O Reethi Beach Resort é uma excelente opção para ficar nas Maldivas e ter uma experiência de ficar numa ilha exclusiva e poder conhecer um dos atóis mais bonitos e com mais biodiversidade do arquipélago, o Baa Atol. O Reethi Beach Resort ocupa uma pequena ilha chamada Fonimagoodhoo, no extremo sul do Baa Atol, na província do norte das Maldivas. É uma opção de alojamento a não perder dada a qualidade das instalações e do serviço, a variedade das actividades e tours disponíveis, a excelência da comida, o preço acessível (segmento médio) e a localização privilegiada no Baa Atol, Reserva da Biosfera pela UNESCO, com um dos maiores grupos de recifes de coral do Oceano Índico, 250 espécies de corais (rochosos e moles), 1.200 espécies de peixes de recife, e uma população de aves-marinhas, tartarugas-marinhas, mantas e tubarões-baleia.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
GUIA DE VIAGEM PARA AS MALDIVAS
Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre as Maldivas, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem. As Maldivas são um destino imperdível para quem gosta de praias de areia branca de coral, águas de cor azul-turquesa, recifes de coral povoados de peixes, tartarugas e outras espécies e ainda uma população local que gosta de receber os visitantes, e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor das Maldivas. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para viajar nas Maldivas de forma independente.
DICAS PRÁTICAS PARA FICAR NO REETHI BEACH RESORT
Para poder desfrutar de tudo o que o Reethi Beach Resort tem para lhe oferecer, deve planear a sua visita antecipadamente, nomeadamente como chegar, quando chegar, e como se deslocar. Deixamos então aqui algumas dicas práticas para não perder nada quando ficar no Reethi Beach Resort.
1. Como chegar
As Maldivas são servidas por vários aeroportos internacionais, sendo o mais importante aquele localizado em Malé, também conhecido por Aeroporto Internacional de Velana.
Reserve aqui o seu voo para as Maldivas
Dada a distância do Baa Atol a Malé, chegar ao Reethi Beach Resort implica uma viagem de avião de menos de meia hora até à ilha Dharavandhoo, de onde terá de apanhar uma ligação de barco (privado do Reethi Beach Resort) para a ilha Fonimagoodhoo, de cerca de 10 minutos. Neste processo de deslocações, terá a ajuda de um colaborador do Reethi Beach resort em Malé e outro na ilha Dharavandhoo, por isso não terá de se preocupar com nada.
NOTA: Há também a opção de chegar ao Reethi Beach Resort em hidroavião a partir de Malé, uma viagem mais cara, mas também mais singular e emocionante.
2. Quando viajar para o Baa Atol nas Maldivas
O clima no Baa Atol divide-se numa época das chuvas, entre Maio e Novembro, e uma época seca, entre Janeiro e Abril. Nós estivemos no Reethi Beach Resort em Dezembro (2022), que é um mês de transição, sendo que apanhámos muitos dias nublados e alguma chuva. Sendo assim, a melhor altura para ficar no Reethi Beach Resort e visitar o Baa Atol é entre Janeiro e Abril. Contudo, a época para ver as mantas é de Junho e Novembro, pelo que, o Baa Atol é ideal ao longo de todo o ano. Se pretende visitar o Baa Atol tendo como principal foco a observação de mantas, viaje nessa altura (entre Junho e Novembro) pois terá também dias de sol e bom tempo. Se o seu objectivo é fazer praia, e as mantas são um extra, então pode ir na temporada alta, de Janeiro a Abril, pois pode ainda conseguir ver algumas mantas na lagoa.
