Procura em roteiro em Malta? Vai viajar para Malta e procura ideias para organizar o roteiro em Malta? Este artigo é para si. Com base na nossa experiência em Malta decidimos criar um roteiro em Malta para aproveitar o melhor da ilha de Malta em 7 dias. Nós não fizemos exactamente este roteiro em Malta porque viajámos nos primeiros 3 dias num viagem promovida pela Air Malta e os restantes, de forma independente. Se fosse agora, de forma independente, este roteiro em Malta era o que faríamos de forma a poder aproveitar o melhor a ilha de Malta.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
Iniciar o roteiro de viagem em Malta
Voámos para Malta com a Air Malta a partir de Lisboa para dar início ao nosso roteiro em Malta. Para explorar Malta o ideal é alugar carro, já que, apesar dos transportes públicos serem económicos, rápidos e eficazes, não permitem ver muitas coisas num só dia no seu roteiro em Malta. Sendo assim, se quiser conhecer todas estas coisas que partilhamos aqui no roteiro em Malta, o ideal é mesmo alugar carro em Malta. Foi isso que nós fizemos para fazer o nosso roteiro em Malta.
- Se quiser marcar um tranfer privado do aeroporto de Malta para o hotel, por pouco mais de 20€, pode marcar aqui. É super cómodo e conveniente e não terá que estar no aeroporto na fila de táxis.
SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR EM MALTA (cobre Covid-19 e teste positivo)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa e fazer o seu roteiro em Malta. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para fazer um roteiro em Malta. Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.
ROTEIRO DE VIAGEM EM MALTA
1º Dia de roteiro em Malta – Visitar Birgu e Valeta
No primeiro dia de roteiro em Malta, o ideal é começar a explorar Malta pela cidade de Birgu, em frente à sua capital Valeta, já que lhe vai permitir uma abordagem genial das duas cidades. Explore Birgu, também conhecida como Vittoriosa, da parte da manhã e depois apanhe um barco tradicional que o levará pelo canal do porto até à marginal (waterfront) no seu roteiro em Malta. Almoce por aí e depois explore Valeta durante a tarde. Não perca a maravilhosa noite da capital neste dia de roteiro em Malta.
Alguns links e dicas que lhe podem ser úteis neste dia do seu roteiro em Malta
- Pode comprar aqui o bilhete para o autocarro hop on hop off para o seu roteiro em Malta.
- Pode marcar aqui um tour guiado em Valeta durante o seu roteiro em Malta.
- Se procura algo muito glamoroso para fazer em Malta não perca este passeio de carro de luxo!
- Procure aqui alojamento em Valeta quando fizer o seu roteiro em Malta.
- Se estiver com um grupo de amigos no seu roteiro em Malta pode compensar contratar um guia particular para lhe fazer uma visita guiada em Valeta durante um dia. Pode marcar aqui.
- Se pretende comprar o city card de Valeta quando fizer o seu roteiro em Malta pode fazê-lo aqui.
- Se quiser uma tour privada a Birgo, Valeta e as cidades históricas de Malta, não perca esta excursão. Este é um preço para grupo. Nós estávamos com outras pessoas e fizemos esta tour no nosso roteiro em Malta.
- Procure aqui alojamento em Birgu.
.
2º Dia de roteiro em Malta – Ilha de Gozo
A ilha de Gozo é belíssima e, para quem tem tempo, vale a pena ficar dois dias num roteiro em Malta. Se não conseguir, aproveite o seu dia ao máximo, tentando ver o máximo possível. O autocarro hop on – hop off é uma boa opção, assim como alugar carro em Gozo. Pode ainda arranjar táxi para um dia, para poupar tempo, mas fica mais caro. Não deixe de incluir Gozo no seu roteiro em Malta. Em Gozo não perca:
- Porto de Mdzhar (onde atraca o ferry)
- Templo monolítico de Tal-Ġgantija
- Citadela e Catedral de Victoria
- Dwejra, o Inland Sea e o Buraco Azul (cenário do Game of Thrones)
- Praia de Ramla Bay e a gruta de Calipso
- Salinas de pedra de Marsalforn
- Canhão de Wied il-Għasri
Algumas dicas para visitar a ilha de Gozo quando fizer o seu roteiro em Malta
- Pode marcar a sua visita de um dia desde Malta a Gozo, com barco e exploração da ilha de jipe aqui. (nós fizemos esta tour no nosso roteiro em Malta)
- Se preferir fazer uma excursão de um dia em gozo, em moto 4×4, marque aqui.
