ÎLE AUX NATTES – Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

A Île aux Nattes (também conhecida em malgaxe como Nosy Nato, ou Nanto) é uma pequena ilha tropical, rodeada de recife de coral, com uma lagoa pouco profunda de águas cristalinas entre a ilha e o limite do recife, e exibindo praias de areia branca adornadas de palmeiras e águas azuis-turquesa. Para além disso, a Île aux Nattes tem ainda uma cultura tradicional muito pouco alterada pela modernidade, numa ilha que tem menos de 3000 habitantes, sem estradas nem carros, só com duas aldeias, e é ainda um local privilegiado para observação de baleias entre Junho e Setembro. Tudo somado, a Île aux Nattes é um destino a não perder em Madagáscar.

Apesar da Île aux Nattes ter uma história curta, a sua cultura, tradição e lendas são extremamente ricas e o seu grau de preservação face à influência da vida moderna é notável. Desabitada até ao século XIX, a ponta norte da Île aux Nattes era o local do cemitério das pessoas da ilha Sainte Marie, separadas apenas por um estreito canal (que se atravessa a nado na maré baixa e de piroga na maré alta), tendo sido por aí que começou o seu povoamento, apesar de as lendas dizerem que o gigante Darafife pôs os seus pés na ilha muito antes. O nome Île aux Nattes é, provavelmente, uma transliteração do nome na língua malgaxe, Nosy Nato, que quer dizer “ilha do bosque”, uma vez que a sua vegetação era densa e exuberante. Ainda hoje, para uma ilha com poucos quilómetros de perímetro, é uma ilha surpreendentemente verde e coberta de vegetação.

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

A essência da vida na Île aux Nattes

Antes da pandemia de Covid-19, eram quase trinta as pequenas unidades de alojamento na Île aux Nattes, algumas geridas por estrangeiros que se ali fixaram e fizeram vida, mas todas dando trabalho e sustento, directa ou indirectamente, a uma franja considerável da população local. Hoje, permanecem abertos apenas sete, mas a esperança em alta nesta fase final da pandemia e com os números do turismo a crescer lentamente.

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

O dono do hotel onde ficámos alojados, Jean Pierre Briois, é uma dessa pessoas, francês de nascimento, mas malgaxe de coração. Visitou a Île aux Nattes há mais de 20 anos e foi amor à primeira vista. No seu âmago, sabia que iria dizer adeus à sua vida anterior e fazer a sua nova vida ali a partir daquele momento. Construiu o Analatsara Ecolodge juntamente com a sua mulher, Nadia, e hoje são cerca de 20 os trabalhadores que juntos forma a equipa do Analatsara.

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

Foi no Analatsara Ecolodge que conhecemos Luc, o tangalamene da Île aux Nattes, o homem sábio detentor da tradição oral da ilha, pai de 36 (!) filhos, o mais novo com 9 anos de idade e o mais velho com 52. Escusado será dizer que são de mulheres diferentes, pois a sociedade na Île aux Nattes é poligâmica, com os homens a poder ter várias esposas, conforme as suas possibilidades económicas, e as relações sexuais entre pessoas não casadas são encaradas com naturalidade, sem pudores castradores. Pudemos falar com ele com a ajuda de um intérprete, pois pouco francês fala, e aprendemos imenso sobre a história e essência da Île aux Nattes.

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

Foi também no Analatsara Ecolodge que assistimos a um espectáculo musical dos Vakondrazana, um grupo de dançarinas (mulheres) e músicos (homens) que tem um papel social relevante na Île aux Nattes, estando presente em todos eventos sociais importantes e estabelecendo um forte elo de ligação entre a população. Cantaram e dançaram para nós, dando-nos as boas vindas à Île aux Nattes e agradecendo a nossa visita, vindos de tão longe.

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

Numa ilha onde as crenças animistas formam a espinha dorsal da sociedade e das religiões posteriores, como o Cristianismo e o Islão, ambos presentes na pequena ilha, praticando-se a medicina tradicional, com base nos espíritos bons e maus, realizando-se cerimónias famadihana, parecidas com a que testemunhámos em Antsirabe, e onde médiuns ainda comunicam com os espíritos dos antepassados, a presença de turistas e de estabelecimentos turísticos não é vista como uma ingerência nem uma má influência.