3. Onde ficar no Reethi Beach Resort
O Reethi Beach Resort ocupa a pequena mas florestada ilha de Fonimagoodhoo, sendo que as villas se distribuem pelos dois lados da ilha, a poucos passos da areia da praia, mas com vegetação envolvente que assegura a privacidade. Há também a opção de water villas, construídas sobre a água, num arco na extremidade sul da ilha, que foi o que nós escolhemos. Sendo assim, as opções possíveis para ficar no Reethi Beach Resort são:
- Reethi Sunset Villa (na costa oeste da ilha, a poucos metros da praia)
- Reethi Sunrise Villa (na costa leste da ilha, a poucos metros da praia)
- Water Villa (sobre a água, com acesso directo ao mar)
- Reethi Suite (perfeita para família e amigos)
- Family Villa (perfeita para famílias que viajam juntas)
- Garden Villa (no interior florestado da ilha)
4. Seguro de viagem para as Maldivas
A IATI tem um seguro que é ideal para viajar para as Maldivas. Todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19 antes de ir para as Maldivas. Além disso, a IATI tem seguros com cobertura de actividades aquáticas, por isso é, claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar para as Maldivas.
Faça aqui o seu seguro IATI com 5% de desconto.
A NOSSA EXPERIÊNCIA NO REETHI BEACH RESORT
Já tinhamos viajado nas Maldivas em 2017, quando explorámos algumas ilhas locais, ficando em alojamento económicos, e quando também experimentámos dois resorts diferentes. Mas as Maldivas são um arquipélago tão extenso, e com tantas ilhas (locais e de resort) por descobrir, que é um destino a repetir sempre que possível. Sendo assim, fazia parte dos nossos planos visitar novamente as Maldivas durante a nossa volta ao mundo em 2022-2023. Acabámos por decidir ficar apenas 5 dias nas Maldivas e num só local, neste caso o Reethi Beach Resort, para podermos conhecer o Baa Atol, constituindo também um destino de descanso, depois da nossa viagem ao Paquistão.
1. A recepção e a nossa water villa no Reethi Beach Resort
Feitas as viagens de avião e barco, chegados ao lobby do Reethi Beach Resort, fomos recebidos com um sorriso, e uma bebida fresca, que agradecemos, pois o calor e a humidade apertavam. Depois de uma breve conversa, durante a qual fomos informados das regras do funcionamento do Reethi Beach Resort, rapidamente fomos conduzidos à nossa water villa, com um belo quarto duplo com alpendre virado para o mar e acesso directo à água.
O quarto era espaçoso, permitindo-nos espalhar as nossas coisas, a casa de banho tinha um chuveiro espectacular, e a varanda, com cadeiras e uma pequena mesa, permitia admirar o paraíso onde tínhamos acabado de chegar.
As water villas estão situadas numa ponta da ilha, onde se acumula uma língua de areia e onde há uma pequena praia. Além disso, também é possível nadar e fazer snorkel logo em frente das water villas.
2. A praia do Reethi Beach Resort
As Maldivas permitem muitas actividades na água e debaixo de água, mas fazer praia relaxadamente é a rainha delas todas. A ilha do Reethi Beach Resort tem belas praias a toda a volta, mas é a costa oeste que tem a praia mais bonita, com água azul-turquesa. É lá que se encontram os principais pontos de acesso para snorkel no recife, é onde se pode relaxar tranquilamente na água (pois há pouca ondulação) e é de lá também que se tem vistas para o pôr-do-sol. As espreguiçadeiras na areia pertencem às villas desse lado da ilha, mas se não houver ninguém, pode ocupá-las e descansar à sombra. A não perder quando ficar no Reethi Beach Resort.
3. Fazer snorkel no recife do Reethi Beach Resort
Uma das actividades a não perder no Reethi Beach Resort é fazer snorkel no recife de coral à volta da ilha. O recife mesmo junto à ilha está um pouco estragado, devido ao movimento de barcos (e aterrisagem de hidroaviões), mas um pouco mais longe, quando o chão marinho se inclina para as produndezas azuis, o recife ganha em cores, tanto de corais como de peixes, e é possível observar raias, tartarugas e até tubarões. A não perder quando ficar no Reethi Beach Resort.
4. Nadar com mantas a partir do Reethi Beach Resort
A melhor época para ver mantas no Baa Atol é de Maio até Novembro, por isso chegámos já no fim da época e sabíamos que, se conseguíssemos ver mantas, seria num número muito inferior ao do auge da época. Ainda assim, não deixaríamos passar a oportunidade de nadar com esses animais majestosos mais uma vez.