- Procure aqui alojamento em Gozo para o seu roteiro em Malta.
- Para usufruir destas praias em Gozo o melhor é pernoitar na ilha de Gozo, já que se não fizer, num só dia não consegue desfrutar da praia e conhecer os lugares mais emblemáticos da ilha de Gozo.
- Se optar por alojar-se em Gozo no seu roteiro em Malta, o ideal é ficar na capital, a povoação de Xaghra, ou então em Mgarr, onde atraca o barco. Há bons alojamentos, tanto num local como noutro.
- Para quem procura alojamento perto da praia, a melhor opção é em Villa Bernardette. Se tiver carro no seu roteiro em Malta, não precisa de estar preso em nenhum local porque a ilha é tão pequena que chega a qualquer lado em poucos minutos.
- Pode ver o nosso vídeo em baixo sobre a nossa visita a Gozo e tirar algumas dicas e ideias para o seu roteiro em Malta.
3º Dia de roteiro em Malta – Pretty Bay, Blue Grotto, templos de Hagar Qim, Ghar Lapsi, Falésias Dingli
No terceiro dia de roteiro em Malta explore a parte sul da ilha. Dirija-se para Pretty Bay pela manhã e depois rume à Blue Grotto, uma formação rochosa com arcos calcários, onde pode contemplar as vistas do miradouro. Porém vale a pena descer ao porto, onde se pode apanhar um barco para um belo passeio neste dia de roteiro em Malta. Depois rume aos templos de Hagar Qim. Se optar por um almoço bem tardio, não perca o coelho tradicional no restaurante Ghar Lapsi View, na aldeia homónima. Termine a tarde no seu roteiro em Malta explorando as falésias e baías de Dingli onde se pode contemplar um belo pôr-do-sol.
4º Dia de roteiro em Malta – Lagoa Azul e Ilha Comino
Prepare-se para uma visão dos deuses neste dia de roteiro em Malta! Este será um dia maravilhoso no seu roteiro de viagem em Malta! De manhã bem cedo (de forma a aproveitar o dia no seu roteiro em Malta), dirija-se a Ramla Bay, no norte da ilha de Malta e apanhe um dos primeiros barcos para Comino, a terceira maior ilha do arquipélago. Escolha um bom local na Lagoa Azul, especialmente isolado nas rochas, junto à água, porque durante o dia a Lagoa Azul vai encher. Aproveite a praia neste dia de roteiro em Malta, dê uns mergulhos e faça um picnic. Depois do almoço dê uns passeios a pé pela ilha. Pode ainda alugar um kayak ou paddle. Vai adorar o dia neste roteiro em Malta. Regresse no último barco completamente satisfeito com este roteiro em Malta.
Algumas dicas para visitar a ilha de Comino quando fizer o seu roteiro em Malta
- Pode chegar à Lagoa Azul, a mais bela das praias de Malta, na ilha de Comino, de barco desde Ramla Bay ou de Sliema. O barco de Sliema demora cerca de 1h30. De Ramla Bay a viagem demora 10 minutos e são as melhores opções para o seu roteiro em Malta.
- Se procura praia e cultura em Malta, fique alojado no norte da ilha no seu roteiro em Malta. Em Ramla Bay ou redondezas é uma boa opção porque pode conhecer a ilha de Malta facilmente em carro alugado nos dias em que lhe apetecer.
- Se pretende aproveitar as melhores praias de Malta e a praia da Lagoa Azul, o melhor é alojar-se em Ramla Bay, bem próximo do barco, no seu roteiro em Malta. Há dois hotéis super bem localizados à saída dos barcos. São resorts e ambos com aspecto muito bom e bonito. São eles o Ramla Bay Resort e o Labranda Riviera Premium Resort & Spa, resorts 4 estrelas e com preços bastante em conta. O que faz deles excelentes opções para quem quer combinar praias e cultura num roteiro em Malta. As águas das praias de Malta em frente ao resort são fabulosas.
- Se pretende fugir da ilha de Malta e concentrar-se apenas em Comino e na Lagoa Azul saiba que pode alojar-se na ilha de Comino no seu roteiro em Malta. O Comino Hotel é o único alojamento da ilha e permite-lhe usufruir do paraíso destas praias de Malta, especialmente depois dos barcos de turistas irem embora. Ver o pôr-do-sol na ilha de Comino, tomar banho ao anoitecer, mergulhar ao amanhecer nestas praias de Malta, ainda que nu, num ilha quase só para si, são alguns dos privilégios de ficar alojado ali. A desvantagem é que não há muito mais para fazer a não ser usufruir das praias de Malta e do resort.
