Procura as melhores riads de Marrocos? Riad… mas que raio é uma riad? Isto foi o que me questionei quando comecei à procura de alojamento para ficar em Marrocos. Surgiu então a ideia de ficar nas riads de Marrocos. Grande parte dos lugares publicitavam-se como sendo autênticas riads em Marrocos. Lá pesquisei e descobri que uma riad é uma casa típica marroquina com um jardim e pátio interior. Gostei do que li. Resolvemos, assim, experimentar ficar alojados em várias riads de Marrocos.
Riad de Marrocos na medina de Fez
A nossa primeira das riads de Marrocos foi em Fez e era propriedade do Steve, um inglês muito simpático que trocou o luxo da vida londrina pela adrenalina marroquina. O Steve adquiriu uma riad no seio da medina de Fez e converteu-a numa casa de hóspedes, a Dar Houdou Guesthouse. A casa só tem 3 quartos e por isso o atendimento é altamente personalizado. Quando chegamos a Fez já era noite e o Steve mandou-nos buscar à estação de comboio e esperou por nós. Este lugar parecia um sonho. Era a primeira das nossas riads de Marrocos.
O nosso quartinho era um luxo! Azulejos típicos de Marrocos (padrão igual aos da Merdesa El-Altarine), uma cama melhor do que a que temos em casa e uma janela ornamentada com estruturas em ferro voltada para um pátio interior onde existe uma pequena fonte. O nosso quarto é no primeiro andar desta riad de Marrocos, mas no terceiro andar temos um pátio no telhado onde podemos ver os minaretes das mesquitas que nos rodeiam.
O lugar é perfeito (embora um pouco caro para o nosso budget) mas compensou cada cêntimo que pagámos. Ao pequeno-almoço Mohamed, o empregado (que era um “pão”- daí o pão ser sagrado em Marrocos), serviu-nos uma refeição de “bradar aos céus”: meloa alaranjada, pão marroquino, cacetes, chá marroquino, queijos, manteigas, compotas, bolinhos marroquinos, leite, café e um sumo de laranja natural inigualável. Estávamos no paraíso numa das riads de Marrocos? Parece que sim. Embora só tivessemos estado em Fez duas noites, tanto o Steve como o Mohamed, fizeram-nos sentir em casa e trataram-nos tão bem que não tínhamos vontade nenhuma de ir embora. Foi, com certeza, uma óptima experiência e um dos melhores lugares e riads de Marrocos onde ficamos até hoje.
.
Riads de Marrocos em Meknes
Se a nossa primeira experiência nas riads de Marrocos tinha corrido bem, o que dizer da segunda? Em Meknes, alojamo-nos na Riad Zahraa e descobrimos que uma riad pode ser mais do que uma casa típica de Marrocos! O termo riad também é aplicado a palácios que são utilizados como residência. E era, a Riad Zahraa era um palácio convertido em alojamento turístico. Uma espécie de de unidade de turismo de habitação no meio da medina de Meknes. O nosso quarto situava-se no rés-de-chão e tinha uma porta dupla que abria directamente para o pátio e jardim interior.
.
Um quarto que parecia saído do filme Sherazade… um sonho das mil e uma noites nas riads de Marrocos! Todo o pátio era rodeado por uma espécie de casulos ornamentados ao bom estilo árabe e bem decorados onde existem mesas e sofás. Estas mini-salas são os locais onde tomamos mais um delicioso pequeno-almoço com pão marroquino e regado com o magnífico sumo de laranja. Também ali temos um pátio no terraço e, mais uma vez, uma vista privilegiada. Embora o dono (ou empregado não ficamos a saber) seja um bocado “melga”, as senhoras eram muito simpáticas e o lugar encantador.
.
Riads de Marrocos em Marrakech
Já em Marrakech nova riad – a Douarskoll Guesthouse para juntar às nossas riads de Marrocos. Ali, no seio da medina, encostados à mesquita Mousaline (comprova-se que as chamadas para as orações nocturnas não são um mito urbano) estávamos numa casa mais modesta mas autêntica, com paredes caiadas de branco tosco e um conjunto de quartos que rodeiam o pátio interior.
.
Desta vez não há rendilhados, nem ornamentos e azulejos nas riads de Marrocos, mas o nosso quarto dispõe de uma salinha e uma casa de banho. Parece uma habitação berbere. Mais uma vez um terraço com uma vista sobre os telhados da medina de Marrakech. As riads de Marrocos também podem ser casas tradicionais berberes como era este o caso.
.
Dormir em Marrocos
Entre a nossa primeira e a segunda riads de Marrocos fizemos uma viagem pelo sul de Marrocos. Como essa viagem era organizada alojamo-nos nos hotéis escolhidos pela agência. Não eram maus, alguns até tinham uma piscina no meio do deserto, como o de Zagora (La Palmerie), ou uma paisagem claustrofóbica no interior da garganta do Dadés.
.
Mas nenhum hotel ou riads de Marrocos superou aquela tenda magnífica onde dormimos no Erg Chebbi, no deserto do Sahara, com o vento a entrar pela porta e a areia a embater nas lonas. Mais uma vez, o paraíso! Que sensação maravilhosa a de dormir no deserto! Sem cama (coisa que já estamos habituados), sem paredes, sem porta mas com muito carácter e muita sensualidade, a vida no deserto é encantadora.
.