Durante a época, o plâncton fica preso no recife, sendo que centenas de mantas se alimentem na zona, especialmente em Hanifaru Bay. Mas é também possível observar mantas mesmo na lagoa à volta da ilha. O Reethi Beach Resort tem contactos que informam sobre qualquer avistamento e assim que as mantas são avistadas, os hóspedes inscritos no programa ‘Manta-on-call’ são notificados para irem ter ao Dive Center, tal como nós fomos logo pela manhã.
O passeio foi curto, o grupo de pessoas era pequeno, e quando chegámos às proximidades das mantas, o guia saltou para a água seguido do grupo. A Carla saltou logo para a água, nadando cerca de 45 minutos com um grupo de 5 mantas, deliciando-se com o contacto próximo com criaturas tão estranhas mas ao mesmo tempo que nos transmitem tanto. O Rui, desta vez, ficou no barco a filmar e a tirar fotografias com o drone. As mantas são animais verdadeiramente impressionantes e graciosos e é sempre um privilégio poder privar do mesmo espaço deles, obedecendo a regras, claro, tal como é feito no Reethi Beach Resort. Algo a não perder quando ficar no Reethi Beach Resort.
5. Experiências gastronómicas no Reethi Beach Resort
A comida no Reethi Beach Resort tem tanta qualidade que cada refeição era uma experiência gastronómica. O restaurante principal, The Rehendhi, servia em regime de buffet, e foi aí onde tomámos sempre o pequeno-almoço, quase sempre o almoço e uma vez o jantar, sempre com muita variedade e qualidade, entradas, pratos principais de carne e peixe e sobremesas. Para além disso, pudemos experimentar todos os outros restaurantes do Reethi Beach Resort.
O Moodhu Bar & Restaurant é um restaurante generalista, com uma sala construída sobre a água e com um ambiente muito selecto. Saboreámos uma salada de abóbora assada com mel e um misto de marisco frito de entrada, para depois passarmos a um bife de atum grelhado e um risotto de gambas. Tudo espectacular e acompanhado de um belo vinho Chardonnay espanhol. De sobremesa, experimentámos um delicioso “sticky rice”, com manga e leite de coco.
O Reethi Grill é um restaurante ao ar livre especializado em grelhados e pizzas, onde experimentámos de entrada umas deliciosas costeletinhas de porco com molho de barbecue e uma sopa de lagosta, para depois nos deliciarmos com um prato misto de carne e peixe (camarões gigantes, cauda de lagosta e bife de lombo) e um prato misto de comida indiana tandoori, tudo acompanhado de um belo vinho Shiraz espanhol. De sobremesa, uma fatia de bolo de chocolate servido com compota de laranja.
O Saima Garden é um restaurante boutique, com apenas cinco mesas sobre a areia rodeadas de vegetação, que serve cozinha das Maldivas e internacional, num formato de menus temáticos (cada um com duas entradas, uma sobremesa a meio, um prato principal e uma sobremesa no fim). É o lugar ideal para celebrar uma ocasião especial. Nós escolhemos os menus de carne e de marisco. As entradas foram um ceviche de peixe do recife e um misto de marisco com vegetais, e uma salada de frango e uma sopa de carne com noodles.
De uma forma inovadora, entre as entradas e os pratos principais, houve lugar para uma deliciosa bola de sorvete de laranja. Os pratos principais foram bife de atum e cordeiro assado acompanhado de puré de cenoura. Tudo acompanhado com um excelente vinho branco Sauvignon Blanc (Marlborough, Nova Zelândia). Por fim, as sobremesas finais foram um panna cotta limão e iogurte e uma fatia de bolo de chocolate e coco. Uma forma deliciosa de acabar o nosso último jantar no Reethi Beach Resort.
