ERG CHEBBI – MARROCOS | Visitar as dunas do deserto em Merzouga

ERG CHEBBI - MARROCOS | As dunas do deserto do Sahara em Merzouga

Erg Chebbi quase dispensa apresentações. É, provavelmente, o local mais belo de Marrocos e visitar estas dunas do deserto marroquino no Sahara é uma das coisas mais belas da vida.

ERG CHEBBI - MARROCOS | Dunas do deserto Sahara em Merzouga

Como visitamos Erg Chebbi no deserto do Sahara

Visitamos as dunas de Erg Chebbi num tour que fizemos desde Marrakech. O tour tinha quatro dias, dos quais em dois estávamos nas dunas de Erg Chebbi. No final do segundo dia do nosso tour pela zona desértica de Marrocos, estava reservado o ponto alto destes dias e à imagem daquilo que todos associam ao deserto e de Erg Chebbi. São as dunas de areia de Erg Chebbi no deserto do Sahara.

ERG CHEBBI - MARROCOS | Dunas do deserto Sahara em Merzouga

VISITAR O DESERTO DO SAHARA NAS DUNAS DE ERG CHEBBI

É preciso compreender que a maioria dos desertos são constituídos maioritariamente por zonas de terreno rochoso, quase sem vegetação, e que só uma pequena parte e ocupada pelas famosas dunas. O deserto marroquino não e excepção e, ainda que o deserto do sahara seja o maior deserto de areia do mundo, grande parte da sua área é rochosa. O Erg Chebbi, em Marrocos e no deserto do Sahara, são uma área de excepção e o seu expoente máximo.

ERG CHEBBI - MARROCOS | Dunas do deserto Sahara em Merzouga

O deserto do Sahara (supranacional) tem, no entanto, a maior extensão de dunas de areia do Mundo. Marrocos está ainda na orla do deserto de areia, ao contrario da Argélia vizinha, por onde se estende o Grande Erg Ocidental (enorme extensão móvel de dunas). Contudo, a zona do Erg Chebbi é a maior zona de areia do deserto do Sahara em Marrocos e uma das mais acessíveis do mundo. Esta zona é perto da fronteira entre estes dois países, actualmente em litígio, e é onde podemos deslumbrar-nos com a visão desta paisagem fenomenal, o Erg Chebbi.

ERG CHEBBI - MARROCOS | Dunas do deserto Sahara em Merzouga

Depois de uma noite passada em Zagora (onde infelizmente não conseguimos aceder ao deserto), e de várias horas de viagem, chegámos a orla do único Erg sariano de Marrocos, o Erg Chebbi, onde existe um albergue para receber os turistas. Prontamente subimos para os camelos, ou melhor, dromedários e partimos numa caravana de quatro, em conjunto com um casal espanhol e o guia local.

ERG CHEBBI - MARROCOS | Dunas do deserto Sahara em Merzouga

Onde se alojar no Erg Chebbi

Se quiser marcar este campo fabuloso no interior do Erg Chebbi, com percurso de camelo para lá chegar e regressar e subida ao Erg Chebbi para ver o nascer no sol, pode marcar estes campos.

Estes são os melhores acampamentos no Erg Chebbi

ERG CHEBBI - MARROCOS | Dunas do deserto Sahara em Merzouga

Se preferir ficar alojado na orla do deserto em Merzouga, num riad fantástico e de sonho, com piscina, estas são as melhores opções

  • Riad Cafe Du Sud (o mais famoso e belo lugar para se alojar no Erg Chebbi em Marrocos)
  • Kasbah Mohayut (uma das melhores opções em Merzouga)
  • Riad Madu (um dos melhores riads de Marrocos e seguramente com uma das melhores vistas)
  • Dar Hassan Merzouga (mais um lugar de sonho em Merzouga na orla do deserto do Sahara)
  • Riad Chebbi (um dos lugares mais famosos para se alojar no Erg Chebbi)
  • Dar Tafouyte (outra excelente opção de um riad na orla do deserto com uma bela piscina)
ERG CHEBBI - MARROCOS | Dunas do deserto Sahara em Merzouga

As dunas do Erg Chebbi em Marrocos

As dunas do Erg Chebbi são realmente impressionantes, quer pela sua altura (que pode atingir 250 m), quer pela sua extensão. Neste último ponto são claramente superiores aquelas que ja tínhamos visto nos desertos de Atacama e do Gobi. E pensar que o verdadeiro deserto do Sahara se estende para lá da nossa vista; para lá da fronteira.

ERG CHEBBI - MARROCOS | Dunas do deserto Sahara em Merzouga

Outra diferença do Erg Chebbi para os outros desertos que já conhecíamos foi a cor da areia. Ou cores, uma vez que vão mudando com a inclinação do Sol! Ali a areia é muita mais alaranjada-avermelhada do que as areias do Atacama ou do Gobi, que tem uma tonalidade mais para o amarelo. Após uma hora e meia de camelo pelo Erg Chebbi (e algumas dores nas partes baixas) chegámos ao nosso acampamento para esta noite, junto a base de uma duna altíssima no Erg Chebbi.