Quando chegámos desta aventura esperava-nos a última das riads de Marrocos, a Riad Marrakech Rouge. Como o próprio nome indica, uma riad com paredes vermelhas, um ambiente muito zen e um quarto voltado para o pátio interior. Desta vez não tivemos grande sorte com a cama desta riads de Marrocos (não se pode ter tudo) mas o local era bonito e bastante popular entre os backpackers. A Francesca, a dona, era muito simpática e estava sempre disponível para ajudar.
De riad em riad fomos aprendendo e percebendo um bocadinho mais sobre a cultura deste país e sobre as riads de Marrocos. Fomos conhecendo diferentes influências nas riads de Marrocos e percebendo a importância do convívio social para este povo que centra no seio da sua habitação um pátio onde “confraternização” é a palavra de ordem nas riads de Marrocos.
Se está a pensar viajar para Marrocos e procura as melhores dicas, estes são artigos que lhe podem interessar
- VIAJAR EM MARROCOS – Um roteiro para 15 dias a viajar em Marrocos, no norte do país, de Tanger a Fez, permitindo descobrir o melhor do país, com dicas de alojamento, transporte, locais a visitar, etc. Com dicas de riads de Marrocos.
- VISITAR FEZ – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Fez , nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer quando viajar em Marrocos. Com dicas de riads de Marrocos.
- VISITAR CHEFCHAOUEN – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Chefchaouen, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer. Com dicas de riads de Marrocos.
- VISITAR MARRAKECH – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Marrakech, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer. Com dicas de riads de Marrocos.
- VISITAR O ERG CHEBBI – Um artigo para o ajudar a preparar a sua viagem de exploração do deserto de Marrocos em Erg Chebbi.
- VISITAR MEKNES – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Meknes, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer. Com dicas de riads de Marrocos.
- MEDINA DE FEZ – Um artigo sobre os segredos escondidos na Medina de Fez em Marrocos. Com dicas de riads de Marrocos.
- VISITAR CASABLANCA – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Casablanca, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
- VISITAR VOLUBILIS – Volubilis são as mais bem preservadas ruínas romanas de Marrocos e aqui contamos-lhe tudo para poder visitar o local.
- VISITAR TANGER – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Tanger, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
- RIADS EM MARROCOS – Um artigo onde partilhamos as melhores riads de Marrocos que conhecemos.
- COMIDA EM MARROCOS – Um artigo com dicas sobre o que comer e a comida nas cidades de Marrocos.
- GEOGRAFIA DE MARROCOS – Um artigo para conhecer a geomorfologia e geografia de Marrocos.
- ROTA DOS KASHBAHS EM MARROCOS – Um artigo com a Rota dos Kashbahs no sul de Marrocos, desde Marrakech, com dicas de riads de Marrocos.
- SUBIR O TOUBKAL – Um artigo onde partilhamos a nossa experiência a subir a montanha mais alta do norte de África, o Toubkal em Marrocos.
- AGRICULTURA DE OÁSIS – Um artigo sobre a Agricultura de oásis em Marrocos, uma agricultura tradicional no norte de África.
- CURTUMES DE FEZ – Um artigo sobre o espetacular local em Fez, os curtumes de Fez, em Marrocos.
Indicam um bom e seguro Riad para ficar em Marraquexe ? Obrigada
Todos os riads que aqui estão.
Bem legal!! Excelente conteúdo, dicas de ótimos blogs… Obrigado por compartilhar.
Muito obrigada
Uma experiência tão incrível. O guia de turismo foi tão adorável e acessível, vimos muito em nosso caminho e foi uma boa maneira de conhecer pessoas. A primeira noite é um lindo hotel com piscina e a segunda noite é no acampamento no deserto. Lá tínhamos o pessoal marroquino tocando bongô e dançando sob a luz da lua. No geral foi tão incrível que eu recomendo a ninguém. Obrigado Mohamed nosso motorista e guia turístico.
obrigada pelo comentário.
Olá. Para uma viagem de 4 dias em Marrocos que cidade recomendam. Estou indecisa entre Fez e Marraquexe.
Eu faria Marraquexe. Embora, se tiver tempo, faça um tour a Fez de um dia. 😉
Estou a tentar planear uma viagem a Marrocos para a terceira semana de Dezembro e estou a gostar muito das RIAD. Tenho duvidas no transporte para FEZ. Recomendam que tipo de transporte, o carro ou o avião?
Obrigada,
De onde, desde Marrakech? Eu recomendo sempre por terra, idealmente de comboio ou então de carro. Podem parar em Meknes, é lindo.
Excelente achega sobre este tipo de alojamento em Marrocos. Realmente há vários riads que deslumbram só de entrar, lugares mágicos e com uma decoração super exótica. Gostei também de seguir um pouco da vossa viagem, e os locais por onde foram passando. Obrigado pela partilha, e abraço desde Poznan na Polónia, hoje com -11, mais uma vez. Boas viagens.
Marrocos é um excelente destino de viagem e as riads são apenas um dos motivos para viajar pelo país.
Olá! Parabéns pelo blog… Revejo-me muito aqui.. e os últimos posts então vêm mesmo a calhar… Enquanto vou sonhando com o Transiberiano, preparo-me para regressar a Marrocos daqui a 1mês pelo que é sempre bom ter novas sugestões e vê-lo através de outros olhares!
Xana