- Pode também fazer caminhadas na ilha de Comino, adequado especialmente para quem se aloja na ilha no seu roteiro em Malta.
- Se procura um tour para visitar a ilha de Comino num dia, marque aqui.
- Veja este nosso artigo aqui no blogue com tudo o que precisa de saber para explorar Comino.
- Se preferir um tour que no mesmo dia visita Gozo, Comino e Blue Lagoon de barco, pode marcar aqui. Nós recomendamos ir um dia à Blue Lagoon e outro a Gozo pois tudo no mesmo dia acaba por ver tudo a correr e não ter tempo para desfrutar dos lugares do seu roteiro em Malta.
- Se procura uma actividade em Malta longe das multidões e algo muito especial, um dia de barco pelas melhores praias e locais escondidos na costa da ilha pode ser uma solução. Pode marcar aqui.
- Veja o nosso vídeo sobre a ilha de Comino e a Blue Lagoon. Está cheio de dicas boas para o seu roteiro em Malta!
5º Dia de roteiro em Malta: visitar Mdina e Rabat
Aproveite o dia neste roteiro em Malta para explorar a região mais histórica de Malta. Comece o seu roteiro em Malta por Rabat, os arredores de Mdina, a primeira capital de Malta e a cidade fortificada. Rabat é um excelente lugar para deambular pela manhã, mas não perca as catacumbas de São Paulo e a gruta, as catacumbas maravilhosas de Santa Ágata, a catedral e as ruas estreitas. Depois rume a Mdina, logo ao lado e explore as ruas incrivelmente bem preservadas, palácios, igrejas, casas senhoriais e as muralhas da fortaleza. Termine o dia do seu roteiro em Malta com um pôr-do-sol no miradouro de Mdina e um jantar maravilhoso. Este é um belo dia de visitas no seu roteiro em Malta.
- Pode comprar aqui o City Card para entrar nos monumentos com audio guia por 5€/pessoa.
- Se pretende marcar uma visita guiada a Mdina no seu roteiro em Malta pode fazê-lo aqui.
- Procure aqui alojamento em Mdina para quando fizer o seu roteiro em Malta.
.
.
6º Dia de roteiro em Malta: visitar Marsaxlokk e St. Peter’s Pool
Este será mais um dia do seu roteiro em Malta para aproveitar as águas de Malta e a sua cultura associada ao mar. Dirija-se para Marsaxlokk, uma aldeia piscatória tradicional maltesa, com o porto cheio de barcos coloridos. Aí pode apanhar um barco para St Peter’s Pool, a Piscina de São Pedro. Se tiver carro também pode ir de carro (seguido de uma pequena caminhada), mas o ideal é chegar lá de barco. É incrível este lugar e deve incluí-lo no seu roteiro em Malta. A piscina de São Pedro é um lugar maravilhoso para nadar e apreciar. Leve um picnic light para o dia e, no final do dia, quando regressar a Marsaxlokk, aproveite para comer marisco e peixe fresco numa esplanada junto à água neste roteiro em Malta.
Algumas dicas para visitar a a Piscina de São Pedro e Marsaxlokk quando fizer o seu roteiro em Malta
- Para chegar à Piscina de São Pedro no seu roteiro em Malta tem duas opções. A mais barata é conduzir um carro alugado por uma estrada de terra batida quase até ao local, próximo da povoação de Marsaxlokk. Depois há que caminhar apenas um bocado para alcançar uma das melhores praias de Malta. Leve calçado confortável.
- A outra opção para chegar a esta praia de Malta é ir até à povoação de Marsaxlokk e aí apanhar um barco-táxi até lá. O barco custa 10€/pessoa, ida e volta. Basta acertar com o pescador a hora a que quer que ele o vá buscar. Esta opção é óptima para quem anda de transportes públicos. Nós alugamos carro mas também fizemos assim no nosso roteiro em Malta. A experiência a ir e vir de barco para uma das mais belas praias de Malta é maravilhosa.
- Quando visitar a Piscina de São Pedro no seu roteiro em Malta não deixe de combinar esta experiência com uma visita a Marsaxlokk já que é uma vila piscatória linda, com excelentes restaurantes para comer peixe e marisco fresco, também com belas praias de Malta à volta.
