M A L T A 🇲🇹 3º dia – Explorando a ilha de Gozo | Crónicas de uma viagem a Malta

Gozo é a segunda maior ilha do arquipélago de Malta e para os malteses um belíssimo destino de férias. Assim, a equipa do #takemetomalta fez questão de nos levar a conhecer a ilha.

Saímos bem cedo do Corinthia Palace Hotel, onde estamos magnificamente alojados (ainda que com pouco tempo para relaxar) e em poucos minutos chegávamos ao cais de embarque no ferry para Gozo. Era sábado e como tal, todos os malteses tiveram a mesma ideia. As filas são intermináveis mas em pouco tempo tudo parece acontecer. Embarcámos com destino à ilha que nos ia fazer apaixonar por Malta.

M A L T A 🇲🇹 2º dia – Explorando a ilha de Gozo | Crónicas de uma viagem a Malta

Gozo tem apenas 30 mil habitantes e o ritmo de vida ali é diferente. Chegados ao porto tínhamos jipes à nossa espera para descobrir a ilha. Nós e a Susana, do Viaje Comigo, lançámo-nos ao carro TUGA! Os espanhóis e os russos também tinham um jipe e o terceiro, internacional, ficou para as israelitas e os italianos.

Explorámos a ilha ao volante do jipe, tendo começado pelo magnífico miradouro e gruta Calypso. A paisagem era de babar. Do interior da gruta há vistas magníficas sobre a baía de Ramla.

Depois de contemplar a baía das alturas era hora de experimentar as suas águas. Descemos em direcção ao mar, na praia da baía de Ramla onde parámos um bocadinho para relaxar.

Depois de um magnífico almoço no Ta´Frenc, na companhia de Ella e Yale, duas israelitas, rumámos ao lugar que mais nos surpreendeu na ilha de Gozo, as salinas. Na parte norte da ilha, os calcários estão escavados pelos pescadores, que de forma a complementarem o seu rendimento, há séculos extraem do mar o sal. Deixam a água evaporar no depois recolhem o sal, que vendem no país e aos turistas. A paisagem estende-se em tabuleiros até se perder de vista e, se não fosse o drone do David e da Irena, do blogue Traga Viajes, nunca teríamos tido noção daquele espectáculo.

Seguimos depois para o magnífico canhão de Wied il-Ghazsri, um vale esculpido no calcário inundado por águas do mar cristalinas. Mais um lugar verdadeiramente espectacular.

Mas era hora de seguir viagem. Já atrasados chegámos a Dweira já sem tempo para fazer o passeio de barco até ao inland sea. Ficámos um bocadinho tristes mas ainda deu para espreitar as pedreiras de calcário que abastecem a indústria de construção da ilha de Gozo e dar um passeio pela área, inclusive o local que serviu de cenário ao casamento de Daenerys na série Game of Thrones.

Já o sol estava a descer quando regressámos a Malta, deixando para trás Gozo e imensas coisas que ficaram por ver. Uma vez em Malta, usufruímos de um pôr-do-sol fantástico em frente à aldeia do Popeye, construída de propósito para o filme que celebrizou Rob Williams no papel do marinheiro.

Para terminar um dia em cheio, fomos jantar a Valletta, ao restaurante Panorama, onde para além de magnífica comida se tem uma vista milionária sobre Birgo e a baía de Valletta. Ao jantar conhecemos melhor os instagramers do Travel the life, um casal espanhol com um feed inspirador e apaixonante.

Veja aqui o resto das crónicas da nossa viagem a Malta

Primeiro dia – Chegada

Segundo dia – Birgu e Valletta

Quarto dia – Mdina e o sul de Malta

Quinto dia – St Peters Pool e o oeste da ilha

Sexto dia –  A lagoa azul e a ilha de Comino

Sétimo dia – De St Julians a Rabat

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.