Os recifes de coral das Maldivas são ecossistemas únicos no planeta Terra. A sua biodiversidade é incrível, sendo possível observar mais de 100 espécies de plantas e animais num único recife. A sua importância no ambiente global do planeta é enorme. Uma em cada quatro espécies marinhas vive nos recifes de coral das Maldivas, incluindo 65% dos peixes, assim como no resto do mundo.
Tipos de recifes de corais nas Maldivas
A génese dos recifes de coral das Maldivas data de há milhões de anos, quando animais microscópicos sem esqueleto se associaram a algas e se fixaram às rochas. Estas espécies formaram uma espécie de colónia de biodiversidade nas áreas tropicais marinhas. Estes recifes de corais são compostos por dois tipos de corais: hermatípicos e ahermatípicos.
- Corais Hermatípicos: estes corais estão associados a algas com as quais estabelecem relações de simbiose. As algas ao realizarem a fotossíntese fornecem oxigénio e carbono aos corais. Em troca, os corais fornecem nutrientes às algas, tais como nitrogénio, fósforo e dióxido de carbono. Estes corais desenvolvem-se em recifes e só existem nas regiões intertropicais.
- Corais Ahermatípicos: estes corais podem desenvolver-se em qualquer ambiente marinho, tal como o polar ou temperado, mas não criam recifes. Os corais não estabelecem qualquer relação com as algas.
Os recifes de coral do mundo
Os recifes de coral das Maldivas são organismos pequenos e frágeis que utilizam carbonato de cálcio da água para construir um exoesqueleto duro. Apesar de poderem ser organismos solitários, a maioria vive em colónias e cada indivíduo de uma colónia de coral é chamado de pólipo. Um recife de coral é composto por milhares de pólipos de coral, que crescem uns por cima dos outros à medida que os anteriores vão morrendo. Daí que os recifes de coral das Maldivas apresentem camadas muito finas com corais em sobreposição dos esqueletos das sucessivas gerações de pólipos. Os pólipos vivos estão apenas na fina camada superficial dos recifes de coral.
No mundo, e nas Maldivas em particular, existem três tipos de recifes de coral:
- Recifes de Coral em Franja: são os mais comuns na zona intertropical. Os corais desenvolvem-se perto da linha de costa à volta das ilhas e dos continentes e são separados destes por lagoas estreitas e rasas de águas azuis turquesa devido às areias de coral.
- Recifes de Coral em Barreira: são recifes paralelos à costa mas mais distantes da área emersa, separados por lagoas profundas e largas de águas azuis.
- Atóis: são recifes de coral em forma de círculo à volta de uma ilha. Entre a ilha e os recifes existe uma lagoa. Os atóis localizam-se no meio dos oceanos e resultam do colapso de uma ilha vulcânica que era rodeada por recifes em franja. Os cones vulcânicos desapareceram, a ilha vulcânica transformou-se numa ilha de areia e o recife de coral permanece à sua volta separado por uma lagoa de águas azuis turquesa.
OS RECIFES DE CORAL DAS MALDIVAS
Os recifes de coral das Maldivas são autênticos depósitos de carbonato de cálcio, constituídos por algas e organismos calcários e pelos corais. Junto aos corais existe uma forte diversidade de peixes e de outros organismos marinhos, tais como moluscos e crustáceos. Face à riqueza mineral dos recifes, muitos peixes e mamíferos são atraídos para ali se reproduzirem e crescerem. É o caso dos golfinhos, tartarugas, tubarões, tubarões baleia, raias, etc. Nas Maldivas fizemos snorkel em vários recifes de coral no Atol Malé Norte e no Atol Malé Sul. Os lugares mais belos onde fizemos snorkel foi nos recifes do Atol Malé Sul, próximos de Maafushi e tem excelentes recifes de coral das Maldivas.
RECIFE DE CORAL DAS TARTARUGAS (Turtle Reef)
O Turtle Reef é um dos melhores lugares para ver tartarugas nos recifes de coral das Maldivas, daí o seu nome. Não é garantido que se observem estes animais já que os recifes são ambientes naturais povoado por animais selvagens, mas a probabilidade é elevada. No entanto, alguma da piada de fazer snorkel nestes recifes de coral das Maldivas é andar a procurar as tartarugas.
.
RECIFE DE CORAL BANANA (Banana Reef)
O Banana Reef é um dos recifes de coral das Maldivas mais visitados próximo de Maafushi. O recife é um dos destinos principais de snorkel porque há ali belos corais vivos que atraem imensos peixes diversos, entre eles o “Nemo”, tão conhecido do filme da Disney. Este recife é muito bonito e vale a pena ser explorado.
.
RECIFE DE CORAL BIYADHOO (Biyadhoo Reef)
O Biyadhoo Reef é um recifes de coral das Maldivas fantástico para fazer snorkel e até mergulho. O recife fica paredes meias com o resort de mergulho Biyadhoo Island Resort (um dos resorts mais baratos e melhores das Maldivas), e tem imensos corais e peixes. O recife tem uma parede enorme coberta por corais coloridos. Ali tivemos sorte e vimos uma tartaruga a nadar no recife. Conseguimos ir atrás dela pela lagoa mas depois desistimos.