- Se pretender alojar-se perto da Piscina de São Pedro, a melhor opção é a povoação de Marsaxlokk. Tem excelentes guesthouses e apartamentos. Se procura apartamentos, a melhor opção para desfrutar das praias de Malta da zona são os apartamentos Seagull e Seagull Penthouse, em frente ao mar. Os apartamentos Quayside também são lindos.
- Se pretende hotel ou guesthouse, as melhores opções, em termos de localização e qualidade são o Fishersman Cove Guesthouse e o Duncan Guesthouse.
- Veja aqui tudo o que precisa de saber para visitar a Piscina de São Pedro.
7º Dia do roteiro: visitar Sliema, St. Julians, Mosta, Melihea, Península de Marfa, Popeye Village e Golden Bay
No sétimo dia de roteiro em Malta, comece por explorar da parte da manhã a área mais turística do país, Sliema e a Baía de St. Julians. São duas baías bonitas e modernas, semelhantes a qualquer região costeira turística. Podem ser, no entanto, bons locais para se alojar no seu roteiro em Malta já que há muita oferta de alojamento bom e em conta. De seguida rume a Mosta para ver a igreja com a maior cúpula em Malta e uma das maiores do mundo. De seguida dirija-se para norte no seu roteiro de viagem em Malta, onde poderá explorar as baías e praias maravilhosas da Península de Marfa. A Baía Paraíso é uma excelente opção para fazer praia neste dia do roteiro em Malta. Não perca a Torre Vermelha e as vistas lá de cima, sobre Gozo e Comino. Termine a tarde deste dia de roteiro em Malta em Popeye Village, uma aldeia construída para servir de cenário ao filme de Robbin Williams – Popeye. Para o pôr-do-sol, o lugar com o mais belo pôr-do-sol em Malta – Golden Bay. Um lugar memorável e que ficará para sempre nas suas memórias. Regressará a casa completamente satisfeito com o seu roteiro em Malta.
Algumas dicas para visitar esta região quando fizer o seu roteiro
- Nós alojámo-nos uma noite em St. Julians Bay no nosso roteiro em Malta. Como estávamos em dúvida se devíamos ficar em St. Julians ou Sliema optámos por ficar a meio, na Balluta Bay, a 5 minutos a pé de St. Julians e na parte final da avenida de Sliema. Foi uma óptima opção e adorámos o alojamento e a baía no nosso roteiro em Malta.
- Em Sliema também há muitos e bons alojamentos, para gamas e preços muito variados no seu roteiro em Malta. Alguns dos quais em regime de meia-pensão ou pensão completa. Não compensa pensão completa porque há lugares giríssimos para comer. Há restaurantes verdadeiramente fantásticos e em conta para aproveitar o seu roteiro em Malta. Algumas das melhores opções de alojamento são o 1926 Hotel & SPA, o AX The Palace, o D Townhouse Boutique Suites ou o Mr Todd Hotel.
- No nosso roteiro em Malta ficámos alojados no St. Julians Bay Hotel e marcámos pelo booking antecipadamente. Marcámos um quarto duplo standard, sem vista sobre o mar (para ficar mais baratinho) mas quando lá chegámos, tinham-nos feito um upgrade gratuito para um quarto com vista sobre o mar. O quarto era fantástico.
- Pode comprar aqui o bilhete para o autocarro hop on hop off para o seu roteiro em Malta.
- Procure aqui alojamento em St. Julians Bay
- Se quiser explorar as melhores praias de Malta de catamaran durante um dia pode marcar este tour. Este é um dos passeios mais populares e bonitos para se fazer em Malta.
- Veja aqui tudo o que precisa de saber para visitar St. Julians.
- Pode marcar aqui um tour com uma maratona de bares em Paceville.
Se vai viajar para Malta estes são alguns artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
- VISITAR MALTA – Um artigo cheio de dicas páticas para visitar Malta. Como chegar a Malta, o que visitar, que transportes usar, telefone e internet em malta, dinheiro e custo de vida, praias a não perder, onde se alojar, como fazer o seu roteiro, etc.
- ILHA DE COMINO E LAGOA AZUL (BLUE LAGOON) – Um artigo com todas as dicas que precisa para visitar a Lagoa Azul na ilha de Comino em Malta.
- VISITAR A ILHA DE GOZO – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha de Gozo está neste artigo.
- ROTEIRO DE VIAGEM EM MALTA – Um artigo com um roteiro para 7 dias de viagem em Malta.
