Gozo é a segunda maior ilha do arquipélago de Malta e para os malteses um belíssimo destino de férias. Assim, a equipa do #takemetomalta fez questão de nos levar a conhecer a ilha.
Se vai viajar para Malta estes são alguns artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
- VISITAR MALTA – Um artigo cheio de dicas páticas para visitar Malta. Como chegar a Malta, o que visitar, que transportes usar, telefone e internet em malta, dinheiro e custo de vida, praias a não perder, onde se alojar, como fazer o seu roteiro, etc.
- ILHA DE COMINO E LAGOA AZUL (BLUE LAGOON) – Um artigo com todas as dicas que precisa para visitar a Lagoa Azul na ilha de Comino em Malta.
- VISITAR A ILHA DE GOZO – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha de Gozo está neste artigo.
- ROTEIRO DE VIAGEM EM MALTA – Um artigo com um roteiro para 7 dias de viagem em Malta.
- RESTAURANTES DE MALTA – Uma lista com os melhores restaurantes para conhecer e experimentar em Malta.
- TRANSPORTES PÚBLICOS EM MALTA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar em Malta usando os transportes públicos.
- PISCINA DE SÃO PEDRO EM MALTA – Um artigo para saber tudo como visitar a piscina de São Pedro, St. Peters Pool, em Malta.
- CORINTHYA PALACE HOTEL & SPA – Um artigo com a nossa experiência neste hotel em Malta.
- VISITAR SLIEMA E ST JULIANS BAY – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a zona mais famosa de Malta.
- VISITAR GOLDEN BAY – Tudo o que precisa saber para explorar esta zona de Malta está neste artigo.
Saímos bem cedo do Corinthia Palace Hotel, onde estamos magnificamente alojados (ainda que com pouco tempo para relaxar) e em poucos minutos chegávamos ao cais de embarque no ferry para Gozo. Era sábado e como tal, todos os malteses tiveram a mesma ideia. As filas são intermináveis mas em pouco tempo tudo parece acontecer. Embarcámos com destino à ilha que nos ia fazer apaixonar por Malta.
Gozo tem apenas 30 mil habitantes e o ritmo de vida ali é diferente. Chegados ao porto tínhamos jipes à nossa espera para descobrir a ilha. Nós e a Susana, do Viaje Comigo, lançámo-nos ao carro TUGA! Os espanhóis e os russos também tinham um jipe e o terceiro, internacional, ficou para as israelitas e os italianos.
Explorámos a ilha ao volante do jipe, tendo começado pelo magnífico miradouro e gruta Calypso. A paisagem era de babar. Do interior da gruta há vistas magníficas sobre a baía de Ramla.
Depois de contemplar a baía das alturas era hora de experimentar as suas águas. Descemos em direcção ao mar, na praia da baía de Ramla onde parámos um bocadinho para relaxar.
Depois de um magnífico almoço no Ta´Frenc, na companhia de Ella e Yale, duas israelitas, rumámos ao lugar que mais nos surpreendeu na ilha de Gozo, as salinas. Na parte norte da ilha, os calcários estão escavados pelos pescadores, que de forma a complementarem o seu rendimento, há séculos extraem do mar o sal. Deixam a água evaporar no depois recolhem o sal, que vendem no país e aos turistas. A paisagem estende-se em tabuleiros até se perder de vista e, se não fosse o drone do David e da Irena, do blogue Traga Viajes, nunca teríamos tido noção daquele espectáculo.
Seguimos depois para o magnífico canhão de Wied il-Ghazsri, um vale esculpido no calcário inundado por águas do mar cristalinas. Mais um lugar verdadeiramente espectacular.
Mas era hora de seguir viagem. Já atrasados chegámos a Dweira já sem tempo para fazer o passeio de barco até ao inland sea. Ficámos um bocadinho tristes mas ainda deu para espreitar as pedreiras de calcário que abastecem a indústria de construção da ilha de Gozo e dar um passeio pela área, inclusive o local que serviu de cenário ao casamento de Daenerys na série Game of Thrones.
Já o sol estava a descer quando regressámos a Malta, deixando para trás Gozo e imensas coisas que ficaram por ver. Uma vez em Malta, usufruímos de um pôr-do-sol fantástico em frente à aldeia do Popeye, construída de propósito para o filme que celebrizou Rob Williams no papel do marinheiro.
Para terminar um dia em cheio, fomos jantar a Valletta, ao restaurante Panorama, onde para além de magnífica comida se tem uma vista milionária sobre Birgo e a baía de Valletta. Ao jantar conhecemos melhor os instagramers do Travel the life, um casal espanhol com um feed inspirador e apaixonante.
Boa tarde. Sabe me dizer qual o preço médio das deslocações de barco, por pessoa? Obrigada
Não lhe sei dizer, lamento.
Podes me dizer algum site, onde eu posso alugar um jipe por um dia para quatro/cinco pessoas?
No rentalcars tem jipes, tem que escolher essa categoria.
Carla,
Primeiro, parabéns pelo blog.
Por favor, me dá uma dica de locomoção em Malta. Percebi que vcs alugaram carro e, com isso, fica a pergunta: é muito complicado estacionar nos pontos turísticos?
Não, é bem tranquilo. Pelo menos para nós foi. Fomos em Maio.
Que incrível mesmo cada uma dessas fotos, o que eu mais gostei foi de saber que Malta tem muito mais do que eu esperava, tenho pretenção de visitar a Ilha, venho a meses pesquisando e já estou me programando. Inclusive eu até me inscrevi em um evento grátis ontem que vai falar de Malta e estou concorrendo uma bolsa. Carla Mota você foi apenas a passeio ou foi fazer um intercâmbio? Eu já estou muito ansioso. Parabéns pelo Blog assim ele me trouxe mais vontade de viajar , mesmo que não seja pra estudar.
Fui de férias mesmo. Malta me surpreendeu muito.
Bom dia Esta viagem foi feita em Julho ou Agosto? É a melhor altura para ir a Malta
obrigada
Sónia
É ÓPTIMA! Do melhor. 😀
Adorei o post desta viagem, lugar maravilhoso e linda paisagem .
Obrigada 😀