AGRICULTURA DE OÁSIS – A agricultura tradicional em Marrocos

AGRICULTURA DE OÁSIS - A agricultura tradicional em Marrocos

Na nossa viagem pelo deserto de Marrocos, pudemos observar a agricultura ancestral praticada um pouco por toda esta região que medeia o Sahara profundo e o médio Atlas, a Agricultura de oásis. Entre as cidades de Agdz e Zagora, acompanhamos o vale do Draa, uma extensa área de palmeirais e oásis onde existe bastante agricultura de Oásis.

AGRICULTURA DE OÁSIS - A agricultura tradicional em Marrocos

A Agricultura de Oásis

A existência de agricultura de oásis depende da presença de água, normalmente fornecida através dos lençóis freáticos. Estes permitem a captação de água através de poços, que posteriormente permitem a sua canalização com um sistema eficaz de irrigação e permitindo a agricultura de Oásis.

AGRICULTURA DE OÁSIS - A agricultura tradicional em Marrocos

O sistema de canais artesanais (designado por khettaras em Marrocos) está praticamente em desuso já que havia muita perda de água na agricultura de Oásis. O governo de Marrocos criou um sistema com comportas que permite irrigar vastas áreas, sendo que cada aldeia dispõe de aproximadamente duas horas de água por dia para praticar a agricultura de Oásis.

AGRICULTURA DE OÁSIS - A agricultura tradicional em Marrocos

Agricultura de Oásis no Vale de Draa e Vale de Ziz

Ao longo do vale de Draa, este sistema de canais da agricultura de Oásis está presente numa extensão de aproximadamente 100 km. As khettaras artesanais da agricultura de oásis já não existem ali, apenas as vimos no vale de Ziz, muito degradadas.

Este sistema de agricultura de Oásis permitia captar a água através de um poço cavado na rocha a mais de 40 metros de profundidade. Depois da água ser bombada e distribuída pelas wadis, canais construídos artificialmente em barro que permitem aos populares fechar e criar barragens na agricultura de oásis (pode, no entanto, servir apenas de tampão e fazer circular a água para o local que pretendem).

AGRICULTURA DE OÁSIS | A agricultura tradicional vista nos oásis de Marrocos

AGRICULTURA DE OÁSIS | A agricultura tradicional vista nos oásis de Marrocos

.

Características da agricultura de Oásis

A agricultura de oásis é policultural e extremamente intensiva, já que as terras aráveis são diminutas por ali. A principal cultura de agricultura de Oásis é a tamareira, que permite vastas colheitas nos meses de Setembro e Outubro em Marrocos. Este fruto é muito apreciado pelos muçulmanos, especialmente no Ramadão. Cada tamareira pode chegar a dar 200 kg de tâmaras na agricultura de Oásis. No entanto, existem ali outras culturas hortícolas na agricultura de oásis, nomeadamente tomates, cenouras, alfaces e árvores de fruto como damasqueiro, figueira ou oliveira. Tal como já vimos na Índia, também ali o trabalho agrícola na agricultura de Oásis é feito, essencialmente, pela mulher. O homem está reservado para os trabalhos comerciais nos souqs e artesanais nas medinas. Dizem as más línguas… não podem ser boa gente!!!!!

AGRICULTURA DE OÁSIS - A agricultura tradicional em Marrocos

SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR EM MARROCOS (cobre Covid-19 e teste positivo)

Marrocos não faz parte integrante da União Europeia, sendo assim, é altamente recomendável fazer seguro de viagem para viajar em Marrocos, já que o Cartão Europeu de Saúde não funciona. Nós fizemos o seguro de viagem da IATI ESTRELA, pelo qual pagamos 57€, para os dois, para 14 dias. Faça também o seu seguro com 5% de desconto usando este link.

Se está a pensar viajar para Marrocos e procura as melhores dicas, estes são artigos que lhe podem interessar

  • VIAJAR EM MARROCOS – Um roteiro para 15 dias a viajar em Marrocos, no norte do país, de Tanger a Fez, permitindo descobrir o melhor do país, com dicas de alojamento, transporte, locais a visitar, etc.
  • VISITAR FEZ – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Fez , nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer quando viajar em Marrocos.
  • VISITAR CHEFCHAOUEN – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Chefchaouen, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
  • VISITAR MARRAKECH – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Marrakech, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
  • VISITAR O ERG CHEBBI – Um artigo para o ajudar a preparar a sua viagem de exploração do deserto de Marrocos em Erg Chebbi.
  • VISITAR MEKNES – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Meknes, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
  • MEDINA DE FEZ – Um artigo sobre os segredos escondidos na Medina de Fez em Marrocos.
  • VISITAR CASABLANCA – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Casablanca, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
  • VISITAR VOLUBILIS – Volubilis são as mais bem preservadas ruínas romanas de Marrocos e aqui contamos-lhe tudo para poder visitar o local.
  • VISITAR TANGER – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Tanger, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
  • RIADS EM MARROCOS – Um artigo onde partilhamos as melhores riads que conhecemos em Marrocos.
  • DICAS PARA VISITAR MARROCOS – Um artigo cheio de dicas e curiosidades para conhecer antes de viajar para Marrocos.
  • COMIDA EM MARROCOS – Um artigo com dicas sobre o que comer e a comida nas cidades de Marrocos.
  • GEOGRAFIA DE MARROCOS – Um artigo para conhecer a geomorfologia e geografia de Marrocos.
  • ROTA DOS KASHBAHS EM MARROCOS – Um artigo com a Rota dos Kashbahs no sul de Marrocos, desde Marrakech.
  • SUBIR O TOUBKAL – Um artigo onde partilhamos a nossa experiência a subir a montanha mais alta do norte de África, o Toubkal em Marrocos.
  • AGRICULTURA DE OÁSIS – Um artigo sobre a Agricultura de oásis em Marrocos, uma agricultura tradicional no norte de África.
  • CURTUMES DE FEZ – Um artigo sobre o espetacular local em Fez, os curtumes de Fez, em Marrocos.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

DSLR Camera free icon  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão TRANSFERWISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão. . Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.