rapaz (de nome Omar) de 20 aninhos, que tinha tirado o curso de guia de montanha no ano anterior. No primeiro dia fizemos um trilho de 6 horas entre a aldeia de Imlil e o refúgio de montanha no Toubkal, já a 3200 m de altitude. O guia teimava em ir sempre bem a nossa frente. Talvez seja tímido, pensamos! Nunca falou connosco.

TOUBKAL - MARROCOS | Subir ao cume do norte de África

No refúgio do Toubkal, o cozinheiro Ibrahim esmerava-se (a sério) com o nosso jantar no Toubkal. Então, em resposta a uma pergunta da Carla (sempre curiosa) ficamos a saber que o nosso guia Omar tinha estado UMA VEZ no cume do Toubkal. Começámos a ficar preocupados! A seguir era hora de experimentar os crampons para o Toubkal (acessórios que se põem na sola das botas, INDISPENSÁVEIS na progressão em neve), pois a montanha tinha muita neve, muito mais do que esperávamos. Queríamos ajuda a ajustá-los e pedimoa a Omar, e não é que o guia vai chamar o cozinheiro! Aqui ficamos mesmo preocupados…

Dia D, ataque ao cume do Toubkal. O Rui aperto os meus crampons, o cozinheiro apertou os da Carla e os do guia do Toubkal! Verdade! Começámos a subir, e quando a inclinação era maior, lá ia o guia por ali acima e nós ficávamos para trás, caminhando ao nosso ritmo. O guia parava, bebia a sua água, descansava e quando nós estávamos quase a chegar a ele… Recomeçava a subir! Às vezes a dezenas de metros dele, outras sem contacto visual, assim foi a ajuda do nosso guia numa subida extenuante e, por natureza da alta montanha, sempre potencialmente perigosa.

TOUBKAL - MARROCOS | Subir ao cume do norte de África

Com o nosso guia, o conceito de distância de segurança em montanha adquiriu um novo significado: se nos acontecesse alguma coisa, de certeza que a ele não o afectaria! Na parte superior da subida, em rocha e sem neve, ninguém ousou tirar os crampons pois o cozinheiro tinha ficado no refúgio! Mas lá chegamos ao topo. Na descida, o guia só não ia mais à frente porque começou a ter problemas com os crampons… Nas últimas centenas de metros, os crampons desapertaram-se por completo e, pura e simplesmente, tirou-os e veio a escorregar pela vertente, enfiando as botas na neve e encharcando-as completamente! Inacreditável! Salvou-se o cozinheiro, que para além de preparar refeições saborosas e de nos permitir subir a montanha (impossível sem crampons), recebeu-nos com um abraço (e com mais alegria do que o guia) quando lhe dissemos que tínhamos conseguido!

Conclusão: quando quiserem um guia em Marrocos, dirijam-se a cozinha mais próxima! Mas atenção, não suba à montanha de Inverno sem guia. Melhor um mau que nenhum. Depois disto tiramos um curso de alpinismo para ter autonomia em Alta Montanha.

TOUBKAL - MARROCOS | Subir ao cume do norte de África

Fizemos esta viagem na Páscoa de 2010.

MARQUE AQUI OS SEUS TOURS E PASSEIOS

 

Se está a pensar viajar para Marrocos e procura as melhores dicas, estes são artigos que lhe podem interessar

  • VIAJAR EM MARROCOS – Um roteiro para 15 dias a viajar em Marrocos, no norte do país, de Tanger a Fez, permitindo descobrir o melhor do país, com dicas de alojamento, transporte, locais a visitar, etc.
  • VISITAR FEZ – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Fez , nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer quando viajar em Marrocos.
  • VISITAR CHEFCHAOUEN – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Chefchaouen, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
  • VISITAR MARRAKECH – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Marrakech, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
  • VISITAR O ERG CHEBBI – Um artigo para o ajudar a preparar a sua viagem de exploração do deserto de Marrocos em Erg Chebbi.
  • VISITAR MEKNES – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Meknes, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
  • MEDINA DE FEZ – Um artigo sobre os segredos escondidos na Medina de Fez em Marrocos.
  • VISITAR CASABLANCA – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Casablanca, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
  • VISITAR VOLUBILIS – Volubilis são as mais bem preservadas ruínas romanas de Marrocos e aqui contamos-lhe tudo para poder visitar o local.
  • VISITAR TANGER – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Tanger, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
  • RIADS EM MARROCOS – Um artigo onde partilhamos as melhores riads que conhecemos em Marrocos.
  • DICAS PARA VISITAR MARROCOS – Um artigo cheio de dicas e curiosidades para conhecer antes de viajar para Marrocos.
  • COMIDA EM MARROCOS – Um artigo com dicas sobre o que comer e a comida nas cidades de Marrocos.
  • GEOGRAFIA DE MARROCOS – Um artigo para conhecer a geomorfologia e geografia de Marrocos.
  • ROTA DOS KASHBAHS EM MARROCOS – Um artigo com a Rota dos Kashbahs no sul de Marrocos, desde Marrakech.
  • SUBIR O TOUBKAL – Um artigo onde partilhamos a nossa experiência a subir a montanha mais alta do norte de África, em Marrocos.
  • AGRICULTURA DE OÁSIS – Um artigo sobre a Agricultura de oásis em Marrocos, uma agricultura tradicional no norte de África.
  • CURTUMES DE FEZ – Um artigo sobre o espetacular local em Fez, os curtumes de Fez, em Marrocos.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

DSLR Camera free icon  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão TRANSFERWISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão. . Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.