Penang era o nosso destino. Após uma viagem nocturna de autocarro, com inicio em Kota Bharu, chegamos algures à ilha de Penang. Digo algures pois quando, às cinco da manhã, o motorista nos veio avisar que era esta a “final stop”, descemos do autocarro e rapidamente nos demos conta que não sabíamos onde estávamos em Penang! O nosso objectivo era chegar à principal cidade da ilha de Penang, Georgetown, mas o autocarro deixou-nos num terminal a alguns quilómetros de distância. Tivemos de esperar pacientemente pelo primeiro autocarro urbano da manhã para seguir caminho rumo ao nosso hostel em Penang. Mas esta odisseia ainda não tinha acabado… O autocarro deixou-nos junto a um grande centro comercial em Penang, pelo que tivemos ainda de fazer a pé, carregados, uns 20 minutos por uma zona “pouco recomendada”… (excepto para alguém que vá à procura de sexo barato!) Quando chegamos ao nosso hostel em Penang eram sete da manhã!
E como de manhã é que se começa o dia, deixamos as mochilas guardadas, tomamos o pequeno almoço e saímos para fazer o percurso que tínhamos delineado em Penang.
VISITAR PENANG
O primeiro local que visitamos em Penang foi o templo, Kek Lok Si, em permanente construção graças aos numerosos contributos da população local e dos turistas. A enorme estátua da deusa Quan Yin (da misericórdia), uma das imagens de marca da Malásia, está agora a ser coberta por uma estrutura em forma de pagode em Penang. Apesar de merecer a visita em Penang, a verdade é que impressionou-me a excessiva presença de tendas e lojas chinesas a caminho, à volta e dentro dos templos. Fez-me lembrar o episódio da expulsão dos vendedores de um outro templo…
Estávamos à frente do nosso horário, mas a partir daqui começamos a experiência do tráfego automóvel em Penang… Para regressarmos de autocarro a Georgetown precisamos de quase duas horas e quase outras tantas para chegarmos ao templo das cobras de Penang….
Este templo de Penang desilude um pouco pois as cobras que decoram o altar estão completamente drogadas pelo cheiro do incenso! Mas é bom que não se mexam muito para as fotos e para nós…
Para apanhar um autocarro para a nossa próxima paragem em Penang foi outra aventura… De tal forma que acabamos por ir de táxi com dois rapazes nepaleses! Fomos fazer uma visita rápida a zona piscatória da Batu Maung mas a paisagem não impressionava… De regresso a Georgetown, apanhamos um autocarro que fez um enorme percurso circular parando em todas as “capelinhas” de Penang… Já bastava de autocarros por um dia (e noite)! Para uma ilha que tem projectos e ambição em se tornar uma concorrente de Singapura e Hong Kong, ainda tem muito para andar!
Na manhã seguinte em Penang, redimimo-nos com um percurso pelas ruas de Georgetown, onde a principal atracção é a casa do clã Khoo, que é simplesmente espectacular.
Se vai viajar para a Malásia ou Singapura, estes são alguns dos nossos artigos que lhe podem interessar
- VISITAR SINGAPURA – Um artigo com todas as nossas dicas para visitar e explorar Singapura com base nas coisas mais fantásticas para explorar.
- VISITAR KUALA LUMPUR E BATU CAVES – Tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Kuala Lumpur, capital da Malásia, e fazer uma visita às grutas de Batu.
- VISITAR PENANG – Tudo o que precisas de saber para visitar a ilha de Penang, na Malásia, e explorar a ilha de forma independente durante vários dias.
- VISITAR LANGKAWI – Um artigo com tudo o que precisa saber para aproveitar e visitar a ilha mais tropical da Malásia e com fama de ter as suas melhores praias, Langkawi na Malásia.
- VISITAR MALACA – Tudo o que precisa de saber para explorar a cidade de Malaca e desfrutar da herança colonial portuguesa ainda existente na cidade da Malásia, está aqui.
- VISITAR CAMERON HIGHLANDS – Um artigo com a nossa experiência e dicas de como visitar as montanhas da Malásia, as Cameron Highlands.
- VISITAR AS ILHAS PERHENTIAN – Tudo o que precisa de saber para visitar as ilhas Perhentian e até tirar um curso de mergulho, que foi o que nós fizemos.
- VISITAR KOTA BHARU – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Kota Bharu, uma povoação piscatória tradicional na Malásia.
- ROTEIRO PARA MALÁSIA E SINGAPURA – Este artigo tem o roteiro que fizemos para viajar durante 12 dias na Malásia e em Singapura.