Pelo contrário, são os visitantes que, ao chegar à Île aux Nattes, absorvem lentamente a sua essência, adquirem um ritmo de vida diferente e começam a ver a vida com novos olhos. As coisas mais simples da vida, e as mais importantes, parecem tomar novamente conta da mente e coração daqueles que abraçam a Île aux Nattes. “É uma ilha de amor”, diz-nos Jean Pierre, e nós começamos lentamente a a percebê-lo e a interiozá-lo. Os poucos dias que passámos na Île aux Nattes deixaram uma marca indelével em nós, e no fundo sabemos que, um dia, voltaremos.

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

Observação de baleias na Île aux Nattes

O estreito canal que separa a grande ilha de Madagáscar da ilha Sainte Marie e da Île aux Nattes, e a Baía de Tintingue um pouco a norte, são locais de migração de baleias jubarte entre os meses de Junho e Setembro, que ali chegam vindas das águas frias do extremo austral dos oceanos Atlântico e Índico, para acasalarem ou darem à luz crias. Nós já observámos baleias em vários lugares do mundo, como na Islândia, mas foi a partir da Île aux Nattes que vimos mais baleias (e crias) e com comportamento mais dinâmico, com muitas baleias a saltar fora de água (comportamento que, infelizmente, não vimos de perto).

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR A ÎLE AUX NATTES


Para poder desfrutar da sua viagem a Madagáscar e à Île aux Nattes, deve ter em conta alguns pormenores antes de viajar e planear a sua visita antecipadamente, nomeadamente como chegar à Île aux Nattes e onde dormir. Deixamos então aqui algumas dicas práticas para visitar a Île aux Nattes.

Consulte também o nosso artigo com todas as informações sobre viajar em Madagáscar.

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

1. Como chegar à Île aux Nattes

Pode chegar à Île aux Nattes terá de chegar à ilha Sainte Marie e depois atravessar o pequeno canal que separa as duas ilhas. Chegar a Sainte Marie pode ser feito numa viagem por terra e mar, que demora no mínimo um dia e meio.

Consulte o nosso artigo com todas as informações sobre visitar a ilha Sainte Marie.

Também é possível chegar à ilha Sainte Marie pelo ar, pois há voos entre Sainte Marie e Antananarivo (e está previsto o retomar de voos a partir da ilha Reunião). Nós fomos para a ilha de Sainte Marie por terra/mar, mas voltámos a Antananarivo de avião.

Reserve aqui o seu voo para chegar ou partir da ilha Sainte Marie.

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

2. Como deslocar-se na Île aux Nattes

A Île aux Nattes é bastante pequena, sendo perfeitamente possível explorar a ilha a pé. Não vimos forma de alugar mota ou scooter na ilha, e de qualquer forma os caminhos passíveis de serem feitos desta forma também são facilmente feitos a pé. Para visitar os Îlot aux Sables, ou fazer o passeio de observação de baleias, são usadas as pirogas tradicionais, mas com motor.

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

3. Onde dormir na Île aux Nattes

Na Île aux Nattes escolhemos ficar alojados na Analatsara Ecolodge, uma excelente opção localizada na costa ocidental da ilha, perto da ponta sul. Os anfitriões, Jean Pierre e Nadia, são um casal francês-malgaxe muito simpático e que nos recebeu com muita hospitalidade e generosidade. Ficámos num bungalow amplo e confortável, com casa de banho privada, e a dois passos da praia.

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

O restaurante do Analatsara Ecolodge serve comida saborosa e feita na hora, e foi lá que escolhemos jantar nos dias da nossa estadia na Île aux Nattes. Há também um barco que pode servir de transporte de e para a ilha, com uma bandeira hasteada no mastro com um “A” a vermelho num fundo preto, fazendo lembrar as bandeiras dos piratas.

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

Os nosso dias no Analatsara Ecolodge acabavam sempre com uma conversa descontraída e agradável com o nosso anfitrião, que é um contador de histórias nato. Cheio de aventuras pelo mundo fora no currículo, nada ultrapassa no entanto o seu amor pela Île aux Nattes, e até a sua pala sobre o olho direito nos faz acreditar que estamos perante a reencarnação de um pirata famoso!