6. Aula de culinária das Maldivas no Reethi Beach Resort
Uma actividade que tivemos muito prazer em participar foi uma aula de culinária das Maldivas. Juntamente com o chef, fomos visitar primeiro o jardim e a horta onde se cultivam os vegetais, por exemplo alface e variados chilis, que depois são usados nos restaurantes do resort. A seguir, aprendemos a fazer uma salada de atum com uma mistura de ervas e molho de limão.
Depois veio a hora do prato principal. Seguimos com atenção todos os passos da confecção de um caril de atum com leite de coco. No final, o nosso almoço consistiu precisamente nessa entrada e prato principal. Tudo estava delicioso!
7. Assistir ao pôr-do-sol no Reethi Beach Resort
Apesar de não termos tido um pôr-do-sol propriamente dito, pois ao final da tarde tivemos sempre o céu nublado, a verdade é que uma das actividades a não perder no Reethi Beach Resort é assistir ao pôr-do-sol no “Sunset Bar”, com uma bebida na mão e sentado numa cadeira na areia enquanto os últimos raios de sol iluminam o céu e as águas do Oceano Índico. A não perder quando ficar no Reethi Beach Resort.
8. Andar de caiaque na lagoa do Reethi Beach Resort
No Reethi Beach Resort há uma série de actividades aquáticas que podem ser feitas na lagoa à volta da ilha, nomeadamente passeios de caiaque, motas de água, stand up paddle, bicicletas de água e outras, tudo organizado pelo “Ocean Fanatics Watersports”. Nós optámos por dar um passeio de caiaque, que nos permitiu ter uma perspectiva da ilha e das praias a partir do mar e, com o sol a brilhar um pouco, desfrutar da cor azul intensa das águas.
9. Outras actividades no Reethi Beach Resort
Nos dias que passámos no Reethi Beach Resort, andámos sempre ocupados com as nossas prioridades, que eram explorar o recife de coral em snorkel e conseguir nadar com mantas, e acabamos por desfrutar pouco das variadas experiências disponíveis. Por exemplo, o Coconut Spa oferece diferentes tratamentos (corporais e faciais) e massagens, passando pelo ginásio e recintos desportivos, já para não falar nas diferentes e variadas excursões de mergulho a lugares fora da ilha do Reethi Beach Resort e outras actividades aquáticas, tudo organizado pelo “Ocean Fanatics Dive”. Finalmente, há a hipótese de nadar com tubarões-baleia, sendo que a época vai desde Maio a Novembro, especialmente nos meses de Agosto e setembro. Como nós já chegámos fora de época, tivemos de deixar esta actividade para outra oportunidade.
10. Ver o pôr do sol no sunset bar
Ao final do dia pode rumar ao bar na parte ocidental da ilha para beber um cocktail e esperar pelo pôr do sol. É uma forma excelente de relaxar e aproveitar a praia aos últimos raios de sol.
11. Ser barefoot durante a sua estadia no Reethi Beach Resort
Uma das grandes vantagens do Reethi Beach Resort é o facto de ser um resort barefoot. O que é que isso quer dizer? Quer dizer que pode andar sempre descalço, desde o momento em que faz o check in até ao momento em que sai. Todo o resort é em areia e para onde se deslocar não precisa nem de chinelos!
12. Desfrutar da vegetação nativa da ilha
O Reethi Beach Resort é um resort construído numa ilha que já tinha vegetação autóctone. O que o resort fez foi preservar esta floresta e construir cabanas entre a vegetação. Isto permitiu conservar a biodiversidade da ilha e quando se passa aqui alguns dias parece que vivemos no meio de uma pequena floresta, com esquilos, pássaros, morcegos, etc.
13. Desfrutar da magia de um dia de chuva
Até umas férias nas Maldivas podem ter uns dias de chuva! Independentemente da época do ano em que vá para as Maldivas é provável que apanhe alguma chuva, ao final do dia ou até um dia completo. Isto é comum porque as Maldivas são um destino tropical. Quando isso acontecer, aproveite! Desfrute do momento e agradeça o facto de estar ali. Lembre-se que é melhor um dia de chuva nas férias do que um dia de sol a trabalhar!
