Na ROTA DOS KASBAHS, o ex-líbris e lugares mais extraordinários de Marrocos | Marrocos

Na ROTA DOS KASBAHS, o ex-líbris e lugares mais extraordinários de Marrocos | Marrocos
Uma das arquitecturas típicas do centro de Marrocos são os Kasbahs, uma espécie de casa fortificada de origem berbere. As populações utilizavam-nas para se abrigarem, a si e aos seus animais, das intemperides do clima e de outras ameaças. Estes edifícios, bastante imponentes, apresentam uma planta quadrada em que os quatro cantos tem torres. Na construção de um Kasbah utilizam-se tijolos de abobe (argila, estrume e palha) secos ao sol.
Na  ROTA DOS KASBAHS, o ex-líbris e lugares mais extraordinários de Marrocos | MarrocosNa  ROTA DOS KASBAHS, o ex-líbris e lugares mais extraordinários de Marrocos | MarrocosNa  ROTA DOS KASBAHS, o ex-líbris e lugares mais extraordinários de Marrocos | Marrocos
No percurso que efectuamos a caminho do deserto pudemos (a muito custo) ver alguns bons exemplos de Kasbahs e de Ksour (plural de ksar), que são fortalezas ou aldeias fortificadas da população berbere.
Na  ROTA DOS KASBAHS, o ex-líbris e lugares mais extraordinários de Marrocos | MarrocosNa  ROTA DOS KASBAHS, o ex-líbris e lugares mais extraordinários de Marrocos | Marrocos
Um dos exemplos mais impressionantes que vimos foi logo em Ouarzazate, o Kasbah Taourirt, o segundo melhor preservado do pais. Este Kasbah foi extremamente importante porque era propriedade duma família, os Glaoui, que controlava o acesso ao médio Atlas e foram importantes no apoio que deram aos franceses aquando da sua incursão para o sul de Marrocos. O interior do Kasbah e um autêntico labirinto mas o mais impressionante e a sua imponente arquitectura.
Na  ROTA DOS KASBAHS, o ex-líbris e lugares mais extraordinários de Marrocos | Marrocos
No vale do Draa, antes de chegar a Zagora, paramos em Tamnougalt, uma impressionante aldeia berbere no oásis, o chamado Ksar. As populações sedentárias erguiam estas aldeias fortificadas com o intuito de se protegerem dos bandidos e tribos nómadas que frequentemente assaltavam os oásis no final das colheitas.

Já no vale do Todra, vimos o mais impressionante dos Ksour que já vi, o Tinerhir, uma aldeia no final do majestoso desfiladeiro do Todra. Com casas em tom de vermelho-ocre, a aldeia desenvolve-se ao longo dum palmeiral e contem varias Kasbahs e Ksour. So conseguimos uma paragem num miradouro mas a paisagem e deslumbrante e merecia uma visita, pelo menos ao seu vale e aos edifícios antigos.Na  ROTA DOS KASBAHS, o ex-líbris e lugares mais extraordinários de Marrocos | MarrocosNa  ROTA DOS KASBAHS, o ex-líbris e lugares mais extraordinários de Marrocos | Marrocos

O vale do Dades e o palmeiral de Skoura também apresentam uma inúmeros de Kasbahs e Ksour mas, face a especificidade do nosso guia, só os vislumbrávamos pelo vidro do jipe e sempre que tentava tirar uma foto ele acelerava a grande velocidade. Chegou a um ponto que eu desisti das fotos e concentrei-me só na paisagem. Assim sempre tinha mais tempo.
Na  ROTA DOS KASBAHS, o ex-líbris e lugares mais extraordinários de Marrocos | Marrocos
O Ksar mais bem preservado de Marrocos e o Ait Benhaddou. Este e também o mais conhecido, ja que foram aqui rodados filmes bastante conceituados, desde o Gladiador, Um Chá no Deserto, Babel, etc. Este Ksar fica na margem do rio Mellah, no sopé de uma colina de arenito. O Ksar tem váriosKasbahs, e assemelha-se a um labirinto com casas recentemente restauradas, um celeiro comunitário e diversos utensílios típicos dos povos que habitam estas aldeias. Os Kasbahs apresentam torres com ameias decoradas com arcos cegos e designs geométricos. O ksar foi restaurado porque hoje esta classificado como Património Mundial da UNESCO, no entanto só menos de 10 famílias o habitam.

Na  ROTA DOS KASBAHS, o ex-líbris e lugares mais extraordinários de Marrocos | MarrocosNa  ROTA DOS KASBAHS, o ex-líbris e lugares mais extraordinários de Marrocos | Marrocos

A rota dos Kasbahs e uma das paisagens mais bonitas e ímpares deste pais. Apesar de termos tido azar com o motorista/guia, a paisagem foi devidamente observada. Poderia e deveria e ter sido explorada, o que não foi possível. Quem sabe um dia voltaremos outra vez a Marrocos para tirar mais partido deste local!?

MARQUE AQUI OS SEUS TOURS E PASSEIOS

 

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.