Infelizmente durante a nossa primeira viagem a Marrocos visitámos Casablanca mas com muito pouco tempo. Casablanca é uma bela cidade e merecia termos perdido mais tempo em Casablanca mas a verdade é que não tínhamos. Assim, visitámos muito pouco em Casablanca.
- Marque aqui o transfer do aeroporto de Casablanca para o seu hotel.
- Se deseja visitar Casablanca em tour organizado, marque aqui.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
A mesquita de Casablanca
De manhã vimos Volubilis, as ruínas romanas mais imponentes de Marrocos, e depois de três horas de comboio estávamos em frente a mesquita de Casablanca, e mesmo à hora da oração. O edifício em Casablanca realmente impressiona pela sua grandeza e pelas comodidades do seu interior, as quais não pudemos verificar in loco, pois a entrada na mesquita de Casablanca é interdita a não muçulmanos. Está claro que a Carla ainda tentou ludibriar a segurança da mesquita de Casablanca mas, apesar de não ser loura e de estar coberta com um lenço, a verdade é que dá um bocado nas vistas.
Casablanca é uma cidade comercial e industrial, com poucas atracções turisticas mas ainda assim com uma bela parte histórica. A principal atracção da cidade é a mesquita de Hassan II, construída entre 1980 e 1993, e a terceira maior do Mundo.
Situada mesmo junto ao mar, a mesquita de Casablanca está num promontório rochoso junto a baía e tem uma área superior a de Notre Dame ou a basílica de S. Pedro. O minarete da Mesquita de Casablanca tem 210 m de altura, sendo o edifício mais alto do país. Com estes atributos, não foi difícil nos convencer que Casablanca era merecedora de uma visita.
Mas como a cidade de Casablanca propriamente dita não tivemos tempo de visitar, resolvemos parar em Casablanca só de passagem, na viagem entre Meknes e Marrakech.
- Um hotel em Casablanca com boa relação qualidade – preço: Riad Hamdani
- Se procura um hotel em Casablanca com luxo e glamour: Four Seasons Hotel Casablanca
- Se procura um hostel barato em Casablanca e viaja sozinho: Hotel du Louvre
- Se procura um hotel barato em Casablanca: Hotel Astrid
Reflectir em Casablanca
Na Mesquita de Casablanca impressiona a vitalidade que esta religião demonstra ter, e que se manifesta na dedicação e fervor dos seus crentes. A Carla deliciou-se a tirar fotografias aos fieis exóticos em Casablanca enquanto eu observava a baía da cidade de Casablanca e ao mesmo tempo me interrogava o que aconteceu ao espírito do povo português. Há 500 anos enviamos centenas de barcos e milhares de homens para derrotar os piratas que dominavam esta zona da costa, fortificamos esta cidade e baptizámo-la Casa Branca, só a deixando no sec. XVIII. O que aconteceu de lá para cá? Porque somos agora um povo derrotista, cabisbaixo e saudosista? Os historiadores lá terão as suas respostas, mas sinto-me triste por os portugueses serem reconhecidos apenas pelos feitos dos seus longínquos antepassados ou pelos chutos na bola de um tal Cristiano.
Um marroquino em Casablanca, depois de eu lhe dizer que era português, respondeu-me “Teso… Portugal e Marrocos, dois tesos”. Até doí. Filosofias à parte, despedimo-nos de Casablanca e, à conta dos atrasos dos comboios marroquinos em Casablanca, acabamos por passar mais tempo na estação de Casablanca do que na cidade em si. Já passava das onze da noite quando chegamos a Marrakech, cansados mas tendo visto o que queríamos ver, inclusive em Casablanca.
Se está a pensar viajar para Marrocos e procura as melhores dicas, estes são artigos que lhe podem interessar
- VIAJAR EM MARROCOS – Um roteiro para 15 dias a viajar em Marrocos, no norte do país, de Tanger a Fez, permitindo descobrir o melhor do país, com dicas de alojamento, transporte, locais a visitar, etc.
- VISITAR FEZ – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Fez , nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer quando viajar em Marrocos.
- VISITAR CHEFCHAOUEN – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Chefchaouen, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
- VISITAR MARRAKECH – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Marrakech, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer. Boa opção para combinar com Casablanca.
- VISITAR O ERG CHEBBI – Um artigo para o ajudar a preparar a sua viagem de exploração do deserto de Marrocos em Erg Chebbi.
- VISITAR MEKNES – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Meknes, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer. Boa opção para combinar com Casablanca.
- MEDINA DE FEZ – Um artigo sobre os segredos escondidos na Medina de Fez em Marrocos.
- VISITAR CASABLANCA – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Casablanca, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
- VISITAR VOLUBILIS – Volubilis são as mais bem preservadas ruínas romanas de Marrocos e aqui contamos-lhe tudo para poder visitar o local.
- VISITAR TANGER – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Tanger, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
- RIADS EM MARROCOS – Um artigo onde partilhamos as melhores riads que conhecemos em Marrocos.
- COMIDA EM MARROCOS – Um artigo com dicas sobre o que comer e a comida nas cidades de Marrocos.
- GEOGRAFIA DE MARROCOS – Um artigo para conhecer a geomorfologia e geografia de Marrocos.
- ROTA DOS KASHBAHS EM MARROCOS – Um artigo com a Rota dos Kashbahs no sul de Marrocos, desde Marrakech.
- SUBIR O TOUBKAL – Um artigo onde partilhamos a nossa experiência a subir a montanha mais alta do norte de África, o Toubkal em Marrocos.
- AGRICULTURA DE OÁSIS – Um artigo sobre a Agricultura de oásis em Marrocos, uma agricultura tradicional no norte de África.
- CURTUMES DE FEZ – Um artigo sobre o espetacular local em Fez, os curtumes de Fez, em Marrocos.
SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR EM MARROCOS (cobre Covid-19 e teste positivo)
Marrocos não faz parte integrante da União Europeia, sendo assim, é altamente recomendável fazer seguro de viagem para viajar em Marrocos, já que o Cartão Europeu de Saúde não funciona. Nós fizemos o seguro de viagem da IATI ESTRELA, pelo qual pagamos 57€, para os dois, para 14 dias. Faça também o seu seguro com 5% de desconto usando este link.
Peço desculpas de antemão e não precisa publicar este comentário. Mas de que tipo de “feitos” de Portugal vc tem orgulho? Explorar e espoliar outras nações? Tráfico de humanos escravizados? Colonialismo exterminador? Você é físico, ela geógrafa…não é possível que utilizem o argumento de “pirataria da costa”. Não conhecem a própria história de vosso país? Não acham ofensivas às civilizações colonizadas brutalmente estas referências?
Obrigada por tirar um tempo para ler meus questionamentos. Não quero prejudicar seu trabalho. Só apelo para que reflita um pouco sobre estas questões.