Kota Bharu! Será que estou a ver bem? Será possível uma ratazana horrorosa estar sentada em cima da banca do mercado a olhar para os clientes que passam? Sim, estou a ver bem. E estamos em Kota Bharu, na Malásia!
VISITAR KHOTA BHARU
Algumas horas em Kota Bharu chegaram para eu perceber que a cidade tem uma praga enorme de ratazanas. Depois de apanhar o barco e um mini-bus das Ilhas Perhentian (antítese de Kota Bharu) chegamos à cidade mais muçulmana da Malásia, Kota Bharu. Por aqui todas as mulheres usam véu e algumas estão completamente cobertas. Mas, depois do “curso” que tirei no ano passado no Médio Oriente, a adaptação foi canja. Lá coloquei um véu e passei a explorar a cidade de Kota Bharu. Só tínhamos uma tarde para conhecer a cidade de Kota Bharu pelo que decidimos dirigir-nos ao Centro Cultural e Recreativo. Descobrimos que no dia seguinte começava o Ramadão e por isso havia um último espectáculo a começar nessa tarde com artes recreativas.
Decidimos ficar a ver e embrenhar-nos a fundo na cultura malaia islâmica em Kota Bharu. Assistimos a um espectáculo de tambores, outro de piões e no final a uma mostra de marionetas e pinturas no tecido.
Ainda tivemos tempo para conhecer os principais atractivos da cidade de Kota Bharu, nomeadamente o mercado local, considerado um dos mais “interessantes” da Malásia. E a verdade é mesmo essa… deveras interessante. O mercado de Kota Bharu está cheio de vendedores de fruta, carne, peixe e gente. No entanto, o que mais me intrigou foi ver um animal, que ao principio me pareceu estranho, parado a olhar para a comida exposta. Quando olhei melhor vi que era uma ratazana ali em Kota Bharu. Ela correu para baixo da banca e escondeu-se. Não podia crer! Um pouco mais à frente começo a ver as ratazanas a cruzar os caminhos entre as bancas do mercado. Achei que era um bocado demais para mim. Eu sou flexível mas… nem tanto! Tínhamos pensado jantar no mercado nocturno mas pelo caminho vimos várias ratazanas nas bermas da estrada pelo que, mudamos de ideia. Acabamos no Pizza Hut de Kota Bharu (só por precaução).
À noite esperavamo-nos um autocarro nocturno de Kota Bharu para Penang, na costa ocidental da Malásia. De Kota Bharu… levo fotos brilhantes mas nenhuma das ratazanas!
Se vai viajar para a Malásia ou Singapura, estes são alguns dos nossos artigos que lhe podem interessar
- VISITAR SINGAPURA – Um artigo com todas as nossas dicas para visitar e explorar Singapura com base nas coisas mais fantásticas para explorar.
- VISITAR KUALA LUMPUR E BATU CAVES – Tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Kuala Lumpur, capital da Malásia, e fazer uma visita às grutas de Batu.
- VISITAR PENANG – Tudo o que precisas de saber para visitar a ilha de Penang, na Malásia, e explorar a ilha de forma independente durante vários dias.
- VISITAR LANGKAWI – Um artigo com tudo o que precisa saber para aproveitar e visitar a ilha mais tropical da Malásia e com fama de ter as suas melhores praias, Langkawi na Malásia.
- VISITAR MALACA – Tudo o que precisa de saber para explorar a cidade de Malaca e desfrutar da herança colonial portuguesa ainda existente na cidade da Malásia, está aqui.
- VISITAR CAMERON HIGHLANDS – Um artigo com a nossa experiência e dicas de como visitar as montanhas da Malásia, as Cameron Highlands.
- VISITAR AS ILHAS PERHENTIAN – Tudo o que precisa de saber para visitar as ilhas Perhentian e até tirar um curso de mergulho, que foi o que nós fizemos.
- VISITAR KOTA BHARU – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Kota Bharu, uma povoação piscatória tradicional na Malásia.
- ROTEIRO PARA MALÁSIA E SINGAPURA – Este artigo tem o roteiro que fizemos para viajar durante 12 dias na Malásia e em Singapura.