As ilhas Perhentian são um paraíso na terra! Não há como contornar! Mas as ilhas Perhentian também são um paraíso para os amantes de mergulho. Foi isso que fomos fazer às ilhas Perhentian.
- MONÇÕES NO SUDESTE ASIÁTICO – Tudo o que precisa de saber para viajar para o Sudeste Asiático e evitar as monções.
TIRAR UM CURSO DE MERGULHO NAS ILHAS PERHENTIAN
A água entra-me pelo nariz. Sufoca-me. Fico com a água salgada na garganta. Tenho de tirar a máscara debaixo de água e voltar a colocá-la. Esta é a tarefa do curso de mergulho nas ilhas Perhentian que me deixa mais desconfortável e quase ao ponto de desistir. Estou nas ilhas Perhentian.
As ilhas Perhentian têm fama de ter óptimos locais de mergulho e ser o sitio ideal para se fazer um curso PADI. Essa foi uma das razões que me trouxeram aqui às ilhas Perhentian. Em quatro dias pretendiamos fazer um curso de Open Waters nas ilhas Perhentian. Escolhemos a empresa Quive Dive Team, a única recomendada pela Nacional Geographic. Terá sido uma boa opção nas ilhas Perhentian?
O curso de mergulho nas ilhas Perhentian
Iniciamos o curso com o Matt, um instrutor experiente nas ilhas Perhentian, mas depois mudamos para o Eugene, um instrutor que aparentemente se estreou connosco. Logo aí senti-me desconfortável. O novo instrutor não sabia bem o que fazer, passava a vida a perguntar aos outros como fazer e para onde ir nas ilhas Perhentian. Para além disso, em 4 mergulhos open waters que fizemos, mergulhamos no mesmo local duas vezes. Lugares como Shark point, Turtle point e outros, que são as imagens de marca do mergulho em Perhentian, nem os vimos. Isto deixou-me bastante desiludida com o curso nas ilhas Perhentian. Esperava divertir-me mais e desfrutar do mundo submarino nas ilhas Perhentian.
Na realidade, o que tivemos foram aulas teóricas, indispensáveis claro, mergulhos em águas confinadas onde treinamos técnicas e, mergulhos em mar aberto. Estes mergulhos eram um pesadelo. O instrutor das ilhas Perhentian não conhecia os lugares e passávamos o tempo a treinar as mesmas técnicas que fazíamos nos mergulhos de águas confinadas. Quando iniciávamos o mergulho propriamente dito nas ilhas Perhentian víamos muito pouco porque já não tínhamos muito oxigénio e também porque os lugares escolhidos nas ilhas Perhentian não eram os melhores.
O curso nas ilhas Perhentian não é fácil. Tive que superar alguns medos, nomeadamente nadar 200 m em alto mar, trocar de máscara, ficar com o nariz aberto debaixo de água, etc. Algumas tarefas foram bastante complicadas.
Os dias começavam cedo nas ilhas Perhentian. As 8 h da manhã estávamos a tomar o pequeno-almoço e terminávamos as aulas as 20 h. Foram dias cansativos nas ilhas Perhentian e nas últimas horas do dia já não tinha forca física nem psicológica. No final do curso e embora tenha tido aprovação, senti-me defraudada. Não vi os melhores lugares de mergulho, não vi os tubarões, não vi as tartarugas e não desfrutei do mundo subaquático das ilhas Perhentian.
Será isto um curso PADI? Serão só exercícios e técnicas? Se é assim, para quê tirá-lo numa ilha paradisíaca na Malásia como as ilhas Perhentian? Talvez as minhas expectativas fossem muito elevadas. Talvez. Mas, talvez tenhamos escolhido a agência errada nas ilhas Perhentian. Infelizmente, esta opção condicionou a minha primeira experiência neste mundo. O mundo subaquático que tanto me fascinou no Mar Vermelho parece que se desfez no Mar da China.
Se vai viajar para a Malásia ou Singapura, estes são alguns dos nossos artigos que lhe podem interessar
- VISITAR SINGAPURA – Um artigo com todas as nossas dicas para visitar e explorar Singapura com base nas coisas mais fantásticas para explorar.
- VISITAR KUALA LUMPUR E BATU CAVES – Tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Kuala Lumpur, capital da Malásia, e fazer uma visita às grutas de Batu.
- VISITAR PENANG – Tudo o que precisas de saber para visitar a ilha de Penang, na Malásia, e explorar a ilha de forma independente durante vários dias.
- VISITAR LANGKAWI – Um artigo com tudo o que precisa saber para aproveitar e visitar a ilha mais tropical da Malásia e com fama de ter as suas melhores praias, Langkawi na Malásia.
- VISITAR MALACA – Tudo o que precisa de saber para explorar a cidade de Malaca e desfrutar da herança colonial portuguesa ainda existente na cidade da Malásia, está aqui.
- VISITAR CAMERON HIGHLANDS – Um artigo com a nossa experiência e dicas de como visitar as montanhas da Malásia, as Cameron Highlands.
- VISITAR AS ILHAS PERHENTIAN – Tudo o que precisa de saber para visitar as ilhas Perhentian e até tirar um curso de mergulho, que foi o que nós fizemos.
- VISITAR KOTA BHARU – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Kota Bharu, uma povoação piscatória tradicional na Malásia.
- ROTEIRO PARA MALÁSIA E SINGAPURA – Este artigo tem o roteiro que fizemos para viajar durante 12 dias na Malásia e em Singapura.