Pode reservar aqui a sua estadia na Analatsara Ecolodge.

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

Outras excelentes opções para ficar alojado na Île aux Nattes são a Residence Monique, a Baboo Village ou o Maningory.

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

4. Seguro de viagem para visitar Madagáscar e a Île aux Nattes

A IATI tem um seguro que é ideal para viajar para Madagáscar. Todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19 antes de ir para Madagáscar. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é, claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar para Madagáscar.  

Faça aqui o seu seguro IATI aqui com 5% de desconto.

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

GUIA DE VIAGEM PARA MADAGÁSCAR

GUIA DE VIAGEM PARA MADAGÁSCAR
GUIA DE VIAGEM PARA MADAGÁSCAR

Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre viajar em Madagáscar este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem a Madagáscar. Madagáscar é um país maravilhoso para viajar e vai encontrar aqui todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor do país e a região de Ile aux Nattes. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para viajar em Madagáscar de forma independente, em segurança, quer em carro alugado como com transportes públicos.

PODE COMPRAR O NOSSO GUIA DE VIAGEM DE MADAGÁSCAR AQUI


O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR A ÎLE AUX NATTES


Relaxar na areia branca, banhar-se nas águas azuis-turquesa da lagoa, comer peixe fresco e marisco, observar baleias a saltar na água a partir da praia, e delumbrar-se com o céu nocturno. Estas podiam podiam ser as únicas actividades para fazer na Île aux Nattes, mas ficaria a perder muitas coisas. Apesar do seu pequeno tamanho, ela tem mais a oferecer para aqueles que desejam mais, tanto no aspecto cultural, como no lazer. Nós ficámos três dias na ilha, mas pareceu pouco para o que podíamos fazer e para saborearmos verdadeiramente o ritmo de vida da Île aux Nattes. Ficam aqui as nossas sugestões sobre o que ver e fazer nos dias no paraíso.

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

1. Deslumbrar-se com a chegada à Île aux Nattes em piroga

A chegada à Île aux Nattes é, se o Sol estiver a brilhar, um deslumbramento. A cor da água é hipnotizante, e o passeio em piroga, que navega lentamente desde a ponta da ilha Sainte Marie até ao seu hotel será uma viagem memorável.

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

2. Alojar-se num bungalow com vista para o mar

Logo à chegada à Île aux Nattes, deverá dirigir-se ao seu bungalow com vista para o mar. Numa ilha tão pequena, todos os alojamentos estão virados para o mar (e os que não estão, deveriam estar!), por isso, quer seja em primeira linha, quer em segunda, deverá ver e ouvir o mar do seu quarto nos dias que passará na ilha.

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

3. Observar de perto as baleias jubarte e suas crias

Quando nós fizemos a viagem de piroga vindos de Sainte Marie, vimos algumas baleias a saltar ao longe e, como o tempo estava óptimo, resolvemos não perder tempo. Combinámos com Didier, o “pirogueiro” que nos viesse buscar ao Analatsara Lodge logo que possível (ele tinha de ir buscar gasolina). Fizemos o check-in, encomendámos o almoço, mas deixamos isso para depois!

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

Nós já fizemos passeios de observação de baleias em alguns sítios, mas nunca nenhum como este. Logo que saímos da ilha, vimos uma fêmea com uma cria, e o mar estava tão calmo e transparente que pudemos usar o drone para sobrevoar o duo.

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

Mais à frente, vimos um conjunto de mais de cinco baleias a nadar, e por fim um pudemos presenciar um par macho-fêmea com uma cria. Simplesmente fantástico!

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

4. Experimentar peixe fumado e polvo fresco

Quando visitar a Île aux Nattes, um dos prazeres do dia a dia será provar os “frutos do mar” frescos e saborosos. Nós experimentámos umas saladas (ideais para um almoço na praia) de peixe fumado e de polvo e eram fenomenais!

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

5. Percorrer a praia da Île aux Nattes até à ponta sul

Uma das actividades a fazer na Île aux Nattes é percorrer a costa ocidental da ilha até à ponta sul. Pelo meio passará por praias fabulosas, mas também por um rochedo sagrado, perto do Analatsara Lodge, onde a lenda diz que Darafife, um gigante, pousou o seu pé na ilha (com o outro em Madagáscar). Lendas à parte, é um local especial para o pôr-do-sol na ilha.

