Visitar as CAMERON HIGHLANDS, as montanhas tropicais | Malásia

Visitar as CAMERON HIGHLANDS, as montanhas tropicais | Malásia
O que trouxe Jim Thompson a Cameron Highlands? O que me trouxe a Cameron Highlands? O que nos traz a Cameron Highlands são as mesmas razões: o clima fresco da montanha no seio da floresta equatorial, as encostas ocupadas pelas belas e extensas plantações de chá, os saborosos morangos que hoje são a imagem de marca da região, e a simpatia de um povo. Passaram mais de 40 anos do desaparecimento de Jim Thompson, mas as Cameron Highlands continuam a atrair viajantes estrangeiros.
Jim Thompson será um desconhecido para a maioria dos habitantes do planeta, no entanto, este inglês foi responsável pela fundação da indústria da seda tailandesa, depois da Segunda Guerra Mundial. Um pouco por todo o sudeste asiático ele é uma referencia e foi graças à forma como sempre tratou os locais que, também hoje, os ocidentais são vistos com bons olhos. Apesar de Jim Thompson ter vivido grande parte da sua vida em Bangkok, foi em Cameron Highlands, onde possuía uma casa de férias, que acabou por desaparecer sem deixar rasto. Muitas são as teorias do seu desaparecimento. Para muitos um suicídio, para outros rapto ou assassinato. A verdade e que Jim Thompson desapareceu durante um trekking, corria o ano de 1967. A população de Cameron Highlands não esqueceu este episódio e hoje, transformou-o num “percurso turístico”. É possível seguir os passos do industrial da seda, no que terá sido o seu último percurso.
Visitar as CAMERON HIGHLANDS, as montanhas tropicais | Malásia
O clima húmido e quente da Malásia, nas Cameron Highlands dá lugar a um meso-clima com temperaturas amenas e noites mais frescas devido a influência da altitude. Embora Tanah Rata, a localidade mais importante da região, esteja a apenas 1400 m de altitude, os picos das montanhas circundantes atingem os dois mil metros. A principal razão que me trouxe aqui não foi o clima (embora tenha que admitir que é fantástico para quem anda na Malásia há uma semana) mas sim as extensas e luxuriantes plantações de chá. Visitamos jardins de rosas, quintas de morangos e de borboletas mas, em qualquer dos casos, nada supera as paisagens das plantações de chá, quer de Boh Sungai Pasar ou de Bharah.
Visitar as CAMERON HIGHLANDS, as montanhas tropicais | Malásia
Vertentes inclinadas estão intensamente agricultadas e desafiam as leis da física. Os arbustos de chá parecem escorregar vertente abaixo e ajudam a suster um solo fértil mas que em breve se tornará estéril. O Homem tem vindo a destruir a floresta equatorial da Malásia a um ritmo estonteante e as Cameron Highlands não são excepção. As florestas estão a ser abatidas para darem lugar às plantações de chá e as estufas de flores, legumes e frutas. Para já, a população parece satisfeita. Tem mais alimento, o número de turistas aumentou, assim como as receitas provenientes do turismo. Até quando durará a bonança? Os solos equatoriais têm uma aptidão agrícola muito limitada. O chá parece resistir aqui há mais de um século mas os legumes e frutas são recentes. Os viajantes chegaram com Jim Thompson e continuarão a aumentar.
Visitar as CAMERON HIGHLANDS, as montanhas tropicais | Malásia
As Cameron Highlands, embora fora dos percursos turísticos tradicionais da Malásia, parecem reunir o consenso entre os viajantes e locais: é um local obrigatório, quer seja pela paisagem, pelo sabor, pelos aromas ou simplesmente, para deixar de transpirar durante alguns dias.
Visitar as CAMERON HIGHLANDS, as montanhas tropicais | Malásia

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

 Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.