ERG CHEBBI - MARROCOS | Dunas do deserto Sahara em Merzouga

Por esta altura ja estava a escurecer, por isso deixamos a subida ao cimo da duna do Erg Chebbi para o dia seguinte. Depois de um jantar a luz de vela no Erg Chebbi e de uma sessão de tambores fomos para a nossa tenda e para a nossa cama no chão do deserto do Erg Chebbi.

ERG CHEBBI - MARROCOS | Dunas do deserto Sahara em Merzouga

5.30h da manhã no Erg Chebbi. Não tocou o despertador, mas bateram as palmas dos guias! Rapidamente nos vestimos e demos inicio à subida da duna no Erg Chebbi. Como tínhamos aprendido no Gobi, subir uma grande duna pela sua vertente pode ser algo extenuante, por isso decidimos ir pela crista. Com um pouco de esforço lá chegamos a um ponto (a três quartos do topo) de onde tínhamos uma vista privilegiada do Erg Chebbi. Apesar do dia ter nascido um pouco nublado, o que pudemos ver foi simplesmente assombroso. Dunas a toda a volta, a Este a vila de Merzouga e, ao fundo a Oeste, montanhas que já são terreno argelino.

ERG CHEBBI - MARROCOS | Dunas do deserto Sahara em Merzouga

A luz do Sol consegue atravessar a neblina e as dunas iluminam-se. Um espectáculo! Depois de muitas fotos no Erg Chebbi, descemos até ao acampamento (desta vez pela vertente) para um rápido pequeno-almoço e a viagem de regresso. Desta vez a caravana era maior, com mais espanhóis e franceses. Mas o deslumbramento com a paisagem continuou o mesmo.

ERG CHEBBI - MARROCOS | Dunas do deserto Sahara em Merzouga

Se está a pensar viajar para Marrocos e procura as melhores dicas, estes são artigos que lhe podem interessar

  • VIAJAR EM MARROCOS – Um roteiro para 15 dias a viajar em Marrocos, no norte do país, de Tanger a Fez, permitindo descobrir o melhor do país, com dicas de alojamento, transporte, locais a visitar, etc.
  • VISITAR FEZ – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Fez , nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer quando viajar em Marrocos.
  • VISITAR CHEFCHAOUEN – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Chefchaouen, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
  • VISITAR MARRAKECH – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Marrakech, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
  • VISITAR O ERG CHEBBI – Um artigo para o ajudar a preparar a sua viagem de exploração do deserto do Sahara em Marrocos.
  • VISITAR MEKNES – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Meknes, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
  • MEDINA DE FEZ – Um artigo sobre os segredos escondidos na Medina de Fez em Marrocos.
  • VISITAR CASABLANCA – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Casablanca, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
  • VISITAR VOLUBILIS – Volubilis são as mais bem preservadas ruínas romanas de Marrocos e aqui contamos-lhe tudo para poder visitar o local.
  • VISITAR TANGER – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Tanger, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
  • RIADS EM MARROCOS – Um artigo onde partilhamos as melhores riads que conhecemos em Marrocos.
  • DICAS PARA VISITAR MARROCOS – Um artigo cheio de dicas e curiosidades para conhecer antes de viajar para Marrocos.
  • COMIDA EM MARROCOS – Um artigo com dicas sobre o que comer e a comida nas cidades de Marrocos.
  • GEOGRAFIA DE MARROCOS – Um artigo para conhecer a geomorfologia e geografia de Marrocos.
  • ROTA DOS KASHBAHS EM MARROCOS – Um artigo com a Rota dos Kashbahs no sul de Marrocos, desde Marrakech.
  • SUBIR O TOUBKAL – Um artigo onde partilhamos a nossa experiência a subir a montanha mais alta do norte de África, o Toubkal em Marrocos.
  • AGRICULTURA DE OÁSIS – Um artigo sobre a Agricultura de oásis em Marrocos, uma agricultura tradicional no norte de África.
  • CURTUMES DE FEZ – Um artigo sobre o espetacular local em Fez, os curtumes de Fez, em Marrocos.

SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR EM MARROCOS (cobre Covid-19 e teste positivo)

Marrocos não faz parte integrante da União Europeia, sendo assim, é altamente recomendável fazer seguro de viagem para viajar em Marrocos, já que o Cartão Europeu de Saúde não funciona. Nós fizemos o seguro de viagem da IATI ESTRELA, pelo qual pagamos 57€, para os dois, para 14 dias. Faça também o seu seguro com 5% de desconto usando este link.

MARQUE AQUI OS SEUS TOURS E PASSEIOS

 

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

DSLR Camera free icon  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão TRANSFERWISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão. . Este blogue contém links de programas de afiliados.

6 Comentários

  1. Ricardo diz: Responder

    Olá. Fantástico. Este programa, como obtiveram? Foi através do GetYourGuide?

    1. Carla Mota diz: Responder

      Na altura ainda não havia na Get Your Guide mas agora sim, pode comprar por lá.

  2. Serás sempre bem-vindo. 🙂

  3. belas fotos… Descobri agora o vosso blog. Vou passar mais vezes!

  4. Até nós que voltamos agora já estamos com saudades! Porque é que nunca temos tempo de explorar tudo??

  5. Estão a provocar-nos para regressarmos a Marrocos 🙂

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.