Casa Branca, mais conhecida como CASABLANCA (e como a visitar) | Marrocos

Casa Branca, mais conhecida como CASABLANCA (e como a visitar) | Marrocos

Casa Branca, mais conhecida como CASABLANCA (e como a visitar) | Marrocos

Este não e um post sobre Casablanca… Porque da cidade pouco vimos. Casablanca e uma cidade comercial e industrial, com poucas atracções turisticas. A principal dessas poucas e a recente mesquita de Hassan II, construída entre 1980 e 1993, e terceira maior do Mundo. Situada mesmo junto ao mar, num promontório rochoso junto a baía, tem uma área superior a de Notre Dame ou a basílica de S. Pedro e o seu minarete tem 210 m de altura, sendo o edifício mais alto do pais. Com estes atributos, não foi difícil nos convencer que era merecedora de uma visita. Mas como a cidade propriamente dita não nos atraia, resolvemos parar em Casablanca só de passagem, na viagem entre Meknes e MarrakechDe manha vimos Volubilis, e depois de três horas de comboio estávamos em frente a mesquita, e mesmo a hora da oração. O edifício realmente impressiona pela sua grandeza e pelas comodidades do seu interior, as quais não pudemos verificar in loco, pois a entrada na mesquita e interdita a não muçulmanos. Esta claro que a Carla ainda tentou ludibriar a segurança mas, apesar de não ser loura e de estar coberta com um lenço, a verdade e que da um bocado nas vistas…
Casa Branca, mais conhecida como CASABLANCA (e como a visitar) | Marrocos
Também impressiona a vitalidade que esta religião demonstra ter, e que se manifesta na dedicação e fervor dos seus crentes. A Carla deliciou-se a tirar fotografias aos fieis exóticos enquanto eu observava a baía da cidade e ao mesmo tempo me interrogava o que aconteceu ao espírito do povo português.Casa Branca, mais conhecida como CASABLANCA (e como a visitar) | Marrocos
Há 500 anos enviamos centenas de barcos e milhares de homens para derrotar os piratas que dominavam esta zona da costa, fortificamos esta cidade e baptizamo-la Casa Branca, só a deixando no sec. XVIII. O que aconteceu de la para cá? Porque somos agora um povo derrotista, cabisbaixo e saudosista? Os historiadores la terão as suas respostas, mas sinto-me triste por os portugueses serem reconhecidos apenas pelos feitos dos seus longínquos antepassados ou pelos chutos na bola de um tal Cristiano… Um marroquino, depois de eu lhe dizer que era português, respondeu-me “Teso… Portugal e Marrocos, dois tesos” Ate doí… Filosofias a parte, despedimo-nos de Casablanca e, a conta dos atrasos dos comboios marroquinos, acabamos por passar mais tempo na estação da cidade do que na cidade em si… Já passava das onze da noite quando chegamos a Marrakech, cansados mas tendo visto o que queríamos ver.Casa Branca, mais conhecida como CASABLANCA (e como a visitar) | Marrocos

MARQUE AQUI OS SEUS TOURS E PASSEIOS

 

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.