VISITAR VOLUBILIS, nos confins do império romano no norte de África | Marrocos

VISITAR VOLUBILIS, nos confins do império romano no norte de África | Marrocos

VISITAR VOLUBILIS, nos confins do império romano no norte de África | Marrocos

Estamos em Volubilis. Depois de termos visitado as capitais da civilização greco-romana, e muito interessante que, pelo meio das nossas viagens, possamos conhecer alguns locais que ainda exibem marcas destas civilizações. Um desses lugares, num dos extremos do antigo Império Romano, situa-se aqui em Marrocos, a cerca de 33 km da cidade de Meknes. São as ruínas da antiga cidade de Volubilis, eleita património mundial da Unesco em 1997. Fundada por mercadores cartagineses no sec. III a.C., foi anexada pelos Romanos em 40 d.C. No seu auge, a cidade de Volubilis deverá ter sido habitada por cerca de 20000 pessoas e, mesmo depois dos Romanos a terem abandonado em 280 devido a constantes ataques de povos berberes, continuou a ser habitada, sendo posteriormente islamizada por Moulay Idriss, figura religiosa mais venerada actualmente neste pais, bisneto de Maomé, fugido de Meca e fundador da primeira dinastia real de Marrocos.VISITAR VOLUBILIS, nos confins do império romano no norte de África | MarrocosVISITAR VOLUBILIS, nos confins do império romano no norte de África | MarrocosA cidade de Volubilis resistiu ate ao séc. XVIII, quando a sua mármore começou a ser levada em grandes quantidades para a construção dos palácios de Moulay Ismail, um sultão com a mania das grandezas, sofrendo o golpe de misericórdia com o terramoto de 1755. Hoje, as ruínas de Volubilis e a cidade de Moulay Idriss, onde está o túmulo do dito cujo, constituem uma excelente opção para um programa de um dia a partir de Meknes. Como só tínhamos a manhã, dirigimo-nos apenas as ruínas e passamos ao lado da cidade pintada de branco. Pudemos apreciar o que resta de edifícios públicos e casas particulares de Volubilis, rodeadas por muralhas que abarcavam uma área de cerca de 400000 metros quadrados. Os poucos turistas e a paisagem envolvente dão um toque magico as ruínas. Campos cultivados com cereais e milhares de oliveiras são testemunhas actuais das restrições impostas pelos Romanos ao que deveria ser produzido nesta região.VISITAR VOLUBILIS, nos confins do império romano no norte de África | Marrocos

Uma via em linha recta divide as ruínas de Volubilis, onde sobressaem a basílica, o capitólio e o forum. Mas o verdadeiro tesouro de Volubilis são os mosaicos que se podem encontrar espalhados um pouco por toda a área. Depois de ter admirado este tipo de obra de arte nos museus em Roma, tenho agora a sorte de os ver in situ, numa cidade nos confins do império, embelezando ainda mais o que por si só ja seria um lugar de grande interesse arqueológico. Por falar nisso, o que falta escavar neste local de Volubilis indica que ainda existirão muitos tesouros por revelar.VISITAR VOLUBILIS, nos confins do império romano no norte de África | MarrocosVISITAR VOLUBILIS, nos confins do império romano no norte de África | Marrocos

MARQUE AQUI OS SEUS TOURS E PASSEIOS

 

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.