Estamos em Volubilis. Depois de termos visitado as capitais da civilização greco-romana, e muito interessante que, pelo meio das nossas viagens, possamos conhecer alguns locais que ainda exibem marcas destas civilizações. Um desses lugares, num dos extremos do antigo Império Romano, situa-se aqui em Marrocos, a cerca de 33 km da cidade de Meknes e chama-se Volubilis.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
As ruínas romanas de Volubilis
Em Volubilis estão as ruínas da antiga cidade de Volubilis, eleita património mundial da Unesco em 1997. Fundada por mercadores cartagineses no sec. III a.C., Volubilis foi anexada pelos Romanos em 40 d.C. No seu auge, a cidade de Volubilis deverá ter sido habitada por cerca de 20 000 pessoas e, mesmo depois dos Romanos a terem abandonado em 280 devido a constantes ataques de povos berberes, continuou a ser habitada, sendo posteriormente islamizada por Moulay Idriss, figura religiosa mais venerada actualmente neste país, bisneto de Maomé, fugido de Meca e fundador da primeira dinastia real de Marrocos.
A cidade de Volubilis resistiu até ao séc. XVIII, quando a sua mármore começou a ser levada em grandes quantidades para a construção dos palácios de Moulay Ismail, um sultão com a mania das grandezas, sofrendo o golpe de misericórdia com o terramoto de 1755.
Visitar Volubilis
Hoje, as ruínas de Volubilis e a cidade de Moulay Idriss, onde está o túmulo do sultão, constituem uma excelente opção para um programa por Volubilis de um dia a partir de Meknes.
Como só tínhamos a manhã para visitar Volubilis, dirigimo-nos às ruínas e passamos ao lado da cidade pintada de branco. Pudemos apreciar o que resta de edifícios públicos e casas particulares de Volubilis, rodeadas por muralhas que abarcavam uma área de cerca de 400 000 metros quadrados. Os poucos turistas em Volubilis e a paisagem envolvente dão um toque mágico as ruínas de Volubilis. Campos cultivados com cereais e milhares de oliveiras são testemunhas actuais das restrições impostas pelos Romanos ao que deveria ser produzido nesta região de Volubilis.
Uma via em linha recta divide as ruínas de Volubilis, onde sobressaem a basílica, o capitólio e o fórum. Mas o verdadeiro tesouro de Volubilis são os mosaicos que se podem encontrar espalhados um pouco por toda a área. Depois de termos admirado este tipo de obra de arte nos museus em Roma, temos agora a sorte de os ver in situ em Volubilis, numa cidade nos confins do império romano, embelezando ainda mais o que por si só ja seria um lugar de grande interesse arqueológico. O que falta escavar neste local de Volubilis indica que ainda existirão muitos tesouros por revelar em Volubilis.
A melhor base para visitar Volubilis é em Meknes:
- Um hotel em Meknes com boa relação qualidade – preço: Riad Mama H&K
- Se procura um hotel em Meknes com luxo e glamour: Riad Yamcha
- Se procura um hostel barato em Meknes e viaja sozinho: Riad Mehdi Meknès
- Se procura um hotel barato em Meknes: Ryad Bab Berdaine
SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR EM MARROCOS (cobre Covid-19 e teste positivo)
Marrocos não faz parte integrante da União Europeia, sendo assim, é altamente recomendável fazer seguro de viagem para viajar em Marrocos e visitar Volubilis, já que o Cartão Europeu de Saúde não funciona. Nós fizemos o seguro de viagem da IATI ESTRELA, pelo qual pagamos 57€, para os dois, para 14 dias. Faça também o seu seguro com 5% de desconto usando este link.
Se está a pensar viajar para Marrocos e procura as melhores dicas, estes são artigos que lhe podem interessar
- VIAJAR EM MARROCOS – Um roteiro para 15 dias a viajar em Marrocos, no norte do país, de Tanger a Fez, permitindo descobrir o melhor do país, com dicas de alojamento, transporte, locais a visitar, incluindo Volubilis, etc.
- VISITAR FEZ – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Fez, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer quando viajar em Marrocos. Excelente destino para combinar com Volubilis.
- VISITAR CHEFCHAOUEN – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Chefchaouen, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
- VISITAR MARRAKECH – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Marrakech, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
- VISITAR O ERG CHEBBI – Um artigo para o ajudar a preparar a sua viagem de exploração do deserto de Marrocos em Erg Chebbi.
- VISITAR MEKNES – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Meknes, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer. Excelente destino para combinar com Volubilis.
- VISITAR CASABLANCA – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Casablanca, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
- VISITAR VOLUBILIS – Volubilis são as mais bem preservadas ruínas romanas de Marrocos e aqui contamos-lhe tudo para poder visitar o local.
- VISITAR TANGER – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Tanger, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
- RIADS EM MARROCOS – Um artigo onde partilhamos as melhores riads que conhecemos em Marrocos.
- DICAS PARA VISITAR MARROCOS – Um artigo cheio de dicas e curiosidades para conhecer antes de viajar para Marrocos.
- COMIDA EM MARROCOS – Um artigo com dicas sobre o que comer e a comida nas cidades de Marrocos.
- GEOGRAFIA DE MARROCOS – Um artigo para conhecer a geomorfologia e geografia de Marrocos.
- ROTA DOS KASHBAHS EM MARROCOS – Um artigo com a Rota dos Kashbahs no sul de Marrocos, desde Marrakech.
- SUBIR O TOUBKAL – Um artigo onde partilhamos a nossa experiência a subir a montanha mais alta do norte de África, o Toubkal em Marrocos.
- AGRICULTURA DE OÁSIS – Um artigo sobre a Agricultura de oásis em Marrocos, uma agricultura tradicional no norte de África.
- CURTUMES DE FEZ – Um artigo sobre o espetacular local em Fez, os curtumes de Fez, em Marrocos.