.
RECIFE DE CORAL DE RIHIVELI – PITT POINT (Rihiveli Reef)
Próximo de Rihiveli, no extremo sul do Atol Malé Sul, o Pitt Point é um lugar fantástico para fazer snorkel. Ali a probabilidade de ver tartarugas também é grande, já que elas nadam por estes locais em busca de alimento. É um recife fantástico para fazer snorkel e pode-se chegar ali em tours desde Maafushi.
.
RECIFE DE CORAL DE MAAVELAATHU (Maavelaathu Reef)
O Maavelaathu Reef é um belo recifes de coral das Maldivas no Atol Sul Malé e a uma distância confortável de Maafushi. Há também vários tours na ilha com destino a este recife. É um lugar fantástico para observar a vida selvagem do recife, assim como a sua magnífica biodiversidade.
.
Qual a importância dos recifes de coral das Maldivas no planeta
Os recifes de coral das Maldivas, como todos os outros, são uma espécie de barómetro, permitindo aferir o estado de saúde do planeta. Tal como os mineiros levavam periquitos para dentro das minas de forma a aferir da qualidade do ar (pois quando havia fugas de gases tóxicos os periquitos morriam), os recifes de coral funcionam da mesma maneira. Quando o ambiente do planeta Terra começa a deteriorar-se, os recifes de coral começam a morrer e a definhar. O ambiente do planeta Terra há muito que está em perigo. Conhecer os recifes de coral das Maldivas e do planeta é assim uma das nossas prioridades actuais.
NOTA: Os tours de snorkel para os recifes de coral em Maafushi começam nos 20€/pessoa (para meio dia) e chegam as 40€/pessoa (dia completo) com dois ou três lugares para fazer snorkel no roteiro. Geralmente incluem almoço (o melhor é num banco de areia), transporte de barco e material de snorkel.
ONDE DORMIR EM MAAFUSHI
Maafushi tem muitas opções de alojamento mas tenha cuidado. Há muita coisa fraca e muito fraca. Escolha bem e veja a localização do alojamento. As melhores opções para se alojar em Maafushi são:
- Kaani Grand Seaview
- Kuredhi Beach Inn
- Arena Beach Hotel
- Kaani Beach Hotel
- Triton Beach Hotel & Spa
- Kaani Village & Spa
- Crystal Sands
- Salt Beach Hotel
- WhiteShell Island Hotel & Spa
- Stingray Beach Inn
- Sun Shine View
- Sunrise Beach
VEJA O NOSSO VIDEO COM ALGUMAS DICAS DE VIAGEM NAS MALDIVAS
NOTA – Esta viagem às Maldivas foi feita em Fevereiro de 2017.
Se está a pensar viajar para as Maldivas, estes são alguns artigos que temos no nosso blogue e que lhe poderão interessar
- VIAJAR NAS MALDIVAS – Dicas de viagem, roteiro, lugares a visitar, transportes, voos, visto, alimentação e alojamento para viajar nas Maldivas.
- ROTEIRO NAS MALDIVAS – O nosso artigo com o roteiro de 10 dias que fizemos a viajar nas Maldivas de forma independente, desde ilhas habitadas até ilhas resort.
- MAAFUSHI – Um roteiro com dicas de viagem para aproveitar as Maldivas com orçamentos reduzidos.
- RESORTS DAS MALDIVAS – Este é um artigo com uma selecção dos melhores alojamentos e resorts de várias ilhas das Maldivas. É possível viajar para as Maldivas com diferentes orçamentos, tem é que escolher as ilhas adequadas.
- NADAR COM MANTAS NAS MALDIVAS – Esta é uma das melhores experiências que pode fazer nas Maldivas, nadar com mantas gigantes (e nós contamos-lhe tudo).
- KURUMBA MALDIVES – A nossa experiência do resort Kurumba Maldives nas Maldivas.
- ATOL MALÉ SUL – MALDIVAS – Um artigo sobre os tours que se podem fazer e como explorar o Atol Malé Sul das Maldivas.
- BUNGALOW SOBRE A ÁGUA NAS MALDIVAS – A nossa experiência num bungalow sobre a água no Taj Resort nas Maldivas.
- MALÉ – Um artigo com tudo o que precisa de saber para aproveitar e visitar Malé, a capital das Maldivas.
- COMER NAS MALDIVAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para escolher os melhores locais para comer nas Maldivas.
- ATÓIS E RECIFES DE CORAL DAS MALDIVAS – Um artigo sobre os melhores atóis e recifes de coral das Maldivas, bem como os problemas que enfrentam.
- KAANI BEACH HOTEL – A nossa experiência num hotel na ilha de Maafushi nas Maldivas e a viajar de forma independente.