14. O adeus ao Reethi Beach Resort
No último dia no Reethi Beach Resort, após um magnífico pequeno-almoço, voltámos a nadar um pouco naquela água maravilhosa, aproveitando que o sol deu um ar da sua graça, e estivemos na praia quase até à hora de almoço. O transporte de barco estava marcado para as 15.30h, e foi com um sentimento já de nostalgia que abandonámos aquela ilha paradisíaca do Reethi Beach Resort.
No início pensávamos que 5 dias era muito tempo, mas tudo foi tão bom, o resort, a praia, a comida e as actividades, que tudo pareceu passar rapidamente. Ficar hospedados no Reethi Beach Resort foi, para nós, uma experiência inesquecível, mas acabámos por ficar com um ligeiro amargo de boca, por o estado do tempo não ter cooperado connosco. Se o sol tivesse brilhado mais, e o céu azul nos tivesse acompanhado sempre, sentimos que teríamos aproveitado ainda mais. Ficou, assim, uma excelente razão para voltarmos ao Reethi Beach Resort e ao Baa Atol!
Marque aqui a sua estadia no Reethi Beach Resort.
Se vai viajar para as Maldivas, não deixe de consultar estes nossos artigos
- VIAJAR NAS MALDIVAS – Dicas de viagem, roteiro, lugares a visitar, transportes, voos, visto, alimentação e alojamento para viajar nas Maldivas. Ideal para planificar a sua estadia no Reethi Beach Resort.
- ROTEIRO NAS MALDIVAS – O nosso artigo com o roteiro de 10 dias que fizemos a viajar nas Maldivas de forma independente, desde ilhas habitadas até ilhas resort. Ideal para combinar com uma estadia no Reethi Beach Resort.
- MAAFUSHI – Um roteiro com dicas de viagem para aproveitar as Maldivas com orçamentos reduzidos. Ideal para combinar com uma estadia no Reethi Beach Resort.
- RESORTS DAS MALDIVAS – Este é um artigo com uma selecção dos melhores alojamentos e resorts de várias ilhas das Maldivas. É possível viajar para as Maldivas com diferentes orçamentos, tem é que escolher as ilhas adequadas. Ideal para escolher outro resort para combinar com uma estadia no Reethi Beach Resort.
- NADAR COM MANTAS NAS MALDIVAS – Esta é uma das melhores experiências que pode fazer nas Maldivas, nadar com mantas gigantes (e nós contamos-lhe tudo). Para abrir o apetite antes da sua estadia no Reethi Beach Resort.
- KURUMBA MALDIVES – A nossa experiência do resort Kurumba Maldives nas Maldivas. Um resort ideal para combinar com o Reethi Beach Resort.
- ATOL MALÉ SUL – MALDIVAS – Um artigo sobre os tours que se podem fazer e como explorar o Atol Malé Sul das Maldivas. Ideal para combinar com uma estadia no Reethi Beach Resort.
- BUNGALOW SOBRE A ÁGUA NAS MALDIVAS – A nossa experiência num bungalow sobre a água no Taj Resort nas Maldivas. Um resort ideal para combinar com o Reethi Beach Resort.
- MALÉ – Um artigo com tudo o que precisa de saber para aproveitar e visitar Malé, a capital das Maldivas. Ideal para combinar com uma estadia no Reethi Beach Resort.
- COMER NAS MALDIVAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para escolher os melhores locais para comer nas Maldivas. Para abrir o apetite antes da sua estadia no Reethi Beach Resort.
- ATÓIS E RECIFES DE CORAL DAS MALDIVAS – Um artigo sobre os melhores atóis e recifes de coral das Maldivas, bem como os problemas que enfrentam. Ideal para planificar a sua estadia no Reethi Beach Resort.
- KAANI BEACH HOTEL – A nossa experiência num hotel na ilha de Maafushi nas Maldivas e a viajar de forma independente. Um experiência local para combinar com uma estadia no Reethi Beach Resort.