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

6. Banhar-se na ponta sul da Île aux Nattes

A ponta sul da Île aux Nattes é também um local sagrado para os habitantes da ilha, dizendo-se que serviu como refúgio de um par de irmão e irmã que fugiam aos mercadores de escravos, que faziam raides em Madagáscar para levar escravos para outros lugares. Pode banhar-se ali, mas cuidado com as correntes.

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

7. Navegar na maré baixa na lagoa da Île aux Nattes

Quando a maré está baixa na Île aux Nattes, a lagoa que separa a ilha do recife exterior assume dimensões mais concretas e uma beleza ainda mais impressionante. Navegar na lagoa com a maré baixa exige algum cuidado, mas os homens das pirogas estão habituados, por isso relaxe e deslumbre-se com a paisagem, e com os pescadores da ilha a pescar a pé nas rochas da lagoa.

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

8. Visitar os Îlot aux Sables a partir da Île aux Nattes

Os Îlot aux Sables são ilhéus ao largo da ilha Sainte Marie constituídos inteiramente por bancos de areia aprisionada pelo recife. Estes ilhéus também podem ser visitados a partir da Île aux Nattes, constituindo uma oportunidade fabulosa para navegar à volta da ilha e conhecer melhor a sua costa e a sua lagoa.

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

Os habitantes locais contam histórias do naufrágio de navio de guerra francês, sem sobreviventes, e acreditam que os seus espíritos ainda hoje vagueiam pois nenhum corpo foi recuperado para ser devidamente enterrado. Lendas à parte, os Îlot aux Sables são verdadeiramente paradisíacos e será um prazer fazer um pouco de praia ali.

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

9. Observar o comportamento frenético das baleias jubarte ao largo da Île aux Nattes

Na mesma viagem que fizemos ao Îlot aux Sables a partir da Île aux Nattes, pudemos presenciar novamente baleias, inclusive a partir da praia de um dos ilhéus e até conseguimos usar o drone a partir daí! Na volta, passámos novamente por baleias mas, infelizmente, só vimos elas a saltar da água um pouco longe e não de perto.

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

10. Almoçar de frente para o canal Ambavanato

O canal Ambavanato é o estreito canal que separa a ilha Sainte Marie da Île aux Nattes (na maré baixa dá para nadar entre as duas, mas as correntes são fortes). Aproveite para almoçar com vistas para o canal e a ilha Sainte Marie. É uma das paisagens mais bonitas da ilha.

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

11. Percorrer a costa ocidental da Île aux Nattes

O passeio mais bonito que fizemos na Île aux Nattes foi ir a pé desde a ponta norte da ilha, pela costa ocidental, quase sempre pela praia, até ao Analatsara Lodge. Com o sol a brilhar desse lado, da parte da tarde, ainda é melhor.

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

12. Cruzar a Île aux Nattes a pé

Outro passeio muito bonito e interessante para se fazer na Île aux Nattes é cruzar a ilha pelo interior. A Île aux Nattes é coberta de vegetação e o passeio é muito interessante culturalmente pois passará pelas aldeias (só são duas) da ilha.

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

13. Passar pelas aldeias da Île aux Nattes

Na Île aux Nattes, há duas aldeias, a dos pescadores, mais perto da costa, e a principal, um pouco mais para o interior da ilha. Caminhe pelo interior da ilha, conheça o modo de vida simples da população e aproveite para fazer algumas compras e ajudar a economia local.

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

14. Admirar as vistas do miradouro da Maison Blanche

O ponto mais alto da Île aux Nattes tem uns impressionantes 42 m de altitude! No topo existe uma casa branca, conhecida como “Maison Blanche” (claro!), de onde terá vistas em 360 graus para a ilha.

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

15. Percorrer a costa oriental da Île aux Nattes

A costa oriental da Île aux Nattes é também muito interessante, com vários alojamentos, e com praias e mar igualmente belos como os da costa ocidental. É um passeio a não perder, especialmente se estiver alojado desse lado da ilha.