- RESTAURANTES DE MALTA – Uma lista com os melhores restaurantes para conhecer e experimentar em Malta.
- TRANSPORTES PÚBLICOS EM MALTA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar em Malta usando os transportes públicos.
- PISCINA DE SÃO PEDRO EM MALTA – Um artigo para saber tudo como visitar a piscina de São Pedro, St. Peters Pool, em Malta.
- CORINTHYA PALACE HOTEL & SPA – Um artigo com a nossa experiência neste hotel em Malta.
- VISITAR SLIEMA E ST JULIANS BAY – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a zona mais famosa de Malta.
- VISITAR GOLDEN BAY – Tudo o que precisa saber para explorar esta zona de Malta está neste artigo.
- BAÍA PARAÍSO EM MALTA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a Baía paraíso em Malta.
Roteiro e dicas incríveis! Pretendo ir dia 31/12 a 7/1 (só porque é a semana de férias). Entendo que os passeios dependem de condições climáticas. Na sua opinião, vale hospedar em Malta até dia 5 ou 6/1? pernoitar para retornar dia 7?
Boa tarde
gostaria de imprimir o roteiro
É possível?
Obrigada
Olá Helena, neste momento ainda não temos este roteiro em versão pdf. Lamento.
Boa tarde,
Estamos a planear a nossa lua de mel em Malta. Será agora em outubro.
Alugamos carro, mas para ir a Comino e a Gozo será melhor usar os transportes públicos? compensa tentar levar o carro no ferry?
Só a pé não devemos tirar o máximo proveito das ilhas…
Estou a basear-me no vosso roteiro, queremos tirar o máximo partido de Malta e conhecer o máximo que conseguirmos.
Obrigada
Para Comino não pode levar carro. Para Gozo acho que compensa mais alugar lá. A pé não se vê quase nada e os transportes públicos demoram muito tempo. O carro é o ideal.
Eu amo Malta, é uma ilha tão pequena mas com muito para ver e fazer. Ruínas, paisagens, naufrágios … um dos melhores destinos do Mediterrâneo!
Obrigada pelo comentário, Maria.
Olá Carla,
Parabéns pelo roteiro! Vou aproveitar bastantes dicas.
Vou no final de Maio 6 dias e meio, penso que consigo fazer quase tudo o que propõe.
Nós alugamos um apartamento em Sliema para a semana inteira, acha aconselhável alugar carro? Ficará mais em conta que transportes públicos? Será melhor para conseguir ver tudo, ou acha dispensável?
Obrigada,
Raquel Carvalho
Raquel, eu aconselho a alugar carro sim. É mais fácil e rápido. Não se vai arrepender.
Olá Carla,
Antes de mais, quero dar-lhe os parabéns pelo excelente Blog! Vou a Malta de 28/04 a 03/05. Já conheço La Valetta pois estive lá a trabalho há 2 anos. Desta vez vou de férias. São 5 dias, e o objetivo é descansar, apanhar sol, e visitar. Acha que é possível ficar num hotel só, e de lá fazer alguns dos passeios que sugere no seu itinerário de 7 dias? Reservei o Corinthia Palace Hotel e SPA em Attard, mas vi que também há um em St. Julian. O que sugere tendo em vista distancias e transporte? Obrigada!
Amália
Nós também estabelecemos uma base. Escolha o hotel mais perto do que quer fazer mais vezes, o que tiver mais zonas para jantar e sair para dar uma volta à noite. Durante o dia, alugue carro e explore o que quiser. Para fazer praia o Corinthia de Attard não será o melhor porque vai sempre demorar muito tempo pata ir e vir da praia. É melhor para explorar a ilha porque não apanha o trânsito das praias. Veja bem como quer fazer nos seus dias e decida o melhor para o tipo e viagem que vai fazer. Se quer dar primazia às praias, então é melhor alojar-se perto da praia que vai aproveitar. Veja este artigo para escolher o alojamento mais adequado:
https://www.viajarentreviagens.pt/malta/melhores-praias-em-malta-dicas-de-viagem/
Boa noite,
Eu e a minha namorada estamos a pensar em ir a Malta na última semana de Março.
Acham boa altura?
Obrigado.
Sim, é bom. Mas as águas para fazerem praia ainda vão estar muito frias. Se forem só pela praia (ou principalmente pela praia) devem ir mais tarde. Depois de Maio.
A nossa ideia é mesmo passear e fazer um roteiro parecido com o vosso. Não vamos pela praia. Muito obrigado.