A geomorfologia e Geografia de Marrocos não é simples mas é fácil percebe-la se a olharmos de forma muito simplificada. E para quem vai viajar em Marrocos isso é suficiente. Vamos perceber um pouco mais sobre a geografia de Marrocos.
A GEOGRAFIA DE MARROCOS
Do ponto de vista geomorfológico, Marrocos é um país bastante diversificado apresentando uma morfologia marcada pela existência de duas cordilheiras montanhosas recortadas por vales de fracturas e o deserto do Sahara. É esta Geografia de Marrocos que marca o seu território.
A Geografia de Marrocos é marcada por vários vales, especialmente talhados em rochas sedimentares, recortam as áreas montanhosas e concedem um aspecto ímpar à paisagem. As duas cordilheiras, o Rif, ao longo do litoral norte, e o Atlas, no centro, dividem o Marrocos oriental, mais plano, do Marrocos atlântico, mais montanhoso. O vale do rio Taza divide estas duas áreas geográficas de Marrocos, o Rif e o Atlas. Estes são os traços principais do relevo e da geografia de Marrocos.
A CODILHEIRA DO ATLAS – Geografia de Marrocos
Os sistemas montanhosos marroquinos formaram-se por acção da tectónica que originou enrugamentos e o soerguimento desta cordilheira no terciário e marca a Geografia de Marrocos actual. A cordilheira do Atlas compõe-se de três cadeias paralelas:
- o Médio Atlas, a norte;
- o Alto Atlas, no centro;
- o Anti-Atlas, a sul.
As maiores altitudes de Marrocos encontram-se no Médio Atlas e o Alto Atlas, sendo o ponto mais elevado do país neste último, onde o Jebel Toubkal que alcança 4167m e que marca claramente toda a geografia de Marrocos.
OS VALES EM GARGANTA – Geografia de Marrocos
A Geografia de Marrocos é a herança de uma geomorfologia dinâmica que se expressa na paisagem. A existência de uma tectónica bastante activa, aliada a uma vasta área calcária, permitiu que se tenha desenvolvido neste país grandes gargantas, canhões fluviocársicos e vales extremamente desenvolvidos. No Anti-Atlas, tivemos oportunidade de visitar dois desfiladeiros fabulosos: a Garganta do Todra e a Garganta do Dadés. São dois dos locais mais interessantes da geomorfologia e Geografia de Marrocos.
O vale do Todra em Marrocos
Se no vale do Todra em Marrocos a acção da tectónica é evidente, já que nos encontramos numa área onde predominam as rochas metamórficas, no vale do Dadés, essencialmente constituído por rochas vulcânicas paleozóicas e pré-câmbricas, é difícil perceber a génese do local, embora a tectónica tenha desempenhado um papel evidente na geografia de Marrocos.
O vale do Dadés em Marrocos
No vale de Dadés em Marrocos pudemos observar formações bastante curiosas nas rochas, que os locais designam por “dedos de macaco”, aparentemente talhadas em rochas vulcânicas e uma imagem interessante da geografia de Marrocos.
.
Os fósseis em Marrocos
Com altitude média de 800 m acima do nível do mar, Marrocos é um país predominantemente montanhoso, mas cujas depressões de antigos mares criaram locais propícios para a fossilização de várias espécies de amonites, trilobites e variadíssimos fósseis do Ordovícico, Silúrico, Devónico e Carbónico. Esta geografia de Marrocos também se vê hoje. Estes fósseis são extremamente importantes na economia local já que várias indústrias transformam as rochas sedimentares em rochas ornamentais e vários artefactos que exportam um pouco para todo o mundo.
Marrocos é um país belíssimo para descobrir e vale a pena explorar a Geografia de Marrocos.
SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR EM MARROCOS (cobre Covid-19 e teste positivo)
Marrocos não faz parte integrante da União Europeia, sendo assim, é altamente recomendável fazer seguro de viagem para viajar em Marrocos, já que o Cartão Europeu de Saúde não funciona. Nós fizemos o seguro de viagem da IATI ESTRELA, pelo qual pagamos 57€, para os dois, para 14 dias. Faça também o seu seguro com 5% de desconto usando este link.
Se está a pensar viajar para Marrocos e procura as melhores dicas, estes são artigos que lhe podem interessar
- VIAJAR EM MARROCOS – Um roteiro para 15 dias a viajar em Marrocos, no norte do país, de Tanger a Fez, permitindo descobrir o melhor do país, com dicas de alojamento, transporte, locais a visitar, etc.
- VISITAR FEZ – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Fez , nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer quando viajar em Marrocos.
- VISITAR CHEFCHAOUEN – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Chefchaouen, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
- VISITAR MARRAKECH – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Marrakech, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
- VISITAR O ERG CHEBBI – Um artigo para o ajudar a preparar a sua viagem de exploração do deserto de Marrocos em Erg Chebbi.
- VISITAR MEKNES – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Meknes, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
- MEDINA DE FEZ – Um artigo sobre os segredos escondidos na Medina de Fez em Marrocos.
- VISITAR CASABLANCA – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Casablanca, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
- VISITAR VOLUBILIS – Volubilis são as mais bem preservadas ruínas romanas de Marrocos e aqui contamos-lhe tudo para poder visitar o local.
- VISITAR TANGER – Um artigo cheio de dicas de tudo o que ver e fazer quando visitar Tanger, nomeadamente dicas de alojamento, tours e locais especiais para conhecer.
- RIADS EM MARROCOS – Um artigo onde partilhamos as melhores riads que conhecemos em Marrocos.
- DICAS PARA VISITAR MARROCOS – Um artigo cheio de dicas e curiosidades para conhecer antes de viajar para Marrocos.
- COMIDA EM MARROCOS – Um artigo com dicas sobre o que comer e a comida nas cidades de Marrocos.
- GEOGRAFIA DE MARROCOS – Um artigo para conhecer a geomorfologia e geografia de Marrocos.
- ROTA DOS KASHBAHS EM MARROCOS – Um artigo com a Rota dos Kashbahs no sul de Marrocos, desde Marrakech.
- SUBIR O TOUBKAL – Um artigo onde partilhamos a nossa experiência a subir a montanha mais alta do norte de África, o Toubkal em Marrocos.
- AGRICULTURA DE OÁSIS – Um artigo sobre a Agricultura de oásis em Marrocos, uma agricultura tradicional no norte de África.
- CURTUMES DE FEZ – Um artigo sobre o espetacular local em Fez, os curtumes de Fez, em Marrocos.