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

16. Observar lémures na Île aux Nattes

É verdade, também há lémures na Île aux Nattes! Na verdade, eles não são nativos, foram trazidos para a ilha por Jean Pierre, o dono do Analatsara Lodge, resgatando um grupo de sete lémures que tinham sido capturados por caçadores furtivos. Mas a história destes lémures não seria muito feliz… Os lémures estavam em pares (que acasalam para a vida), logo um deles ficou sozinho e acabou por morrer. Dois deles foram mortos por habitantes locais, que não gostam muito de lémures. Os restantes quatro deslocaram-se para o outro lado da ilha e hoje podem ser encontrados nas proximidades do Coco Lodge, já tendo crias pequenas. Afinal um final feliz, para alguns deles!

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

17. Conhecer a história da Île aux Nattes a falar com o tangalamene

O tangalamene é escolhido pela população local para ser o guardião da sabedoria ancestral, transmitida de geração em geração apenas oralmente. O tangalamene actual é um senhor de 71 anos de idade e pai de 35 filhos (dizem as má línguas, 36!), de seu nome Luc, e pudemos falar um pouco com ele (fruto do pedido do Jean Pierre) e conhecer melhor a história, lendas e tradição da Île aux Nattes.

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

18. Assistir a um espectáculo Vakondrazana

O Vakondrazana é um grupo de dançarinas (mulheres) e músicos (homens) que tem um papel social relevante na ilha, estando presente em todos eventos sociais importantes. Se puder, não deixe de ouvir e sentir um pouco dos ritmos de África, que nos mexem por dentro e nos aquecem o coração.

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar
ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

19. Assistir ao pôr-do-sol na Île aux Nattes

É quase certo que será um dos pores-do-sol mais bonitos da sua vida. Relaxe, sente-se numa praia da parte sul da costa ocidental, tenha uma bebida na mão, e desfrute de um magnífico pôr-do-sol (e espere pelas cores até meia hora depois!).

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

20. Chegar a um aeroporto de piroga e descalço

O nosso adeus à Île aux Nattes foi também um momento memorável. Tínhamos voo marcado da ilha Sainte Marie para Antananarivo e, por isso, fomos de piroga desde o Analatsara Lodge até ao aeroporto, localizado perto da ponta sul de Sainte Marie. Chegámos assim. pela primeira vez na nossa vida, a um aeroporto de piroga e descalços!

ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

Se for viajar para Madagáscar estes são os nossos artigos que não pode perder

  • VIAJAR EM MADAGÁSCAR – Tudo o que precisa de saber para viajar em Madagáscar este neste artigo em forma de guia de viagem. Tem informações detalhadas de como chegar, se deslocar, visto de entrada, condições de entrada, roteiro de viagem, transportes, hotéis, tours, o que visitar e o que ver e fazer nos diferentes locais de Madagáscar. Essencial para preparar a visita à Île aux Nattes.
  • VISITAR ANTANANARIVO – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar Antananarivo, a capital de Madagáscar.
  • VISITAR FIANARANTSOA – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Fianarantsoa com informação detalhada para visitar o parque de Ranomafana e a a reserva de Anja em Madagáscar.
  • VISITAR ANTSIRABE E VER UM FAMADIHANA – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Antsirabe com informação detalhada para tentar ver um ritual de Famadihana em Madagáscar.
  • VISITAR ISALO – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar o Parque Nacional de Isalo em Madagáscar.
  • VISITAR ANAKAO – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar as praias de Anakao e a ilha de Nosi Ve, em Madagáscar.
  • DESCER O RIO TSIRIBIHINA – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para fazer a descida do rio Tsiribihina, em Madagáscar.
  • VISITAR MORONDAVA – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Morondava com informação detalhada para visitar a Avenida dos Baobabs e o Parque Nacional Tsingy, em Madagáscar.
  • VISITAR A ILHA SAINTE MARIE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha Sainte Marie com informação detalhada para explorar este paraíso em Madagáscar.
  • VISITAR A ÎLE AUX NATTES – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a Île aux Nattes com informação detalhada para explorar este paraíso em Madagáscar.
ÎLE AUX NATTES - Visitar um paraíso tropical em Madagáscar

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.